Modelos esportivos e casuais com cadarços longos podem ser amarrados de diferentes maneiras, e há um grande número de padrões diferentes. Esses padrões proporcionam um ajuste confortável ao redor do pé e criando a imagem desejada com estilo. Cada técnica leva em consideração o comprimento dos cadarços, para que você possa esconder as pontas que ficam penduradas e feias.
Métodos básicos para diferentes calçados
Hoje em dia, a moda se reflete em cada detalhe da roupa. Nesse caso, não só as diversas decorações de cabelo são influenciadas, mas também a trança, que deve ficar linda.
As gravatas são produzidas:
- em uma cor ou com um padrão;
- com pontas de plástico ou metal;
- com textura de couro, silicone ou têxtil;
- encurtado ou alongado.
Ao mesmo tempo, o método de amarração sofre influência da moda. Pessoas mais maduras não amarrarão seus sapatos com cadarços neon usando uma técnica incomum. No entanto, os adolescentes levam esse acessório mais a sério, porque ele permite a autoexpressão, além de ser uma forma de se destacar da multidão e parte integrante da imagem.
Existem muitas variedades e métodos de amarração, graças aos quais é permitido criar um padrão gráfico em botas de cano alto, tênis ou tênis. Nesse caso, você pode encurtar gravatas longas sem cortar, esconder o laço e também calçar sapatos sem desamarrar e amarrar os cadarços.

Para diferentes tipos de sapatos, é aceitável usar diferentes métodos de amarração decorativa. Nesse caso, você precisa agir com cuidado para obter um padrão mais gráfico e claro. Se a técnica for realizada de forma descuidada, a aparência ficará completamente arruinada. Como resultado, não será possível criar a imagem desejada.
Tênis de cores claras terão um visual original com cadarços coloridos. Para sapatos pretos, tranças em tons avermelhados, esverdeados e brancos são adequadas.
Sobre tênis e tênis
Para calçados esportivos, os métodos de amarração decorativos serão ligeiramente diferentes do padrão para botas.
Existem várias maneiras de amarrar cadarços longos em tênis e sapatilhas. para que os sapatos se tornem um elemento fashion da imagem resultante:
Caminho | Características da amarração |
Amarração externa | Para isso, os cadarços devem ser cruzados por dentro e passados por 2 furos, passando 2 pontas para cima. Depois, é necessário realizar a travessia novamente. Em seguida, os laços precisam ser puxados de cima para baixo, repetindo o padrão inteiro até a última fileira de cima. |
Encadernação dupla | Este padrão permite reduzir o tamanho das gravatas. Durante o processo, os cadarços precisam ser passados pelos mesmos furos duas vezes, dando um passo para trás para fazer isso. Neste caso, é permitido projetar padrões diferentes. Este tipo de amarração não requer a criação de nós, pois uma forte fixação já foi criada no início do processo. As pontas dos cadarços que ficam penduradas podem ser dobradas para dentro do sapato. |
Ziguezague | Neste caso, as pontas precisam ser inseridas na última fileira de furos de baixo para cima, depois cruzadas uma sobre a outra e inseridas nos ilhós da segunda fileira. Esse padrão precisa ser repetido até a última fileira de cima, depois disso a fita precisa ser amarrada em um nó ou laço. |
Escada | Os cadarços devem ser dobrados para dentro a partir da parte inferior e puxados para fora. Depois disso, uma das bordas precisa ser passada através do bloco de cima, e a segunda – no furo acima. Você precisa trabalhar com cada ponta de cada vez para que o resultado final seja uma amarração reta. |
O padrão World Wide Web é especialmente popular entre os jovens, pois permite criar um padrão incomum usando gravatas longas. Este método é adequado para tênis que tenham pelo menos 6 a 8 furos.
Opção de amarração:
- Do lado de baixo, insira as amarras na 2ª fileira de ilhós. Em seguida, passe as pontas pelos furos inferiores.
- Cruze as bordas da fita, passe-a por baixo e puxe-a pela 3ª fileira de furos.
- Depois, passe as pontas pelo nó formado pelas carreiras 1 e 2 de baixo.
- Cruze as bordas dos laços novamente e puxe-os pela 4ª carreira de cima para baixo.
- Retorne os laços, passe o segundo e o terceiro blocos pelo nó de baixo e depois cruze-os novamente.
- Passe a fita pela 5ª fileira para cima.
Em botas
Você pode amarrar cadarços longos em zigue-zague, escada ou em trama dupla para criar uma linda trama. Porém, se o modelo for clássico, é recomendável dar preferência aos padrões tradicionais em forma de amarração direta e cruzada. É aceitável experimentar botas de estilo esportivo.
Opções de amarração:
- Encruzilhada. Assim como o cadarço reto, ele é ideal para um modelo formal, destinado a reuniões de negócios e trabalho de escritório. É aceitável criar uma silhueta clara de linhas quebradas e retas no bootleg. Se as botas forem clássicas, esse tipo de cadarço não deve ter nós com laços. Neste sentido, a área de fixação deve ficar escondida por dentro.
- Diagonalmente. Este design permite que você fixe firmemente o cano da bota ao pé, assim como os cadarços, para que a faixa não se solte durante o uso prolongado dos sapatos. Além disso, um padrão original será criado. O cadarço espelhado é adequado para calçados esportivos, e o cadarço simétrico é adequado para calçados clássicos.
Os cadarços serão muito afetados se o sapato tiver presilhas em vez de ilhós. Neste caso, recomenda-se escolher fita redonda, pois ela está sujeita a abrasão mínima.
No entanto, o entrelaçamento é mais adequado para esses modelos. Ao contrário da tecelagem reta, o ângulo de curvatura das gravatas será raso e terá uma longa vida útil.
Amarração de acordo com o número de furos
Cadarços longos não precisam necessariamente ser encurtados por meio de corte. Existem várias técnicas simples para amarrar cadarços em sapatos de diferentes estilos. Neste caso, a escolha dependerá do número de furos do modelo.
Em 4
É aceitável amarrar cadarços longos em um modelo de 4 furos em um padrão quadrado. Esse tipo de amarração tem uma aparência estilosa e também permite encurtar uma trança longa.
Método de criação:
- Passe a gravata pelo furo inferior esquerdo. Insira a ponta da fita não de dentro, mas de fora.
- Passe uma ponta da fita pelo outro furo, mas do lado oposto. Passe a outra ponta da gravata de maneira semelhante.
- Depois, retorne à primeira extremidade novamente, passando-a pelo próximo furo de cima, no mesmo lado.
- Usando o mesmo princípio, passe a outra ponta da fita.
- Cruze as 2 pontas e passe-as pelos 4 furos, um por um.
- Para amarrar a fita, use um nó clássico.
Este padrão de amarração é adequado para uma corrida ou caminhada leve.
Em 5
Para sapatos com 5 furos, é melhor usar um método de ziguezague para amarrar uma fita longa.
Descrição passo a passo:
- Passe a fita pelas fileiras externas de furos, de baixo para cima, de modo que as bordas fiquem para fora.
- Coloque 2 pontas sob a gravata criada e cruze-as.
- Depois, puxe a fita para fora, de dentro para fora, e passe-a pelos novos furos de cima para baixo. Como resultado, uma nova argamassa deve ser formada.
- Novamente, passe as 2 pontas da gravata por baixo da gravata. Cruze e puxe através dos furos superiores.
- Execute manipulações semelhantes até que a fita chegue ao topo.
Esta opção de amarração é adequada para modelos empresariais e esportivos.
Em 6
Você pode amarrar cadarços longos em sapatos com 6 furos usando uma trama cruzada. Este tipo de amarração é considerado o método mais comum usado na produção.
A única exceção é um pequeno segmento de modelos de marcas caras que usam um padrão de trama reta. Em outros casos, você pode ver o padrão cruzado clássico.
De acordo com esse padrão, o cadarço deve começar nos ilhós externos na parte inferior e terminar com um laço clássico na parte superior. Este método é adequado não apenas para 6 furos, mas também para outros números de furos.
Processo passo a passo:
- Passe as pontas de dentro para fora através da fileira inferior de furos. Puxe bem as bordas dos laços e alinhe-os para que fiquem do mesmo tamanho.
- Cruze e insira em uma nova linha de baixo. Controle a superfície dos laços. Se o cadarço for plano, ele deve ficar bem arrumado e reto na frente do sapato.
- Na 3ª carreira, insira as pontas de baixo para cima, como na carreira anterior.
- Continue amarrando de maneira semelhante à fileira de furos na parte superior.
Após finalizar a tecelagem, é permitido inserir a gravata na última fileira superior, de baixo para cima, e dar um laço na parte da frente. Também é aceitável inserir de cima para baixo e puxar as bordas livres que estão dentro em direção à área dos dedos, cruzá-las e enrolar uma ponta na outra.
Ao mesmo tempo, na altura dos dedos, você precisa fazer um nó não muito apertado. Você precisa repetir o processo novamente, dar um novo nó e prender a fita para dentro, passando-a quase até a área dos dedos. A gravata deve ser posicionada de modo que não atrapalhe o caminhar.
Se a gravata for muito longa, é aceitável primeiro enrolá-la em volta do pé e depois fazer um nó. Para sapatos com 6 furos, o padrão de tecelagem europeu é adequado, no qual a parte de trás terá pontes cruzadas e a parte da frente terá pontes retas.
Descrição passo a passo:
- Da fileira de baixo, puxe as pontas, alinhando as bordas da gravata. Trabalhe com as pontas uma a uma
- Puxe uma ponta de baixo através do furo oposto. Em seguida, puxe a ponta do lado oposto para um furo semelhante e passe-a pelo novo.
- Do outro lado, pule para a 4ª carreira de baixo para cima. Faça as mesmas manipulações com a 2ª ponta da fita, mas do outro lado.
- Como resultado, as pontas da gravata devem se encontrar na 6ª fileira de furos.
- Prenda os cadarços usando qualquer método.
Técnicas originais de amarração
Existem métodos de amarração originais que permitem criar um visual bonito e estiloso. Por exemplo, é aceitável usar 2 gravatas que sejam diferentes entre si na tonalidade. Duas tranças podem ser de cores contrastantes ou do mesmo tom, mas com intensidades diferentes. A escolha dependerá do desejo pessoal e das preferências de gosto.
Ao usar cadarços de tons diferentes, deve haver algumas fileiras de furos nas botas.
Descrição passo a passo:
- Passe a primeira fita pela fileira de furos de baixo e cruze-a.
- Depois disso, insira a ponta da renda na 3ª fileira de furos.
- Insira um cordão de cor diferente na 2ª fileira de furos a partir da parte inferior, realizando as mesmas manipulações da primeira. No entanto, insira as pontas na 4ª fileira.
- Continue amarrando nos furos superiores. Depois, amarre 2 laços, que devem ficar um acima do outro. O nó também pode ficar escondido dentro das botas.
Se o peito do pé for alto e houver problemas constantes na escolha dos sapatos, é necessário dar preferência não a um método de amarração decorativo, mas sim funcional, na forma de uma abertura no meio. Este esquema é menos popular que outros métodos porque não é muito conhecido. No entanto, ajuda a reduzir a pressão na subida.
Padrão de tecelagem:
- De dentro, insira as pontas na fileira de furos na parte inferior e depois puxe-as para fora. Faça um cruzamento e insira nos novos furos.
- Cruze a gravata novamente e continue amarrando.
- Quando chegar à fileira do meio, mude o padrão de amarração. Passe a fita pelos novos furos de cima para baixo, sem cruzá-los.
- Em seguida, repita o algoritmo inicial e continue para a linha acima.
- Antes de dar o nó, cruze a fita e puxe-a para dentro. As gravatas ficam escondidas sob a língua.
As pontas da fita podem ser escondidas dentro do sapato para que não fiquem penduradas e atrapalhem o caminhar. Este método é adequado para modelos que possuem um número par de furos. Ao criar um nó de laço, é aceitável escondê-lo dentro das botas para que não fique presente na parte da frente.
Para que a parte da frente do sapato pareça respeitável, criativa e bonita, é necessário:
- Divida a fita em 2 partes desiguais. O lado curto deve ser longo o suficiente para criar um nó.
- Passe a ponta da extremidade estendida pelo furo superior do lado inferior e insira-a no furo oposto do topo para criar uma barra transversal horizontal.
- Passe a ponta da extremidade estendida por um furo de baixo e puxe-a para cima. Depois, passe-o pelo furo oposto para criar uma ponte horizontal.
- De forma semelhante, alcance a fileira de baixo com uma ponta da gravata. Em seguida, prossiga para o algoritmo inverso, preenchendo os buracos intocados com uma extremidade semelhante, movendo para cima.
- Quando terminar, dê um nó e esconda dentro do sapato.
Para criar uma imagem brutal você precisa:
- Passe a ponta da fita de cima para baixo através do 6º furo. Em seguida, puxe-o pelo furo no lado oposto, de cima para baixo.
- Passe a gravata pelo 5º furo do lado oposto, de dentro para cima.
- Insira a ponta da renda diagonalmente no 3º furo, depois no furo oposto e depois no primeiro. Cada puxada deve ser realizada pela parte interna do sapato.
- Execute um passo perpendicular ao primeiro furo do outro lado. De cima, puxe a gravata para baixo.
- Em seguida, continue trabalhando em imagem espelhada, de modo que as pontas da fita fiquem juntas no lado avesso.
- Dê um nó e esconda dentro do sapato.
O cadarço em forma de cobra parece incomum. Este diagrama não levará mais de 1 minuto.
Método de criação:
- Faça um nó apertado em uma das pontas da fita, cujo tamanho deve ser maior que o furo onde será passado o fio.
- Passe o nó pelo furo. A alça deve ficar dentro do sapato.
- 2 Passe a borda da fita pelo furo superior, que fica na parte oposta. Retire pelo 2º furo de cima.
- Como resultado, 2 linhas devem ser criadas.
Para evitar que os cadarços se desfiem, é permitido usar o nó Sherpa, que se caracteriza por passar as pontas várias vezes. Como resultado, é possível obter um nó muito forte. Este padrão é adequado para qualquer modelo de calçado.
Descrição passo a passo:
- Amarre 2 pontas da fita simetricamente.
- Usando a gravata certa, crie um laço sem apertar.
- Passe a parte esquerda da renda pelo furo resultante duas vezes.
- Aperte as alças com dois laços.
A escada combina amarrações cruzadas e retas de cadarços.
Este diagrama permite que você crie um padrão original:
- Passe as pontas dos 2 laços pelos furos inferiores. O ponto reto deve permanecer do lado de fora.
- Passe a fita direita de dentro para fora pelo 2º furo à esquerda e faça um ponto reto que ficará paralelo à fileira de baixo.
- Passe a fita esquerda pelo terceiro furo à direita para criar um ponto paralelo.
- Depois, amarre os laços um por um até chegar ao topo.
O tipo de sapato dependerá principalmente do tom, da ideia do design, do modelo e da marca. Também neste caso é preciso levar em conta o cadarço. Se você escolher o comprimento certo e amarrar os cadarços lindamente, todos parecerão confiantes e respeitáveis com esses sapatos.
Vídeo sobre como amarrar cadarços longos
3 métodos de amarração legais: