Desenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passo

Desenhos de flores e plantas para crianças, são fáceis de executar. Composições com tema floral podem consistir de 1 a 3 hastes com brotos e folhas, um buquê. O lírio do vale é atraente para o desenho - folhas largas e alongadas, flores simples em formato de sino. Até mesmo uma criança de 3 ou 4 anos pode dominar a técnica de criar desenhos e pinturas a lápis.

Regras gerais para desenhar lírio-do-vale

O lírio do vale (desenho para crianças inclui esboço e coloração) é familiar às crianças, pois a planta atrai a atenção nos primeiros meses da primavera.

Para representar uma flor, escolha:

  • folha de álbum;
  • lápis grafite simples;
  • canetas hidrográficas, lápis ou tintas nas cores verde, azul, rosa e cinza.

Desenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passo

Recomendações:

  • Tons pastéis serão necessários na fase de adicionar um pouco de volume às inflorescências. Na versão mais simples do design, os brotos podem ser deixados brancos, com as folhas coloridas de verde brilhante. Então é melhor complementar o trabalho com um esboço claro.
  • Pode-se pedir à criança que delineie as dimensões da futura imagem com antecedência, deixando margens brancas nos quatro lados da folha de papel. Isso criará uma composição decorativa e visual, uma espécie de “passe-partout” ao colocar o desenho finalizado em uma moldura. Ao trabalhar com lápis e tintas, é importante não apressar o jovem autor e mostrar como lidar com elementos difíceis.
  • O desenho da planta começa com o contorno de 1 a 3 caules longos, nos quais os contornos dos brotos e flores são então marcados.

Desenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passoDesenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passoDesenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passo

  • Nas laterais, a imagem é complementada por 2 a 3 folhas largas e alongadas, quase iguais em comprimento aos caules. Mais perto da base do lírio-do-vale, você pode desenhar 1-2 folhas pequenas.
  • As crianças se lembram do lírio-do-vale por seu grande número de flores em forma de sino, distribuídas uniformemente em hastes curtas ao longo de todo o comprimento do caule. Na fase final do desenho, as flores inferiores são pintadas em um tom azulado claro e cinza - a forma dos elementos é enfatizada. Os brotos superiores dentro do contorno são contornados na mesma cor. Essa técnica tornará a imagem naturalista e tridimensional.

Desenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passoDesenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passoDesenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passo

  • As folhas do lírio-do-vale consistem em muitas nervuras longitudinais, que são contornadas no estágio final (como o desenho inteiro) ou destacadas em verde escuro. O fundo recebe um tom claro de grama.
  • Você também pode deixar o fundo branco ou pintá-lo de qualquer cor escura. Como opção, um arbusto de lírio-do-vale é retratado crescendo no chão, então folhas de grama são desenhadas ao lado da flor e o solo ao lado da planta é colorido.

Como desenhar facilmente um lírio do vale com um lápis

Desenhar a lápis é fácil de fazer; uma borracha é usada para corrigir erros na criação de detalhes. É melhor escolher um papel que seja grosso e liso o suficiente para que os traços do lápis possam ser facilmente aplicados nele.

Folhas de alta qualidade preservarão as imagens do pequeno artista por muito tempo e tornarão o desenho confortável para a criança.

Quais ferramentas você precisará?

Para representar uma flor da primavera, use as seguintes ferramentas:

  • lápis simples;
  • borracha macia;
  • lápis de cores esmeralda, verde, azul;
  • lápis preto para contornar a imagem.

É melhor usar lápis que produzam cores claras e ricas. Quando pressionado, este lápis deixa linhas nítidas. Uma fraca tonalidade "cerosa" é dada por instrumentos de baixa qualidade. O prazer de desenhar será reduzido a nada, e o desenho não ficará brilhante.

Como desenhar

Abaixo estão os passos básicos para desenhar uma imagem a lápis.

Desenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passoDesenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passoDesenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passoDesenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passoDesenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passoDesenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passo

Estágio Descrição
1 Marcar os limites da imagem no papel: colocar pequenas linhas, que são apagadas com borracha na ponta.
2 Desenhe uma haste fina: começando do meio da borda inferior da composição, desenhe uma linha para cima, desviando-se em um pequeno ângulo da vertical. Outra linha é desenhada ao lado, formando o contorno do caule.
3 Para marcar a localização das flores, pedúnculos curtos são colocados em um padrão quadriculado ao longo dos dois terços superiores dos caules. O broto superior está localizado no topo do caule.
4 “Sinos” arredondados com uma linha ondulada ao longo da corola (na parte inferior de cada flor) são desenhados nas pernas. Todas as flores de lírio-do-vale “olham” estritamente para baixo, inclinando-se em uma direção. Você pode explicar ao seu filho que as inflorescências do lírio-do-vale estão sempre voltadas para o chão; essa é sua característica distintiva.
5 A partir do ponto inicial do caule, desenhe uma folha larga e alongada na lateral, um pouco mais baixa em altura do que o caule com flores. A folha pode ser dividida ao meio por uma linha longitudinal. A composição é complementada por outra folha, um pouco menor que a primeira.
6 A imagem resultante é colorida: as folhas são verdes, o caule e os galhos onde as flores estão fixadas são esmeralda. Nas folhas, as nervuras verticais são desenhadas em verde escuro. Use um lápis azul para dar volume às flores, colorindo apenas as partes inferiores e deixando uma área branca arredondada nas pétalas, perto dos caules.

Como completar um desenho

Você pode usar um lápis preto fino para contornar os elementos da planta. Linhas grossas são evitadas para não dar um contorno irregular à imagem. O fundo é levemente sombreado com verde claro ou azul.

Os traços são feitos em uma direção, pressionando levemente o lápis.

Lírio do vale

O lírio do vale (o desenho para crianças é adaptado de acordo com os detalhes da imagem) vem em diferentes tipos.

O lírio-do-vale de maio tem as seguintes características:

  • caules e pedúnculos longos;
  • até 20 flores arredondadas, brancas ou rosadas, cuja corola termina com 6 pequenos dentes;
  • folhas alongadas emoldurando o caule próximo à raiz.

Desenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passoDesenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passo

Quais ferramentas você precisará?

Para desenhar esse tipo de planta, você precisará dos seguintes materiais:

  • uma folha grossa de papel de álbum;
  • lápis simples;
  • apagador;
  • lápis verde brilhante, esmeralda e rosa.

Para colorir as folhas da planta, você pode usar giz de cera de cor suave - eles darão cores mais ricas e será fácil para a criança colorir elementos grandes. Flores pequenas ganham volume usando um lápis comum de cor rosa claro.

Como desenhar

Para concluir o trabalho sequencialmente, siga os passos indicados na tabela abaixo.

Desenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passo
Sequência de execução do esboço a lápis do desenho "Lírio do vale" para crianças
Estágio Descrição
1 No centro da folha, contorne os contornos do caule com 18 a 20 pedúnculos longos, dispostos em padrão xadrez e com inclinação semicircular descendente. O caule em si é representado ligeiramente inclinado para um lado.
2 No topo, desenhe uma bola do primeiro broto não desabrochado e, em seguida, adicione mais 2 botões-bola de cada lado. Na natureza, você pode frequentemente encontrar um lírio-do-vale em que os “sinos” superiores retêm botões enquanto o resto das inflorescências estão abertas.
3 Em seguida, as flores restantes são representadas, aumentando gradualmente um pouco o tamanho destas últimas. A corola inferior de cada flor é delimitada por uma linha ondulada.
4 Duas folhas de lírio-do-vale se originam na base do caule. Elas são desenhadas largas, com pontas finas e afiadas na parte superior.
5 O lírio do vale é pintado começando com “sinos” rosa claro. O lápis rosa é pressionado sem muita convicção, transmitindo a ternura das pétalas. As superiores, não sopradas, podem receber uma tonalidade esverdeada.
6 As folhas são primeiro pintadas com giz verde, usando traços verticais densos. Em seguida, as nervuras, a ponta afiada das folhas, o caule e os pedúnculos são desenhados na cor esmeralda.

Como completar um desenho

Para tornar a imagem mais gráfica, contorne a planta com uma caneta de gel preta ou um marcador fino. Alternativamente, o contorno é excluído, e o fundo é então pintado com qualquer tom delicado - azul, verde, cinza perolado.

Lírio do Vale Inclinado

A composição é composta por 1-2 caules, curvados em direção ao solo em forma de semicírculo, e folhas localizadas ao fundo. Todas as flores de lírio-do-vale nesta posição estarão direcionadas para baixo com corolas onduladas. A atenção da criança deve ser atraída para essa nuance ao representar uma planta inclinada.

Você pode complicar o desenho descrevendo alguns dos “sinos” abertos, com estames amarelos suaves e visíveis.

Desenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passo

Para transmitir volume ao pintar uma flor dessas, as superfícies internas das pétalas são mais escuras que as externas. As folhas ganham vida ao serem levemente onduladas ao longo do contorno.

Quais ferramentas você precisará?

Para um desenho claro e brilhante, você pode usar canetas hidrográficas ou marcadores.

Você precisará das seguintes ferramentas:

  • papel grosso (para desenho ou aquarela)
  • lápis simples para esboçar;
  • apagador;
  • marcadores largos de cores verde-escuras e gramadas;
  • marcadores azul claro e cinza.

Como desenhar

A tabela contém uma descrição detalhada das etapas do desenho:

Estágio Descrição
1 Eles delineiam a composição: no centro colocam dois caules com flores inclinadas uma sobre a outra. As folhas de lírio-do-vale foram planejadas para serem retratadas como plano de fundo, no fundo. Não se esqueça dos campos do desenho.
2 Os caules da planta crescem a partir de uma raiz, por isso são desenhados emergindo de um ponto na parte inferior da imagem, em forma de semicírculos, um acima do outro.
3 Atrás dos caules, é representada uma massa de 3 folhas.
4 Em cada caule, são marcados pedúnculos, direcionados para baixo.
5 Desenhe “sinos” arredondados, começando pelos menores no topo do caule. As linhas das coroas onduladas são desenhadas paralelas umas às outras. Então a flor parecerá naturalmente inclinada.
6 Ao colorir com canetas hidrográficas, você pode sugerir que a criança use um quadrado de papel limpo, colocando-o sob a palma da mão com a ferramenta - assim os elementos não ficarão borrados e o desenho permanecerá limpo.
7 A cor azul claro dá volume às inflorescências. Usando uma caneta hidrográfica cinza, sombreie finamente as partes onduladas inferiores das flores, o que enfatizará ainda mais o formato. Em seguida, use um marcador verde para pintar densamente sobre as folhas, tentando evitar traços caóticos.
8 Estágio final: os caules, as nervuras e as pontas das folhas e os pedúnculos são pintados de verde escuro.

Como completar um desenho

Você pode pintar o fundo restante com uma cor cinza claro, tentando aplicar cuidadosamente os traços dentro do quadrado composicional pretendido. Para isso, você pode usar um tom rosa claro que contraste com o verde.

Com uma folha

O lírio do vale (um desenho para crianças pode ser feito usando diferentes técnicas) é representado usando um estêncil para uma folha de planta. Uma técnica interessante usando uma esponja de espuma tornará a pintura de um elemento muito rápida e eficaz.

A execução da obra é complicada pela adição de um pequeno vaso à composição, que também é pintado por meio de estêncil. As crianças são solicitadas a representar um lírio-do-vale com uma folha em um vaso, cujo formato e cor a criança deve imaginar. Esta opção será interessante para crianças em idade pré-escolar, tanto as mais novas quanto as mais velhas.

Quais ferramentas você precisará?

  • 2 folhas grossas de papel;
  • lápis simples;
  • o pincel é fino;
  • apagador;
  • guache esmeralda e verde;
  • marcadores de cores rosa claro, cinza claro;
  • tesoura ou cortador de papel;
  • uma placa ou qualquer superfície de trabalho na qual cortar o estêncil;
  • esponja de espuma;
  • paleta;
  • recipiente com água;
  • pano macio.

Como desenhar

Desenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passo

Usando a tabela como guia, conclua cada etapa do trabalho:

Estágio Descrição
1 Em uma folha, marque a área onde a flor será colocada, planejando um lugar para uma folha grande. Desenhe os contornos dos caules. Se você escolher a opção de 1 haste, faça os detalhes grandes o suficiente para que a imagem não pareça muito pequena no papel.
2 Os contornos dos pedúnculos e das flores são delineados.
3 Na 2ª folha, use um lápis simples para desenhar o contorno de uma folha larga da planta, proporcional ao caule. Ele pode ficar levemente ondulado afinando a extremidade superior.
4 Depois de colocar o papel com a folha de lírio-do-vale contornada no quadro, recorte o desenho seguindo o contorno. A supervisão de um adulto é necessária aqui. Pode ser melhor cortar o estêncil sem a participação direta da criança para eliminar o risco de ferimentos.
5 O estêncil de papel resultante é colocado sobre 1 folha com uma imagem de inflorescências de lírio-do-vale, verificando a combinação dos elementos. Então o estêncil é colocado de lado.
6 Na primeira folha, comece a pintar os “sinos” de lírio-do-vale em rosa claro, dando-lhes volume. O passo final é contornar todas as flores de um lado em cinza claro - isso criará uma pequena sombra nas próprias flores.
7 Eles passam para a fase de trabalho com as partes verdes da planta. Um pincel fino é mergulhado em água, o excesso de líquido é removido, então a tinta verde é retirada e o caule e os pedúnculos são cuidadosamente pintados. Deixe a tinta secar completamente.
8 O próximo passo é aplicar o estêncil. Coloque a guache esmeralda e a guache verde lado a lado na paleta, sem misturá-las. Não deve haver pouca tinta. Pegue o estêncil e coloque-o sobre o desenho original com a haste, na posição escolhida anteriormente. É importante pressionar o estêncil firmemente ao redor do recorte para que a tinta não escorra além do contorno da folha de lírio-do-vale.
9 A esponja de espuma seca é mergulhada com sua borda inferior larga em duas tintas ao mesmo tempo, sem movê-la. Após coletar uma porção de guache de 2 cores, com um movimento desenhe a esponja, pintando imediatamente toda a área da seção recortada. O estêncil é cuidadosamente removido levantando-o verticalmente. O movimento da mão com a esponja deve coincidir com a direção das nervuras da folha do lírio-do-vale - o efeito da mistura das cores verde e esmeralda ajudará a exibir o verde pitoresco da planta.
10 A folha resultante pode ficar um pouco borrada nas bordas - isso é corrigido com um pincel com tinta esmeralda. Elas acentuam a ponta afiada da folha e escurecem seu início. Depois, você pode contornar o caule e os pedúnculos de um lado com a mesma cor - isso adicionará volume à imagem.

Como completar um desenho

A combinação de cores e os finos contornos pretos dos detalhes do desenho tornarão a imagem gráfica e clara. Um efeito interessante é obtido pela combinação de contornos finos e grossos. O primeiro é usado para delinear os elementos claros, o segundo é usado para delinear os detalhes que estão na sombra.

Com tintas

O lírio do vale não é retratado apenas com guache. O desenho para crianças pode ser colorido com aquarela. É frequentemente usado na arte infantil, mas é preciso mostrar à criança os princípios do trabalho com tintas.

Desenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passo

Recomendações:

  1. Escolha papel grosso para aquarela com superfície áspera, pois ele absorve bem o pigmento da água.
  2. Ao fazer um esboço preliminar a lápis, quase nunca se usa borracha - a borracha apaga a camada superior do papel, o que prejudica a qualidade da coloração.
  3. Use escovas redondas com cerdas macias.
  4. A água usada para enxaguar o pincel é trocada frequentemente para evitar tons “sujos”.
  5. O novo tom é aplicado apenas com um pincel limpo; é necessário um pano para remover o excesso de umidade.
  6. Não reaplique sobre uma camada de tinta úmida para evitar a formação de pelotas.
  7. Os primeiros trabalhos são feitos em cores puras para que o jovem artista possa se acostumar com o novo material. O desenho do lírio do vale é muito adequado ao tema das primeiras obras em aquarela.

Quais ferramentas você precisará?

Selecione os materiais necessários:

  • papel para aquarela;
  • pincéis finos e grossos;
  • lápis simples;
  • recipiente de água;
  • tintas verde, amarela, esmeralda, azul;
  • paleta;
  • um pano macio.

Como desenhar

A execução sequencial do trabalho é mostrada na tabela abaixo.

Desenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passoDesenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passoDesenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passoDesenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passoDesenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passo

Estágio Descrição
1 No centro da composição, trace o contorno do caule, ligeiramente inclinado para o lado e terminando em um semicírculo.
2 No lado oposto à inclinação do caule, desenhe 2 folhas longas e pontiagudas. Do outro lado, desenhe uma folha menor.
3 No caule, são representados pedúnculos inclinados para um lado e, em seguida, flores com corolas onduladas.
4 Agora a folha de papel precisa ser levemente embebida em água para que a tinta aquarela pinte a superfície uniformemente. Usando um pincel largo, pegue um pouco de água limpa e aplique em movimentos paralelos sobre toda a área do desenho, deixando secar completamente.
5 Aplique um pouco de tinta azul na paleta com um pincel e dilua com água até ficar com uma cor azul claro. Todas as flores são pintadas com o tom resultante. Deixe secar.
6 Em seguida, na paleta, o pigmento azul é novamente misturado com água até obter um azul mais saturado. Em um lado de cada flor, desenhe sua própria sombra, aplicando traços finos e redondos (de acordo com o formato das flores). A parte inferior da corola é contornada com o mesmo tom. O resultado foram inflorescências volumosas.
7 O papel é deixado secar. Usando um pincel largo e úmido, aplique verde-grama na paleta. Depois de atingir o tom brilhante desejado, você pode pedir para seu filho adicionar uma gota de amarelo. As folhas de lírio-do-vale são pintadas com traços verticais.
8 Enquanto a tinta ainda estiver úmida, o topo e o início das folhas podem ser acentuados com esmeralda, usando a técnica úmido sobre úmido. Com essa técnica, a mistura de tons ocorre diretamente no desenho, tornando a imagem pitoresca. A tinta é aplicada com cuidado, tocando levemente o papel, e então a camada é deixada secar.
9 Usando um pincel fino, pinte os caules e pedúnculos. Repita primeiro em verde e depois em esmeralda.

Como completar um desenho

O trabalho em aquarela geralmente não é complementado com traçado, preservando a leveza do desenho; Se desejar, você pode pintar o fundo em um tom claro usando um pincel largo.

Com cotonetes

Lírio do vale (um desenho para crianças pode ser feito sobre o tema “Buquê de flores”) é retratado usando um objeto simples - um cotonete.

Quais ferramentas você precisará?

A criança é solicitada a selecionar os seguintes materiais:

  • uma folha de papelão colorido (o trabalho ficará espetacular em azul, amarelo, rosa, azul claro, verde claro);
  • lápis simples e macio;
  • apagador;
  • guache nas cores branca, azul, verde, amarela;
  • escova redonda;
  • 1-2 cotonetes;
  • paleta;
  • pano (para remover o excesso de tinta do pincel);
  • recipiente com água.

Como desenhar

Desenho de lírio do vale para crianças com lápis, tintas passo a passo

Estágio Descrição
1 Os campos da composição são delineados e um buquê é desenhado no centro: 3-5 folhas de lírio-do-vale, vários caules ligeiramente inclinados em diferentes direções.
2 Na paleta, misture verde e um pouco de guache amarelo. As folhas são pintadas usando movimentos verticais do pincel. Deixa-se a camada secar.
3 Mais verde é adicionado ao amarelo-esverdeado. Desenhe as nervuras das folhas e seus contornos.
4 O tom resultante na paleta é alterado adicionando um pouco de azul. A cor esmeralda resultante é usada para desenhar os caules, indicando a parte inferior e a parte superior pontiaguda das folhas. Agora a tinta deve secar completamente.
5 Em uma paleta, misture separadamente guache branco e uma gota de azul. O bastão é mergulhado em tinta e, com uma leve pressão, pequenas flores redondas são impressas nos caules. Se desejar, as inflorescências podem ser branco-amareladas ou branco-rosadas. A camada de tinta está seca.

Como completar um desenho

Eles dão um toque especial ao trabalho: mergulham o bastão em tinta branca e imprimem pequenos destaques brancos em cada “sino”. Veias finas são aplicadas nas folhas com um tom verde-amarelado claro. Para adicionar detalhes gráficos à composição, você pode contornar os caules e flores com corolas usando uma caneta de gel preta ou marcador. Elementos destacados em primeiro plano criarão volume na obra.

O lírio do vale é fácil de desenhar, mas para ajudar seu filho a criar um desenho, você pode primeiro encontrar uma foto da planta na Internet ou em uma enciclopédia. Em uma caminhada na primavera, você pode chamar a atenção do seu filho para os cantos sombreados do parque e da floresta - é onde você pode encontrar pequenas clareiras com brotos floridos na primavera.

As crianças estão sempre interessadas em materiais naturais e em observar plantas vivas. Essas habilidades ajudarão o jovem artista a representar flores e o ensinarão a prestar atenção aos detalhes.

Vídeo sobre o tema: desenhos a lápis para crianças - lírio do vale

Desenho de lírio do vale com lápis para crianças:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho