Graças a master classes detalhadas, até mesmo uma costureira iniciante poderá costurar um sutiã prático e confortável sem aro. Desde que o molde seja construído corretamente, é possível criar não apenas um corpete clássico, mas também um maiô original ou um top esportivo.
A escolha do tecido adequado depende da finalidade final do produto. Algodão, guipura e malhas são perfeitos para roupas íntimas do dia a dia. Para tops esportivos e trajes de banho, é melhor comprar tecidos com alto índice de elasticidade. Linho, renda e tecidos mistos também podem ser usados. A principal chave para o sucesso é preparar um molde, graças ao qual o sutiã ficará bonito, estiloso e confortável.
Materiais e ferramentas
Um sutiã sem aro (o molde para costura da roupa íntima deve ser selecionado levando em consideração as características individuais da figura da mulher que usará o produto acabado) pode ser costurado em poucos dias. Na primeira etapa, você precisa preparar todas as ferramentas e materiais necessários.
Costureiras experientes observam o fato de que para costurar um sutiã é preciso preparar:
- Lápis.
- Papel.
- Uma fita métrica para tirar medidas.
- Alfinetes de segurança.
- Tesoura.
- Agulhas.
- Linhas para alinhavar.
- Uma máquina de costura para acabamento do produto.
Para costurar o sutiã mais confortável, prático e bonito, você precisa comprar acessórios especiais. Por exemplo, ajustadores de comprimento, fechos, tiras. Você deve escolher somente peças de alta qualidade. A escolha final dos acessórios depende da imaginação e dos desejos pessoais da artesã. Para costurar sutiãs, é recomendável escolher materiais respiráveis e permeáveis à umidade. O tecido não deve provocar o desenvolvimento de reação alérgica ou o aparecimento de erupções na pele.
O interior da roupa íntima pode ser feito de algodão ou tecidos sintéticos modernos com alto índice de higroscopicidade. A parte externa do sutiã pode ser feita de diferentes materiais. Entre os tecidos sintéticos você pode escolher elastano, microfibra, tactel ou lycra. Você pode combinar elastano com poliamida. Para fazer um sutiã elegante e sofisticado, você pode usar renda, seda ou cetim.
Neste caso, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração:
- Para quem sofre de alergias, lactantes e idosas, é melhor escolher algodão para costurar sutiãs.
- Cetim e chiffon são perfeitos para costurar lingerie elegante.
- Para uso diário, um sutiã pode ser feito de elastano, algodão e microfibra.
- Um corpete erótico pode ser feito de renda, seda ou chiffon.
Se for usado tecido muito elástico para costurar roupas íntimas, o produto final não durará muito, por isso é melhor dar preferência a malhas grossas. Além disso, o sutiã pode ser decorado com strass, lantejoulas, miçangas e outros elementos decorativos.
Tipos e modelos
Sutiãs sem aro são muito procurados por mulheres que gostam de se sentir o mais confortáveis possível durante o dia, mas que ao mesmo tempo querem que suas calcinhas sustentem seus seios. Os produtos aprimorados são equipados com alças largas ajustáveis e um fecho prático nas costas. Para costurar um corpete que atenda a todos os requisitos, você precisa decidir o modelo, tirar as medidas corretas e preparar um molde.
Existem vários modelos de sutiãs sem aro:
- Descarregando. Esses sutiãs são muito procurados por mulheres com seios grandes. Durante o dia, um busto pesado sobrecarrega a coluna e os ombros, causando dores nas costas. Uma mulher também pode sentir desconforto na coluna torácica. Usar um sutiã de sustentação ajuda a reduzir a probabilidade de desenvolver osteocondrose e outras complicações. Este modelo de sutiã é caracterizado pela presença de um bojo profundo e fechado ao máximo. Este tipo de sutiã é feito de microfibra, tecido grosso e malha. O sutiã é equipado com alças largas e macias que não cortam a pele.
- Solidário. Para seios grandes e pesados, um sutiã de suporte é ideal. Este tipo de corpete tem um corte especial. O produto é equipado com um encaixe lateral que se transforma em alça, proporcionando suporte adicional ao peito. Os copos são macios, densos e podem ter cortes complexos ou sem costura. Para maior sustentação do busto, há um bojo alto entre os bojos.
- Macio Sutiã sem aro para uso diário. Este sutiã pode ser usado mesmo após cirurgia de mama. Um sutiã de algodão macio não é menos popular entre as mulheres que amamentam. O produto pode ser feito em forma de tampo largo.
- Esportes. Este sutiã oferece excelente suporte para seus seios durante o exercício. Quanto maiores os seios, mais profundo deve ser o sutiã esportivo para evitar o estiramento dos ligamentos e da pele. Esses sutiãs são feitos de malha grossa com várias camadas que não estica bem. Roupas íntimas esportivas de qualidade têm alças largas e não elásticas. Um cinto largo deve ser colocado sob o peito, o que suportará toda a carga.
- Renda sutiãs Os sem aro estão disponíveis no formato de bustiê (top curto e justo). O corpete desta categoria é feito exclusivamente de renda. Este estilo de sutiã sem aro é ideal para mulheres com seios pequenos.
- Flexão. O sutiã pode ser fino ou volumoso o suficiente para dar ao busto o volume que falta. Um sutiã com inserções finas de espuma é perfeito para mulheres com diferentes formatos de seios. Graças a este sutiã, o formato das glândulas mamárias ficará mais bonito e simétrico. Um sutiã feito de espuma mais densa permite que você levante e aumente um pouco o busto.
A cor do sutiã deve combinar com a roupa principal. As mais comuns são: branco, preto, bege, vermelho. Roupas íntimas transparentes feitas de tule com elementos de renda estão no auge da popularidade. Este sutiã é perfeito para um encontro romântico ou um passeio noturno com um vestido aberto.
Medidas
Um sutiã sem aro (o molde só pode ser construído após tirar as medidas, que são imediatamente transferidas para o papel) pode ser costurado de forma independente se você seguir todas as recomendações descritas na master class. Recomenda-se tirar todas as medidas necessárias com um sutiã fino e sem espuma. Se seus seios não precisarem de correção, então é melhor tirar as medidas com o corpo nu ou vestindo uma camiseta justa. A fita métrica deve ficar bem ajustada ao corpo.
Para costurar um sutiã você precisará das seguintes medidas:
- Circunferência do peito. As medidas são tiradas nos pontos mais proeminentes do busto. A fita métrica deve passar pelo centro do peito, pelo meio das escápulas e embaixo dos braços. De acordo com os padrões russos, é assim que o tamanho do sutiã é determinado.
- Para medir a parte inferior do busto, coloque a fita métrica de modo que ela passe pela borda inferior do sutiã.
- Distância entre os centros dos bustos.
- Altura do peito. Para tirar as medidas, você precisa medir a distância do ombro até o ponto mais alto do busto.
- Largura do peito. Você precisa medir a distância entre os mamilos.
Os dados obtidos podem ser usados para costurar de forma independente sutiãs confortáveis, práticos e bonitos de vários modelos. Um sutiã sem aro (o molde só será construído corretamente se todas as medidas necessárias forem tiradas inicialmente e o tamanho do bojo for determinado) é um dos modelos mais confortáveis de roupa íntima feminina, pois não aperta o peito, não interfere na respiração livre e pode ser usado diariamente.
O tamanho do bojo pode variar dependendo do inchaço e dos níveis hormonais, por isso é recomendável tirar as medidas apenas em dias favoráveis, quando você se sentir bem. 95% das mulheres têm um seio maior que o outro, por isso na hora de construir um molde é preciso se basear nos parâmetros do seio maior. Para determinar corretamente o tamanho do bojo, você precisa subtrair a circunferência abaixo do busto da circunferência do peito.
Os resultados obtidos são comparados com a tabela:
Diferença entre busto e subbusto (cm) | Tamanho do copo |
12 | UM |
14 | B |
16 | C |
18 | D |
20 | E |
22 | F |
24 | G |
Por exemplo, a circunferência do peito é 102 cm, e a circunferência abaixo do busto é 83 cm. O tamanho do copo é calculado da seguinte forma: 102-83=19 ou D.
Construindo um molde básico para um sutiã sem aro
Para costurar um sutiã sem aro, o molde mais adequado pode ser um dos seus sutiãs antigos. Mas o produto perfeito só será obtido se a costureira começar a criar o molde do zero. Um molde de vestido pode ser usado como base, mas se você não tiver um, pode tentar desenhar o corpete você mesma.

Para evitar erros comuns, você precisa seguir a seguinte sequência de ações:
- O modelo deve estar alinhado com a borda esquerda do papel.
- Trace a parte de trás do corpete.
- Do meio das costas, ao longo da linha do peito, você deve medir um segmento que corresponderá à metade da circunferência do peito. Como resultado, você poderá marcar um ponto que indicará o meio da parte frontal do futuro sutiã.
- O molde da prateleira deve ser colocado no desenho de forma que as linhas do verso e da prateleira coincidam o máximo possível. O ponto onde a linha do busto e o centro da frente se encontram deve coincidir com o centro da frente do sutiã que está sendo feito.
- Trace a frente do corpete. As linhas laterais da frente e das costas são sobrepostas entre si pela quantidade de facilidade de movimento (aquela que regula o grau de ajuste da peça ao corpo), que deve ser levada em consideração no molde básico.
- Ao juntar as peças da frente e de trás, deve-se formar uma área na qual a linha lateral do corpete que está sendo feito precisa ser desenhada.
- A solução de pinça no peito do lado da cava precisa ser expandida 2 vezes, assim como a solução de pinça na cintura no padrão da prateleira.
- O comprimento da pinça da cintura nas costas deve ser aumentado em 2,5 cm. Após essas manipulações, a solução da pinça na cintura deve ficar 2 vezes maior. Se os copos forem maiores que o tamanho B, então as pinças devem ser alargadas ainda mais.
- Todos os pontos marcados precisam ser conectados e as tiras marcadas.
- Você pode usar papel vegetal para transferir os contornos do produto.
- É necessário marcar a linha principal do peito e as linhas laterais deslocadas no molde preparado.
- Na parte de trás do corpete, é necessário fechar a pinça da cintura. Deve haver um ângulo na borda superior das costas que precisa ser aumentado para que a transição entre as alças e as costas seja suave. Este ponto pode ser ignorado se o corpete for feito sem alças.
- O ângulo deve ser suavizado na parte inferior das costas. A área entre a linha lateral e a pinça do busto deve ser lisa.
- A largura das partes superior e inferior do corpete ao longo das linhas laterais deve ser medida. Se após as alterações a largura da peça tiver mudado, é recomendável deslocar a linha do peito no molde das costas, pois somente neste caso será possível atingir os valores originais.
- As pinças do busto precisam ser fechadas.
Se for usado tecido fino para costurar o corpete ou se você precisar fazer a parte de cima do maiô, é recomendável fazer a linha lateral no meio.
Além disso, a linha lateral pode ser movida para frente para fornecer melhor suporte ao peito. Para isso, você precisa medir a distância exata do centro do baú até o meio da prateleira. O valor resultante deve ser medido do centro do peito para a esquerda e deve ser colocado um ponto por onde deve ser traçada uma linha (perpendicular à linha do busto).
A linha deve ser inclinada 10 mm em direção ao meio da prateleira. Graças a essas ações, o sutiã segurará bem os seios.
Como costurar um sutiã?
Se você tiver um molde adequado, costurar o corpete não levará muito tempo. Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar não apenas o tecido, mas também todas as ferramentas de costura necessárias.
Para costurar o corpete, recomenda-se seguir a seguinte sequência de ações:
- Coloque os elementos do padrão existente no pedaço de tecido preparado e prenda-os com alfinetes.
- Use uma tesoura afiada para cortar todos os elementos do tecido e obter moldes prontos para trabalhos futuros.
- Todas as peças devem ser costuradas sequencialmente. Além disso, o produto pode ser decorado com diversos acessórios. Por exemplo, com laços, miçangas, lantejoulas,
Os moldes em branco são cuidadosamente recortados ao longo das linhas marcadas e aplicados ao tecido para, finalmente, obter moldes prontos. A posição dos pontos pode ser marcada com um simples lápis ou giz, pois isso ajudará a evitar erros comuns na costura. As metades dos copos são fixadas por dentro. Costure usando um ponto ziguezague. O lado interno do corpete é deixado sem tratamento por um tempo se o produto final for conter inserções de espuma.
Somente depois de instalados é que a borda pode ser costurada. Se o cinto e a parte de trás do futuro sutiã não forem uma única peça, eles precisam ser costurados para que a costura fique na lateral. As peças são presas com alfinetes de segurança e costuradas. Se as alças forem removíveis, você precisará de uma alça especial na qual poderá inserir um gancho. Esta peça de roupa íntima deve ser posicionada na parte superior do copo.
Qualquer pedaço de material que você tiver em mãos pode ser usado para costurar laços. As tiras podem ser feitas de elástico. Você também pode comprar acessórios prontos em uma loja especializada. Neste caso, os ganchos são inseridos em seu lugar e as metades do produto são costuradas. Na etapa final, resta decidir onde os fixadores serão localizados. Para fixá-los, você deve marcar a localização dos ganchos em ambas as metades das costas.
Os ganchos são colocados em um pedaço separado de tecido, que tem vários bolsos pequenos. No tecido restante, marque a base e recorte o detalhe. É melhor fazer várias sobreposições que funcionarão como bolsos. Elas precisam ser costuradas sobrepostas, com os ganchos colocados dentro. Na outra metade das costas, você deve fazer um pequeno encaixe para o gancho. Depois disso, só resta verificar a qualidade das costuras e experimentar o sutiã pronto.
Uma costureira iniciante pode usar uma versão de teste. Para isso, é adequado um molde pronto, que pode ser recortado no tecido que você tem disponível. Todos os detalhes precisam ser alinhavados para que você possa experimentar o produto. Isso permitirá ajustar o modelo final do sutiã e eliminar erros. Antes de costurar a roupa íntima, o tecido deve ser tratado com calor úmido para evitar encolhimento após a lavagem do produto acabado.
Se for usado material de renda, durante o processo de costura do corpete, você precisa prestar atenção ao posicionamento da renda. É mais fácil usar um corpete existente para criar um molde. Para isso, aplica-se no corpete uma folha de papel macio, que seja o mais confortável possível e sustente bem o busto, e traça-se ao longo das costuras.
Para obter o resultado desejado, é preciso seguir a direção das costuras para que o produto final tenha o formato desejado. Depois que todas as partes do corpete estiverem preparadas e desenhadas, você precisa decidir como exatamente elas serão costuradas.
Por exemplo:
- Você pode cortar todas as partes do corpete separadamente, usando uma margem de costura de 5 mm, e depois costurá-las pelo avesso.
- Transfira o molde preparado para o tecido, deixando 5 mm de margem de costura. No centro, os dardos devem convergir, formando um triângulo, cujo ápice ficará localizado no mamilo.
Após essas manipulações, as alças e o elástico abaixo do peito são costurados.
Tecnologia de processamento
Para costurar um sutiã bonito e confortável, você precisa não apenas preparar um molde e costurar consistentemente todos os elementos do produto, mas também dominar a tecnologia de processamento do corpete.
Costureiras experientes recomendam levar em consideração as seguintes nuances:
- Antes de finalmente costurar todos os elementos do futuro sutiã, você deve fazer um leve alinhavo para avaliar a aparência do produto e eliminar possíveis falhas.
- As metades dos copos devem ser costuradas com ponto ziguezague.
- Se o modelo do sutiã incluir inserções de espuma, somente após a instalação as bordas do produto poderão ser costuradas com ponto zigue-zague.
- Somente o ponto ziguezague é usado para processar os cortes.
Você pode decorar as costuras com lindos tecidos ou rendas. É melhor dar preferência a materiais naturais que não provoquem o desenvolvimento de uma reação alérgica.
Dicas para Desenhar e Costurar Sutiãs sem Arame
Um sutiã sem aro (o molde de um sutiã para busto grande é criado levando em consideração que o produto final deve sustentar bem o busto e modelar seu formato) é um item universal que serve como proteção contra o contato com as roupas. O sutiã mais confortável, original e bonito pode ser obtido se você mesmo costurá-lo, seguindo todas as recomendações descritas na master class.
O processo de confecção de roupas íntimas se destaca pela simplicidade, já que em 98% dos casos as dificuldades surgem apenas na fase de elaboração do molde. Para garantir que o produto final atenda a todos os requisitos estabelecidos, você precisa levar em consideração as orientações sobre o design e a costura de um corpete sem aro.
Por exemplo:
- É melhor tirar as medidas sem roupa. Se você tirar as medidas vestindo um suéter ou uma jaqueta, os resultados finais podem ser incorretos.
- Ao trabalhar com um molde, você precisa se lembrar de deixar margens de costura. Se você não tem experiência em costurar corpetes, é recomendável deixar cerca de 1 cm.
- Não é recomendado o uso de náilon, pois esse material retém umidade e não permite a boa passagem de ar, o que pode causar irritação na pele. Para costurar 1 corpete você precisará de 30 cm de tecido, mas com a condição de que a largura do rolo seja de 1,5 m.
- Se for usado material elástico para fazer um sutiã, a primeira coisa que você precisa fazer é determinar o grau de elasticidade para levar em conta todas as nuances no processo de corte.
- As agulhas devem ser compradas com a marcação “tricô” ou “elástico” nº 70-80. Os fios devem ser altamente duráveis e finos para que não causem desconforto ao usar o sutiã.
- Um ponto ziguezague é usado para processar a borda do produto, e outras partes podem ser processadas com overloque ou costuradas de maneira padrão usando uma máquina. O comprimento do ponto deve estar entre 2-2,5 mm.
- Se você não tem a experiência necessária para fazer um corpete, pode usar guipura, que fica com um visual romântico, e não há necessidade de processar as bordas, já que o tecido tem lindos recortes.
- Para costurar a parte de trás do corpete, é melhor usar um material com alto índice de elasticidade. É impossível determinar definitivamente o comprimento das costas nos moldes, pois tudo depende da qualidade do tecido e do tipo de fecho utilizado. O comprimento exato das costas só pode ser descoberto depois de experimentar o produto.
As alças do sutiã podem ser combinadas (vivo/fita + elástico) ou de uma só peça (somente elástico). Além disso, é necessário utilizar reguladores de comprimento, que devem ser compostos por uma braçadeira e um anel.
Dicas para um melhor suporte
Para maior suporte dos seios, é melhor costurar a parte de trás do sutiã com um material elástico que contenha pelo menos 40% de algodão. Quanto maior o tamanho do busto, mais larga deve ser a parte de trás. O fecho deve ser largo para garantir um bom ajuste e uso confortável do sutiã. A largura das tiras deve estar entre 4-6 cm.
Caso contrário, alças estreitas deformam os músculos dos ombros, prejudicam a circulação sanguínea nos braços, o que pode causar desconforto e aumento da fadiga nas mulheres.
Recomenda-se costurar corpetes de tamanhos grandes com tecidos densos, pois corpetes feitos de materiais finos (por exemplo, malhas, guipura) não conseguirão dar o suporte necessário ao busto. Os bojos dos sutiãs devem ser forrados. É necessário selecionar um tecido que combine o máximo possível com o material da parte superior do copo (os indicadores de densidade e elasticidade são levados em consideração).
Depois de determinar corretamente o tamanho do sutiã, preparar todas as ferramentas necessárias e construir um molde, até mesmo uma costureira novata será capaz de costurar um sutiã prático e original. As instruções e dicas descritas nas master classes ajudarão você a evitar erros comuns.
Vários comentários de mulheres confirmam que, com uma abordagem responsável, você pode costurar um sutiã sem aro em 1 a 2 noites. O produto final enfatizará perfeitamente a beleza natural dos seios de uma mulher, enquanto o sutiã não apertará nem causará desconforto ao usá-lo.
Vídeo sobre o molde de um sutiã sem aro
Instruções passo a passo para costurar um sutiã sem aro: