Para as mulheres, com a chegada do frio, torna-se importante escolher acessórios de cabeça interessantes que realcem as vantagens de sua aparência sem esconder os cabelos. O chapéu Kubanka está em alta demanda, atendendo a todos os requisitos listados. O produto pode ser tricotado de forma independente usando agulhas de tricô.
Ferramentas e materiais necessários
O chapéu feminino Kubanka requer um tamanho correto para que o produto se ajuste perfeitamente à cabeça. Além disso, você precisa decidir o tipo de material da linha e as agulhas de tricô. A escolha da ferramenta de tricô dependerá do modelo do cocar. Para tricô contínuo, é melhor usar agulhas meia ou circulares.
Também é aceitável usar agulhas de tricô retas comuns, mas o produto terá uma costura na parte de trás. O tamanho apropriado da agulha de tricô é o nº 3.
Fios grossos são ideais para esse trabalho, pois materiais finos não mantêm seu formato. Além disso, para atingir a densidade necessária, é permitido dobrar o fio em várias camadas (este método é apropriado se não houver material denso adequado).
O chapéu Kubanka para mulheres pode ser tricotado com lã ou fios combinados. O material pode criar relevo, imitar pelo, ou ser fofo, liso, com gradiente, mescla ou monocromático.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
Qualquer gorro tricotado com agulhas de tricô será sempre único e terá um tamanho individual que difere dos parâmetros padrão. Entretanto, mesmo a menor diferença na largura e no comprimento pode arruinar o trabalho. Como resultado, o cocar ficará inadequado para uso.

Para evitar tal situação, você precisa calcular as dimensões do futuro produto com antecedência:
Parâmetro | Cálculo |
Comprimento do lado | A fita métrica precisa ser passada ao redor da cabeça. Como resultado, é necessário subtrair 1-2 cm do número resultante, porque o toucado de malha pode ficar ligeiramente esticado. Se você reduzir especificamente o parâmetro, o produto se ajustará perfeitamente à cabeça e protegerá do ar frio. |
Altura da coroa | Inicialmente, você precisa descobrir o comprimento de uma orelha à outra, passando pela área da coroa. Em seguida, o número deve ser dividido por 2. Ao resultado obtido, é preciso adicionar 3 cm (considerando a profundidade de plantio). Para obter a altura ideal, recomenda-se subtrair 7 cm do número resultante. |
Diâmetro inferior | O parâmetro da circunferência da cabeça deve ser dividido por 3,14 e, em seguida, subtrair 1,5 cm do resultado obtido. O número final é considerado o parâmetro correto. |
Laços cruzados
Um chapéu Kubanka de malha para mulheres pode ter um enfeite na forma de vários cordões ou um pequeno padrão plano. O ponto meia e o ponto meia também são adequados para criar chapéus. Essas técnicas podem ser usadas na decoração da parte principal ou da parte inferior do chapéu, bem como se o material tiver relevo ou for formado após acabamento posterior do tecido. Colunas paralelas podem ser usadas para criar um padrão em forma de cordão, trança ou trança se você tricotar o tecido de baixo para cima.
Para que o padrão envolva o produto em um círculo, é necessário desenhar os elementos transversalmente. Isso pode ser feito tricotando na lateral para criar uma tira que corresponda ao comprimento da circunferência da cabeça. Neste caso, a largura da peça de trabalho corresponderá à altura da parte principal do toucado.
Ao cruzar os laços, é permitido criar um relevo com um padrão em forma de diamante. Esse padrão é frequentemente usado na criação de chapéus. Ao cruzar elementos para a direita, 1 elemento deve ficar atrás do tecido e as próximas 2 laçadas devem ser feitas na frente. O elemento que não foi tricotado deve ser tricotado.
Para cruzar os elementos à esquerda, 2 elementos precisam ser transferidos para uma ferramenta adicional (eles devem estar na frente do tecido), então você deve fazer 1 laçada frontal e 2 laçadas frontais (use uma agulha adicional).
Descrição passo a passo do trabalho:
- Em 1 carreira faça 5 elementos em tricô. Transfira os próximos 3 fragmentos para a ferramenta auxiliar, deixando-os no fundo da tela. Em seguida, tricote 2 laçadas frontais, 3 laçadas frontais (use laçadas de uma agulha adicional) e 5 laçadas traseiras.
- 2 e todas as outras carreiras pares tricotadas de acordo com o padrão criado.
- Na 3ª carreira, faça inicialmente 4 peças em tricô. Então faça um cruzamento para a direita. Depois faça uma laçada frontal e comece a cruzar os fragmentos para a esquerda. No final da linha, faça 4 fragmentos em meia.
- A carreira 5 inclui 3 elementos em meia, cruzando para a direita, frente, meia, partes da frente e cruzando para a esquerda. No final da linha, tricote 3 pontos meia.
- No início da 7ª carreira, faça 2 fragmentos em tricô. Em seguida, entre os cruzamentos direito e esquerdo, tricote alternando 1 elemento frontal e traseiro (a última laçada deve ser uma laçada frontal, totalizando 5 partes). Termine a carreira com 2 pontos tricô.
- Comece a carreira 9 com 1 elemento em tricô. Após cruzar para a direita, tricote alternadamente 7 fragmentos compostos por 1 laçada frontal e 1 laçada traseira (os elementos externos devem ser frontais). Em seguida, cruze para a esquerda e crie uma peça em tricô.
- A linha 11 consiste em um elemento em tricô, um cruzamento à esquerda, *fragmentos alternados em tricô e na frente* (repita 3 vezes), uma laçada em tricô, um cruzamento à direita e um elemento em tricô.
- Na carreira 13, faça 2 fragmentos em meia. Em seguida, faça cruzamentos entre a esquerda e a direita, entre os quais tricote *tricô, frente* (repita a alternância 2 vezes) e novamente tricote os elementos em tricô. Termine a carreira com um ponto tricô.
- A linha 15 inclui 3 pontos em tricô, cruzamento à esquerda, 1 ponto em tricô, frente, elemento em tricô, cruzamento à direita e novamente 3 peças em tricô.
- No início e no final da carreira 17, faça 4 elementos em tricô. Em seguida, entre as repinturas esquerda e direita, tricote 1 elemento em meia.
- A linha 19 corresponde à linha 1.
Um losango não será suficiente para a altura ideal do chapéu, por isso é aconselhável começar a trabalhar a partir da linha 13 ou 15.
Quando a 18ª linha estiver pronta, você precisará completar o enfeite começando pela 1ª linha. Em seguida, você precisa repetir o padrão novamente das linhas 3 a 5 ou 7. Para determinar com precisão as repetições, é recomendável fazer uma peça de teste na altura de 1 losango. Depois, você deve comparar a amostra com a altura desejada do toucado. As linhas faltantes podem ser projetadas usando outra técnica.
Neste caso, as fileiras devem ser colocadas por cima ou alternadas com fileiras que formem um padrão de losangos. É permitido organizar o padrão na diagonal com listras cruzadas. Neste caso, cada fragmento do padrão incluirá 6 laçadas cruzadas. Os 3 primeiros elementos precisam ser removidos e deixados na frente do tecido, depois os 3 próximos laços precisam ser feitos como laços frontais. Depois você precisa tricotar os elementos que foram removidos no início.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Em 1 carreira faça 36 elementos frontais.
- 2 e outras carreiras pares consistem em pontos tricô.
- A linha 3 inclui 6 fragmentos cruzados e 6 frontais.
- No início e no final da 5ª carreira devem haver 3 elementos frontais, entre os quais devem ser feitos 6 laços cruzados e 6 laços frontais alternadamente.
- A fileira 7 é composta por 6 elementos frontais e 6 elementos frontais cruzados.
- Os últimos 9 laços da carreira 9 devem ser pontos tricô. Entre eles, alterne um padrão de 6 fragmentos cruzados e 6 frontais.
- A partir da carreira 11, repita as carreiras começando na carreira 3.
Este tipo de enfeite corresponde ao tricô lateral do produto. No entanto, 36 peças não serão suficientes para a altura, então é preciso criar uma borda para compensar a parte que está faltando. Neste caso, é aceitável usar a técnica do ponto meia ou desenhar o tricô na forma de um pequeno enfeite.
Entrelaçado com laços
O chapéu Kubanka tricotado com agulhas para mulheres pode ser decorado com laços torcidos usando fios grossos. Devido a isso, não haverá cruzamento, e o produto terá relevo. O elástico 1x1 serve como base para o tricô. Um grupo de 3 elementos precisa ser enrolado duas vezes com material de linha de trabalho. Nesse caso, esses fragmentos serão organizados em um padrão quadriculado.
Para fazer o envoltório, você deve primeiro desenhar os detalhes de acordo com o molde, transferindo o fio de trabalho para a parte frontal do produto. Em seguida, você precisa transferir os 3 elementos tricotados para a ferramenta da esquerda, puxando o material de trabalho na frente das laçadas e colocando o fio na parte de trás do tecido.
Depois, esses elementos precisam ser transferidos para a agulha de tricô direita, deixando o fio na frente do tecido. Como resultado, 1 wrap deve ser criado. Depois, esses 3 elementos precisam ser enrolados com fio novamente, da mesma forma, mas deixando o material no verso do tecido.
O princípio de criação de um ornamento:
- em 1 carreira você precisa fazer 1 elemento frontal e 1 traseiro;
- 2 e outras linhas pares devem corresponder ao padrão;
- A 3ª carreira deve incluir um elemento frontal e traseiro, 3 fragmentos tricotados de acordo com o padrão e enrolados 2 vezes com fio, uma alça traseira e uma alça enrolada;
- na 5ª carreira você deve primeiro enrolar o elemento e depois tricotar uma laçada em tricô;
- A linha 7 deve corresponder à linha 3.
No início do trabalho é recomendável fazer 2 amostras, sendo uma delas feita com elástico, a outra com tricô básico. O número de elementos do conjunto deve ser calculado com base em 1 amostra. Neste caso, a diferença na densidade dos padrões deve ser determinada.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Monte 105 elementos em ferramentas circulares. Para fechar as laçadas formando um anel, tricote mais 1 elemento e puxe-o através do primeiro.
- 6 carreiras de elástico 1x1 com partes alternadas em meia e no rosto.
- Depois você pode passar para o enfeite principal. Se o tecido encolher, selecione o número necessário de fragmentos com base na amostra criada. Levando em consideração o comprimento do elástico, tricote o produto até uma altura de 14 cm.
- Para fixar o formato do chapéu, faça um rolinho fazendo 8 pontos de ponto cetim a partir dos elementos da frente. Dobre esta área ao meio no sentido do comprimento, de modo que o avesso fique para dentro.
- Para conectar os pontos externos do ponto cetim, a partir do ponto inferior do rolo, pegue o cordão longitudinal, que cria o elemento tricô, e transfira-o para a ferramenta da esquerda.
- Coloque o fragmento elevado e o elemento externo da linha atual juntos como um elemento frontal. Depois, levante a laçada de baixo novamente e tricote 2 juntos. Da mesma forma, tricote toda a linha.
- Caso você tenha problemas com esse tipo de design de rolo, é recomendável fazer 2 linhas adicionais com os elementos frontais. O rolo pode ser costurado com uma agulha, recuando 2 linhas das seções abertas para facilitar a continuação do trabalho. Para evitar puxar o produto, não pule esta etapa.
- Depois que o rolo estiver pronto, complete as próximas 2 linhas usando os elementos frontais. Depois disso, você pode começar a fazer a base do chapéu.
- Para fazer isso, diminua as laçadas através dos pontos. Divida todos os elementos em 7 partes iguais, de modo que cada parte tenha 15 voltas.
- Comece cada seção com 2 pontos tricotados juntos. Os outros 13 elementos são projetados usando a superfície frontal. Depois faça a redução novamente e continue trabalhando.
- Em 1 rodada o número de elementos deve ser reduzido em 7 peças. Como resultado, 98 fragmentos devem permanecer.
- Faça o novo envoltório sem diminuir.
- Na próxima linha, no início de cada parte, reduza 1 peça novamente. Continue realizando ações semelhantes até que haja 14 elementos no total.
- Encurte o material do fio de trabalho passando a ponta da peça por uma agulha. Coloque os elementos abertos restantes na agulha e puxe o fio. Prenda bem a linha e esconda a ponta do segmento.
Se desejar, o toucado pode ser isolado moldando o número inicial de elementos ao longo da borda e tricotando com a superfície frontal no comprimento necessário. Os fragmentos resultantes devem ser fechados costurando a borda livre ao rolo. É permitido começar a tricotar o gorro a partir do meio da base. Neste caso, é necessário fazer um laço com o material do fio, envolvendo-o com 7 elementos.
Após o trabalho, é necessário moldá-lo em um círculo usando ferramentas de meia. Para fazer isso, você precisa fazer aumentos usando as cunhas usadas na diminuição (no início de cada cunha, 1 elemento na linha). Quando a base estiver tricotada no diâmetro necessário, o trabalho deve ser continuado sem diminuições.
Por analogia, você pode fazer um rolo, que também pode ser tricotado na frente do elástico. Uma vez finalizado o elemento externo, é preciso fechar todos os detalhes com o método elástico, esticando o fio na parte superior do toucado.
Segredos para Iniciantes
Um gorro Kubanka de malha para mulheres ficará lindo e com o formato correto se você souber alguns segredos:
- Primeiro, você precisa tricotar um fragmento de controle do produto de tamanho pequeno. Ao criar uma amostra de teste, é necessário confiar no diagrama com uma descrição que foi selecionado como exemplo. O pedaço de tecido para teste deve ter 10x10 cm de tamanho. Uma régua deve ser fixada na amostra resultante para determinar o número de laçadas por 1 cm (a altura e a largura do produto devem ser levadas em consideração). Se você souber a densidade do tricô, poderá calcular corretamente o número de elementos no ponto definido.
- Se desejar, o enfeite de cabeça pode ser decorado com fitas, pedras, miçangas, strass ou flores de crochê. Usando diversas técnicas, você pode decorar o produto com bordados. Você também pode usar agulhas de tricô para fazer tranças falsas, que são apresentadas na forma de longas fitas que chegam a 10 laçadas de largura. As partes resultantes devem ser entrelaçadas em grupos de 3 ou 5 peças. Como decoração, você pode escolher cordões criados a partir de alças de ar usando uma agulha de crochê. Esta decoração, disposta em um lindo padrão, só precisa ser costurada no produto com linhas.
- Um chapéu feito de lã está sujeito a esticar (especialmente após a lavagem ou ao usar material de baixa qualidade), portanto, é recomendável reduzir a circunferência da cabeça em 2 cm. Devido a isso, não ocorrerão erros no cálculo do tamanho correto do chapéu.
- O comprimento da ferramenta de tricô dependerá do tipo de tecido. Se as agulhas forem retas, seu comprimento deve variar entre 25-36 mm. Ao escolher agulhas de tricô circulares, o comprimento do cordão de conexão deve atingir 40 cm. Este é considerado o tamanho ideal para criar um chapéu.
- Para tricôs mais apertados, as ferramentas de tricô devem ser um tamanho maior. Ao tricotar com agulhas mais folgadas, é aconselhável usar agulhas de tricô um tamanho menor. A superfície das agulhas de tricô deve ser lisa, livre de rebarbas, cortes e outras deformações. Neste caso, as bordas das ferramentas não devem ser muito afiadas, caso contrário o material da linha se partirá em fibras. No entanto, se você usar agulhas de tricô sem ponta, você pode esticar as laçadas.
- Ao escolher uma ferramenta circular, você precisa prestar atenção à qualidade do fio que conecta as agulhas. Ao contrário de um tubo de plástico, um cabo feito de metal, PVC ou náilon será mais resistente. A área onde os instrumentos encontram o cabo deve ser completamente lisa. Neste caso, essas peças devem ter a mesma espessura. O comprimento do cordão deve corresponder ao comprimento do futuro cocar para facilitar o tricô. Devido a isso, os elementos serão posicionados livremente na linha.
O chapéu feminino Kubanka tem uma aparência bonita e elegante, enquanto o produto será capaz de enfatizar as vantagens do rosto e não esconderá os cachos. Graças a padrões simples com descrições claras, não apenas artesãos experientes, mas também novatos, podem tricotar um cocar com agulhas de tricô.
Vídeo sobre como tricotar um chapéu Kubanka
Aula magistral sobre como tricotar um chapéu Kubanka com agulhas de tricô: