A árvore da vida é o nome dado às árvores genealógicas que representam os membros da família até a 4ª geração. A sequência genealógica pode incluir todos os parentes, bem como aqueles que os descendentes não tiveram tempo de conhecer durante a vida.
Esse símbolo é mais frequentemente executado por crianças no ensino fundamental, quando elas têm uma ideia sobre os avós. O desenho pode ser feito com lápis ou tinta..
O que você precisa para desenhar
A árvore da vida (o desenho pode ser feito usando diferentes técnicas) é feita tanto a lápis quanto com diferentes tintas.

Para fazer isso, você precisará das seguintes ferramentas:
- Papel para trabalhar com lápis de ardósia - papel denso e não uniforme, com densidade de até 220 g/m2.
- Papel para tintas acrílicas ou guache - densidade até 200 g/m2.
- Papel para aquarela – densidade até 340 g/m2.
- Lápis macio ou semiduro, pincéis com cerdas naturais (esquilo), tintas acrílicas, guache e aquarelas.
- O papel pode ser adquirido separadamente em folhas., ou compre um cavalete para colocar seus pincéis enquanto pinta.
- Caneta preta ou delineador pode ser necessário para desenhar pequenos detalhes.
- A borracha é macia, que não deixa marcas no papel.
- Trapos para secar pincéis e remover o excesso de umidade.
- Recipiente de água e paleta para misturar tons de tinta.
O arsenal pode ser complementado com lápis de cor, aquarelas, caso a criança ainda não saiba trabalhar com tinta. A maneira mais fácil de começar é com guache ou acrílico, e também posicionar inicialmente sua mão enquanto desenha usando lápis simples à base de grafite.
Master classes
Para desenhar uma árvore da vida, basta ter uma ideia de como é a natureza, e uma árvore em particular. O centro principal da composição não será o tronco, mas a copa, onde ficarão os principais ramos - a árvore genealógica. Destes galhos, você precisa selecionar vários galhos pequenos, simbolizando as crianças e as gerações futuras.
A árvore da vida (o desenho pode ser complementado com fotografias) não é diferente no esquema de exibição da copa e do tronco, mas a perspectiva do desenho deve ser levada em consideração - no primeiro plano haverá galhos que geralmente ficam escondidos na sombra da folhagem.
O tronco principal deve ser pequeno e discreto, pois seu simbolismo, identificado com a casa, pode ser interpretado como o lar paterno. Essa opinião está se tornando menos comum à medida que as crianças mudam de local de residência e de residência em geral de geração para geração.
Na técnica do lápis
Para criar uma árvore da vida, você precisa pensar com antecedência em quantos parentes serão localizados.
Quanto mais houver, maior será a copa da árvore.
- Primeiro, você precisa desenhar um círculo esquematicamente. Deve ocupar a maior parte da arte.
- As mulheres e os homens que são parentes mais próximos da criança devem ser colocados em quadrados e círculos dentro deste círculo. São pais, avós, irmãos e irmãs.
- Depois que o diagrama de relacionamento for elaborado, você pode conectar os círculos com os quadrados para indicar o grau de relacionamento.
- No centro, quase no topo da copa da árvore, deve haver uma criança - a partir dela, ao longo dos galhos descendentes, as linhas irão divergir para os pais, depois para os pais dos pais.
- Se você tem parentes (irmãs, irmãos, avós), você pode usar molduras quadradas e redondas na cor cinza.
- Se desejar, você pode destacar os principais membros da família com um lápis preto. O revestimento mencionado na lista de ferramentas também será útil.
- Se a criança quiser colorir o desenho, você pode escolher tons de cores claras e escuras para destacar as molduras.
- A copa da árvore pode ser pintada de verde claro, e os galhos podem ser desenhados com um lápis preto.
A árvore da vida pode ser complementada com suas próprias fotografias para tornar o desenho completo e completo. Abaixo de cada quadro, você deve escrever o primeiro e o último nome da pessoa e indicar seu parentesco com a criança.
Por exemplo, uma irmã, prima ou outra pessoa do avô ou da avó. Você também pode especificar o ano de nascimento ou período de vida. Este desenho servirá como ponto de partida para adicionar diferentes membros da família à árvore genealógica.
Pastel
Desenhar com pastéis está mais relacionado à técnica do lápis, mas como há nuances adicionais ao trabalhar com ele, todos os tipos e técnicas para criar desenhos usando esses lápis podem ser abordados separadamente.
Uma pequena dificuldade é que as obras acabadas precisam ser cobertas com um fixador para que a camada de tinta não se deteriore ao toque. Quase todas as pinturas também desbotam e se desintegram, por isso é impossível prescindir da etapa de processamento.
É muito fácil pintar com pastéis devido à sua textura densa e camada espessa ao aplicar o material de coloração na tela. Às vezes, há texturas lindas que você não quer perder depois de terminar o trabalho. Escolher o material certo para criar uma árvore da vida é a chave para uma peça de trabalho elegante.
Mas os pastéis vêm em vários tipos:
Pastel - tipos | Característica de uso |
Seco | Possui vários graus de maciez. Pastéis duros em forma de bastões finos e lápis, pastéis muito macios em forma de barras e bastões grossos. A maciez média é sempre produzida em forma de bastões redondos. Pastéis duros têm mais aglutinante, então há menos pigmento. No entanto, ele não esfarela tanto e segura bem na tela. Os pastéis suaves, devido à ausência de componentes sólidos, colorem melhor, pois a porcentagem de pigmentos é várias vezes maior. Pastéis secos são mais adequados para desenhar e sombrear. |
Em lápis | Ao contrário dos pastéis duros, os lápis têm as propriedades dos lápis de grafite, embora em termos de dureza tenham as mesmas qualidades dos pastéis duros. Adequado para desenhar linhas finas. |
Oleoso | Contém óleo de linhaça e, menos comumente, cera. Quanto menos óleo, mais frágil será o pastel. Utilizado em materiais educacionais juntamente com tintas a óleo, acrílicas e aquarela; Não quebra, mas tem propriedades inferiores aos pastéis secos. |
Cera | O alto teor de cera garante a dureza e a plasticidade do pastel. Ele é usado em estúdios de arte e pode ser usado para trabalhos amadores, mas não profissionais. |
Aquarela | Criado à base de pastéis de cera contendo componentes solúveis em água. Adequado para criar gradientes com desfoque preciso do padrão. Com sua ajuda você pode dar esplendor e leveza à pintura. |
Para pintar uma árvore da vida com pastéis, você precisa escolher um papel pigmentado que irá segurar a tinta na superfície. Geralmente são utilizadas lixas, veludo ou papel abrasivo. Papelão, papel artesanal ou folhas de álbum de aquarela também funcionam.
Entretanto, o consumo de giz pode aumentar dependendo da porosidade e textura do revestimento.
- Como o papel já contém pigmento, é necessário fornecer um fundo adicional para o desenho. Você pode usar pastéis secos para misturar pequenas quantidades de tinta.
- Usando pastéis duros, você precisa desenhar o contorno da árvore, copa e folhagem.
- Uma borracha amassada é usada para apagar elementos individuais, como nuvens ou lacunas nas profundezas da copa de uma árvore.
- Você pode usar borracha ou papel para misturar as bordas das folhas.
- A folhagem deve ser desenhada com movimentos de vai e vem para criar uma "saia" no papel. Pode ser espalhado com um pincel de cerdas.
- Você precisa desenhar os galhos das árvores com giz preto; você pode fazer isso com pastel duro, afiando a ponta com uma lixa.
- Usando um tom diferente de verde, você precisa repetir a coroa novamente, passando por cima das linhas pretas. Isso permitirá que você alcance profundidade no desenho.
- A parte inferior da coroa pode ser sombreada em verde-azulado, misturando os traços.
Se desejar, você pode cobrir a árvore da vida com vidro sem tocar no desenho. O trabalho finalizado deve ser coberto com um fixador com difusor, aerossol ou spray. Qualquer verniz que contenha essas substâncias é adequado para desenho em pastel.
Com tintas acrílicas
As tintas acrílicas, assim como o guache, são consideradas as mais “convenientes” para crianças de todas as idades quando precisam pintar um quadro grande e fazê-lo com muito cuidado. A vantagem das tintas acrílicas é que elas secam rapidamente, enquanto a guache tem a vantagem de ser fácil de aplicar e a possibilidade de misturar cores para obter tons complexos.
Ao trabalhar com tintas, você precisa determinar com que tipo de árvore genealógica trabalhará:
- Descendente - quando uma família descende do parente mais distante conhecido. Deve ser um homem; Seus parentes estão listados ao lado dele. A conexão entre gerações será feita de forma horizontal.
- Ascendente - em casos raros, essa árvore é criada na presença de apenas alguns parentes próximos - a primeira e a segunda geração. Na árvore da vida, eles podem ser organizados em uma sequência vertical, das raízes até a coroa.
É melhor desenhar uma grande árvore da vida em uma folha de papel A3 ou A2 (papel Whatman).
- Primeiro, você precisa determinar os limites da coroa e organizar todos os parentes próximos e distantes esquematicamente.
- Os membros da família — pais e irmãos — devem estar localizados na mesma linha.
- Abaixo estarão localizados os pais do pai e da mãe, seus irmãos (tios-avôs e bisavós).
- Se o pai e a mãe tiverem irmãs e irmãos, suas famílias podem ser indicadas: esposas, maridos e filhos.
- Bisavós e bisavôs e suas famílias podem estar localizados na linha de fundo. Quanto mais parentes houver, mais fácil será colocá-los em níveis mais baixos, indicando a fusão de famílias com linhagens. Via de regra, os galhos mais baixos das árvores grandes são desenhados como os maiores e mais viçosos, largos e densos. As coroas sempre ficam mais finas em direção ao topo.
- Em seguida, você precisa criar o fundo usando um sombreamento claro de tinta azul claro. Use um pincel para aplicar tinta acrílica e distribuí-la por toda a tela, criando um gradiente de luz e sombra das bordas da folha até o centro.
- Você pode usar tinta verde para contornar a copa da árvore e depois destacá-la com traços pretos usando um pincel fino.
- O tronco da árvore precisa ser desenhado em marrom e também desenhado com linhas pretas finas aleatoriamente para imitar a casca.
- As bordas da folhagem precisam ser escurecidas - pegue um pincel grosso com tinta verde escura e aplique a tonalidade na coroa.
- Você pode usar tinta verde-amarelada para desenhar pequenos contornos de folhas no meio da coroa.
- Usando tinta marrom escura, você precisa desenhar os contornos dos galhos que conectarão os membros da família uns aos outros. Isso pode ser feito usando um pincel fino.
- Você pode sombrear as linhas desenhadas usando tinta marrom claro em um lado dos galhos.
- Se você planeja criar uma colagem de fotos, pode rotular os locais das fotografias com o nome de um parente.
A árvore da vida (o desenho pode ser complementado com legendas), pintada com tintas acrílicas, pode ser coberta com uma fina camada de cola PVA para que a superfície não se deteriore ou desbote.
Se todas ou várias fotografias estiverem faltando, você pode deixar apenas o nome do parente no quadro ou adicionar os anos de vida dele. A guache seca tão rápido quanto a tinta acrílica, mas não tem brilho. Por isso, em lojas de artesanato você pode encontrar e comprar um verniz especial para papel para que o revestimento dure o máximo possível.
Aquarela
A aquarela fica incrivelmente bonita em paisagens e naturezas-mortas. E a árvore da vida é a natureza, que absorve a história de vida de uma família.
Portanto, ao escolher uma técnica de pintura em aquarela, vale atentar para a complexidade e a harmonia simultânea dos desenhos:
- Para ajudar seu filho a desenhar uma árvore facilmente com aquarela, você pode usar lápis aquarela. Esta é a maneira mais fácil e conveniente. O desenho finalizado pode ser gradualmente umedecido com água usando um pincel para criar o efeito de pintura de um quadro.
- A técnica úmido sobre úmido envolve pintar em uma tela úmida. Isso é conveniente nos casos em que uma paisagem pode ser criada rapidamente com várias cores.
- A técnica seco sobre seco envolve pintar em uma tela seca usando mais tinta, mas com quantidades variáveis de tempo até que a camada anterior seque.
- A técnica combinada é conveniente porque você pode colorir as seções diagonais adjacentes desenhadas com lápis e lápis aquarela.
Como você pode depois colar fotos da sua família no desenho, é aceitável desenhar a árvore da vida como imagem de fundo.
Para isso, a aquarela será o material mais adequado:
- Em uma tela de papel aquarela de alta densidade, você precisa pintar um fundo translúcido do centro da tela na metade superior, alcançando as bordas de toda a tela.
- No centro você precisa desenhar o contorno da árvore, sua copa e folhagem. É aceitável molhar o pincel com uma grande quantidade de água para combinar 1-2 tons de tinta.
- O gradiente resultante deve secar para que os tons de cor fiquem o mais realistas possível. Quanto mais larga e forte for a pincelada, melhores serão os detalhes desenhados. A tinta é distribuída de forma irregular, então um efeito de meio-tom natural será alcançado com essa técnica.
- O efeito de uma grande quantidade de folhagem pode ser obtido usando uma esponja de espuma - você precisa mergulhá-la na tinta e fazer 2 a 3 pressões de teste na paleta. Aplique alguns traços pontilhados sobre a coroa verde para obter esse efeito.
- Se a família for grande, você pode desenhar muitos galhos grossos e pequenas ramificações - cada célula da sociedade estará localizada em um galho que cresce separadamente.
- Para ilustrar parentes, você pode pintar um círculo de verde, definindo o fundo para uma futura assinatura ou fotografia.
- Coroas enormes com mais de 50 parentes não devem ser apenas o centro das atenções. Muitas vezes não é possível postar fotos, então só ficam os nomes escritos. Portanto, essa árvore da vida pode ser complementada com grama e um balanço.
- Usando tinta preta, desenhe duas linhas verticais, conectando-as com uma linha horizontal na parte inferior para imitar um assento.
- A grama deve ser pintada com um pincel sintético duro, virando a borda em direção à tela - linhas finas e alongadas deixarão diferentes tons de verde, imitando a profundidade da cor e a plenitude das ervas daninhas.
A árvore da vida (o desenho pode ser criado usando a técnica de monotipia, molhando a folha e secando-a antes da primeira pincelada) com tintas aquarela ficará ótima em uma tela grande com muitas assinaturas. A aquarela define tanto o fundo quanto o clima do desenho. Quanto mais espessa for a tinta aplicada, mais brilhante será o destaque.
Portanto, em algumas áreas da paisagem, você pode fazer pinceladas repetidas, enfatizando a densidade da folhagem. Você pode usar uma borracha para apagar pequenas áreas de tinta e dar ao ambiente um toque "frio" da estação.
Uma árvore da vida em qualquer técnica ficará ótima no quarto de uma criança. A criança pode decorar ainda mais o desenho com bolsos de papel com janelas transparentes para trocar as fotos conforme cresce.
Bolsos simples podem ser feitos de tecido, ou você pode usar a técnica papertole, aumentando a imagem do desenho e imitando sua continuação no bolso disfarçado.
Vídeo sobre desenho