Emblemas de argila de polímero faça você mesmo para iniciantes

Há alguns anos, a moda para produtos de argila polimérica. As pessoas começaram a fazer não apenas brinquedos e itens decorativos com ele. Distintivos, decorações e outras coisinhas legais apareceram.

A história do surgimento deste material flexível e prático para artesanato remonta à distante década de 30. século passado. O berço da argila polimérica é considerado a Alemanha, onde foi desenvolvida, denominada “Fifi Mosaik” e lançada em produção sob a marca “Fimo”. Um pouco mais tarde, material semelhante começou a ser produzido na Argentina e na Itália.

A argila polimérica chegou aos Estados Unidos vinda da Alemanha na década de 1970. Os lindos artesanatos de plástico e o material em si chegaram à América em um pacote destinado a uma das famílias de emigrantes alemães para as férias de Natal.

Muitas pessoas notaram as figuras de barro e os pequenos objetos que a dona da casa começou a fazer e dar aos seus vizinhos. Eles eram muito apreciados e as pessoas se interessaram pelo material de que eram feitos.

O chefe da família revelou-se muito empreendedor. Ele abriu uma empresa, a Exent Imports, que começou a importar argila polimérica Fimo da Alemanha para os Estados Unidos. Além disso, o próprio dono da empresa vendia produtos importados e organizava master classes sobre artesanato, onde dava recomendações sobre o uso e o processamento do material.

À medida que a argila polimérica alemã crescia em popularidade nos Estados Unidos, outras empresas começaram a importá-la. Na Rússia, a argila polimérica começou a ser produzida de forma independente no início dos anos 2000.

As principais vantagens da argila polimérica

A argila polimérica é um material flexível que pode ser moldado e moldado em vários formatos e pode endurecer sozinho ou por cozimento em altas temperaturas.

A massa em seu estado original é muito semelhante à plasticina. Mas sua principal e essencial diferença é a capacidade de solidificar e endurecer. Isso faz com que pareça argila de oleiro. A argila polimérica difere desta última pelas suas qualidades estéticas, simplicidade e facilidade de uso no trabalho.

Emblemas de argila de polímero faça você mesmo para iniciantes
Emblemas de argila de polímero

Além disso, há vários outros aspectos importantes que caracterizam as vantagens da argila polimérica.

  • Fácil de usar. Não apenas uma pessoa sem experiência pode trabalhar com o material, mas também uma criança pequena com habilidades básicas de modelagem.
  • Possibilidade de trabalhar com massa plástica em condições normais que não requerem instalações especiais.
  • Ampla gama de possibilidades de materiais. Sua flexibilidade permite imitar qualquer textura e estrutura de produtos manufaturados, criar qualquer formato, improvisar no tamanho e na combinação de peças.
  • Uma variedade de cores. A massa plástica vem em tons muito brilhantes. Além disso, o teor de mica em alguns de seus tipos permite a produção de argila polimérica de cores peroladas e metálicas. Também pode ser translúcido.
  • Leveza e durabilidade. Produtos feitos de materiais plásticos modernos são leves. Eles não molham na água, não desbotam no sol e não quebram quando caem.

Ferramentas e materiais

Os emblemas de argila de polímero são uma das opções mais simples para artesanato feito com esse material plástico. No entanto, para concluir o trabalho, você precisará de materiais necessários para criar formas de qualquer complexidade.

Emblemas de argila de polímero faça você mesmo para iniciantes

Entre eles:

  • Superfície de trabalho. Deve ser uniforme e suave, sem textura. Pode ser uma folha de papel, papel vegetal, ladrilho de vidro ou cerâmica, tábua de corte de silicone ou vidro.
  • Argila de polímero. Pode ser escolhido nas cores básicas: branco, amarelo, vermelho, azul e preto. Outros tons e cores podem ser obtidos misturando os primários. No entanto, os fabricantes modernos produzem conjuntos de massa plástica compostos por uma grande variedade de cores brilhantes. Isso torna o trabalho muito mais fácil, especialmente para "escultores" iniciantes.
  • Rolo de massa para abrir massa de argila polimérica. Esta ferramenta pode ser feita de diferentes materiais. O principal é sua suavidade impecável. Você pode usar um rolo de acrílico especial ou um pequeno rolo de madeira bem tratado, um frasco de spray de cabelo ou desodorante, uma garrafa de vidro ou qualquer outro objeto cilíndrico rígido. Artesãos experientes costumam usar máquinas de enrolar especiais para massas (macarrão). Para quem não tem familiaridade com argila polimérica, isso não é necessário.
  • Cortar ferramentas e lâminas afiadas. Você pode usar facas retas e moldadas especiais, amplamente disponíveis para venda por fabricantes de argila de polímero. Além disso, um estilete e um bisturi de modelagem com ponta fina e afiada, lâminas de barbear comuns ou lâminas extras para estilete servirão.
  • Pilhas e ferramentas para modelagem. Você pode usar ferramentas especiais, bem como materiais improvisados: um furador, pregos afiados para móveis com cabeças em forma de figura, palitos de dente, agulhas de tricô, cabos de pincéis de diferentes diâmetros.
  • Itens para criar textura. Você pode usar pratos especiais ou recorrer à ajuda de materiais improvisados ​​que tenham uma superfície nervurada (renda grande, papel de parede texturizado, botões, carimbos, objetos pontiagudos, cerdas de escova de dente, papel áspero amassado ou papel alumínio).
  • Plástico líquido. Este produto é necessário para colar peças. Você pode usar cola (universal ou Moment).
  • Cortadores moldados. MVocê pode usar estênceis de metal especiais para cortar pratos de argila ou usar materiais que tenha em mãos (tampas de garrafas e potes, cortadores de biscoitos, refis de sombras cosméticas).
  • Formas de silicone (moldes) para criar diferentes superfícies em uma folha de argila (muito bom para fazer joias, rostos de bonecas, emblemas e broches).
  • Acessórios. Para fazer emblemas, eles podem ser alfinetes comuns do tamanho desejado ou fechos de broche (seu fecho é mais seguro ao prender).
  • Lenços umedecidos (normais e úmidos). Eles são necessários para as mãos, área de trabalho e ferramentas.
  • Luvas de látex. Elas ajudarão a tornar o produto mais preciso, impressões. Para iniciantes, esse é um atributo necessário ao trabalhar com argila de polímero.Emblemas de argila de polímero faça você mesmo para iniciantes
  • Forno (forno de cozinha comum). Este atributo é necessário se o trabalho envolver o uso de argila polimérica que exija cozimento. A temperatura de aquecimento não deve ser superior ou inferior a 100-130 graus (esses parâmetros geralmente são indicados pelo fabricante na embalagem do material plástico).

Preparando o local de trabalho

Emblemas ou outros artesanatos de argila plástica de polímero podem ser feitos em qualquer lugar conveniente para o processo de produção. O principal é preparar adequadamente o local de trabalho.

Pontos importantes:

  • Boa iluminação. Este fator é necessário ao executar qualquer trabalho, incluindo modelagem.
  • Localização conveniente. O local não deve estar localizado em um espaço confinado, restringindo qualquer movimento.
  • Pureza. A argila polimérica é capaz de coletar quaisquer detritos e poeira da superfície de trabalho. Isso é inaceitável ao trabalhar com o material.
  • Ter a superfície de trabalho correta. Deve ser uniforme e liso, sem rugosidades, amassados, lascas ou fraturas (dependendo do material de superfície selecionado). Todos os defeitos serão impressos no material plástico.

Um local de trabalho devidamente preparado é um dos fatores absolutos que contribuem para um processo criativo bem-sucedido.

Técnicas de escultura

Mestres experientes em modelagem de argila polimérica usam muitas técnicas de diferentes graus de complexidade em seu trabalho. Escultores iniciantes devem usar aqueles que são mais comuns e acessíveis.Emblemas de argila de polímero faça você mesmo para iniciantes

Tipo de equipamento Características da técnica Onde é usado
1. Aquarela Argila de várias cores é usada na obra. Placas multicoloridas de material de trabalho são colocadas umas sobre as outras e desenroladas até que transições suaves de "aquarela" de uma cor para outra sejam formadas. A parte resultante é rasgada em pedaços menores. Depois, todos eles são aplicados, um por um, na superfície preparada do produto. Fabricação:
  • elementos decorativos;
  • joias (brincos, broches, miçangas, pulseiras, emblemas).
2. Sal Sal ou açúcar são usados ​​como material adicional para o trabalho.

As partes preparadas são colocadas em um recipiente com sal e roladas nele. Depois, elas são assadas de acordo com as instruções que acompanham a argila e depois imersas em água até que o sal se dissolva. Depois disso, as peças são secas e envernizadas. O resultado é uma superfície semelhante à pedra-pomes.

Fabricação:

  • contas;
  • pulseiras;
  • elementos decorativos.
3. Millefiori

(chicote)

Pedaços multicoloridos de argila são colocados sobre uma fina camada de massa de trabalho. Tudo é enrolado em um rolo, que depois é desenrolado e cortado em rolinhos. Os cortes produzem desenhos complexos. Fabricação:

  • elementos decorativos;
  • joias (brincos, broches, miçangas, pulseiras, emblemas).
4. Caleidoscópio A técnica é semelhante à millefiori. Em vez de uma forma cilíndrica feita de argila, ela usa quadrados, retângulos e outras formas geométricas. Como resultado, os cortes produzem um mosaico que lembra figuras de um caleidoscópio infantil. Fabricação:
  • elementos decorativos;
  • decorações;
  • pratos.

Colando peças juntas

Emblemas de argila de polímero podem ser fáceis de fazer. No entanto, este trabalho também exigirá a fixação de peças (fixadores e a fôrma principal).

Ao usar argila cozida, você pode usar o método de aplicação de um fixador no produto. Neste caso, um pedaço de massa plástica é colocado sobre ela. Ele é pressionado na base e então o produto é enviado ao forno para assar. Após o resfriamento, o material estará firmemente fixado ao produto.

Em outros casos, pode ser usada cola. Neste caso, é necessário desengordurar previamente as superfícies a serem coladas. A cola é aplicada nas peças, que são pressionadas juntas por um período de tempo. Depois disso, é só deixar o trabalho secar completamente para a cola.

Cozimento

Fornos domésticos são usados ​​para assar produtos de argila polimérica. Neste caso, o equipamento deve possuir um controlador de temperatura. Emblemas de argila de polímero faça você mesmo para iniciantes

Na embalagem do material plástico, os fabricantes indicam o tempo e a temperatura necessários para o cozimento.

A resistência do produto depende do tempo utilizado no processo.

Como base para os itens que vão ao forno, você pode usar:

  • azulejos de cerâmica;
  • placa de vidro;
  • tapete de silicone;
  • papel manteiga.

Ao assar produtos de argila polimérica, lembre-se de que temperaturas muito altas podem queimar o artesanato.

Após utilizar o forno para trabalhar com massa plástica, é necessário lavá-lo bem após o cozimento.

Envernizamento

Os emblemas e outros itens de argila de polímero ficarão mais bonitos se você envernizá-los depois de terminar todo o trabalho. Isso lhes dará brilho e uma aparência mais elegante.

Para isso, geralmente são utilizados vernizes especiais para argila de polímero. Vernizes para produtos de madeira também podem desempenhar essa função.

Emblemas de argila de polímero faça você mesmo para iniciantes

Antes de envernizar a obra, ela deve ser completamente desengordurada. A cola pode ser aplicada com um pincel, distribuindo-a uniformemente sobre a superfície.

Emblemas de argila de polímero

Artesanatos em argila de polímero feitos com suas próprias mãos podem se tornar uma surpresa fofa, elementos decorativos para sua casa, bem como itens para suas próprias coleções de emblemas, brinquedos ou joias.

Várias master classes ajudarão escultores iniciantes a dominar habilidades simples de modelagem a partir de massa plástica.

Raposa

Para trabalhar você precisará de:

  • argila polimérica cozida nas cores branca, preta e laranja;
  • uma folha de papel quadriculado para criar um esboço de modelo;
  • lápis simples;
  • tesoura;
  • ladrilhos de vidro ou cerâmica lisos;
  • bisturi modelo;Emblemas de argila de polímero faça você mesmo para iniciantes
  • esponja porosa com células grandes e duras;
  • rolo de acrílico para estender argila;
  • um cortador de pequeno diâmetro ou uma tampa de garrafa;
  • uma lima ou lixa de malha fina para lixar as bordas da peça de trabalho assada;
  • tinta acrílica branca;
  • fecho de alfinete ou broche;
  • Cola momentânea.

Ordem de serviço:

  1. Desenhe uma cabeça de raposa em um quadrado com um lado de 3,2 cm em uma folha de papel em uma grade.
  2. Corte o molde ao longo do contorno com uma tesoura.
  3. Amasse e depois abra um pequeno pedaço de argila branca. Coloque-o sobre o vidro.
  4. Aplique o molde e recorte a figura ao longo do seu contorno com um bisturi.
  5. Arredonde as bordas com os dedos e, pegando uma esponja, “passe” por todo o formato. Isso dará à superfície uma textura de lã.
  6. Abra um pedaço de argila laranja formando uma camada fina.
  7. Usando um cortador, corte semicírculos em um dos lados.
  8. Coloque a peça resultante no topo do formato da cabeça da raposa e pressione bem ao longo do contorno. O resultado foi um focinho branco com testa e orelhas vermelhas.
  9. Corte o excesso de argila ao longo do contorno. Alise as bordas com uma esponja e os dedos.
  10. Usando a ponta afiada de um bisturi, corte triângulos na superfície das orelhas sem cortar a argila. Retire os pedaços alaranjados da argila. Deve sobrar uma superfície branca embaixo delas.
  11. Enrole uma salsicha fina de argila preta e corte 3 pedaços pequenos (olhos e nariz).
  12. Faça reentrâncias para os olhos e insira bolas pretas neles. Aplique no nariz.
  13. Use tinta acrílica para aplicar destaques brancos nos olhos.
  14. Coloque a estatueta de vidro no forno e deixe assar por 20 minutos. Na temperatura indicada na embalagem da argila.
  15. Após o molde esfriar, limpe suas bordas com uma lixa ou lima.
  16. Aplique cola na parte de trás e prenda o fecho.
  17. Coloque um pedaço de argila em cima para esconder a base do fecho. Aplique um pouco de plástico líquido sobre ele e coloque um pedaço fino de argila enrolada sobre ele.
  18. Asse por mais 20 minutos.
  19. O produto pode ser envernizado.

O ícone "Fox" está pronto.

Pequenos animais engraçados

Os emblemas de argila de polímero podem ser feitos ainda mais facilmente usando imagens prontas de vários animais e objetos.Emblemas de argila de polímero faça você mesmo para iniciantes

Para trabalhar você precisará de:

  • cor branca argila;
  • fotos com imagens de animais (cabeças);
  • vidro para trabalho;
  • cola em bastão;
  • rolo de massa;
  • faca de papelaria,
  • pilhas;
  • verniz transparente;
  • pinos;
  • pistola de cola.

Ordem de serviço:

  1. Recorte os rostos dos animais que você gosta da imagem preparada.
  2. Abra um pedaço de argila bem sovada até formar uma camada de no máximo 3 mm de espessura.
  3. Coloque as figuras recortadas sobre a argila aberta.
  4. Corte o excesso de massa plástica ao longo do contorno com uma faca.
  5. Leve os preparados ao forno durante 20 minutos. na temperatura indicada na embalagem da argila.
  6. Depois de esfriar, cole as imagens que foram usadas para recortar as formas nas formas.
  7. Cubra todos os espaços em branco com verniz transparente em 2 camadas, em ambos os lados de cada uma.
  8. Cole os alfinetes com cola quente na parte de trás de cada forma. O pino deve permanecer vertical em relação à base.

Emblemas interessantes e fáceis de fazer estão prontos.Emblemas de argila de polímero faça você mesmo para iniciantes

Produtos de argila polimérica são muito populares. Com um pouco de imaginação e muita vontade, você pode fazer não apenas emblemas interessantes, mas também decorações bonitas e complexas, itens decorativos e brinquedos que podem agradar seu dono por muitos anos.

Vídeo sobre emblemas de argila de polímero

Emblemas de Ano Novo DIY:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho