Inglês O elástico é um padrão de tricô universal. Ao contrário dos elásticos comuns, ele também é usado no tecido principal do produto e é adequado para tricotar suéteres e cardigans quentes, chapéus e cachecóis. A elasticidade do tecido, sua densidade e o volume do padrão tornam essas peças quentes e, ao mesmo tempo, estéticas. Com tudo isso, o padrão do elástico inglês é bastante simples, existem diversas variações tanto para iniciantes quanto para artesãos experientes.
Tricô elástico inglês clássico
A versão clássica do elástico inglês é tricotada usando um padrão muito simples. Este padrão será fácil tanto para tricoteiras iniciantes quanto para artesãs experientes criarem itens quentes complexos.
Aqueles que estão começando a estudar uma arte tão artesanal como o tricô devem dar uma olhada mais de perto nos laços básicos. Para um elástico inglês clássico, você precisará de apenas 3 deles, incluindo as alças da primeira carreira.
Como montar pontos em uma agulha de tricô:
- A quantidade necessária de linha é desenrolada da bola, com a ponta livre voltada para você, ela é colocada na palma da mão esquerda.
- O fio é preso entre os dedos médio, anelar e mínimo.
- Em seguida, o fio de trabalho é enrolado de baixo para cima ao redor do dedo indicador e do polegar e conectado à outra extremidade.
- Deve ficar assim: no dedo indicador há um fio saindo da bola, e no polegar há um fio com a ponta livre enrolada.
- A agulha de tricô é inserida na alça do polegar de baixo para cima, de fora para dentro.
- A agulha pega a linha do dedo indicador e a insere no laço.
- Em seguida, ambas as agulhas de tricô são inseridas no laço do polegar, pegando o fio de trabalho do dedo indicador.
Dessa forma, o número necessário de laçadas é lançado nas agulhas de tricô. Existem outras maneiras de digitar, mas esta é a mais fácil e compreensível para iniciantes. Você pode montar os pontos usando 2 agulhas de tricô para que os pontos não fiquem apertados.
Para reservar a quantidade necessária de linha da bola, você pode enrolar uma espiral em uma agulha de tricô - uma volta será aproximadamente igual a uma laçada, meça o segmento resultante e calcule o número de laçadas para o comprimento necessário. A esse valor você precisa adicionar 15-20 cm para que a linha fique confortável de segurar.
Como tricotar uma laçada frontal clássica com agulhas de tricô:
- A agulha com os pontos montados é colocada na mão esquerda, a agulha livre fica na direita.
- A linha de trabalho é colocada no dedo indicador na direção oposta a você.
- A primeira laçada é a laçada da borda, ela é removida e colocada na agulha de tricô.
- A agulha de trabalho é inserida no próximo ponto da esquerda para a direita.
- O fio de trabalho é pego na parte inferior com o dedo indicador e puxado através do laço.
- A laçada de trabalho é removida da agulha de tricô esquerda.
Quando as laçadas da agulha esquerda acabam e vão completamente para a agulha direita, as agulhas trocam de lugar e viram. O tricô continua da mesma maneira.
Como tricotar um ponto cruzado em meia:
- As agulhas de tricô são posicionadas exatamente da mesma maneira: com as laçadas recolhidas na mão esquerda e livres na direita.
- A laçada da borda é removida para a agulha de tricô direita.
- O fio de trabalho é trazido para a frente, na frente da agulha de tricô esquerda.
- A agulha livre é inserida na alça externa da direita para a esquerda.
- A linha de trabalho é enrolada na linha direita no sentido horário (de baixo para cima).
- A agulha direita pega a linha de trabalho e a traz para dentro do laço.
- A laçada é removida da agulha de tricô esquerda.
Esse tipo de loop também é chamado de loop "da avó". O padrão clássico do elástico inglês é feito usando as duas alças descritas, frontal e traseira.
Para criar um elástico inglês com agulhas de tricô, você precisará de um mínimo de ferramentas e materiais:
- fio;
- agulhas de tricô do tamanho apropriado;
- tesoura;
- padrão de tricô.
Vale ressaltar que você precisará de mais fio para este tecido de malha do que para outros padrões clássicos. Isso se deve ao esplendor e ao volume do padrão, sua densidade. Dependendo de quão denso ou solto você quer que o tecido seja, você precisará de mais ou menos fio.
O elástico inglês é tricotado com agulhas de tricô da seguinte maneira:
- Um número par de laçadas (incluindo laçadas de borda) é lançado na agulha de tricô.
- As agulhas são colocadas como de costume: a agulha com laçadas fica na mão esquerda, a agulha direita é a agulha de trabalho.
- A primeira laçada é removida para a agulha de tricô direita sem tricotar, ela será a laçada da borda.
- A próxima laçada é tricotada com uma laçada frontal clássica.
- Em seguida, passe o fio de trabalho na agulha de tricô direita (de cima para baixo, de modo que o fio fique na direção oposta a você).
- A próxima laçada é removida para a agulha de tricô direita, da direita para a esquerda.
- Em seguida vem o clássico laço frontal novamente.
- Em seguida, faça uma laçada e remova os pontos sem tricotar para a agulha de tricô direita.
- Usando esse princípio, você precisa tricotar e remover todas as laçadas seguintes na agulha de tricô esquerda.
- A última laçada é tricotada como uma laçada cruzada em tricô.
- Em seguida, as agulhas são trocadas de lugar, viradas, a primeira laçada é removida para a agulha direita sem tricotar.
- Em seguida, você pode ver uma laçada cruzada - esta é a laçada e a laçada deslizada da carreira anterior, elas são tricotadas juntas com uma laçada frontal clássica.
- A próxima laçada é uma laçada única, ela é removida para a agulha direita com uma laçada.
- Em seguida, o padrão é repetido: as alças cruzadas são tricotadas com uma alça frontal clássica, as alças simples são removidas com uma laçada.
- A última laçada é tricotada em tricô.
Laçada e ponto baixíssimo podem ser combinados em um único movimento. Para fazer isso, o fio de trabalho é colocado na frente da agulha de tricô esquerda, a agulha é colocada sob ela e inserida na laçada externa da direita para a esquerda, a laçada com o fio é removida para a agulha de tricô direita. Nesse caso, você precisará segurar levemente o fio com os dedos da mão direita e tentar mantê-lo mais próximo da ponta da agulha de tricô esquerda.
O resultado desse tipo de tricô é um tecido elástico e de malha bem apertada. Esse padrão fica igualmente bom tanto na frente quanto no verso. Dependendo da composição e espessura do fio, bem como do tamanho das agulhas de tricô e da densidade do tricô, você pode fazer tecidos muito macios, mas elásticos, ou densos, mais parecidos com elásticos.
Em agulhas circulares
Agulhas de tricô circulares são agulhas conectadas umas às outras por um fio grosso. O comprimento das agulhas neste caso pode ser diferente, assim como o comprimento da própria linha de pesca. Essas agulhas de tricô também são usadas para tricotar tecidos retos, mas geralmente são mais adequadas para tricô circular (gorros, meias ou meias até o joelho).
Para montar uma grande quantidade de pontos em agulhas circulares, coloque uma única agulha do comprimento apropriado na primeira agulha do feixe, comece a montar os pontos da maneira usual e, então, mova cuidadosamente esses pontos para a segunda agulha do feixe e para o cordão. É importante garantir que a “trança” de laçadas esteja sempre direcionada em uma direção, para dentro, e não se torça durante o processo de tricô.
Como unir pontos em agulhas circulares:
- O número necessário de loops é coletado, mais um para junção.
- A primeira laçada é removida da agulha de tricô esquerda e transferida para a direita.
- A agulha esquerda pega a parede frontal e tricota a laçada que foi transferida para a agulha direita.
- O loop resultante é descartado.
- Ambos os fios são cuidadosamente puxados juntos e um nó pode ser dado.
- A laçada tricotada é retornada para a agulha de tricô esquerda.
O laço retornado na última etapa é considerado o primeiro laço do tricô. Você pode dar um nó entre as alças, mas ele ficará visível no produto final - isso é uma questão de gosto e capricho no tricô. Se o nó não der certo, nas primeiras carreiras é melhor segurar o ponto de conexão com os dedos da mão direita para que os laços apertados não se desfaçam.
O elástico inglês com agulhas de tricô em círculo sem laçada é tricotado assim:
- Na primeira carreira, alternam-se pontos meia e tricô. Se a primeira laçada for em meia, a última deve ser em tricô.
- Para maior comodidade, o primeiro laço pode ser marcado (com um marcador ou um pequeno ponto de linha).
- Na segunda carreira, para as laçadas da frente, você precisa pegar os fios de baixo (da carreira anterior) e de cima (da nova carreira) ao mesmo tempo, tricotando como se fossem 2 laçadas.
- Os pontos tricô são tricotados exatamente da mesma maneira.
- Na próxima carreira, os pontos tricô são tricotados como pontos tricô normais.
- Os pontos tricô são tricotados de forma diferente aqui: primeiro, o fio do ponto tricô inferior é pego, depois o fio do ponto tricô superior, e ambos são tricotados com um novo ponto tricô.
- Em seguida, em cada carreira, alterne o tricô em laçadas duplas - em uma carreira, serão laçadas duplas da frente, na outra carreira, laçadas duplas de trás.
O principal neste tricô é lembrar em que ponto e em que carreira ele para. Por exemplo, ao deixar o trabalho de lado por um tempo, é melhor marcar esquematicamente a última fileira de laçadas (onde estão as duplas, a partir da qual o tricô das laçadas será retomado).
Falso elástico inglês
Costela inglesa falsa - Este é o mesmo padrão, mas com menos fio e menos tempo. Pode-se dizer que esse padrão foi inventado por artesãs preguiçosas para criar rapidamente lindos padrões de tricô.
O tricô também é dupla face e pode ser usado tanto em peças pequenas quanto em telas grandes. A grande vantagem desse tipo de tricô é que com o tempo o produto não perde a forma e a elasticidade mesmo após a lavagem.
O elástico falso inglês é tricotado em agulhas de tricô da seguinte maneira:
- Um número ímpar de pontos é lançado na agulha de tricô esquerda.
- A primeira laçada é removida para a agulha de tricô direita sem tricotar, sendo considerada uma laçada de borda.
- Em seguida, tricote 2 alças frontais clássicas.
- Depois deles, são tricotados 2 pontos tricô regulares.
- 2 laçadas são alternadas até o final da carreira até que restem apenas 2 laçadas originais.
- A penúltima laçada da carreira é 1 laçada frontal.
- A última laçada é uma laçada em tricô, que também se torna uma laçada de borda.
- Na segunda carreira, a primeira laçada não é tricotada novamente.
- Em seguida, 2 laçadas são tricotadas em tricô (as laçadas da frente são tricotadas através da parede traseira).
- Os próximos 2 laços são pontos de tricô clássicos.
- O mesmo princípio de tricô continua até o final da carreira.
- A penúltima laçada é uma laçada em meia (conforme o padrão).
- A última laçada é uma laçada em meia (como uma laçada de borda).
Essas 2 carreiras formam o padrão básico de todo o tricô. Eles são fáceis de lembrar, após as primeiras 10 carreiras os movimentos de tricô serão feitos automaticamente, assim o produto pode ser tricotado em poucas horas enquanto você assiste ao seu filme ou série de TV favorita.
O elástico inglês, chamado falso, tem outra característica: seu tricô costuma ser mais denso do que o padrão clássico. É melhor para tricoteiros inexperientes criar amostras de teste para “ajustar” o tricô ao resultado desejado.
Elástico bicolor inglês
O padrão clássico de nervuras inglês pode ser diluído com um elemento interessante: adicionar uma cor adicional ao tricô. Esses produtos mostram claramente “tranças” no primeiro plano de uma cor e sua conexão em outra cor no fundo.
Você pode fazer um elástico inglês de duas cores assim:
- O número de laçadas para começar a tricotar é ímpar.
- O primeiro loop ainda será um loop de borda; ele precisa ser removido para a agulha de tricô certa.
- A próxima laçada é tricotada como uma laçada frontal.
- A terceira laçada é removida para a agulha de tricô direita com a laçada superior.
- Em seguida, o tricô segue o padrão de uma laçada frontal, uma laçada livre com uma laçada, uma laçada frontal e assim por diante até o final da carreira.
- A última laçada da carreira é em tricô.
- Na próxima carreira, o tricô não precisa ser virado; aqui é adicionado um fio de cor diferente.
- A primeira laçada desta carreira é tricotada com uma laçada frontal, capturando um novo fio de trabalho colorido.
- Faça um laçada a partir de um novo ponto colorido e remova o próximo ponto sem tricotar – tudo é igual à carreira anterior, apenas com um novo fio de trabalho.
- As laçadas da primeira carreira com uma laçada são tricotadas juntas (ou seja, 2 de uma vez).
- A última laçada desta carreira é tricotada como uma laçada frontal.
- Não é necessário virar o tricô, basta continuar trabalhando com o primeiro fio colorido.
- A primeira laçada (que será a segunda cor) é removida para a agulha de tricô direita.
- As próximas 2 laçadas (com uma laçada) são tricotadas como um ponto tricô.
- A próxima laçada é passada com uma laçada.
- Em seguida, faça um ponto tricô no ponto alto da carreira anterior.
- A última laçada da carreira é a laçada da frente.
- Depois, o tricô é virado para o outro lado e a cor do fio é trocada novamente.
- É feito um laçada e a agulha de trabalho é inserida no próximo ponto de trás e é removida com o laçada para a agulha direita.
- O próximo ponto e a laçada são tricotados como um ponto tricô.
- A próxima laçada é passada com uma laçada.
- O padrão é repetido até o final da carreira, a última laçada aqui é em tricô.
- Em seguida, o padrão é o mesmo - o fio de trabalho precisa ser trocado por outro, mas agora 2 laçadas serão tricotadas com uma laçada frontal e alternadas com uma laçada deslizada com uma laçada.
- A última laçada da carreira é em tricô.
Quando ambos os fios de trabalho estiverem no lado esquerdo do tricô, o trabalho pode ser virado. O principal neste padrão é não se confundir na alternância dos fios. Para praticar, você pode tricotar uma amostra de teste usando duas cores de fio brilhantes e contrastantes.
Elástico duplo inglês
Elástico inglês duplo (ou facetado) - o padrão é um pouco mais complexo, fica ainda mais volumoso e texturizado. Ao contrário da versão clássica, o trilho posterior entre as “tranças” deste elástico fica sempre visível. O padrão é perfeito para decorar peças grandes de tricô, como suéteres e cardigans longos.
O elástico duplo no estilo inglês é tricotado com agulhas de tricô da seguinte maneira:
- O número de laçadas para começar a tricotar deve ser múltiplo de 4 (já incluindo 2 laçadas de borda).
- A primeira carreira é uma carreira de configuração (ela não será repetida de acordo com o padrão).
- A primeira laçada é removida sem tricotar.
- A próxima laçada é tricotada como uma laçada frontal.
- A linha de trabalho é trazida para baixo e para a frente da agulha esquerda.
- A próxima laçada é removida sem tricotar, então é feita uma laçada e o fio de trabalho é novamente puxado para trás da agulha de tricô esquerda.
- O fio de trabalho é novamente trazido para a frente da agulha esquerda e para baixo, de modo que uma conexão cruzada seja formada, preservando o fio sobrando.
- A próxima laçada é removida novamente, uma laçada é feita em cima e o fio de trabalho permanece atrás da agulha de tricô esquerda.
- Em seguida, tricote 2 alças frontais clássicas.
- 2 pontos deslizados com uma laçada cruzada e 2 pontos frontais alternados - este é o padrão da carreira.
- Na penúltima laçada da carreira, o fio de trabalho permanece atrás da agulha de tricô esquerda.
- A última laçada da carreira é tricotada como laçada frontal.
- A segunda carreira começa com uma laçada de borda removida.
- O fio de trabalho é puxado para trás da agulha de tricô esquerda.
- Os próximos 2 pontos (o ponto mais a laçada da carreira anterior) são tricotados juntos como um ponto tricô.
- Em seguida, o fio é puxado para a frente da agulha de tricô esquerda, é feita uma laçada e a próxima laçada é removida – isso é feito 2 vezes.
- As próximas 2 laçadas (laçada mais laçada) são tricotadas juntas como uma laçada frontal – dessa forma 2 vezes.
- 2 laçadas sem ponto meia com uma laçada, 2 laçadas em tricô (laçada e laçada da carreira anterior) frente – diagrama desta carreira.
- A penúltima laçada da carreira é removida com uma laçada.
- A última laçada da carreira é tricotada com uma laçada frontal.
- Em seguida, o tricô é virado e o padrão da segunda carreira é repetido em todas as carreiras subsequentes.
O padrão é dupla face, o tricô estica bem e você pode ajustar a densidade e a maciez do produto usando fios de diferentes composições. Este padrão é adequado tanto para peças femininas quanto masculinas.
Como fechar uma canelada inglesa no final do tricô
Um momento importante no tricô do elástico inglês é a última carreira, que deve fechar o elemento tricotado e evitar que ele se desfie. A última fileira deve se adequar ao estilo do padrão, ser densa e organizada o suficiente.
O elástico inglês com agulhas de tricô é fechado assim:
- A primeira laçada da carreira anterior é removida sem tricotar.
- Em seguida vem o ponto tricô - ele é tricotado como um ponto tricô.
- O primeiro ponto deslizado é colocado no segundo ponto na agulha direita, ou seja, o segundo ponto é puxado através do primeiro e solto.
- O ponto tricô com uma laçada é tricotado como um ponto tricô (ambos os pontos juntos).
- A primeira laçada na agulha direita deve ser puxada através da segunda da mesma maneira e puxada para fora, depois solta.
- Em seguida, tricote um ponto baixo como se fosse um ponto meia, puxe-o através do primeiro ponto na agulha direita e solte-o.
- Esse padrão é repetido com todos os laços até o final da carreira.
- O último ponto é tricotado em meia e puxado novamente para a agulha direita.
- O fio de trabalho é agarrado pela agulha de tricô e puxado através do último laço resultante, apertado.
Você pode esconder a ponta do fio simplesmente tricotando-o em um padrão ou simplesmente cortá-lo se o estilo do produto permitir (por exemplo, em um cachecol com franja). Ao alternar as alças da frente e de trás, você pode fechar não apenas o elástico inglês, mas também o elástico clássico. Esta carreira fica elástica, como o resto do tricô.
O tricô canelado inglês é um padrão bastante versátil que pode ser transformado de diversas maneiras. Tanto artesãs experientes quanto tricoteiras iniciantes podem lidar facilmente com o padrão de tricô desse tipo. O principal nesta atividade é escolher um fio de boa qualidade que mantenha uma aparência apresentável por muito tempo, e também escolher um conjunto de agulhas de tricô que seja conveniente para o trabalho.
Vídeo sobre elástico inglês
Tricô elástico inglês: