O crochê é considerado um tipo comum de artesanato.. Ao dominar essa habilidade, é possível criar uma variedade de produtos que certamente serão úteis. Usando essa técnica você pode fazer chinelos para sua casa. O elemento principal de qualquer sapato de malha é a sola.
O que você precisa para se preparar para o trabalho
Primeiro, você deve escolher o material para fazer a sola.
Antes de escolher um material de linha e criar sapatos caseiros, você precisa determinar para quais produtos uma sola de malha é adequada:
Visualizar | Peculiaridades |
Botas | São sapatos pequenos, geralmente destinados a crianças pequenas. Um item tricotado à mão pode ser dado a uma criança após o nascimento, o que será um presente maravilhoso. Ao mesmo tempo, esta categoria de calçado permite que você mostre sua imaginação. Existem vários padrões diferentes para tricotar solas para crianças. |
Botas com sola para casa | Eles podem ser isolados para uso no inverno ou leves para climas quentes. Basicamente, esse tipo de calçado é indicado para meninas. |
Chinelos para casa | Adequado para adultos e crianças. Se você tiver experiência e tempo, é permitido criar o mesmo tipo de calçado para todos os membros da família. Neste caso, a sola deve ser densa. |
A sola, diferentemente de outros elementos do calçado, é caracterizada pelo desgaste rápido. Nesse sentido, é necessário selecionar cuidadosamente o material que será utilizado para decorar o produto com agulha de crochê.
Se os chinelos forem destinados a um adulto, o material do fio deve ser muito durável. Por exemplo, é aceitável usar linha de tricô ou corda de cânhamo.
Para evitar que a sola de malha se desgaste rapidamente, é permitido incluir adicionalmente fios sintéticos. Se os sapatos forem destinados a crianças, é melhor usar acrílico macio, pois é agradável ao toque.
Para tricotar você precisa preparar:
- agulha;
- gancho;
- governante;
- material do fio;
- tesoura.
Como a sola se desgasta rapidamente, é recomendável usar fios de couro ou feltro para aumentar a rigidez. Além disso, é necessário colar o material de revestimento com adesivo hot melt. Para fazer isso, você precisa cortar um pedaço retangular que corresponderá ao tamanho do pé.
O número da ferramenta de tricô dependerá da espessura do material do fio. Muitas vezes, a etiqueta do fio indica o tamanho da agulha.
Como os sapatos de malha são destinados ao uso doméstico, você precisa determinar com precisão o tamanho da sola.
Para isso, você precisa medir o comprimento do seu pé:
- Coloque o pé sobre um pedaço de papel e trace o contorno usando um lápis ou caneta.
- Use uma régua para medir o comprimento e a largura do pé para depois marcar o número necessário de laçadas.
- Depois subtraia o segundo número do primeiro. Por exemplo, o comprimento do pé é 12 cm, a largura é 6 cm. Após a subtração, o resultado será 6 cm. Este número mostrará o tamanho da primeira corrente de alças de ar.
Você pode descobrir o tamanho do futuro produto usando outro método. Para fazer isso, você deve primeiro fazer uma corrente de alças de ar. Em seguida, aplique no pé ao longo do seu comprimento, de forma levemente esticada. Por exemplo, se o comprimento do pé for 18 cm, o comprimento da corrente será 11 cm.

Se não for possível desenhar o contorno do pé para medir a largura e o comprimento, é aceitável usar uma tabela de tamanhos por idade para descobrir o comprimento do pé de uma criança para criar sapatos de crochê. Entretanto, essas tabelas fornecem apenas informações médias, e os parâmetros para cada criança podem não corresponder à média.
Se um artesão iniciante não souber como criar uma sola do tamanho necessário, é recomendável criar um padrão de formato oblongo ou em forma de pêra. Para não errar no tamanho da palmilha, recomenda-se fazer uma laçada a mais no início da carreira do que o necessário, levando em consideração o comprimento do pé.
De que pode ser feita a sola?
A sola dos chinelos pode ser feita de uma base termoplástica de fábrica ou costurada à mão em chinelos. Para economizar dinheiro, é permitido usar materiais disponíveis para fazer você mesmo a base.
Por exemplo, você pode usar a sola de um sapato velho, que precisa ser costurada em chinelos de tricô. Para fazer isso, você precisa fazer vários furos ao redor do perímetro com um furador.
Para decorar palmilhas de malha, é permitido usar couro cortado em tiras, fios de lã, barbante doméstico forte ou retalhos de tecido cortados em tiras. A escolha do material dependerá da imaginação da artesã.
Solado de crochê para pantufas
A sola para chinelos simples ou duplos pode ser tricotada em formato de pêra ou oval, onde a área para colocação dos dedos será expandida.
Características do tricô:
- o tricô com a ferramenta deve começar do meio, fazendo uma corrente de laçadas de ar e trabalhando em círculo;
- para tricotar a palmilha, você deve fazer as colunas sem lançar para atingir alta densidade e o tamanho necessário;
- Para obter um semicírculo na área dos dedos e do calcanhar, você precisa criar 2 alças de ar no início e no fim da carreira.
A sola ficará ótima se o tricô for feito em colunas de diferentes alturas, na forma de colunas alongadas, bem como com ou sem lançamento.
Para que iniciantes dominem a técnica de crochê de solas, é recomendável preparar um material de linha composto por 51% de acrílico e 49% de lã, bem como uma ferramenta de tricô nº 2.5.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Inicialmente, monte 14 pontos correntes.
- Começando na 2ª laçada, faça 6 pontos baixos, um meio ponto alto e 5 pontos baixos. Um loop deve estar livre.
- Na alça externa, tricote 7 colunas com uma laçada, depois vire o tecido na outra direção e crie um semicírculo.
- Depois disso, o processo de tricô deve prosseguir na direção oposta. Para fazer isso, crie 5 colunas com um lance, meia coluna e 5 colunas sem lance. Na última laçada, tricote 4 colunas sem laçada. Para conectar uma linha, crie uma coluna de conexão.
- Para completar a 2ª carreira, pule 1 ponto para frente com um ponto baixíssimo. Neste caso, devem sobrar 5 colunas em uma laçada na parte de trás, sem laçada. A segunda carreira deve consistir em 3 pontos correntes e 10 pontos baixos.
- Faça 2 colunas com uma laçada em 1 laçada da carreira anterior. Repita este passo 7 vezes. Como resultado, devem haver 14 colunas com um lance no semicírculo.
- Depois faça 11 colunas com uma única arremetida. Tricotar 2 colunas com uma laçada em uma laçada da carreira anterior. Repita esse passo 5 vezes e feche a linha com uma coluna de conexão.
- Para criar a 3ª carreira, tricote 3 pontos corrente e 10 pontos com 1 laçada.
- Faça uma laçada e 2 laçadas juntas na laçada da carreira anterior. Repita o passo 7 vezes. Em seguida, tricote 11 colunas com uma laçada.
- Na laçada da carreira anterior, tricote uma coluna de laçada e 2 colunas de laçada juntas. Repita esse passo 5 vezes e finalize a carreira com uma coluna de conexão.
- Na 4ª carreira, tricote 3 pontos corrente e 10 pontos de laçada. Repita o tricô 7 vezes a partir de 2 colunas com laçada cada uma em uma laçada separada e 2 colunas com laçada juntas em uma laçada da carreira anterior. Depois faça 11 colunas com uma manta.
- Em cada laçada separada, tricote 2 colunas com uma laçada e 2 colunas com uma laçada juntas em 1 laçada da carreira anterior. Repita este passo 5 vezes. Para completar a linha, faça uma coluna de conexão.
Se você seguir rigorosamente o padrão de tricô, o tamanho da sola deverá ser de 11 a 12 cm.
A última 4ª carreira não é necessária, o tricô pode ser completado com a 3ª carreira. A linha 4 é auxiliar se, após completar a linha 3, a palmilha não corresponder ao tamanho necessário. Depois, você pode começar a tricotar chinelos sem cortar o material da linha.
Ao criar apenas 3 carreiras, o produto deve ser desenhado da maneira padrão: colunas sem laçadas ou com laçadas, sem diminuições ou aumentos. Ao criar 4 carreiras da parede do produto, recomenda-se tricotar com colunas em relevo com manta.
Para fazer o tamanho da sola maior que 11-12 cm, você precisa criar aumentos nas alças de ar no início do tricô. Neste caso, não é possível adicionar linhas. Caso contrário, a técnica de tricô não mudará.

Para fazer a sola dupla, você deve tricotar 4 partes idênticas e depois dobrá-las com o avesso para dentro, em pares.
Descrição passo a passo do padrão de tricô:
- Faça 19 pontos corrente e 1 ponto corrente de elevação.
- Tricotar 7 pontos baixos e 7 pontos altos duplos. Na última laçada, tricote 7 pontos baixos.
- Vire o tecido e, do outro lado, tricote inicialmente 7 colunas com uma laçada e 7 colunas sem laçada. Em seguida, faça 4 colunas sem laçadas em 1 laçada. Para completar a carreira, tricote um ponto baixíssimo.
- Faça 3 pontos corrente, 15 pontos altos duplos e 5 pontos altos duplos.
- Em seguida, tricote 16 colunas de laçada e 4 colunas de laçada formando uma laçada.
- Vire o tecido e do outro lado faça 4 colunas com uma laçada em 1 laçada, 3 colunas com uma laçada em 1 laçada e uma coluna de conexão.
- Tricotar 3 laçadas de ar com 15 colunas com laçadas e 2 colunas com laçadas formando 1 laçada.
- Faça uma coluna com uma manta, 2 colunas com uma manta e outra coluna com uma manta.
- Tricotar 3 colunas de laçada, 1 coluna de laçada e 2 colunas de laçada.
- Depois faça 15 colunas com arremesso, 2 colunas com arremesso e uma coluna com arremesso.
- Em 1 laçada, tricote 3 colunas com uma laçada, depois faça 2 colunas com uma laçada e uma coluna baixíssima para completar a carreira.
O tipo duplo de sola não dobrará, mas manterá seu formato perfeitamente se a fileira externa for tricotada com colunas de laçadas ao redor de todo o perímetro. De acordo com este diagrama, o tamanho da palmilha será de 12 cm.
Esses padrões são adequados para tricotar solas não apenas de chinelos, mas também de botinhas e sapatos.
Opções de materiais de sucata
A sola dos chinelos, feita em crochê, desgasta-se muito rápido e pode escorregar. Para obter palmilhas confortáveis e antiderrapantes, é permitido o uso de feltro.
Criação passo a passo de uma sola a partir de materiais descartados:
- Prepare os pufes, que devem ser um tamanho maior que os chinelos. É aceitável comprar pegadas de feltro prontas ou recortá-las você mesmo de um material forte, mas macio.
- Costure os trilhos em um círculo com uma costura. A tonalidade do material da linha deve combinar com a cor da peça de trabalho, e a agulha deve ter um orifício grosso.
- Insira uma ferramenta de tricô com material de linha nas alças criadas com o ponto overloque e tricote em círculo em uma carreira com colunas simples, sem laçadas.
- Depois, experimente os sapatos e aplique a sola. Com cuidado e na distância ideal, prenda com alfinetes para usar os chinelos confortavelmente no futuro.
- Usando uma ferramenta de tricô ou uma agulha com um olho grosso e material de linha inserido, fixe a sola ao sapato, enganchando o gancho não nas palmilhas, mas nos postes, sem jogar.
A sola, feita de feltro, escorrega. Para evitar esse problema, aplique uma pequena quantidade de cola na sola e deixe secar. Como resultado, você pode criar sapatos duráveis, confortáveis e elegantes.
As solas dos chinelos podem ser feitas de guardanapos resistentes ao calor, que precisam ser dobrados em várias camadas, ou palmilhas ortopédicas.
Para costurar uma nova base nos sapatos, você precisa preparar:
- acetona;
- cola (ao escolher, é preciso levar em consideração o material de origem);
- material de linha forte e uma agulha de alfaiate;
- lixa;
- uma sola cortada de acordo com um molde do material selecionado em mãos (por exemplo, borracha, feltro, couro).
Primeiro, você precisa remover a sola velha dos sapatos. Para amolecer a cola seca, é recomendável tratar a área onde as partes inferior e superior se encontram com acetona.
Processo passo a passo de criação da sola:
- Limpe as áreas de união com uma folha de lixa, processando cuidadosamente as bordas do material do chinelo.
- Desengordure as áreas limpas com acetona e deixe descansar por um tempo para que o produto seque completamente.
- Passe cola nas duas partes e deixe agir por 2 minutos. para secagem.
- Em seguida, aplique outra camada de cola nas duas áreas a serem coladas e una-as firmemente.
- Para garantir uma fixação segura, costure a sola em uma fileira ao longo de todo o perímetro, recuando 0,5 cm da borda. Este procedimento só é indicado para materiais que tenham estrutura flexível e que não deformem após perfuração, como borracha, couro ou feltro.
- Se a sola for feita de outro material disponível, prenda a peça de trabalho com um torno e coloque-a entre duas placas de fibra de tamanho adequado.
- Mantenha a sola entre as placas até que a camada de cola esteja completamente seca.
- Depois de algum tempo, limpe cuidadosamente os restos de cola com uma lixa fina.
Dicas para fazer uma sola de crochê
Recomendações para criar uma sola com agulha de crochê:
- para obter uma base mais forte, recomenda-se tricotar a sola em 2 dobras (se o material do fio for muito fino, é permitido fazer a base em 3 dobras);
- para obter um tricô firme, você precisa usar uma ferramenta de tricô que corresponda ao tamanho do material do fio;
- Para evitar que os sapatos de malha escorreguem, é recomendável incluir material sintético no fio principal;
- se você usar um material termoadesivo para o forro, poderá dar rigidez adicional à sola;
- qualquer material de linha selecionado deve ser de alta qualidade e durável para que o produto tricotado não quebre ou se desgaste prematuramente;
- Ao criar chinelos infantis, é aconselhável criar uma sola que facilite a distinção entre o produto esquerdo e o direito.
O tricô de botinhas e pantufas deve começar pelas palmilhas. Primeiro, você precisa determinar o tamanho do sapato, o que determinará o número de laçadas para fazer 1 carreira. Para costureiras iniciantes, é melhor fazer a sola usando uma agulha de crochê.
Para criar uma sola confortável e durável, o principal é determinar corretamente o tamanho da ferramenta de tricô e o tipo de material do fio. Como resultado, os sapatos ficarão bonitos, confortáveis e duráveis.
Vídeo sobre como fazer solas de sapato
Como tricotar uma sola dupla: