Como desenhar uma floresta com guache, tintas, lápis à distância

O espaço da floresta está cheio de galhos, troncos e copas de árvores, então É muito difícil desenhar uma paisagem assim. Com conhecimentos básicos e técnicas de desenho, você pode tentar criar uma imagem com um lápis, mas há outras nuances ao trabalhar com tintas.

Não é proibido usar elementos improvisados ​​na obra para criar uma coroa ou pequenas folhas, mas os artistas não recorrem a tais truques, completando a pintura exclusivamente com lápis, pincel ou espátula.

O que você precisa para desenhar

Você pode desenhar uma floresta (paisagem florestal) usando a técnica do lápis usando:

  • lápis;
  • lápis de grafite (lisos e coloridos);
  • lápis de carvão;
  • lápis pastéis (mate);
  • Papel A4.

Como desenhar uma floresta com guache, tintas, lápis à distância

O papel pode ser de qualidade comercial, que tem densidade padrão, ou fosco, que tem maior resistência. Porém, vale lembrar que tais folhas não gostam de borrachas; você precisará de uma lâmina para apagar o lápis. A densidade do papel é 200 g/m22.

Para a master class sobre como pintar uma floresta com guache e tintas, você precisará de:

  • papel torchon para guache;
  • Papel francês liso para tintas com densidade de até 300 g/m2;
  • papel de granulação fina com acidez de pH neutro é adequado para tintas líquidas;
  • tintas acrílicas com textura translúcida;
  • tintas guache (tintas para pôsteres ou arte, tintas acrílicas não são adequadas);
  • pincéis de zibelina ou de esquilo para guache;
  • Para outras tintas, qualquer pincel chato, redondo, de retoque ou de flauta é adequado.

Como desenhar uma floresta com guache, tintas, lápis à distância

Dentre uma ampla variedade de tintas, você pode escolher entre óleo e têmpera. Eles são perfeitos para desenhar florestas. Este último pode ser à base de acrílico. Eles nem sempre são adequados para cobrir áreas escuras. Tintas à base de óleo de caseína e PVA secam bem, e tintas à base de óleo de cera secam tão lentamente quanto tintas a óleo.

Master classes

Desenhar uma floresta e a natureza talvez seja um dos principais desejos das crianças que já frequentaram uma aula de arte na escola ou em uma galeria de arte. Cada um tem habilidades diferentes, mas a floresta na paisagem precisa ser desenhada usando lápis ou tinta.

Não é recomendado dar às crianças aquarelas ou lápis de papelaria simples para desenhar. Desde a mais tenra infância, vale a pena ensinar à criança o uso correto das ferramentas e a capacidade de utilizá-las, distinguindo os tipos de papel, a composição das tintas e as características do trabalho com pincéis.

Para criar uma paisagem florestal é importante lembrar regras básicas que se aplicam à técnica do lápis e ao trabalho com qualquer tinta:

  • Troncos e galhos não têm proporções ideais nem na natureza nem no desenho.
  • Os desníveis e curvas das árvores na massa estão sujeitos a perspectivas lineares e aéreas.
  • Troncos grandes sempre estarão em primeiro plano.
  • Árvores altas no primeiro plano podem se estender além das bordas da folha.
  • Mesmo as árvores mais altas parecerão menores à distância do que aquelas que estão próximas.
  • Problemas e ramificações individuais precisam ser generalizados. A copa da árvore deve ser destacada apenas no conjunto.
  • A natureza é dinâmica, não existem árvores ou tamanhos idênticos.
  • A árvore é baseada em um cilindro. Entender formas geométricas no nível do ensino fundamental é uma grande vantagem ao trabalhar com paisagens.

Não vale a pena trabalhar com luz e sombra nessas master classes, pois as formas das folhas e copas das árvores em massa são muito difíceis para uma criança projetar. Portanto, será melhor se o jovem artista aprender a pintar com tons de tinta e lápis de diferentes tipos antes que ele seja capaz de sentir a estratificação da imagem geral em camadas geométricas antes de aplicar a primeira pincelada.

Na técnica do lápis

Para trabalhar com a técnica do lápis você precisará dos lápis 2H, HB e 2B. Você pode usar 4B ou 6B para deixar as árvores mais detalhadas. É melhor escolher uma borracha de vinil, que não risca o papel. Por sua vez, deve ser do tipo prensado a frio, com densidade de 90 lb. Papel para aquarela também funciona.

Como desenhar uma floresta com guache, tintas, lápis à distância

Para planejar e criar uma composição, você precisa seguir estes passos:

  1. Você precisa determinar o centro do desenho. Pode ser o meio da folha em perspectiva linear ou um pouco acima do meio (2/3 da folha).
  2. O primeiro plano (até a linha do horizonte) será composto por 7 a 8 árvores.
  3. O fundo é composto por árvores que formam uma floresta.
  4. Perspectivas geométricas são interessantes porque pequenos detalhes à distância não são desenhados, mas formam um único ponto.
  5. Use um lápis para contornar os ovais que servirão de base para cada árvore.
  6. Além da linha do horizonte, você precisa desenhar linhas horizontais que vão em direção à distância.
  7. Ao longo das linhas diagonais haverá uma floresta que fechará as linhas de fuga no ponto central da folha.
  8. As árvores distantes na floresta sempre parecerão mais claras. Portanto, você pode usar um lápis para escurecer levemente as áreas próximas ao contorno.
  9. Não há necessidade de desenhar, mas você pode adicionar traços para sombreamento. Para fazer isso, você precisa sombrear as áreas laterais da floresta com um lápis e destacar o centro com contornos claros.
  10. As árvores próximas devem formar uma floresta densa. Para fazer isso, você precisa criar profundidade e riqueza.
  11. A partir dos ovais desenhados anteriormente, você deve desenhar linhas para cima à mão. Essas serão as áreas da floresta mais próximas do observador.
  12. A floresta próxima precisa ser escurecida, você pode sombrear as árvores e marcar os limites de cada árvore com um lápis carvão.
  13. A floresta na parte central do desenho já é visível em tamanho real, as copas sem contornos dão a sensação de cobertura total do espaço.
  14. Você pode usar um lápis grafite para contornar as linhas das árvores que estão visíveis (uma aparecendo através da outra) e usar um lápis carvão para destacar as bases. Quanto mais distante a floresta, menor a intensidade da pressão sobre o lápis.
  15. As sombras e os realces são mais brilhantes na área da floresta que está mais próxima. O contraste é perceptível aqui.
  16. De um lado a floresta está escurecida, então essas áreas precisam ser pintadas com pinceladas.
  17. A partir da maior árvore focal, você precisa desenhar as bordas das árvores mais próximas de um lado, onde o sol não atinge.
  18. A copa da floresta é formada por todas as árvores, então intuitivamente algumas serão mais escuras. O que estiver mais próximo será o mais retocado com um simples lápis.
  19. Como sabemos, a floresta também possui texturas que enchem o desenho de vida. Para fazer isso, você pode adicionar esboços leves dos contornos das folhas. Em conjunto, elas parecem linhas onduladas de leveza variável.
  20. Segurando o lápis em um ângulo (mais próximo da superfície horizontal), você precisa tentar desenhar linhas com a parte plana do grafite. Isso criará uma camada espessa e desleixada que parecerá uma camada de solo.
  21. Sem pressionar a ponta fina do lápis, você pode fazer vários movimentos circulares na área da folhagem. Em volume, a floresta parecerá emaranhada e densa.

Como desenhar uma floresta com guache, tintas, lápis à distância

Desenhar uma floresta não é nada difícil, e uma criança pode trabalhar em seções individuais com os dedos. Por exemplo, para sombrear o fundo do desenho e desfocar a clareza da linha do lápis. Isso permitirá que você escureça ou clareie áreas distantes, fazendo uma transição suave de uma área para outra. Se a paisagem estiver iluminada pelo sol, você pode adicionar sombras usando um lápis grafite grosso.

Ao combinar traços e cachos, você pode adicionar grama, folhagens e outras vegetações ao seu desenho. Quando terminar, você pode desenhar os galhos crescendo para baixo. Um lápis carvão produzirá linhas finas e nítidas.

Paisagem florestal em guache

Para trabalhar com tintas, cartazes ou guache artístico, um pincel comum e uma folha grossa de papel são adequados. Como o guache não tem alta fluidez e requer menos água que as aquarelas, 100 ml de líquido em um copo são suficientes.

Como desenhar uma floresta com guache, tintas, lápis à distância

Você também precisará de um pano para secar o pincel:

  1. Na folha você precisa criar um fundo no qual a floresta ficará localizada.
  2. Você precisa pegar guache vermelho e sombrear na parte superior da folha, sem atingir a linha do horizonte.
  3. Você pode aplicar azul sobre o rosa resultante, misturando-os para criar um efeito de pôr do sol.
  4. O bom do guache é que as cores claras cobrem as escuras e brilhantes. Para criar um tom de fundo mais claro, você pode molhar o pincel na água e pegar um pouco de branco. Deve ser sombreado, misturando cores vermelha e azul.
  5. A névoa de luz resultante imita o fundo do pôr do sol.
  6. Na linha do horizonte, a cor vermelha se torna mais intensa. Portanto, você precisa delinear um semicírculo para refletir os contornos dos raios solares. Eles ficam mais saturados.
  7. Usando guache vermelho, aplique pinceladas no centro da folha, criando um gradiente suave do rosa claro ao vermelho escuro.
  8. Periodicamente, você precisa pegar um pouco de cor branca com um pincel para diluir os tons vermelhos densos.
  9. Em seguida, aplique o amarelo abaixo do vermelho e um pouco acima dele, descendo até a linha do horizonte.
  10. A cor laranja resultante deve ser desenhada em um gradiente até o amarelo, deixando gradualmente apenas um tom mais próximo da borda inferior do papel.
  11. Depois que o fundo estiver desenhado, você pode começar a desenhar a floresta.
  12. Para fazer isso, você precisa desenhar um “sorriso” com guache preto. Das bordas direita e esquerda da folha, desenhe colinas que descem em direção ao centro da folha e se conectam logo acima da borda inferior. Essa depressão negra imitará o horizonte.
  13. No meio da depressão, você precisa desenhar um círculo com guache branco. Ele será translúcido, levemente tingido de amarelo.
  14. Depois de molhar o pincel na água, você precisa misturar e borrar as bordas do círculo, conectando a cor com o amarelo adjacente. Você obterá uma mancha redonda e difusa.
  15. Em seguida, à esquerda, você precisa desenhar uma faixa vertical com guache preto. Este será o começo da floresta. Na linha vertical, você precisa fazer traços horizontais rabiscando, mostrando a largura da árvore da floresta. De cima para baixo, os traços se alargarão ligeiramente.
  16. As mesmas árvores de abeto precisam ser desenhadas ao lado da primeira. Você pode fazer o mesmo no outro lado da folha.
  17. No meio do buraco você precisa desenhar os mesmos pinheiros, mas menores em tamanho. Coloque marcas de verificação pretas acima delas para imitar pássaros.

Você pode pintar uma floresta densa com guache tendo como pano de fundo o nascer do sol. Em seguida, os pinheiros devem ser desenhados contra o fundo de um sol laranja brilhante com manchas vermelhas.

Esta master class produz uma perspectiva linear, retratando uma floresta estendendo-se à distância. A depressão no fundo preto não é de forma alguma uma ravina ou uma elevação no plano. Será mais fácil para uma criança desenhar perspectiva usando formas geométricas.

Com tintas

Da grande variedade de tintas, as tintas acrílicas são as mais indicadas para crianças, pois são as mais fáceis de usar para pintar uma floresta. Também será descrita uma aula magistral sobre como pintar uma floresta com espátula e tintas a óleo.

Etapas do desenho:

  1. As tintas acrílicas secam rapidamente, o que é muito prático ao aplicar várias camadas. Para criar uma composição de floresta, primeiro você precisa criar um fundo.
  2. Para criar uma floresta de inverno à distância, tons frios de azul, roxo e lilás são adequados.
  3. O início da floresta deve ser marcado na linha do horizonte. Para fazer isso, você precisa pegar tinta azul com um pincel e umedecê-la levemente com água.
  4. O resultado é uma faixa azul intensa. A partir daí você precisa fazer pinceladas para cima, sem tinta.
  5. A partir da linha do horizonte você também precisa desenhar linhas de cor cinza. Use um pincel para pegar um pouco de tinta preta e espalhá-la sobre o papel úmido.
  6. Usando pequenos traços roxos, você precisa desenhar círculos e pontos aleatoriamente. Isso dará profundidade à floresta e, como ela está localizada longe, será volumosa e densa.
  7. Você pode usar um tom lilás para fazer a borda do topo da floresta, aplicando-o sobre a folha e esfumando as linhas claras.
  8. Há neve abaixo do horizonte. Mas em alguns lugares não é iluminado pelo sol e às vezes parece azulado. Para criar esse efeito, você pode pegar tinta azul com um pincel úmido, umedecer levemente o pincel e limpá-lo em um guardanapo ou pano.
  9. Com uma cor azul quase desbotada você precisa contornar as áreas e desenhar figuras caóticas. O resultado será neve em montes de neve com uma tonalidade.
  10. Os céus de inverno geralmente apresentam nuvens difusas e turvas, neblina e sinais de mau tempo. Para criar esse efeito, você precisará de tons de amarelo, cinza e azul.
  11. Você precisa desenhar nuvens em azul.
  12. Use um tom de tinta cinza para delinear os contornos das nuvens para que elas pareçam desfocadas.
  13. Usando um tom amarelo, você precisa desenhar listras e manchas sob as nuvens. Este é o sol tentando romper as nuvens.
  14. A cor amarela clara precisa ser misturada com cinza usando um pincel limpo e úmido. Dessa forma, os limites serão apagados, e as nuvens parecerão borradas, como se o vento as estivesse movendo de forma irregular para os lados.
Como desenhar uma floresta com guache, tintas, lápis à distância
A floresta pode ser desenhada não apenas no verão, mas também no outono

Será muito mais fácil pintar uma floresta com tintas têmpera. Mas aquarelas são ideais para essa técnica. Será mais fácil para a criança misturar os limites das cores, criando transições e gradientes suaves. Será mais difícil trabalhar com acrílico, mas o resultado interessante será uma pintura feita com tintas a óleo.

Paleta Você só pode pintar com tinta a óleo se tiver um tubo grande de tinta branca. Somente tintas brancas são usadas para criar os tons.
Ferramentas Os pincéis nº 8 e nº 6 são ótimos para iniciantes. Cerdas de javali com ponta redonda são adequadas para a maioria das pinceladas. Uma espátula não é necessária para óleo, mas para a técnica de trabalhar com pinceladas. Um pincel de náilon pode substituí-lo, e um pincel chato pode ser uma boa opção para quem trabalha com linhas finas.
Espátulas Espátulas, assim como facas de paleta, podem ser usadas para combinar uma paleta de cores e criar novos tons.
Paleta Você pode usar um prato ou um copo. Não se esqueça de tratar com óleo de linhaça para evitar que a tinta seja absorvida pela superfície.
Descarga Você pode lavar seus pincéis em latas de metal ou de metal.
Limpeza Terebintina e aguarrás podem ser despejados em qualquer recipiente para lavar pincéis. Também pode ser usado como diluente de tinta.
Trapos Somente tecidos naturais conseguem absorver resíduos de tinta e limpá-los dos pincéis. Sintéticos e lã não são adequados.

Trabalhos feitos em óleo exigirão cozimento para evitar que as tintas escureçam com o tempo. O produto também precisará ser envernizado, mas é melhor usar uma composição barata: terebintina misturada com verniz de pintura. Este produto é ideal para pequenos trabalhos e para a criatividade das crianças.

Vale ressaltar que paisagens pintadas a óleo transmitem cores muito melhor, e até mesmo uma criança consegue colocar o máximo de conhecimento em um desenho simples.

Etapas do desenho:

  1. Das tintas a óleo, você precisará de tons de “amarelo cromo”, “ocre amarelo”, “azul”, “carmesim”, branco, “grama”, “vermelho cádmio”, “somber queimado”, “lilás-rosa”, “terra de Siena crua” e ultramarino.
  2. Na tela, você precisa fazer um esboço com um lápis e, em seguida, usar a cor de óleo desejada nas áreas certas.
  3. Usando um pincel chato nº 1 ou nº 3, comece pelo fundo – cubra aleatoriamente a parte inferior da tela com tons amarelos, que servirão como fundo da floresta.
  4. O meio da tela precisa ser escurecido com uma cor marrom-avermelhada, levemente tingida de rosa.
  5. Deixe a parte superior branca e aplique aleatoriamente um tom azul de óleo mais próximo da borda da tela, na parte superior e nas laterais.
  6. Usando um lápis, deixe a tela sem pintura onde os troncos das árvores mais próximos estão marcados.
  7. As bordas da floresta, que foram imitadas com marrom no meio da tela, precisam ser tratadas com ultramarino.
  8. Para sombrear ou borrar a tinta, você precisa molhar o pincel em terebintina e limpá-lo com um pano.
  9. Os troncos das árvores precisam ser tratados com tons lilás.
  10. As copas das árvores ao fundo são sempre verdes, mas algumas áreas precisam ser iluminadas. É melhor usar vários tons de uma vez no pincel, sem misturá-los.
  11. Usando uma cor verde mais escura, você precisa desenhar caoticamente a coroa à distância, elevando-se acima da floresta.
  12. Você precisa conectar as bordas com pontos e traços e desfocá-los onde a floresta começa e a tinta marrom-avermelhada aparece. Isso pode ser feito usando as cores vermelha e verde. Eles devem ser recolhidos com um pincel e não misturados.
  13. Use umber e sienna para fazer traços nos locais onde as árvores mais próximas são indicadas. Elas ficarão escurecidas de um lado. Por outro lado, desenhe linhas verticais para criar contraste nas sombras.
  14. Use branco para criar um tom bege e desenhe galhos pequenos e finos.

Como desenhar uma floresta com guache, tintas, lápis à distância

É muito mais fácil pintar uma floresta usando a técnica de pintura a óleo do que com tintas acrílicas ou lápis. A criança aprenderá a trabalhar com traços e pontos. É fácil e prático, principalmente quando a tinta não seca rápido, além de ser fácil de misturar e aplicar em pinceladas longas. Se desejar, a criança pode adicionar detalhes, sombras e outros detalhes ao desenho em outro dia, já que as tintas a óleo levam cerca de um mês para secar.

Após a secagem, a pintura deve ser envernizada para preservar todas as cores brilhantes (especialmente os tons de grama) em sua forma original. O verniz pode ser diluído com terebintina para formar uma solução para aplicação em uma pequena pintura. Isso será mais benéfico para aqueles que ainda não estão familiarizados com tintas e pintura a óleo.

Uma floresta desenhada a lápis é uma ótima maneira de começar a pintar. Paisagens criadas com lápis de cor também são lindas. Algumas pinturas podem ser desenhadas com lápis de aquarela e depois convertidas em pinturas em aquarela.

Qualquer pessoa que queira e esteja pronta para se familiarizar com têmpera e acrílico já conhece os princípios básicos da mistura de cores. Mas crianças com um excelente senso de cor dominarão facilmente a técnica de pintura a óleo. Estas são as maneiras mais bem-sucedidas de pintar uma floresta à distância e de perto usando várias cores e 2 a 3 pincéis.

Vídeo sobre desenho

Master class: floresta com acrílico ou guache:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho