Como tricotar uma boina: clássica, vazada, volumosa, inverno, outono. Esquema com descrição

Até uma costureira iniciante pode tricotar uma boina. Esse cocar, que atende a todos. Você pode escolher uma peça de malha que combine com qualquer rosto e estilo. Não há restrições de idade para usar uma boina, e ela pode ser usada tanto por uma jovem fashionista quanto por uma mulher madura.

Dicas e truques para tricotar uma boina

Não é difícil tricotar uma boina com agulhas de tricô, você só precisa escolher as linhas e agulhas de tricô certas e medir com precisão a circunferência da sua cabeça. Para iniciantes, você pode escolher modelos simples, enquanto os profissionais preferem padrões e tramas complexas.

Para criar uma peça de guarda-roupa exclusiva, você precisa:

  1. Selecione um modelo.
  2. Selecione linhas e agulhas de tricô.
  3. Calcule os loops.
  4. Desenhe o produto no papel.
  5. Selecione um método de tricô.
  6. Determine a densidade de tricô.

Como tricotar uma boina: clássica, vazada, volumosa, inverno, outono. Esquema com descrição

Você precisa abordar a escolha de um modelo com cuidado e escolher a opção que mais se adequa ao seu tipo de aparência e formato de rosto. Depois disso, eles escolhem um padrão e procuram fios e agulhas de tricô adequados. Se você precisa de um chapéu para a estação fria, então a lã é a escolha, e se for para a primavera ou verão, então você pode optar por tipos finos de fios.

Os fabricantes indicam na embalagem o número de agulhas de tricô que cabem no fio.

Além disso, vale considerar que o uso de agulhas de tricô circulares deixará o produto sem costuras, e uma ferramenta dividida sempre deixa um pedaço de tecido que precisa ser costurado. Você também pode fazer uma boina de crochê.

Depois de selecionar as linhas e as agulhas de tricô, você precisa medir a circunferência da cabeça e calcular os pontos. Você também precisará determinar o diâmetro do toucado.

O cálculo é feito da seguinte forma:

  • medir a circunferência da cabeça;
  • o número resultante é dividido por 3,14;
  • obter o valor necessário.

Por exemplo, a circunferência é 58 cm, portanto 58/3,14=18,47 cm. Se arredondado para facilitar o cálculo, o valor necessário será 18,5 cm.

Tendo obtido o diâmetro da boina, adicione mais 2 ou 4 laçadas a esta figura, que serão necessárias para a futura costura. Para quem não sabe calcular laçadas, é preciso tricotar o diâmetro resultante e fazer um cálculo levando em consideração as laçadas externas. Costureiras experientes fazem um quadrado de 15x15 e o lavam como se fosse um produto acabado.

Após a secagem, meça 10 cm e calcule o número de laçadas para tricotar. Caso a densidade do padrão não corresponda àquela indicada na fonte, uma nova amostra é criada com um diâmetro de agulha de tricô diferente.

Para entender como deve ficar o cocar, você precisa desenhar seu layout no papel. Embora um modelo possa ser escolhido em uma revista ou em um recurso virtual, é mais fácil navegar a partir de um esboço feito à mão. Para iniciantes, para simplificar o processo, você pode criar um modelo.

Seleção de agulhas e linhas de tricô

Até mesmo uma artesã iniciante pode tricotar uma boina com agulhas de tricô. Antes de começar a criar uma peça da moda, você precisa selecionar o fio e as agulhas de tricô. Normalmente, o exemplo indicará qual fio e o número de ferramentas de tricô foram usados.

Os iniciantes devem lembrar que quanto mais grossas as agulhas, maior será o tricô e vice-versa. A densidade do produto também depende do diâmetro da ferramenta de tricô e da espessura do fio.

Para entender quais agulhas de tricô escolher, você precisa olhar a etiqueta do fio. Os fabricantes, na maioria dos casos, indicam qual número é adequado para um determinado material. Se a linha não estiver embalada, você precisará fazer um furo no papel com uma agulha de tricô e puxar o fio por ele.

Se a linha passar bem e não ficar pendurada ou, ao contrário, não esticar no furo, então o produto de fio pode ser tricotado com esse número de agulhas de tricô.

Inverno Verão
Angorá Acrílico
Alpaca Bambu
Caxemira Íris
Mohair Seda

Ao selecionar os fios, tenha em mente que o produto deve mantê-lo aquecido no tempo frio e ser um item de guarda-roupa leve e respirável no tempo quente. Na fase de escolha dos materiais para o cocar, você também pode pensar na decoração. Miçangas e miçangas são populares entre as fashionistas.

Técnica de tricô

Você pode tricotar uma boina usando seu modelo favorito.

Um cocar deste tipo é sempre composto por 3 partes:

  • Aro.
  • A parte principal.
  • Topos das cabeças.

Existem várias técnicas para tricotar boinas:

  • do topo da cabeça;
  • do elástico;
  • tricô cruzado;
  • elemento por elemento.

Antes de começar a bordar, é aconselhável que as costureiras iniciantes entendam a técnica de adicionar e diminuir laçadas. Para praticar, você pode tricotar uma pequena parte do padrão, repetindo-o várias vezes.

Padrões da moda

Você pode tricotar uma boina usando motivos e padrões da moda. Os mais comuns são:

  • superfície lisa;
  • tranças;Como tricotar uma boina: clássica, vazada, volumosa, inverno, outono. Esquema com descrição
  • milho;
  • folhas;
  • borracha;
  • favos de mel.

Além disso, você pode tricotar uma coruja, uma borboleta ou um anagrama em uma superfície lisa.

Padrões, master classes para iniciantes sobre como tricotar uma boina com agulhas de tricô

A maneira mais fácil de tricotar um cocar é pelo método elástico.

Para fazer isso:

  • tricotar um elástico de base;
  • adicione loops para a parte principal;
  • formar a coroa diminuindo as voltas até 0.

Para quem planeja tricotar uma boina a partir da coroa, você precisa de:

  • comece a tricotar pelo lado avesso;
  • crie a coroa adicionando laçadas;
  • formar um elástico.

Se for escolhida uma opção de toucado com motivos diferentes, a costureira deve tricotar as partes necessárias do mesmo comprimento e costurá-las no final. Os fãs de tricô cruzado criam um produto a partir de listras que não seguem o padrão padrão. Desta forma você pode tricotar um cocar multicolorido.

Versão clássica do elástico inglês feito de fio bouclé

Você pode tricotar uma boina com agulhas de tricô na versão clássica com elástico inglês.

Como tricotar uma boina: clássica, vazada, volumosa, inverno, outono. Esquema com descrição

Para tricotar você precisará de:

  • Fio de 500 metros de comprimento (100 g);
  • agulhas de tricô nº 2.

Você precisa trabalhar assim:

  1. Na fase inicial, são recolhidos os laços e a 1ª carreira.
  2. Em seguida, tricote um elástico 1x1 com 4 cm de altura.
  3. Depois do elástico, tricote 1 carreira em meia, alternando os pontos da frente e de trás.
  4. Na 2ª carreira, comece com um ponto meia e depois faça uma laçada. Depois disso, retire o ponto meia para a agulha de tricô direita, sem tricotar.
  5. Em seguida, o tricô é virado e o ponto meia e a laçada são tricotados. Depois disso, faça outra laçada e retire a próxima laçada sem tricotar.
  6. Após 15 cm de tricô com canelado inglês, volte a tricotar com canelado regular 1x1. Desta forma, tricote mais 6 carreiras.
  7. Na última etapa, os loops são recontados e divididos em 6 segmentos iguais. Na junção dos fragmentos, através da carreira, diminuem-se 2 laçadas de cada parte.
  8. A boina está apertada quando restam 12 laçadas nas agulhas de tricô.

Para deixar o padrão mais volumoso, você pode substituir as agulhas de tricô de 2 mm de diâmetro por agulhas de 1,5 ou 1 mm.

Boina simples com tranças

Para criar uma boina com padrão de trança você precisará de:

  • fio de acrílico/lã (200 g);
  • agulhas de tricô nº 4.

Você precisa trabalhar de acordo com o seguinte esquema:

  1. Na primeira etapa, para o tamanho 52-54, monte 104 laçadas.
  2. Em seguida, tricote um elástico 1x1 com 2 cm de comprimento.
  3. Depois disso, eles começam a tricotar o tecido com tranças, fazendo laçadas a cada duas carreiras. Deve haver pontos de tricô entre as tranças.
  4. Assim que o comprimento do tecido com o padrão for de 23 cm, as laçadas nas carreiras começam a diminuir, formando a coroa. Primeiro, as laçadas são reduzidas entre as tranças.Como tricotar uma boina: clássica, vazada, volumosa, inverno, outono. Esquema com descrição
  5. As últimas 2 carreiras são em tricô.

Esta boina permite combinar diferentes tipos de tranças. Você pode alterná-los a cada 4 carreiras.

Boina ponto meia em redondo sem costuras

O tricô com agulhas circulares torna o produto sem costura.

Como tricotar uma boina: clássica, vazada, volumosa, inverno, outono. Esquema com descrição

Para tricotar uma boina usando ponto meia, você precisará de:

  • Fio de vison NORKA (100 g);
  • agulhas de tricô circulares nº 5.

As seguintes ações são executadas passo a passo:

  1. Na primeira etapa, monte 65 laçadas e feche o círculo.
  2. Em seguida, tricote 6 carreiras com um elástico clássico 1x1.
  3. Na carreira n.º 7, tricote 9 laçadas da frente e retire 10 sem tricotar. Isso é feito até o final da linha.Como tricotar uma boina: clássica, vazada, volumosa, inverno, outono. Esquema com descrição
  4. Na carreira número 8, eles começam a fazer aumentos, e o próprio tecido é tricotado com pontos da frente. Quando sobrar 1 ponto antes do ponto não tricotado, levante o ponto da frente e tricote um ponto frontal cruzado. Depois disso, não são feitos mais laçadas. Nesta fase, há 10 loops em cada fragmento.
  5. O procedimento é repetido em cada linha subsequente até que o número de laços nos fragmentos atinja 22.
  6. Na próxima etapa, 10 carreiras são tricotadas com pontos baixos.
  7. Depois disso, os loops começam a diminuir. Para fazer isso, tricote 10 laçadas frontais, remova a 11ª e tricote 12 laçadas frontais, puxando através de 11. Em seguida, tricote 20 laçadas frontais e, através de 21, tricote 22 laçadas frontais da maneira indicada. O procedimento é repetido até o final da carreira.
  8. As laçadas são diminuídas até restarem 7 laçadas nas agulhas de tricô, que são puxadas juntas com uma agulha.

O modelo é tricotado com um fio dobrado em 4 vezes.

Um produto feito de fios grossos de melange

Um fio grosso pode tornar até o padrão mais comum atraente e incomum.

Como tricotar uma boina: clássica, vazada, volumosa, inverno, outono. Esquema com descrição

Para tricotar pegue:

  • fio;
  • agulhas de tricô nº 9.

As seguintes ações são executadas passo a passo:

  1. Na primeira etapa, o número necessário de laçadas é lançado nas agulhas de tricô.
  2. Em seguida, tricote 6 carreiras com um elástico clássico 1x1.
  3. A partir da carreira 7, comece a tricotar as tranças de acordo com o padrão e repita o procedimento para a carreira 34.
  4. A partir da carreira 35, comece a diminuir pontos até restarem 15 pontos nas agulhas.
  5. As alças são puxadas juntas e a linha é presa na parte de trás do produto.

Depois que a boina é tricotada, ela precisa ser lavada e seca em uma lata para manter seu formato.

modelo basco

Você pode tricotar uma boina quente no estilo basco de cashmere ou alpaca.

Para fazer isso, você precisará de:

  • lã (120 g);
  • agulhas de tricô circulares nº 3;
  • agulhas de tricô circulares nº 5;
  • agulhas de tricô comuns.

Para obter um cocar bonito e quentinho, siga estes passos:

  1. No início do trabalho, monte 84 laçadas nas agulhas de tricô.
  2. Em seguida, tricotam-se 10 carreiras no estilo “Elástico Clássico”, alternando pontos da frente e de trás 3 a 3.
  3. A partir da carreira n.º 11 começamos a criar o padrão. Para fazer isso, tricote 3 pontos meia, 1 ponto meia e faça uma laçada. Depois disso, 2 tricôs, 1 tricô, 2 tricôs e uma laçada. Em seguida, tricote 1, faça uma laçada e tricote 1 novamente. Repito o padrão até o final da carreira.Como tricotar uma boina: clássica, vazada, volumosa, inverno, outono. Esquema com descrição
  4. Na carreira n.º 12, o padrão é repetido, apenas os pontos da frente são tricotados como pontos tricô, e as laçadas atrás da parede traseira são tricotadas como pontos da frente.
  5. Repetindo o padrão, tricote 7 carreiras.
  6. Quando restarem 48 laçadas nas agulhas, o tricô continua nas agulhas nº 3.
  7. Na etapa final, a coroa é formada diminuindo as laçadas em carreiras. Para fazer isso, primeiro tricote 3 laçadas juntas e na próxima carreira – 2.
  8. Quando restam 12 laçadas nas agulhas de tricô, elas são puxadas juntas.

O comprimento do produto é de 25 cm.

Opção com viseira

O toucado também pode ser tricotado com viseira.

Para fazer isso, você precisará de:

  • fio (100 g);
  • agulhas de tricô nº 5 e 4;
  • inserção de viseira.

Para obter um lindo cocar com viseira, siga estes passos:

  1. Na primeira etapa, monte 62 laçadas nas agulhas de tricô nº 4.
  2. Em seguida, tricote 4 carreiras com um elástico duplo.
  3. Depois disso, partindo da carreira nº 5, passe a tricotar o padrão principal, que é feito com agulhas de tricô nº 5.Como tricotar uma boina: clássica, vazada, volumosa, inverno, outono. Esquema com descrição
  4. Na próxima etapa, tricote 13 cm usando o método escolhido.
  5. Em seguida, as laçadas começam a diminuir, tricotando juntas 6 laçadas no início e no fim da carreira. A redução de laçada é realizada em cada 2ª carreira.
  6. Assim que restarem 14 laçadas nas agulhas de tricô, elas são puxadas juntas.
  7. Na próxima etapa, eles começam a tricotar a viseira. Para fazer isso, monte 59 laçadas ao longo dos 33 cm centrais da borda inferior do produto e tricote-as com a superfície frontal, diminuindo 3 laçadas em cada segunda carreira no início e no fim da carreira.
  8. Depois disso, tricotam-se 2 carreiras sem diminuir e, na 3ª carreira, acrescentam-se 3 laçadas de cada borda em carreiras pares.
  9. Na próxima etapa, 2 carreiras são tricotadas sem laçadas em ponto meia.

Para formar a viseira, ela é dobrada ao meio, uma base rígida é inserida dentro e costurada.

Boina fina vazada para o verão com folhas

Para o verão, você pode tricotar uma boina estilosa com estampa de folhas de algodão ou acrílico.

Para fazer isso, você precisará de:

  • fio (100 g);
  • agulhas de tricô.

Para criar um cocar leve, siga estes passos:

  1. Na primeira etapa, o número necessário de laçadas é lançado nas agulhas de tricô.
  2. Em seguida, tricote 10 carreiras com um elástico clássico.
  3. A partir da carreira 11, comece a aumentar o número de laçadas, tricotando de 1 a 2.
  4. As alças devem ser calculadas de modo que as alças frontais do elástico entrem nos caules das folhas e se tornem uma continuação do padrão.

Como tricotar uma boina: clássica, vazada, volumosa, inverno, outono. Esquema com descrição

Também existe uma maneira de tricotar esse produto do topo até a borda.

Boina de outono estilosa feita de grama

Você pode decorar seu cocar com um padrão “Grass”.

Para tricotar você precisará de:

  • fios de lã (100 g);
  • Fios de "grama" (100 g);
  • agulhas de tricô nº 4-6.

Para obter uma boina da moda, siga estes passos:

  1. Na primeira etapa, monte 60 laçadas de fio de lã usando agulhas de tricô nº 4.
  2. Em seguida, tricote 4 cm da base usando o padrão “Elástico Clássico”.
  3. Depois disso, faça 1 fio com dois tipos de fio e continue tricotando nas agulhas nº 6, acrescentando 1 laçada com um fio torcido a cada 5. Assim, tricote 6 cm.
  4. Na próxima etapa, os loops começam a diminuir. Para isso, nas primeiras carreiras, diminua 1 laçada a cada 5.

    Como tricotar uma boina: clássica, vazada, volumosa, inverno, outono. Esquema com descrição
    Pega agulhas de tricô da grama
  5. Assim que restarem 8 laçadas na agulha de tricô, elas são puxadas juntas.

A boina é costurada ao longo da borda com um ponto tricô.

Modelo volumétrico de uma boina francesa feita de mohair para o inverno

Para o inverno, você pode tricotar um lindo cocar de mohair.

Para fazer isso, você precisará de:

  • fio (100 g);
  • agulhas de tricô nº 12;
  • anzol nº 9.

Para tricotar uma boina francesa, siga estes passos:

  1. Na primeira etapa, 61 laçadas são lançadas na agulha de tricô.
  2. Em seguida, na carreira nº 1, tricotar: 2 laçadas da frente, 1 laçada de trás e 3 laçadas da frente. O padrão é repetido em toda a linha. Termine a carreira com 1 ponto meia e 2 pontos meia.Como tricotar uma boina: clássica, vazada, volumosa, inverno, outono. Esquema com descrição
  3. Na carreira 2, tricote 1 ponto meia e 3 pontos da frente. O padrão é repetido em toda a carreira e finalizado com 1 ponto meia.
  4. Ao longo de 20 carreiras, repete-se a alternância do primeiro padrão.
  5. Depois disso, as laçadas começam a diminuir, tricotando 1 laçada frontal e 3 laçadas traseiras. Termine a carreira com 1 ponto meia. Nesta fase, devem restar 31 laçadas nas agulhas.
  6. Na próxima etapa, 2 carreiras são tricotadas com um elástico clássico.
  7. Depois disso, o número de loops é reduzido novamente. Para fazer isso, tricote 2 laçadas a partir das inclinações esquerdas. A manipulação é repetida por toda a carreira e termina com 1 ponto da frente.
  8. Quando restam 16 laçadas nas agulhas de tricô, o tecido é puxado junto com o fio de trabalho.

A aba da boina é feita com agulha de crochê. O tricô é escolhido aleatoriamente.

Boina Nako Angorá

Nako é um designer italiano que criou agulhas de tricô com um diâmetro especial para tricô. O cocar da marca é composto por 3 partes, que são tricotadas separadamente.

Para tricotar uma boina de angorá, você precisará de:

  • fio grosso;
  • agulhas de tricô nº 5 e 6.

As seguintes etapas são executadas no trabalho:

  1. Na primeira etapa, são montadas 20 laçadas para o padrão central usando agulhas de tricô nº 6.
  2. Em seguida, tricote a trança central.
  3. Depois disso, 75 laçadas são adicionadas ao lado direito da tira com uma trança tricotada no centro.
  4. Na próxima etapa, tricote 10 carreiras com o ponto da frente.
  5. Em seguida, o número de laçadas é dividido condicionalmente em partes iguais e, na mesma distância, 2 laçadas são tricotadas juntas com uma inclinação para um lado. A parte de trás da boina é tricotada de acordo com o padrão, mas os pontos não são reduzidos.
  6. Na etapa final, os laços das cunhas são apertados.

Se você usar agulhas de tricô de diâmetro menor, a boina ficará muito pequena.

Tricotar uma boina com agulhas de tricô não é difícil, para isso você precisa seguir a repetição do padrão e entender as alças da frente e de trás. Esse tipo de adorno de cabeça é usado há muito tempo pelos franceses e, com o tempo, se tornou popular no mundo todo.

A indústria moderna oferece às costureiras fios para todos os gostos, cores e orçamentos, de modo que uma boina pode ser não apenas lisa, mas também colorida, e pode ser usada em diferentes épocas do ano.

Vídeo sobre boinas de tricô com agulhas de tricô

Aula magistral sobre como tricotar uma boina de primavera:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho