O Zentangle surgiu em 2006, mas já ganhou popularidade no mundo todo. Esta técnica de desenho É simples, então qualquer um pode dominá-lo e, como resultado, obter muitas oportunidades com prazer.
O que é Zentangle
Zentangle é uma técnica de desenho na qual você precisa repetir padrões e então combinar os padrões resultantes em uma imagem abstrata. Esse tipo de criatividade é considerado uma das variedades da arteterapia. Os ornamentos usados para criar a imagem são chamados de emaranhados.
Ao praticar esse tipo de criatividade regularmente, é permitido posicionar as mãos, aprender a ver a composição geral e desenvolver a imaginação. Como resultado, após um certo período de tempo, é permitido criar designs mais complexos.
Em 2006, essa técnica de desenho foi registrada como uma forma oficial de criatividade.
O desenvolvimento foi feito por Maria Thomas (uma artista que também estuda caligrafia e fontes) e Rick Roberts (um ex-monge familiarizado com meditação).
Um dia eles perceberam que Maria, enquanto desenha, entra em um estado especial, no qual Rick se encontra durante a meditação. Então Thomas e Roberts decidiram desenvolver um sistema simples que tornaria o processo criativo agradável. O resultado foi Zentangle.
Esta técnica de desenho tem uma série de qualidades positivas:
- Ao dominar o desenho em uma folha de papel, você pode praticar a transferência do padrão para o tecido. Isso permitirá que você decore itens de interior com suas próprias mãos, usando seus pertences pessoais.
- Com o tempo, a técnica de desenho será aprimorada, o que permitirá que essa experiência seja utilizada não apenas nas artes plásticas. Essa habilidade pode ser aplicada, por exemplo, na maquiagem.
- Você não precisa de nenhum talento especial para dominar a técnica. No entanto, você não deve ficar chateado se cometer erros. Este processo visa mais obter um efeito relaxante.
- É um processo meditativo durante o qual você precisa se concentrar apenas na imagem, deixando de lado pensamentos desnecessários. Graças a isso, todos os pensamentos perturbadores podem ficar em segundo plano.
De certa forma, o zentangle é semelhante ao rabisco. Entretanto, essas técnicas de desenho têm várias diferenças. Por exemplo, no primeiro caso, você precisa criar padrões repetidos. A segunda técnica envolve desenho intuitivo, durante o qual você precisa representar qualquer padrão que vier à mente.
Para desenhar usando essa técnica, você precisa usar apenas sombra preta e uma folha de papel quadrada com um lado de 89 mm. No entanto, essa regra se aplica mais a artistas experientes. Iniciantes podem usar papel de diferentes formatos e tamanhos.
Neste método, não há orientação da folha de papel no espaço, então o papel pode ser colocado como desejado, sem levar em consideração o lado direito ou esquerdo, bem como a parte inferior e superior.
A imagem deve ser completamente abstrata, o que é considerado uma regra padrão da técnica. Nesse caso, o desenho não deve apresentar nenhuma característica específica e familiar. Entretanto, hoje, os artistas que trabalham usando esse método fizeram algumas mudanças nos requisitos.
A imagem dos traços e linhas permanece inalterada (os padrões devem ser organizados em uma ordem abstrata), mas o desenho em si, que foi composto de linhas abstratas, pode ser familiar e concreto.
Papel Zentangle
Zentangle é uma técnica de arte visual que envolve o uso de folhas grossas de papel quadradas com bordas ligeiramente irregulares. Esse tipo de papel também é chamado de azulejo. Todas as folhas têm o mesmo tamanho – 8,9 cm. A tonalidade pode ser preta ou branca.
Se desejar, você mesmo pode fazer essa folha. Para isso, você precisa comprar papel para aquarela ou papel próprio para desenho. Depois, o material deve ser dividido em quadrados usando uma régua e um lápis e depois recortado.
Ao escolher azulejos brancos, os padrões devem ser desenhados em tons pretos, em uma folha preta - em tons claros. No entanto, o papel escuro é mais indicado para artistas experientes. Iniciantes podem usar folhas de papel brancas.
Com o que desenhar
Zentangle é uma técnica de arte visual que requer diversas ferramentas e materiais:
O que é necessário | Para que elas são necessárias? |
Caneta esferográfica | Para garantir que a tinta seja aplicada de forma suave e uniforme, é melhor escolher marcadores ou marcadores capilares. Ao mesmo tempo, a tinta deve secar rapidamente e ser resistente à umidade. Devido a isso, eles não mancharão a superfície do papel durante o trabalho. |
Lápis | Para desenhar esboços, você pode usar um lápis simples, duro e macio. Se você precisa trabalhar com sombras e sombreamentos, é recomendável preparar lápis macios e duros. Para desenhar padrões coloridos, você precisa usar tintas, canetas hidrográficas, marcadores, canetas coloridas ou lápis. Além disso, você precisa preparar uma faca de amolar ou um apontador para apontar os lápis a tempo. |
Apagador | Esta técnica não requer apagar linhas extras. Nesse caso, você precisa seguir a inspiração. No entanto, artistas inseguros e novatos podem usar uma borracha. |
Governante | Esta ferramenta é necessária para representar figuras geométricas em um ornamento ou para fazer molduras quadradas. |
Para o trabalho é necessário utilizar cartolina lisa ou papel Bristol, que tenha marcador ou revestimento grosso. Isso evitará que a tinta vaze. Também é aceitável usar um caderno de desenho ou álbum para criar esboços e rascunhos.
Ao mesmo tempo, você pode facilmente levar o caderno de desenho para qualquer lugar. O principal é que o papel seja grosso. Devido a isso, a tinta não aparecerá através das folhas pintadas.
Como desenhar
A técnica de desenho envolve desenhar padrões à mão ou usando borracha e régua. Nesse caso, você pode usar peças de papel prontas ou desenhar você mesmo um pedaço grande de papel em quadrados de vários parâmetros.
No processo de desenho de um zentangle, você precisa seguir várias regras:
- Alcançando o relaxamento. Essa técnica é considerada um processo criativo e ao mesmo tempo meditativo. Antes do trabalho, você precisa sentar-se confortavelmente e respirar fundo várias vezes para sentir gratidão pela oportunidade de criar uma bela imagem.
- Colocando pontos nos cantos da folha. Os criadores deste método utilizam o sistema métrico americano, onde o lado da peça mede 8,9 cm. Para facilitar o processo, é permitido fazer o enfeite em um papel quadrado de 9 cm. Primeiro, você precisa pegar um lápis e marcar os primeiros pontos nos cantos da folha.
- Estabelecendo limites. Os pontos estabelecidos devem ser conectados com uma linha discreta usando um lápis para obter um quadrado. Entretanto, a linha não precisa ser perfeitamente reta. É permitido desenhá-lo sem a ajuda de uma régua.
- Divisão em seções. Uma ou mais linhas de lápis devem ser desenhadas dentro da borda criada. Graças a isso, o papel pode ser dividido em zonas dentro das quais é necessário criar padrões. As linhas divisórias podem ter qualquer formato.
- Imagem de emaranhados. Dentro das seções, você precisa desenhar os enfeites usando uma caneta. Se você tiver dificuldade em criar padrões sozinho, pode consultar o trabalho de outros artistas. Ao mesmo tempo, você não deve pensar antecipadamente sobre que tipo de desenho você obterá. É necessário concentrar-se em cada golpe executado. Depois de algum tempo, todas as ações surgirão na sua cabeça por conta própria. Essa técnica não possui fundo e topo, portanto, as folhas podem ser giradas em diferentes direções.
- Adicionando sombras. Para dar volume e contraste ao padrão, você precisa adicionar alguns tons de cinza com um lápis. Para suavizar e misturar as sombras, você pode usar um pedaço de papel.
- Aproveitando o produto final. Os resultados do trabalho devem ser avaliados com isenção de interesses. É necessário girar o desenho em diferentes direções para que você possa observar a obra-prima criada de diferentes ângulos.
Por onde começar
O desenho precisa começar com várias etapas:
- Primeiro, vale a pena se familiarizar com os padrões zentangle. Graças a isso, é possível entender suas características, que consistem na prática meditativa e na criação de uma composição completa a partir de ornamentos idênticos e repetidos.
- Depois de revisar, você precisa escolher padrões clássicos simples para poder copiá-los.
- Depois de ganhar um pouco de experiência, é aceitável tentar representar pequenos padrões você mesmo. No futuro, você poderá passar para composições mais complexas na forma de desenhos grandes ou transferir padrões para roupas.
Desenho passo a passo
Zentangle é uma técnica de desenho que pode consistir em círculos, linhas, pontos e quadrados simples. Um desenho em estilo clássico deve ser preto e branco. No entanto, a imagem pode ser colorida para criar um desenho antiestresse.
Não há regras para criar padrões coloridos, então qualquer pessoa pode criar enfeites e usar tintas, marcadores, canetas ou lápis para colorir.

Desenhistas experientes não desenham padrões em quadrados. Nesse caso, os artistas fazem desenhos livres, retratando paisagens com flores e animais. Esta opção é considerada mais trabalhosa, portanto, é adequada para artesãos experientes, porque nem todos conseguem imaginar imediatamente um desenho em sua cabeça.
Inicialmente, você pode começar com linhas retas e pontos simples.
Técnica de criação:
- Desenhe várias linhas retas, de modo que cada faixa subsequente seja mais grossa que a anterior. Nesse caso, você precisará aplicar uma sombra em cada linha. Quanto maior a sombra, mais grossa será a linha.
- Execute manipulações semelhantes com linhas quebradas.
- Ao aplicar sombras, engrosse as linhas em cada borda.
- Dê direções diferentes às linhas. Neste caso, desenhe listras de um ponto, mas em direções diferentes.
- O resultado deve ser um desenho que lembra um sol com raios.
Você pode representar arcos ondulados com linhas.
Descrição passo a passo do processo:
- Em uma folha de papel, desenhe 2 linhas horizontais paralelas entre si.
- Entre essas linhas, na mesma distância, desenhe arcos que devem ficar na posição vertical.
- Desenhe linhas paralelas adicionais e entre elas, na mesma distância, desenhe linhas onduladas.
- Novamente desenhe 2 linhas paralelas entre si. Entre eles, desenhe arcos com linhas onduladas a diferentes distâncias entre si.
- Em um pedaço de papel, desenhe várias linhas curvas que lembrem a letra S.
- Desenhe um quadrado e divida a figura em quartos de tamanho igual.
- Desenhe linhas retas em diferentes direções a partir da área central da figura geométrica.
- Desenhe outro quadrado semelhante, dividido em 4 zonas idênticas.
- A partir da parte central, desenhe linhas curvas em diferentes direções.
Na técnica zentangle é permitido representar pedras:
- Desenhe uma linha no quadro ao longo da qual você pode desenhar pequenos círculos de tamanhos diferentes.
- Preencha toda a área com pedras até a borda. Entre os círculos, desenhe círculos bem pequenos, quase como pontos.
- O ornamento pode ser constituído inteiramente de pedras. Preencha o espaço livre entre os círculos com preto.
- Para alinhar a imagem e dar volume, sombreie um pouco o padrão em algumas áreas usando um lápis.
Este método de desenho permite que você represente uma grade com conexões sombreadas.
Descrição passo a passo:
- Prepare uma folha quadrada de papel. Depois use uma caneta para desenhar uma moldura.
- Desenhe algumas linhas diagonais.
- Depois, no lado oposto, desenhe várias linhas que cruzam as primeiras listras diagonais.
- Desenhe vários losangos pequenos nas áreas entrelaçadas. Depois, pinte sobre essas figuras geométricas.
- Desenho da Ponte do Cavaleiro na técnica zentangle:
- Desenhe várias linhas retas de cima para baixo, divergindo ligeiramente em diferentes direções.
- Depois, desenhe mais algumas linhas cruzando os segmentos já representados. O resultado deve ser um padrão que lembra um tabuleiro de xadrez. No entanto, o desenho deve ter contornos ligeiramente desfocados.
- Em um padrão xadrez, a cada dois quadrados, pinte sobre alguns deles. Neste caso, primeiro contorne as figuras e depois pinte-as por dentro.
Desenho passo a passo de um peixe usando a técnica zentangle:
- Defina a localização do desenho na folha de papel. Depois, usando formas ovais, destaque as barbatanas, a cauda e o corpo do peixe.
- Além disso, desenhe uma boca com um olho e também destaque o contorno do corpo.
- Divida o corpo com a cauda e as barbatanas em várias listras idênticas usando linhas retas.
- Depois, destaque todas as linhas com o contorno usando uma caneta hidrográfica ou marcador.
- Qualquer enfeite que possa ser alternado ou repetido em uma tira é adequado para colorir.
- Para completar a imagem, desenhe gotas de água, areia, pedras e algas marinhas.
- Além disso, é necessário deixar algumas áreas para aplicação de sombras. Vários elementos coloridos podem ser adicionados ao enfeite, conforme necessário.
Se você não consegue desenhar o contorno do peixe sozinho, pode usar um modelo pronto. Neste caso, você só precisa pintar o desenho com diversos enfeites usando a técnica zentangle.
Esta opção permitirá que você pratique sua mão e desenvolva sua imaginação. Com o tempo, você será capaz de desenhar vários animais, flores e outras imagens por conta própria. O principal é ter paciência e estocar na hora certa.
Zentangle é adequado para decorar tecidos de interiores, acessórios, roupas, itens decorativos de interiores e também pode servir como base para pintura de tecidos e bordados. Esta técnica permite criar diversos enfeites.
Porém, antes de decorar coisas ou objetos, é recomendável praticar em uma folha de papel. Para evitar que o desenho saia com a lavagem, é necessário utilizar ferramentas e materiais adequados, como marcadores permanentes, canetas hidrográficas indeléveis para tecido e acrílico.
Vídeo sobre a técnica Zentangle
O que é Zentangle: