Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões

Eles chamam isso de Gzhel pintura tradicional russa, que nos tempos antigos era um dos tipos mais populares de artesanato popular.

Hoje, esse tipo de arte é estudado como um curso separado não apenas em escolas de arte especializadas, mas também durante aulas de desenvolvimento geral com crianças do ensino fundamental e médio. Para aprender a criar uma pintura Gzhel, é importante não apenas entender as principais etapas do processo de trabalho, mas também conhecer a história de sua origem.

História do surgimento dos padrões e ornamentos Gzhel

Gzhel (pinturas para crianças podem ser criadas com tintas comuns em qualquer superfície) é o nome de uma das regiões da região de Moscou. Inicialmente, esta área abrigava diversas vilas e assentamentos, cujos habitantes eram mestres da cerâmica. É por isso que as primeiras pinturas Gzhel foram aplicadas em argila extraída na área especificada. As primeiras menções a esse tipo de arte remontam ao século XIV (aproximadamente 1328).

Sua característica distintiva é o uso limitado de cores (1 tom sobre fundo branco-neve). O desenvolvimento do artesanato popular foi muito influenciado pela demanda do consumidor, já que o povo Gzhel usava o dinheiro que ganhava com a venda de pratos pintados para alimentar suas famílias. A pintura Gzhel atingiu o auge de seu desenvolvimento e popularidade no século XVIII, quando começou a ser usada para decorar não apenas pratos e itens decorativos para ambientes residenciais, mas também brinquedos, estatuetas e lembranças memoráveis. Durante este período, a pintura começou a ser aplicada principalmente em porcelana e faiança.

No início do século XX, houve restrições no desenvolvimento do artesanato Gzhel. Isso se deve à supressão da produção fabril devido à nacionalização de empresas pelo governo soviético. A restauração ativa desse tipo de arte começou a ganhar popularidade novamente somente no final do século XX.

Gama de cores da pintura Gzhel

A pintura Gzhel era originalmente feita exclusivamente com tinta azul (o uso de tons é permitido). É exatamente essa característica dessa forma de arte que torna difícil sua execução por iniciantes, mesmo hoje em dia. Nem todo artista consegue criar um desenho bonito usando um número limitado de cores.

Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões

As principais cores usadas pelos mestres na pintura de Gzhel são:

  • cor branca como a neve (sempre usado como sombra de fundo, pois não sombreia a tinta contrastante com a qual o padrão principal é criado);
  • todos os tons de azul, os mais populares dos quais são o azul profundo e o azul claro;
  • cor cobalto (tom escuro);
  • cor de tinta branca (usado na pintura de espelho, quando o padrão é criado em um fundo azul - o oposto da pintura clássica de Gzhel);
  • ouro (uma inovação moderna de artistas que buscam usar um tom nobre de dourado para dar destaque a uma imagem que eles mesmos criaram);
  • platina (usado raramente, também para focar a atenção do observador em detalhes específicos do ornamento).

Motivos e elementos

Gzhel (a pintura para crianças será mais fácil de dominar se elas já tiverem habilidades básicas em belas artes), com seus motivos claramente expressos e elementos ornamentais característicos, é usada hoje na decoração de instalações residenciais ou comerciais, brinquedos e até mesmo roupas.

Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões

Os traços mais característicos deste tipo de pintura são:

  • todos os elementos do ornamento, independentemente da complexidade geral da imagem, são desenhados à mão (às vezes usando modelos);
  • execução rigorosa de pintura sobre fundo azul ou branco simples;
  • o ornamento é desenhado exclusivamente em azul ou branco (em casos raros, o uso de tons de ouro ou platina é aceitável);
  • a presença de transições de cores claras e nítidas no desenho do ornamento Gzhel;
  • se o uso de vários tons de azul estiver implícito na estrutura de um ornamento, sua sequência deve ser mantida tanto quanto possível, apesar da nitidez das transições;
  • todos os elementos da pintura Gzhel aplicados a um objeto devem representar uma composição completa, mantida em um tema (por exemplo, se uma caneca for pintada com flores Gzhel, cada elemento de sua decoração deve se assemelhar visualmente a brotos de plantas ou seus caules).

Elementos clássicos de Gzhel:

  • plantas (árvores, ervas, flores);
  • animais;
  • pássaros;
  • ornamento (os padrões Gzhel têm linhas);
  • imagens multicomponentes com um gráfico.

O que você precisa para criar padrões no papel?

Ao trabalhar com crianças, na grande maioria dos casos, as ferramentas tradicionais para criar pinturas Gzhel (óxido de cobalto, espátulas, reagentes, etc.) não são usadas por razões de segurança. Jovens artistas aprendem a desenhar padrões nesse estilo no papel.

Para um processo de trabalho confortável, a criança deve receber:

  • folhas grossas de papel ou papelão branco. Páginas finas se deformam quando expostas à água e à tinta, o que piora significativamente a aparência de todo o trabalho;
  • tintas azuis e brancas. Não é recomendado dar à criança mais cores para que ela tenha uma ideia mais clara da pintura Gzhel. Guache, tintas a óleo ou aquarelas ricas são adequadas para este trabalho;
    Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões
  • escovas (recomenda-se fornecer à criança 2 a 3 tipos de escovas que diferem na espessura);
  • paleta (o jovem artista precisará dela ao misturar cores para obter o tom de azul desejado);
  • recipiente com água;
  • um pedaço de tecido feito de materiais naturais (você pode não apenas limpar as mãos com ele, se necessário, mas também corrigir uma imagem aplicada recentemente na superfície de trabalho);
  • estênceis (especialmente relevantes se a pintura for ensinada a uma criança pequena que não tem habilidades em belas artes).

Técnica de pintura

Gzhel (a pintura para crianças deve ser criada de acordo com o algoritmo geralmente aceito) implica, pelas etapas de sua criação, a aplicação sequencial de pinceladas de tinta na superfície de trabalho, de modo que a intensidade da cor mude gradualmente de mais clara para mais escura (ou vice-versa). Os movimentos do pincel devem ser feitos da parte central da folha de papel utilizada para as suas bordas.

Ao explicar a técnica de criação de padrões Gzhel para jovens artistas, é recomendável chamar sua atenção para:

  • saturação e largura das linhas desenhadas com um pincel;
  • a disposição das cerdas da escova na superfície de trabalho;
  • quantidade de cor no pincel.

Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões

A técnica de pintura Gzhel tradicionalmente se parece com isso:

  1. Misture gotas grossas de azul e branco em uma paleta e, como se estivesse puxando a tinta com um pincel, sombreie os meios-tons do padrão.
  2. Crie um contorno usando pinceladas clássicas, que envolvem desenhar linhas movendo o pincel com tinta em uma direção perpendicular à posição da parte das cerdas da ferramenta de trabalho.
  3. Detalhe a imagem com pinceladas “onduladas”, que envolvem alternância de pressão forte e fraca no pincel, seguida de girá-lo 180 graus na borda do plano de trabalho.
  4. Se necessário, preencha as lacunas com pontos claros, que devem ser desenhados tocando levemente a superfície da folha de papel com o pincel.

Aula magistral sobre como desenhar padrões Gzhel simples para crianças

Para que uma criança seja capaz de inventar padrões Gzhel de forma independente, ela deve dominar os métodos de criação dos tipos mais simples de ornamentos.

Chita

Para criar esse padrão, a criança precisará de um pincel com cerdas longas e finas.

Recomenda-se desenhar chita assim:

  1. Depois de colocar uma pequena quantidade de tinta na paleta, use um pincel levemente umedecido com água para pegar um pouco de pigmento na ponta.
    Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões
  2. Usando toques leves e precisos no plano de trabalho, desenhe vários pontos no plano de trabalho, colocando-os em uma linha horizontal ou vertical, a uma distância de 2-3 cm um do outro.
  3. Lave qualquer resíduo de tinta e use o mesmo método para aplicar um tom contrastante de pigmento na ponta do pincel.
  4. Tocando levemente a superfície da folha, desenhe semicírculos perto dos pontos marcados, conectando-os nos pontos extremos.
  5. Limpe o pincel de qualquer resíduo de tinta e, em seguida, preencha-o novamente com pigmento do mesmo tom dos semicírculos desenhados anteriormente.
  6. A uma distância de 0,5 – 1 cm da junção dos semicírculos, coloque o número necessário de pontos, criados tocando levemente o papel com um pincel. A densidade desses pontos deve ser aproximadamente metade daquela dos principais desenhados no ponto 2.
  7. Preencha a superfície de trabalho com o padrão selecionado ou, se desejar, combine 2 a 3 tipos de enfeites, certificando-se de que eles não se cruzem e que todos sejam consistentes com o mesmo tema.

difamação chinesa

A pincelada chinesa é considerada uma técnica mais complexa de ornamento Gzhel.

Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões

Recomenda-se criar padrões com sua ajuda da seguinte forma:

  1. Coloque uma pequena quantidade de tinta em 2 tons na paleta e aplique cada cor em um pincel com cerdas finas e longas.
  2. Em seguida, tendo determinado o ponto mais conveniente para continuar o desenho do padrão, coloque o pincel na superfície de trabalho e não o levante até que a tinta tenha desaparecido completamente. Isso criará uma perda suave de saturação de sombra, que parecerá o mais natural possível quando seca.
  3. Quando não houver mais tinta no pincel, você precisará repetir os passos 1 e 2, finalizando assim o enfeite Gzhel até o fim.

Mancha com sombra

A pincelada com sombra é considerada um tipo de pincelada chinesa. Envolve uma ampla gama de tons de cores básicas aplicadas à superfície de trabalho usando movimentos circulares de um pincel grosso.

Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões
Pintura Gzhel para crianças, técnica de pincelada e sombra.

O algoritmo para criar um enfeite dessa maneira se parece com isso:

  1. Pegue um pincel tamanho nº 8 (o pincel nº 10 também é adequado para essa técnica), cuja ponta deve ser retangular.
  2. Carregue a ponta do pincel com tinta de modo que a camada de cor na borda das cerdas fique mais densa do que no meio.
  3. Coloque a parte das cerdas do pincel na superfície de trabalho e, sem levantar a ferramenta de trabalho da superfície da folha de papel, descreva o elemento necessário da pintura.

Para facilitar o desenho com traços e sombras, o pincel deve ser segurado com 3 dedos: polegar, indicador e médio. Caso contrário, a pressão sobre a ferramenta de trabalho será distribuída incorretamente, o que afetará negativamente a aparência da imagem final.

Como desenhar esboços na técnica Gzhel?

Gzhel (pinturas para crianças podem ser criadas não apenas em papel, mas também em superfícies de plástico ou madeira polidas) permite ao artista decorar vários itens domésticos não apenas com ornamentos padrão, mas também com composições multicomponentes com um enredo rastreável.

Flores

Existem várias maneiras de pintar flores usando a pintura Gzhel (geralmente usada na decoração de pratos):

Variante da imagem final Algoritmo para sua criação
Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões 1. Usando a técnica de traço de sombra, desenhe um pequeno coração na parte superior do plano de trabalho de modo que suas bordas superiores sejam mais largas que as inferiores.

2. A partir do canto do coração, desenhe 2 semicírculos para a direita e para a esquerda em uma imagem espelhada, repetindo exatamente a força da curvatura de cada um. Os pontos extremos dos semicírculos devem ser conectados na parte inferior e superior.

3. Na área onde o coração se conecta aos semicírculos, desenhe um pequeno círculo dentro da figura.

4. Preencha o espaço entre os semicírculos com linhas ligeiramente curvas, conectando-os.

5. À direita e à esquerda do contorno da figura principal, na área onde o coração e os semicírculos se conectam, desenhe outro semicírculo.

6. Deixe o broto mais volumoso desenhando pétalas adicionais ao redor do contorno da figura inferior, do lado de fora.

Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões 1. No centro da folha de papel que você está usando, desenhe 2 semicírculos (um com uma curva para baixo, o outro com uma curva para cima) de modo que seus pontos extremos fiquem próximos um do outro.

2. Usando linhas adicionais desenhadas abaixo do semicírculo inferior, adicione volume ao contorno do botão da flor.

3. Desenhe 2 linhas suavemente curvas sob o broto, cujos pontos extremos devem ser desenhados acima do meio das bordas laterais do broto.

4. A partir do ponto de saída das linhas mostradas no ponto 3, desenhe mais 2 semicírculos, direcionando-os para baixo.

5. Usando 2 linhas retas, preencha a distância entre as linhas criadas no passo 4.

6. No topo do broto, desenhe uma espiral que imite pétalas fechadas.

Plantas

As crianças também acharão interessante criar pinturas com Gzhel representando plantas, mais frequentemente usadas na decoração de utensílios de cozinha ou itens de guarda-roupa.

Variante da imagem final Algoritmo para sua criação
Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões 1. Do centro superior do plano de trabalho, desenhe uma linha suavemente curva, direcionando-a para o canto inferior esquerdo.

2. Ao longo de todo o comprimento da linha do lado esquerdo, desenhe traços suavemente curvos, posicionando-os a uma distância de 1 a 2 cm um do outro.

3. Ao longo de todo o comprimento da linha do lado direito, desenhe 2 traços suavemente curvos (na parte inferior) e preencha o espaço restante com pontos, cuja intensidade deve ser organizada em ordem decrescente (grande e denso na borda inferior da folha, pequeno, quase imperceptível na parte superior).

Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões 1. No centro do plano de trabalho, desenhe 2 linhas curvas em espiral, traçadas a partir de um ponto localizado na borda inferior da folha de papel.

2. Nas laterais das espirais, desenhe mais 2 a 3 curvas que repitam as curvas das linhas principais.

3. Na linha na parte inferior do plano de trabalho, à esquerda, desenhe traços ricos e largos.

4. Preencha o espaço nos locais onde as espirais divergem em direções opostas desenhando 3 linhas de tamanhos diferentes nessas áreas, saindo de um ponto.

5. A partir do ponto inicial das características principais, desenhe uma curva, no final da qual desenhe a folha usando uma linha ondulada.

6. Desenhe 4 pontos na lateral de uma das espirais localizadas no lado direito da folha de papel, a uma distância não superior a 1 cm uma da outra (desde que a imagem seja criada em uma folha de formato A4 ou menor).

Animais

Imagens de animais criadas no estilo de pintura Gzhel são usadas com mais frequência para decorar itens de interior ou roupas.

Variante da imagem final Algoritmo para sua criação
Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões 1. Desenhe um círculo uniforme no centro do plano de trabalho.

2. Dentro do círculo, usando os algoritmos fornecidos acima, descreva os contornos das plantas e flores, deixando a parte do meio da figura branca.

3. A partir da borda inferior do círculo, desenhe uma linha curva para cima, direcionando-a para o canto superior esquerdo.

4. Continue a linha com um semicírculo curvado para cima, apontando-o em direção ao canto superior direito.

5. Afine a conexão e continue o contorno, desenhando, sem levantar o pincel da folha de papel, o focinho da raposa e suas orelhas usando um semicírculo e 2 triângulos.

6. Desenhe uma linha suavemente curva até a base do círculo.

7. Adicione detalhes à imagem desenhando com mais clareza as patas do animal, bem como seus olhos, nariz e boca.

8. Desenhe uma oval (a cauda da raposa) ao longo da borda inferior da figura principal, de modo que a parte esquerda da cauda tenha aproximadamente o dobro da largura da esquerda.

Pássaros

A pintura Gzhel com imagens de pássaros é mais frequentemente usada para decorar pratos, utensílios de cozinha (por exemplo, tábuas de corte) ou itens de guarda-roupa.

Variante da imagem final Algoritmo para sua criação
Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões 1. No centro do plano de trabalho, desenhe uma linha larga ligeiramente curva, posicionando-a verticalmente (corpo do pássaro).

2. À direita e à esquerda da figura principal, mais perto de sua borda superior, desenhe curvas, uma das quais deve ser direcionada para cima e a outra para baixo (asas de pássaro).

3. A partir do meio das curvas laterais, desenhe semicírculos, cujos pontos extremos devem estar localizados na linha principal.

4. Aumente a largura da parte superior da vertical principal desenhando um pequeno semicírculo (a cabeça do pássaro) próximo a ela.

5. Ao longo de todo o comprimento das curvas laterais, ao redor dos semicírculos, desenhe diagonais, cuja borda externa deve ser mais grossa do que a borda localizada próxima ao corpo do pássaro Gzhel (a plumagem do pássaro).

6. Desenhe ovais na parte inferior do corpo, pontiagudos nas bordas (as pernas do pássaro).

7. A partir da área entre a asa direita e a perna do pássaro, desenhe linhas suavemente curvas direcionadas aleatoriamente, colocando-as próximas uma da outra (a cauda do pássaro).

8. Detalhe a imagem do pássaro desenhando os olhos, o bico e a crista na cabeça.

9. Utilizando diversas técnicas, preencha o interior do objeto desenhado, indicando assim a plumagem e a cor da ave.

Imagens do enredo

É recomendável começar a criar quadros de enredo no estilo do ornamento Gzhel somente após o jovem artista ter aperfeiçoado as habilidades básicas de belas artes.

Variante da imagem final Algoritmo para sua criação
Pintura Gzhel para crianças. Imagens, modelos, desenhos passo a passo, história, padrões 1. Afaste-se 1–2 cm da borda inferior do plano de trabalho.

2. Na distância especificada, desenhe várias linhas curvas caóticas conectadas entre si e formando um semicírculo com uma curva para baixo (ondas).

3. Ao longo de todo o comprimento das ondas representadas, desenhe muitos pequenos pontos em ambos os lados, dando volume à imagem.

4. Acima das curvas, recuando 3-4 cm, desenhe um semicírculo curvado para baixo (a parte inferior do navio).

5. Conecte os pontos superiores do semicírculo com uma linha ondulada (o topo do navio).

6. Desenhe 3 círculos pequenos perto da borda superior do navio.

7. Acima dos círculos, use linhas suavemente curvas em direções opostas para representar as velas.

8. À direita e à esquerda do navio desenhado, desenhe um peixe usando figuras geométricas simples e linhas retas.

9. Preencha o espaço acima do navio com semicírculos bem próximos, agrupados em dois (pássaros).

Como fazer um estêncil para pintura Gzhel?

Você pode criar estênceis para pintar qualquer superfície no estilo Gzhel de diferentes maneiras, dependendo do objeto principal.

Por exemplo, um pássaro deve ser feito assim:

  1. Transfira uma pequena quantidade de tinta para a paleta e misture a cor usando uma espátula especial.
  2. Mergulhe um pincel chato (recomenda-se usar um em formato de oito) no pigmento para que a camada de tinta de um lado das cerdas fique mais densa do que do outro.
  3. Depois de distribuir a tinta sobre a ponta de um dos dedos da mão dominante, faça um traço em forma de semicírculo na superfície de trabalho.
  4. Usando traços curtos, desenhe as asas e o contorno do corpo.
  5. Finalize o desenho da cauda com linhas onduladas.
  6. Recontorne as asas, escurecendo seu contorno.
  7. Refine a imagem.
  8. Após atualizar as linhas já secas, aplique o estêncil no objeto desejado, depois retire o papel e finalize o enfeite na superfície branca.

Gzhel só será interessante para crianças se elas estiverem familiarizadas com a história da criação desta pintura. Percebendo a versatilidade desse tipo de criatividade, os jovens artistas dominarão rapidamente os algoritmos básicos para criar ornamentos simples, o que lhes permitirá começar a desenvolver padrões de forma independente, bem como criar imagens de enredo complexas.

Vídeo sobre pintura de Gzhel para crianças

Pintura Gzhel para crianças - desenho de uma rosa:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho