Versão italiana de fundição em loops usado para tricotar punhos, decotes e elásticos de roupas quentes. Tais elementos de vestuário mantêm elasticidade, beleza e uma determinada forma geométrica, mesmo após um grande número de lavagens. O padrão do tricô elástico italiano é adequado tanto para tricotadores experientes quanto para iniciantes.
Método italiano de montagem de pontos. Esquema e descrição:
Este método permite que você crie lindos padrões. Existem duas técnicas principais de tricô utilizadas. Padrão de tricô elástico italiano - um padrão com um fio adicional ou uma versão sem ele. O primeiro método é mais difícil, mas mais interessante. Trabalhe com três agulhas de tricô. Ao criar punhos e a borda inferior de itens de malha, use um fio elástico especial em uma cor contrastante. Montar pontos sem linha adicional é rápido e fácil.
Essa técnica é mais fácil de implementar na prática para tricoteiras inexperientes. O trabalho é feito com uma agulha de tricô. Trabalhe com uma ferramenta de metal ou madeira 1 mm mais fina que o fio utilizado.
As seguintes etapas são executadas sequencialmente:
- O 1º laço é formado da maneira clássica.
- Calcule o número total de loops. Se houver um número par deles, o último elemento da tira é colocado na frente. Se o número for ímpar, a laçada externa é tricotada em tricô.
- Na 2ª cadeia, o primeiro elemento é formado pelo método da frente. É importante posicionar corretamente os fios e determinar sua numeração. É mais conveniente considerar o primeiro como aquele segurado pelo polegar, e o segundo como aquele direcionado pelo dedo indicador. Isso ajudará a evitar confusões na hora de aplicar o padrão e agilizar o processo de formação do elástico italiano.
- A agulha é inserida sob o primeiro fio, enquanto simultaneamente se pega o segundo fio, que se estende do dedo indicador. O laço formado como resultado dessas manipulações é puxado e fixado na agulha de tricô.
- Em seguida, tricote o elemento em tricô. A agulha de tricô é inserida sob o 2º fio e o primeiro é pego.
- Os loops são coletados até que o número necessário seja alcançado.
A técnica italiana permite criar uma borda elegante e elástica, sem contornos arredondados. Ele é criado usando um padrão 1 x 1 ou um elástico duplo. As primeiras 4 carreiras de laçadas são montadas com agulhas de tricô um tamanho menor que o tecido principal dos punhos ou da barra inferior.
Conjunto de laços para elástico 1 x 1
Este padrão é usado ao tricotar:
- suéteres;
- casaco de lã;
- meias quentes;
- luvas;
- chapéus;
- cachecol tipo snood.
Para um elástico 1 x 1, o número de voltas é um múltiplo de dois.
Para trabalhar você precisará de:
- raios finos de metal;
- agulha de crochê;
- fio de lã;
- fio elástico adicional.
O diagrama do conjunto é mostrado na tabela abaixo:
Linha | O princípio do recrutamento |
1º | O laço frontal é passado através da parede traseira e o laço traseiro é removido. A linha é apertada antes do laço anterior. |
2º | A laçada frontal é tricotada através da parede frontal e a próxima laçada é removida. |
3º | Repete completamente o anterior. |
4º | Semelhante à faixa acima dela. |

Padrão de tricô elástico italiano 1 x 1, envolve criar a 5ª carreira com uma ferramenta uma unidade mais grossa que as quatro anteriores. O laço frontal é passado através da parede frontal. Este método é chamado clássico.
Método alternativo de tricô:
- faça uma corrente de alças de ar usando fio elástico;
- primeiro forma metade do número necessário de voltas;
- o tecido é virado e os elementos da frente são recolhidos através das laçadas usando o fio principal;
- A 3ª, 4ª e 5ª carreiras são tricotadas em ponto meia.
As alças externas do elástico são transferidas para outra agulha de tricô. Em seguida, o tricô é dobrado ao meio, com o avesso voltado para dentro. Agora você precisará de uma terceira agulha de tricô. As laçadas são tricotadas alternadamente em ambas as bordas.
Em uma agulha são pontos tricô, na outra são pontos tricô. Desta forma, tricote o número necessário de carreiras. A borda de uma peça de guarda-roupa formada com essa técnica fica densa e elástica. Não estica mesmo após uso prolongado.
Para elástico 2 x 2
O conjunto começa da mesma forma que a versão simples, adicionando diversas manipulações nas linhas. O trabalho é realizado com ferramentas que servem para montar toda a tela.
Sequência de ações:
- O fio principal é segurado com o dedo indicador.
- A 1ª laçada é formada em uma agulha de tricô.
- A ponta do fio é fixada com o polegar da outra mão.
- O raio é colocado no meio.
- O instrumento é inserido sob a rosca segurada pelo polegar.
- Usando a mesma agulha de tricô, pegue outra linha.
- A ferramenta de trabalho é puxada em sua direção. Como resultado dessas ações, um loop facial incomum será formado.
- A agulha é puxada para baixo e passada por baixo de outra linha.
- Segure e aperte a primeira rosca. O resultado é um tipo especial de ponto meia.
Essas manipulações são repetidas até que o número necessário de loops seja criado. O padrão de tricô elástico italiano 2 x 2 requer um conjunto com um número de elementos divisível por 4 sem deixar resto.
Conjunto italiano em círculo
Este método permite dar à borda de um produto de malha alta elasticidade, que não se perde durante o uso prolongado do item. Essa técnica é frequentemente usada ao tricotar gorros de inverno. Para prender firmemente o debrum, use um elástico de bobina como linha auxiliar. Suas extremidades são fixadas com segurança. É isso que dá ao produto o grau de elasticidade necessário.
O procedimento é o seguinte:
- A 1ª correntinha, montada pelo método clássico, é distribuída em quatro agulhas do mesmo tamanho;
- Os laços externos são conectados com um elemento adicional;
- o tecido é desdobrado de modo que a tira inferior comece com a última laçada da carreira acima;
- a linha é colocada na frente do laço frontal;
- A peça de trás é removida e transferida para outra agulha de tricô.
Ao criar a 2ª cadeia, as manipulações são realizadas exatamente ao contrário. Os pontos tricô são formados da maneira clássica, e os pontos meia são removidos. Toda a tela é criada por alternância.
Montagem de laço elástico italiano
Essa técnica é usada para tricotar punhos, decotes, bordas inferiores de pulôveres e outros itens de inverno. Ela permite que as peças de roupa mantenham sua forma geométrica por muito tempo e as torna práticas para o uso diário.
Padrão de tricô elástico italiano com borda elástica, tricotado com duas ferramentas do mesmo tamanho. Você precisará de um fio de lã principal e um fio elástico adicional.
Sequência de ações:
- usando um fio elástico adicional, monte metade do número planejado de laçadas;
- durante o trabalho posterior, este fio não é delicado, por isso pode ser cortado;
- ações subsequentes são realizadas com o fio principal;
- A 1ª corrente de laçadas é tricotada com o ponto da frente, as peças das bordas não são removidas;
- 2ª carreira – tudo em meia;
- 3º – facial novamente;
Antes de criar a 4ª carreira, o tecido é virado, a laçada da borda é removida e a laçada do tricô é formada. Puxe a laçada da primeira carreira, coloque-a na agulha de tricô de trabalho e tricote com a versão da frente. Em seguida vem o ponto meia, que já está enfiado na ferramenta. O trabalho posterior é feito alternadamente - os elementos do tricô são tricotados a partir de laçadas semelhantes da carreira anterior, e os da frente a partir dos broches.
Para facilitar o levantamento das laçadas, utilize uma agulha de crochê ou uma agulha de tricô adicional. No final da 4ª carreira, o número de laçadas atingirá o número necessário. Você pode começar a formar a 5ª tira. Ele é tricotado sequencialmente, copiando o padrão da carreira anterior. Após terminar o trabalho, o fio adicional é desfiado e puxado para fora do tecido.
Elenco Circular Italiano
Essa técnica é usada para tricotar punhos de mangas de roupas quentes de lã, bainhas e golas de pulôveres. O padrão circular do elástico italiano com agulhas de tricô do mesmo tamanho é chamado de tubular ou tubular.
Eles trabalham com instrumentos retos de madeira, pois são mais fáceis de digitar. Agulhas de tricô de metal em uma linha de pesca servirão. Monte um número par de pontos.
Os elementos da frente e de trás se alternam ao longo de toda a tira. O último laço prende os anteriores. Você precisa ter certeza de que a tela permaneça reta e não torça. Usando agulhas de tricô circulares, forme a 1ª carreira de elástico oco.
O tricô é fechado em anel. A partir da segunda corrente de laçadas, o elástico inserido é criado em um círculo. A 3ª linha duplica completamente a 1ª. Depois de completar 5 listras, você pode passar para um padrão simples 1 x 1.
Tricô elástico italiano - um método clássico!
Esta técnica de tricô permite criar peças únicas e individuais. Eles são elegantes, confortáveis, resistentes ao desgaste e práticos. O método italiano é chamado de clássico. É fácil de aprender e implementar.
Materiais necessários
Para tricotar usando o método italiano e completar os padrões relacionados a ele, você precisará de:
- fios de lã de espessura média;
- agulhas de tricô retas números 3-5;
- fio elástico em cor contrastante;
- agulha de crochê.
Para criar punhos volumosos e uma barra inferior com um padrão tridimensional, use 4 agulhas de tricô de metal em uma linha de pesca ou cabo fino.
Sequência de trabalho passo a passo
A ordem e o método de tricô são determinados pelo padrão escolhido para formar as laçadas.
Ao criar um elástico italiano clássico, a sequência de trabalho é a seguinte:
- o número de pontos montados deve ser sempre múltiplo de 4;
- no início do processo, 20 laçadas são montadas da maneira padrão, levando em consideração as laçadas das bordas;
- depois tricotar uma corrente em meia;
- A faixa inferior é formada pela alternância de duas laçadas de borda com duas laçadas de tricô.
- finalize a primeira tira com uma peça de borda;
- A 2ª faixa é formada pelos elementos frontais;
- A 3ª carreira começa com uma laçada de borda, depois 2 laçadas frontais e 2 laçadas traseiras;
- 4ª e 5ª faixas – semelhantes à terceira.
Este elástico parece interessante. Ela desempenha não apenas um papel funcional, mas também decorativo e estético.
Uma versão melhorada do elástico italiano - escolha a borda!
O método clássico permite criar uma configuração específica do corte inferior, o que não é apropriado para todos os produtos de malha. Por isso, uma versão melhorada dessa técnica de tricô é frequentemente usada. Nele, o padrão começa imediatamente após a carreira de montagem.
Materiais necessários
Você precisará de fio de lã para a base e um fio elástico contrastante. Para o trabalho, utilize agulhas de tricô de metal ou madeira de comprimento médio. As ferramentas podem estar em uma linha de pesca ou em um cabo fino.
Sequência de trabalho passo a passo
Com essa técnica, listras ímpares são tricotadas com o método tricô, e listras pares são tricotadas com o método frente.
A ordem das operações:
- A primeira corrente é uma alternância de pontos tricô e tricô. Começa e termina com um elemento de borda.
- A tela criada é virada. São formadas uma laçada de borda e duas laçadas frontais - a última é passada atrás da parede traseira, a primeira - atrás da parede frontal. Eles não são removidos dos raios. Em seguida, faça duas laçadas em meia. As operações são repetidas até que a segunda cadeia seja concluída.
- A 3ª tira começa com uma laçada na borda. Dois elementos da variedade purl são formados sequencialmente. A manipulação é repetida até que a cadeia esteja completa.
- A 4ª linha copia o padrão da segunda tira.
Com essa técnica de criação de elástico italiano, a borda fica perfeitamente uniforme e lindamente decorada.
Do tricô reto ao tricô volumoso - nova técnica!
Várias peças de roupas de inverno da moda são tricotadas desta maneira:
- chapéus;
- cachecóis;
- suéteres grandes;
- polainas;
- cardigans;
- pulôveres.
Essa técnica permite que você crie uma gola aconchegante, punhos decorativos e uma barra inferior de aparência interessante. Usar agulhas de tricô circulares é um pouco diferente do método que envolve usar uma ferramenta de tricô reta.
Materiais necessários
Agulhas de tricô de metal, não muito longas, de ponta dupla, presas a uma linha ou cabo de pesca, servirão. Você pode escolher uma ferramenta de tricô de meia. Use fio de lã de um tom selecionado e fio elástico de uma cor contrastante para criar um padrão volumétrico expressivo.
Sequência de trabalho passo a passo
Usando o método italiano clássico ou uma versão melhorada dele, monte o número necessário de laçadas, adicionando mais uma.
O curso posterior do trabalho é o seguinte:
- Se uma ferramenta de padrão de meia for escolhida para tricotar, os laços formados serão distribuídos uniformemente nela.
- A tela é fechada em um círculo usando o elemento auxiliar criado inicialmente.
- A primeira laçada, que ainda não foi tricotada, é puxada através da laçada removida. Este método permitirá que você lance com precisão o número planejado de voltas.
- O tecido é virado para que o último elemento tricotado seja o primeiro.
- A faixa circular é formada por uma combinação uniforme de pontos meia e meia. A linha é segurada na frente da ferramenta de trabalho.
- Ao criar a próxima tira, as alças frontais são transferidas para outra agulha de tricô - sem apertar, mas removendo com cuidado. Elementos da variedade purl são anexados a laços semelhantes da corrente acima.
Após terminar a 5ª tira, o trabalho continua da maneira clássica, tricotando um tecido do tamanho desejado.
Método italiano de montagem de pontos com linha adicional
É importante colocar a linha adicional corretamente antes de começar o trabalho. Ela é guiada com o dedo indicador, segurado pelos outros. O polegar permanece livre. O fio auxiliar deve ser duas a três vezes maior que o comprimento total do tecido.
Ferramentas necessárias
Para criar um elástico com fio adicional, use agulhas de tricô de metal e uma agulha de crochê. Você precisará de lã e fios elásticos. Para fechar as alças, você deve preparar uma agulha de costura com antecedência.
Sequência de trabalho passo a passo
É aconselhável utilizar um fio elástico de 25 cm de comprimento para cada 10 cm de tecido. O primeiro laço é do tipo edge. O recrutamento é feito através do método clássico italiano.
A sequência de ações adicionais:
- As linhas principal e auxiliar são fixadas com o dedo mínimo. Para facilitar o trabalho, você pode usar uma agulha de crochê.
- Uma linha adicional é lançada na agulha de tricô, puxando simultaneamente uma laçada de baixo dela.
- O fio principal é colocado em cima. A agulha é inserida sob a linha adicional e outro laço é puxado.
- Retire o elemento da borda da agulha de tricô.
- As alças da frente são tricotadas com o fio principal.
- O ponto meia é removido da agulha de trabalho.
- Eles transferem isso para outro instrumento.
- Antes de completar a corrente, as alças da frente são tricotadas e as alças de trás são removidas.
O tecido é moldado no comprimento necessário de acordo com o padrão 1 x 1. O resultado é uma peça de roupa estilosa com um padrão interessante. Ele se tornará um fragmento original do padrão geral do item de guarda-roupa. O padrão de tricô elástico italiano com fio adicional fica lindo tanto com fio grosso quanto com fio fino. Ela estica bem as peças de roupa e dá elasticidade a qualquer peça.
Autor: Pastor Pavel Vitalievich (pavel06)
Vídeo sobre tricô elástico italiano
Elástico italiano 1x1 em círculo: