Não é difícil tricotar um turbante para uma mulher. Este cocar veio de países africanos e asiáticos para a Europa. O turbante, também conhecido como chalma, é usado por homens e mulheres. Este acessório é especialmente comum entre os muçulmanos.
Cálculo de tamanho
Qualquer artesã pode tricotar um turbante para uma mulher. Ao toucado, que no final do século XX. entrou firmemente na moda em todo o mundo, acabou sendo conveniente e confortável, você precisa tirar as medidas corretamente.
Tricotando qualquer chapéu Artesãs experientes começam medindo o volume do crânio. Para fazer isso, você precisa pegar um "centímetro" de alfaiate e aplicá-lo em um e no outro lóbulo da orelha de modo que ele passe pelo ponto superior do crânio. O número resultante é dividido por 2. Normalmente, o tamanho do chapéu feminino é 56-58.
Para entender quantos pontos você precisa montar para a circunferência da sua cabeça, recomendamos:
- Monte 18 pontos do fio nas agulhas de tricô (incluindo os pontos de borda).
- Tricotar a carreira inteira com um padrão elástico 4 x 4.
- Passe a peça de trabalho a vapor com um ferro de passar.
- Calcule o número de laçadas por 1 cm de tecido.
- Multiplique o número resultante por ½ das medidas da cabeça.
Sabe-se que um turbante de tecido geralmente ocupava de 6 a 8 metros de tecido. O turbante podia ter diferentes formatos, pesos e tamanhos, dependendo da nacionalidade do seu dono e do tipo de ocupação.
Por exemplo, os guerreiros indianos Nihang usavam cocares que pesavam 30 kg. Para eles, não era apenas um cocar que os protegia do vento, da areia e do mau tempo, mas também uma bolsa de viagem onde guardavam armas e objetos necessários.
No sentido moderno, um turbante feminino de malha é um acessório de cabeça leve que serve para beleza e aquecimento. É usado tanto por estrelas do show business quanto por cidadãos comuns de outras profissões. Um turbante de lã faz a silhueta parecer significativamente mais alta, por isso fica especialmente bem em mulheres baixas.
Turbante clássico
Um turbante para mulher pode ser tricotado com agulhas de tricô na versão clássica. Este é o modelo mais comum, que não saiu de moda por muitos anos e, no espaço pós-soviético, é mais conhecido como “Shell”.
Sabe-se pela história que apenas os cidadãos ricos da cidade tinham o direito de usar turbante. Além disso, os chapéus eram divididos em artigos para casa, para a rua, para o dia a dia e para festas.
Os muçulmanos têm uma atitude particularmente reverente em relação a esse cocar, já que o próprio Profeta Maomé o usava. A cor, o tamanho e o formato do turbante informavam aos iniciados sobre o status e o bem-estar financeiro de seu dono.
Normalmente, ao tricotar um turbante, apenas o padrão “nervura inglesa” é usado. Para criá-lo, você precisa ser capaz de fazer laçadas frontais e traseiras.
Há também símbolos que permitem que descrições longas de um padrão sejam substituídas por recomendações concisas.
Nome | Redução | Símbolo |
Facial | lp | "X", "I" ou "+" |
Purl | ip | "-" ou "Ո" |
Além disso, cada padrão de tricô tem laçadas de borda localizadas no início e no fim da carreira. Eles são abreviados como "kr" ou "krom".
Para criar um turbante clássico, você precisará de um novelo do seu fio favorito. É importante lembrar que gorros quentes geralmente são feitos de alpaca, lã ou mohair. Leve também agulhas de tricô do diâmetro necessário (geralmente indicado na etiqueta do fio), linhas da mesma cor para costurar o tecido, agulha e tesoura.
Para tricotar um turbante clássico você precisa:
- Monte 22 pontos.
- Tricotar as carreiras 1, 3, 5 e as carreiras ímpares restantes: 2 tricô, 2 tricô, 2 tricô, 2 tricô, repetindo o padrão constantemente.
- O primeiro ponto da borda é sempre removido, e o último é tricotado em tricô.
- Tricotar as carreiras 2, 4, 6 e o restante das carreiras pares de acordo com o padrão.
Quando o tecido atingir o comprimento necessário (100 cm), as laçadas são fechadas. Depois disso, ambas as pontas do cachecol resultante são torcidas na frente e costuradas ao longo das bordas livres. Neste caso, a tela é dividida condicionalmente em 2 partes, dobrada ao meio e presa de forma que a metade direita de um lado seja unida à metade esquerda do segundo. O mesmo é feito com as outras 2 partes.
Depois de conectar as duas partes curtas, eles começam a fixar as longas. O tecido é costurado conectando as partes de um dos lados selecionados para formar um chapéu. Costureiras experientes recomendam medir constantemente o produto durante o processo de tricô e certificar-se de que ele estique bem nas laterais.
Tiara de turbante
Tricotar uma faixa de turbante também não é difícil. Nesse caso, o processo é facilitado pelo fato de que o produto só precisa ser costurado em dois lados curtos, onde ele irá torcer.

Para fazer uma faixa de cabeça de concha para um tamanho de cabeça de 56 a 60 cm, você precisará de agulhas de tricô com diâmetro adequado para o fio e 0,1 kg de linha.
Para obter uma tira de turbante, você precisa:
- Monte 22 pontos.
- Tricotar as carreiras 1, 3, 5 e as carreiras ímpares subsequentes com um padrão canelado composto por 3 frentes, 4 costas, 3 frentes, 2 costas, 3 frentes, 4 costas. O padrão é repetido por todo o comprimento da fileira.
- Crie carreiras 2, 4, 6 e outras pares de acordo com o padrão do tecido que foi formado durante o tricô.
- Tricotar o comprimento desejado do cachecol dessa maneira.
- Feche os laços de trabalho de qualquer maneira conveniente.
Para transformar um lenço em um cocar semelhante a um turbante, você precisa torcer o produto ao longo das bordas livres, como mostrado na versão clássica, e costurá-lo. O acessório finalizado precisa ser experimentado e lavado.
Modelo fechado
Você pode tricotar um turbante com agulhas de tricô para uma mulher em um modelo fechado, que se tornará um chapéu quente para o inverno. Para fazer isso, você precisa calcular o volume da cabeça para entender o número necessário de voltas. Para o chapéu de concha, você também precisará de 0,1 kg de fio, agulhas de tricô de diâmetro adequado e uma agulha.
Para tricotar o produto, você precisa:
- Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô.
- Tricotar 1, 3, 5 e as carreiras ímpares restantes com o padrão elástico que você gosta.
- Forme 2, 4, 6 e as demais carreiras pares de acordo com o padrão do tecido.
- Tricotar o comprimento necessário do cachecol.
- Feche as alças no final do trabalho.
Em seguida, eles começam a montar o produto.
Para fazer isso:
- Dobre o tecido ao meio e marque o meio.
- Cruze as pontas soltas para criar uma sobreposição e deixe um pouco de comprimento para puxar.
- Costure 2 pontas cruzadas livres no local onde o meio do cachecol está fixado.
- Costure as peças longas juntas ao longo de um dos lados onde elas se encontram.
- Prenda as costuras restantes com linha.
- Use linha para prender a área sobreposta do cachecol para que ele não se mova quando usado.
O produto final pode ser experimentado. Se o chapéu ficar bem na cabeça, ele é lavado e deixado para secar. Depois disso, você pode usar um turbante fechado com segurança. Além disso, um turbante fechado pode ser tricotado em uma única peça. Dessa forma, ele ficará mais quentinho e adequado para o inverno.
Para trabalhar, você precisará de linhas feitas de uma mistura de lã e acrílico, agulhas de tricô. O tricô será feito em 2 fios.
Para criar um gorro quente você precisa:
- Monte 19 pontos.
- Tricotar 4 cm de tecido com qualquer elástico.
- Adicione 5 laçadas em cada carreira ímpar do trilho externo, ou seja, nas laterais antes da laçada frontal, para evitar que apareçam furos no tecido.
- Tricotar todos os pontos adicionados como pontos tricô.
- Aumente os pontos até que o número de pontos tricô ao longo das bordas chegue a 6. Nas faixas restantes, o número deve ser igual a 11.
- Tricotar 6 cm de acordo com o padrão sem aumentar o número de laçadas.
- Comece diminuindo pontos somente nas carreiras ímpares, unindo 2 pontos em tricô 5 vezes.
- Reduza o número de loops até que todas as faixas, exceto a central, tenham 1 restante.
- Divida os pontos restantes em 2 para que ambas as metades contenham 10 pontos.
- Tricotar 29 cm de tecido de acordo com o molde.
- Cruze as tiras uma sobre a outra.
- Adicione "caudas" às bordas.
- Costure as pontas.
O enfeite de cabeça pronto pode ser experimentado e lavado.
Com um nó
Você pode decorar um cocar oriental de malha com um nó na frente. Para tricotar essa concha, você precisará de 0,1 kg de fio, agulhas de tricô de diâmetro adequado e uma agulha para costurar o produto.
Para fazer um turbante moderno com nó você vai precisar de:
- Monte 31 pontos (incluindo os pontos de borda) nas agulhas de tricô.
- Tricotar as carreiras 1, 3, 5 e as carreiras ímpares restantes com um padrão composto de 3 malhas frontais, 1 malha traseira, 3 malhas frontais e 1 malha traseira. Repita o padrão ao longo de todo o comprimento da carreira.
- Forme 2, 4, 6 e as carreiras pares restantes com laçadas de acordo com o padrão.
- Tricotar um pedaço de tecido de 102 cm de comprimento.
- Feche os laços de trabalho.
O chapéu é costurado antes de ser experimentado. Para fazer isso, dobre o lenço resultante ao meio e fixe seu centro. Em seguida, as pontas livres são sobrepostas e amarradas com um nó, e as pontas livres são puxadas para a parte de trás da cabeça. As pontas do cachecol são costuradas no centro. O produto também é costurado ao longo dos 6 lados restantes. O nó também pode ser preso com fios para evitar que ele se mova quando usado.
O acessório de moda resultante é medido, lavado, seco e preparado para uso. Você pode escolher qualquer roupa que quiser para combinar com um turbante com nó.
elástico inglês
Você pode tricotar um turbante para uma mulher com agulhas de tricô usando o padrão “elástico inglês”, que as costureiras novatas muitas vezes confundem com o padrão usual.
A diferença do primeiro padrão é que ele:
- perfeito para tricotar chapéus e outros itens volumosos;
- formado usando laçadas;
- tem um deslocamento de loop.
Mas, apesar de todos os fatores listados acima, ele também utiliza o princípio de usar pontos frente e verso, como em um elástico comum.
Para aprender a tricotar o ponto canelado inglês e entender como criá-lo, você precisa praticar tricotando uma pequena amostra.
Para fazer isso:
- Monte 17 pontos (incluindo pontos de borda).
- Tricotar a carreira 1 alternando 1 ponto meia e 1 ponto meia. Sempre deslize o primeiro ponto da borda no início de cada carreira e tricote o último ponto.
- Forme a carreira 2, alternando 1 ponto meia, laçada, 1 ponto meia, deslizando 1 ponto sem ponto. Repita o relatório até o final da linha.
- Trabalhe a carreira 3, alternando 1 ponto deslizado do avesso do trabalho, ponto meia e laçada da carreira anterior, laçada e 1 ponto deslizado sem nó. Repita o relatório até o final da linha.
- Tricotar a carreira 4, alternando ponto meia e laçada da carreira anterior, laçada, 1 ponto deslizado. Repita a alternância de laçadas por todo o comprimento da tira.
- Alterne as carreiras de tricô 3 e 4.
- Antes de fechar as laçadas, a última carreira é tricotada como 3.
A amostra resultante é um tecido feito de elástico inglês. Agora a habilidade pode ser transferida para tricotar um cocar em estilo oriental.
Para tricotar um turbante simples com elástico inglês, você precisa:
- Monte 18 pontos.
- Tricotar a carreira 1 e as seguintes conforme descrito acima.
- Crie uma tela de 94 cm de comprimento.
- Feche as alças da última carreira no final do trabalho.
- Comece a montar o turbante.
Você pode costurar um turbante, formando a sobreposição frontal do tecido, usando qualquer um dos padrões acima.
Turbante apertado
Aqueles que não têm tempo extra para criar um cocar moderno, mas querem tricotar um, podem recorrer à confecção do chamado “Turbante Amarrado”. Neste caso, o trabalho levará o mínimo de tempo e o resultado superará as expectativas.
Para criar um cocar, você precisará de linhas, agulhas de tricô de diâmetro adequado e uma agulha para prender o tecido.
Para tricotar um turbante, você precisa:
- Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô.
- Tricotar 1, 3, 5 e as carreiras ímpares restantes com qualquer tipo de elástico.
- Forme 2, 4, 6 e outras carreiras pares de acordo com o padrão formado no tecido.
- Tricotar um cachecol do comprimento desejado.
- Feche as alças na última carreira.
- Costure as pontas do cachecol nos lados curtos.
- Dobre o tecido ao meio e passe a linha e a agulha pela frente com pontos grandes.
- Puxe a peça para cima na frente para criar “ondas”.
Se desejar, o turbante pode ser deixado como uma faixa de cabeça. Se você quiser um cocar de inverno sólido, as pontas longas do tecido são costuradas ao longo de uma das bordas livres.
Como decorar
Para quem quer “reviver” um turbante de tricô e dar um toque diferente ao visual, pode decorá-lo.
Para este fim, geralmente são utilizados:
- pedras;
- contas;
- strass;
- inserções de joias;
- broches;
- correntes;
- detalhes em malha.
Qualquer turbante ficará ótimo com decorações em sua parte central. Na área da testa, onde o tecido se sobrepõe, as pedras são colocadas colando-as ou costurando-as à mão. A pedra preciosa artificial pode ser escolhida em uma cor contrastante ou para combinar com a roupa exterior, cachecol ou enfatizar a cor dos olhos.
O turbante é complementado na frente com miçangas. Nesse caso, opte pelas clássicas bolas brancas, ou procure por bijuterias que combinem com a cor do tecido tricotado. Normalmente, as contas são costuradas à mão na frente e transformadas em uma tira, uma flor ou para acentuar uma flor grande no centro.
Para decorar o cocar, algumas costureiras costuram strass nas bordas que tocam o rosto. Neste caso, os detalhes são selecionados para combinar com a cor do produto, dos olhos ou da roupa exterior. Às vezes, strass podem contrastar com o turbante.
Aqueles que desejam tornar seu turbante não apenas bonito, mas também valioso, podem recorrer à decoração do cocar com joias de verdade, por exemplo, pingentes feitos de metais preciosos, pedras ou pérolas reais. Esses acessórios também são costurados à mão na parte frontal do turbante.
Na maioria das vezes, os cocares orientais femininos são decorados com broches. Eles podem ser lisos, sem detalhes brilhantes, ou com pedras ou miçangas. Um broche grande ou pequeno é preso logo acima da testa do acessório de cabeça ou na intersecção do tecido usando um alfinete traseiro. A conveniência dessa decoração é que ela sempre pode ser removida e substituída por outra.
Às vezes, um produto de lã é decorado com correntes de diferentes cores, comprimentos e diâmetros. Neste caso, a decoração também é costurada à mão no tecido da frente, e algumas costureiras experientes tricotam esse acessório durante o processo.
Fãs de joias de tricô podem complementar o turbante fazendo um acessório para ele com lã. Flores, penas, folhas ou estrelas são apropriadas aqui. Tudo depende da imaginação da artesã. Depois que a decoração estiver pronta, ela é costurada à mão.
No século XXI. Um turbante de malha é um item de moda no guarda-roupa feminino. Os designers enfatizam a versatilidade deste acessório de cabeça e observam que ele pode ser combinado com quase tudo no guarda-roupa.
Para a versão de verão da concha, fios finos e cores claras são adequados, e para a versão de inverno, fios grossos e quentes e cores escuras. Além disso, o turbante pode ser feito com fios contrastantes e vai se destacar dos demais.
Especialistas em moda observam que o turbante é ideal para quem tem rosto redondo, pois reduz visualmente o volume e alonga a silhueta. Além disso, o toucado mantém bem seu formato, assenta confortavelmente e firmemente na cabeça e cobre o pescoço e as orelhas do vento forte.
Até mesmo uma costureira iniciante pode tricotar um turbante para uma mulher. Para garantir que o cocar fique bem, os especialistas recomendam seguir os diagramas e conselhos de profissionais.
Vídeo sobre como tricotar um turbante
Aula magistral sobre como tricotar um turbante com agulhas de tricô: