Cardigan vazado tricotado com fio fino. Esquema e descrição

Não importa quais mudanças a moda tenha sofrido em todos os momentos, o trabalho a céu aberto cardigan feito de fio fino, tricotado, sempre está na moda. Para qualquer clima e para cada ocasião necessária, há um modelo exclusivo deste atributo do guarda-roupa feminino.

Os principais critérios para escolher o estilo certo para cada situação são:

  • fio da espessura necessária;
  • padrão;
  • agulhas de tricô.

Cardigan vazado tricotado com fio fino. Esquema e descrição

Dependendo do resultado desejado, lembre-se de que para que o tecido fique vazado e fino, é necessário usar fio fino e agulhas de tricô um pouco maiores. Por outro lado, para aumentar a densidade do produto, é necessário utilizar ferramentas de menor diâmetro.

Para evitar um resultado negativo, tricoteiros experientes recomendam fazer uma pequena amostra do padrão selecionado com diferentes tipos de agulhas de tricô antes de iniciar o trabalho principal e, depois de escolher a opção mais adequada, fazer cálculos adicionais.

Cardigan longo vazado

Um cardigan vazado tricotado com fio fino requer muito trabalho preliminar. Consiste em calcular cuidadosamente o número necessário de laçadas para o tamanho selecionado, bem como manter a simetria (se o padrão exigir). Isso demonstra mais uma vez a justificativa para a necessidade de produzir uma amostra preliminar.

Como regra, são feitas 2 a 3 repetições do padrão para tricô, para que a imagem do futuro enfeite fique claramente visível.

Cardigan vazado tricotado com fio fino. Esquema e descrição

Após sua produção e tratamento térmico úmido, um rapport é medido e comparado com um molde previamente feito do produto em tamanho real do tamanho correspondente (uma amostra dele é apresentada abaixo).

Desta forma, é realizado o cálculo do número necessário de voltas completas para tricotar as partes do produto.

Se a largura do padrão não corresponder ao número inteiro, a seção restante deverá ser dividida em 2 números iguais de laçadas e distribuída uniformemente entre os dois rapports para manter a simetria do padrão no produto final.

O modelo do cardigan vazado apresentado oferece 2 opções de design. A primeira delas consiste em tricotar o tecido principal até o nível da cava com um padrão sólido de uma peça. Nessa situação, exclui-se o processo de costura das costuras laterais, bem como a deformação do produto acabado em caso de erro na execução das partes posterior ou frontal do produto.

Se um cardigan deste modelo tiver fendas laterais, todas as partes devem ser tricotadas separadamente. Ao executar cada parte, você deve seguir o diagrama do padrão com muito cuidado para não perder ou tricotar carreiras extras. Isso se aplica a costureiras iniciantes, pois tricoteiras experientes já conseguem ver pela direção do padrão quais manipulações precisam ser realizadas em seguida.

Depois que todas as partes individuais do cardigan foram tricotadas, ele é montado. Isso pode ser feito com agulha e linha ou com uma agulha de crochê. Vale ressaltar que o segundo método de costuras fica mais organizado. Também é mais confiável do que costura simples.

O modelo apresentado não prevê o desenho de cortes abertos, mas se você quiser dar originalidade ao produto, pode fazê-los em crochê. É aconselhável não usar vazados neste padrão, pois eles não combinam com o ornamento principal, que são formas geométricas. A melhor opção seria uma encadernação fina com “dentes” ou “piqué”.

Após a conclusão do processo de fabricação de todo o produto, é realizado um tratamento térmico úmido, dando-lhe uma aparência finalizada.

Cardigan vazado tricotado com fio fino. Esquema e descrição

O próximo modelo apresentado desperta interesse pela bela combinação de vários padrões, fluindo harmoniosamente de um para o outro.

Um grande ornamento na parte inferior da peça, seguido por um menor na parte superior, reduz visualmente as curvas da mulher na região dos ombros e do peito, realçando a elegância do padrão grande.

E sua direção vertical e o detalhe de acabamento em forma de cinto localizado abaixo do peito alongam visualmente o modelo, acrescentando altura à dona do cardigan.

Para calcular corretamente o número de laçadas pela largura do produto, basta fazer uma amostra do padrão inferior, que formará automaticamente o enfeite subsequente.

A principal dificuldade neste modelo é determinar a distância da parte inferior do produto até a linha onde a correia inserida ficará localizada. Esse fator é significativo para mulheres com seios grandes.

A altura do ponto de acabamento pode ser ajustada adicionando ou removendo várias fileiras do padrão abaixo. Diferentemente do modelo anterior, esta versão conta com uma silhueta o mais próxima possível da silhueta feminina. Portanto, o padrão das cavas e das mangas terá uma configuração mais complexa.

Isso implica concentrar a atenção ao executar as partes superiores das peças do produto. Ao fechar as alças para modelar a cava e a ombreira, é necessário manter o molde com cuidado para evitar distorções e prejudicar a aparência do cardigã.

Para fazer mangas, existem 2 tipos de padrões, cujos diagramas são mostrados um ao lado do outro. Mas esta não é a única opção para seu uso. Se desejar, você também pode utilizar o enfeite sugerido para a parte inferior do produto.

Ele também se encaixará na imagem geral de forma original e não a saturará demais. Este modelo de cardigan não necessita de cortes abertos, pois o padrão principal cria um lindo efeito de acabamento ondulado.

Cardigan vazado com prateleiras alongadas

O cardigan vazado tricotado com fio fino, apresentado abaixo, tem um formato bastante incomum. Isso se deve a uma modificação do padrão. Devido à ausência de decote, a bainha frontal é mais longa que o restante da peça. E a gola com pontas pontiagudas permite criar um look completo com qualquer vestido.

Usando diversas variações do cardigan, complementadas por detalhes decorativos em forma de alças contrastantes, alfinetes decorativos e broches, você pode criar muitos looks extraordinários para qualquer ocasião.

Cardigan vazado tricotado com fio fino. Esquema e descrição
Um exemplo de um cardigan vazado tricotado com fio fino.

Este modelo pode ser feito utilizando diversas técnicas e direções, além de utilizar diversos tipos de fios. Por exemplo, para um conjunto com um vestido colorido, um item de textura simples e sem padrão seria mais adequado. Para esta opção, é ótimo usar mohair fino ou cashmere.

Um cardigan do mesmo tom, mas com um padrão vazado ou em relevo, também ficará original com um vestido de uma única cor. A direção do padrão também traz sua própria correção à imagem criada. Portanto, um enfeite com a direção de baixo para cima tende a adicionar volume visualmente à figura feminina, o que será muito útil para uma figura magra.

Cardigan vazado tricotado com fio fino. Esquema e descrição

A direção do padrão da esquerda para a direita, ao contrário, dará à silhueta feminilidade e magreza, o que aumentará visualmente a altura da mulher e esconderá partes muito salientes da figura.

Para garantir leveza e continuidade de todo o produto, recomenda-se que seja feito em peça única e sem costuras laterais.

Ao montar as peças acabadas, você precisa estar preparado para o fato de que as mangas terão que ser costuradas em uma cava fechada. Portanto, atenção especial deve ser dada ao tricô da manga e garantir que sua largura corresponda à cava. É impossível permitir muita ou pouca curvatura nesta área.

Após finalizar o trabalho, recomenda-se vaporizar ou umedecer levemente o produto, colocá-lo sobre uma superfície horizontal e deixar secar completamente para dar-lhe a forma final.

Cardigan vazado de silhueta solta

Um cardigan vazado tricotado com fio fino e corte solto tem muitas variações.

Cardigan vazado tricotado com fio fino. Esquema e descrição

Seus componentes podem ser:

  • padrões simples que preenchem todos os detalhes do produto;
  • uma combinação de vários ornamentos correspondentes;
  • fragmentos florais ou geométricos inseridos em uma ou mais peças do cardigan;
  • elementos feitos separadamente e montados em uma composição completa (patchwork e outros).

A configuração das opções nesta categoria de roupas também pode variar. O modelo apresentado abaixo demonstra isso. Sua originalidade e elegância residem na técnica de execução.

Como você pode ver no diagrama do padrão, é um círculo. Para tricotar um produto desse formato, você precisa ter bastante experiência trabalhando com três e quatro agulhas de tricô. Além disso, essa técnica não pode ser feita sem marcadores, com a ajuda dos quais se marca o início da carreira, bem como a localização das cavas.

Qualquer padrão de guardanapo redondo pode ser usado como base para um padrão de cardigã feito usando a técnica circular.

Ao tricotar uma peça de grande diâmetro, é preciso prestar atenção especial à adição correta de laçadas para expandi-la e manter um formato redondo e uniforme, sem protuberâncias ou aglomerados. Caso contrário, isso afetará negativamente o produto final na forma de protuberâncias ou concavidades.

As mangas deste modelo também podem ter diferentes configurações.

A aparência deles é:

  • afunilado em direção à parte inferior;
  • direto;
  • alargado na parte inferior;
  • "bastão".

Eles são feitos em um padrão semelhante ao principal ou imitam um detalhe de acabamento com uma configuração de ornamento contrastante. O cardigan é completado com uma gola macia formada pela dobra da parte superior do tecido.

O próximo estilo de cardigan folgado é muito bonito e incomum. Seu formato alargado é obtido através de um tricô circular, que começa no pescoço e termina na parte inferior da peça.

Cardigan vazado tricotado com fio fino. Esquema e descrição

O cálculo correto do número de laçadas na área do pescoço garante uma expansão uniforme do tecido, preservando a estrutura do molde.

Vale ressaltar que as mangas desse modelo são raglan e tricotadas em conjunto com a peça principal, sem costuras, até a altura das cavas.

O diagrama abaixo mostra a distribuição uniforme de repetições de padrões entre as partes futuras do produto.

Se você precisar criar um cardigan maior, adicione laçadas na proporção de duas (ou um número par) para cada repetição individual.

Depois de tricotar o enfeite inicial e, em seguida, o pequeno padrão vazado, cujo diagrama também é apresentado abaixo, até o nível das axilas (início das cavas), o tecido deve ser dividido de acordo com o padrão. Depois disso, mais um pouco da distância das mangas e das costas com prateleiras deve ser tricotada seguindo o mesmo padrão.

Ao prosseguir com a execução de peças individuais, você deve prestar atenção ao seguinte ponto. O tricô de um pedaço inteiro de tecido a partir do pescoço era feito em carreiras retas e reversas. Depois de dividir em mangas, costas e frente, você pode mudar para agulhas de tricô circulares e continuar trabalhando em círculo sem costurar mais as bordas das peças.

Cardigan vazado tricotado com fio fino. Esquema e descrição

Mas devido a mudanças nas técnicas de tricô, a aparência do padrão em si também pode mudar. Se isso não contradizer o resultado desejado, o trabalho pode continuar. Se as diferenças se tornarem mais significativas, recomenda-se realizar o trabalho nas mesmas carreiras para frente e para trás, usando agulhas de tricô comuns.

O próximo ponto que requer concentração é a confecção da parte inferior das mangas. De acordo com o diagrama fornecido, ele é executado separadamente da parte principal com um exemplo de loops decrescentes.

Mas para que esta parte seja unida corretamente ao tecido principal, é necessário calcular cuidadosamente o número de laçadas na fileira externa da parte inferior da manga, de modo que seu número corresponda ao número na fileira inferior da parte principal da manga. Isso pode ser bem difícil para tricoteiras iniciantes.

Portanto, você pode usar outra opção mais simples, que consiste em tricotar a manga continuamente. Para isso, o padrão apresentado deve ser lido não da primeira linha, mas da mais externa, ou seja, de cabeça para baixo. Neste caso, a função de diminuir os laços é substituída pelo processo de somar o mesmo número deles.

A parte inferior do cardigan é feita de acordo com o molde fornecido, sem alterações. O acabamento final do produto final consiste em passar uma fita ou cordão de malha pela área do pescoço, que funcionará simultaneamente como fecho do decote e fecho em forma de laço.

Cardigan vazado com capuz

Um cardigan vazado tricotado com fio fino e capuz dá um certo charme a quem o veste. Com sua ajuda, um leve mistério e uma feminilidade única na imagem são criados. A peculiaridade do modelo apresentado é a silhueta ajustada do padrão do produto, sua fixação e a presença de capuz.

O padrão usado pode ser muito diverso, desde geométrico até vazados ornamentados.

Cardigan vazado tricotado com fio fino. Esquema e descrição

O principal destaque que precisa ser dado atenção é a execução do painel inferior do cardigan na área das costuras laterais.

Ao adicionar e diminuir pontos, eles devem ser tricotados de forma que se encaixem harmoniosamente no padrão principal sem perturbar a estrutura geral.

O fecho neste modelo é um zíper costurado nos painéis frontais da peça.

Para garantir que o fixador fique bem preso às tiras, recomenda-se que sejam duplas.

O capuz no modelo apresentado é tricotado lançando o número necessário de laçadas ao longo do decote após a montagem das partes principais. Seu formato e volume dependem da vontade da mulher. Pode ser pequeno e raso ou extenso e em cascata.

Para tricotar a segunda versão do formato do capuz, você precisa montar um número adicional de laçadas, distribuídas uniformemente entre as principais. O corte superior é feito com uma linha arredondada ou em ângulo reto. O tratamento final com calor úmido dará ao item final uma aparência acabada.

De motivos quadrados

Existem algumas opções para tricotar cardigans vazados a partir de motivos quadrados. Abaixo estão alguns deles.

Cardigan vazado tricotado com fio fino. Esquema e descrição

Então, a primeira amostra é uma composição de fragmentos quadrados, feitos em duas agulhas de tricô com padrões diferentes e conectados com uma agulha por arcos de alças de ar. Há também diversas variações de padrões para quadrados.

Isto poderia ser:

  • uma combinação de dois ou mais de seus tipos;
  • arranjo alternado de ornamentos vazados e em relevo;
  • uso de elementos de uma ou várias cores;
  • introduzindo quadrados de diferentes tipos de tecido no tecido.

A conexão de todos os motivos entre si também envolve vários métodos:

  • por meio de um gancho;
  • usando agulha e linha;
  • trança decorativa vazada, renda ou cordão fino;
  • diretamente ao completar a linha externa do fragmento mais quadrado.

Cardigan vazado tricotado com fio fino. Esquema e descrição

A próxima opção apresentada é um quadrado vazado, tricotado em um padrão floral. A dificuldade de sua execução reside no fato de que são utilizadas 3 ou 4 agulhas de meia no processo. Para quem não pratica essa técnica, será bem difícil fazer tal fragmento.

Mas, tendo adquirido as habilidades básicas de trabalhar com várias agulhas de tricô, isso pode se tornar um hobby favorito por muito tempo. Qualquer peça feita com essa técnica se distingue pela elegância, delicadeza, leveza e delicadeza. Portanto, cardigans com motivos semelhantes são adequados para absolutamente todas as ocasiões.

Tricoteiras experientes alertam que nem todos os elementos podem se adequar ao estilo ou tamanho escolhido para o produto. Eles enfatizam que decotes lisos, mangas curtas ou bainhas arredondadas não são adequados para roupas feitas de elementos quadrados.

Além disso, antes de iniciar o trabalho, é necessário fazer uma amostra do quadrado e comparar seus parâmetros com as medidas realizadas. Isso deve ser feito para calcular corretamente o número de fragmentos completos para fazer peças de roupa. E se for necessário complementá-los com meias partes, mantenha a simetria do ornamento.

Cardigan vazado de verão

Um cardigan vazado, tricotado com agulhas de tricô de fio fino, desperta interesse pela sua direção de trabalho não padronizada. O destaque deste modelo é a solução original, que consiste na execução simétrica de duas metades do produto.

Cardigan vazado tricotado com fio fino. Esquema e descrição

Cada um deles inclui uma frente direita, manga direita e costas direitas, e uma frente esquerda, manga esquerda e costas esquerdas.

A costura de conexão de duas partes integralmente tricotadas é feita verticalmente ao longo do centro das costas.

O estilo de manga asa de morcego proporciona total liberdade de movimento, tornando o modelo confortável de usar.

O padrão deste cardigan não é difícil de fazer, mas exige mais tempo devido ao uso frequente de uma agulha de tricô adicional. Mas o resultado obtido trará o máximo de prazer.

Todas as bordas abertas do tecido são decoradas com franjas de comprimento médio feitas do mesmo fio da peça principal. Pequenos pedaços de linha, dobrados ao meio, são puxados para cima, de baixo da laçada da carreira inicial, usando um gancho, e as pontas restantes são puxadas através dele.

O laço resultante é apertado. Este procedimento é repetido através do mesmo número de voltas ao longo de toda a borda aberta do cardigã.

Ao fazer peças de malha, é importante lembrar que elas devem ser lavadas e secas adequadamente. Na hora de lavar, recomenda-se utilizar substâncias líquidas suaves ou xampus. Seque somente na posição horizontal sobre uma superfície dura para evitar deformações do tecido, tanto no comprimento quanto na largura.

Toda mulher que quiser pode criar sua própria imagem e tricotar seu cardigan vazado favorito com fios finos.

Cardigan vazado tricotado com fio fino. Esquema e descrição

Ao escolher a opção mais simples entre os modelos apresentados neste artigo e, após adquirir certas habilidades e técnicas, passar para outras cada vez mais complexas, uma tricotadora novata se transforma em uma mestre experiente, capaz de criar suas próprias obras-primas individuais.

Vídeo sobre como tricotar um cardigan vazado com agulhas de tricô

Aula magistral sobre como tricotar um cardigan vazado com agulhas de tricô:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho