O produto que foi tricotado por uma tricotadora iniciante, pode ter juntas ásperas e laços irregulares. Para resolver o último problema, basta utilizar o método de cozimento a vapor. Para evitar costuras salientes, recomenda-se a utilização de uma costura de colchão, que permite criar conexões invisíveis.
Ferramentas e materiais necessários
No tricô, uma agulha especial com ponta romba é frequentemente usada para costurar partes de um produto, pois ela passa facilmente entre os furos sem deformar a linha. Você também pode usar uma agulha de lã para costurar os elementos de tecido usando um ponto colchão.
Se o tecido for feito com fio levemente fofo ou liso, é recomendável usar o mesmo fio para unir as partes que foi usado para amarrar o produto. No entanto, ao usar fios longos de mohair, bouclé ou fios mais grossos, é necessário usar fios do tom correspondente com uma superfície lisa para costurar.

Não é recomendado fazer ponto colchão em tricô com linhas de costura comuns, pois elas não têm estrutura elástica. Se o item foi tricotado com fios grossos e volumosos, para criar esse tipo de costura é necessário usar fios mais finos para que a área de junção fique invisível e bem cuidada.
Técnica de fazer ponto colchão em tricô
O ponto colchão no tricô é uma espécie de método universal de unir elementos do tecido que possuem o mesmo número de carreiras.
Tricoteiros experientes recomendam que iniciantes usem o ponto colchão ao tricotar, pois ele tem muitas vantagens:
- Pode ser usado em quase qualquer produto, por exemplo, um cobertor ou um cachecol. No entanto, esse tipo de ponto não é adequado para tricô vazado.
- Não há necessidade de preparar a tela com cuidado. Não é necessário alinhavar os elementos.
- É necessário conectar as peças na parte frontal da futura peça. Graças a isso, não há necessidade de virar a tela do avesso, confundindo as áreas onde os elementos são unidos.
- Muito fácil de fazer.
- A costura ficará invisível. Como resultado, não há necessidade de selecionar fios para unir as peças, especialmente aquelas com tonalidades diferentes.
Para obter uma costura de conexão perfeita, você deve garantir que as alças das bordas estejam uniformes durante a etapa de trabalho:
- No final da carreira, você precisa tricotar com elementos em meia ou na frente. No início da carreira, você deve remover o tricô (fio na frente do tecido) ou a frente (fio atrás do produto). Este método garantirá que um furo na borda corresponderá a duas fileiras.
- O início e o fim da carreira da frente devem ser tricotados com furos na frente, e as carreiras de trás devem ser tricotadas com furos atrás. Uma linha corresponderá a um elemento de aresta.
Laços de borda nunca serão usados em padrões, reduções ou aumentos. Se o fio principal for usado para costurar as partes, ao montar os pontos é permitido deixar a borda livre mais longa do que o necessário para não esconder o nó.
Como resultado, você pode fazer uma costura com esta linha:
- Coloque as peças lado a lado com as partes da frente voltadas para cima.
- Faça o primeiro ponto do lado de trás, criando um fecho.
- Puxe a linha através do fio entre o furo da borda e o que o segue até a área frontal.
- Usando o segundo ponto, pegue um cordão que combine com a borda da outra peça. Como resultado, a frequência de costura será igual a uma linha. Para obter uma costura mais elástica, pegue dois pontos de borda, que são colocados em elementos diferentes, opostos um ao outro.
- Não aperte a rosca de trabalho. Após costurar 4 cm, puxe um pouco a área unida para que a linha fique distribuída uniformemente ao longo do segmento.
Graças a essa conexão, os furos das bordas são dobrados para o lado avesso, formando uma linda trança.
Recomenda-se inicialmente que tricoteiros iniciantes dominem o clássico ponto colchão, feito na superfície frontal. É sempre necessário realizá-lo pela parte da frente para que ele envolva para dentro o que está por baixo. Como resultado, a área de atracação ficará escondida de forma confiável.
Para costurar você precisará dos seguintes materiais:
- uma agulha com ponta romba e furo largo;
- 2 peças que são tricotadas com a superfície da frente e têm o mesmo número de carreiras.
Técnica para fazer ponto colchão em tricô:
- Coloque 2 pedaços de tecido sobre uma superfície plana de modo que fiquem voltados para cima, com a frente voltada para cima.
- Insira uma linha no buraco da agulha. Utilize a ferramenta para segurar a membrana do furo frontal da peça de trabalho, que está localizada no lado direito. Pule o elemento da borda, pegando apenas a primeira laçada tricotada da carreira.
- Retire a agulha, realizando manipulações semelhantes com a parte esquerda da peça de trabalho.
- Depois de fazer alguns pontos, puxe cuidadosamente a costura para que ela mantenha sua estrutura elástica.
- Costure as peças até o final. Como resultado, uma superfície frontal clássica se formará na parte da frente e uma costura fina aparecerá na parte de trás.
É necessário unir os furos da mesma fileira em ordem. Caso contrário, a costura ficará torta, prejudicando a aparência do tecido.
Se o produto foi tricotado com fios grossos, para criar uma costura você precisa pegar 2 pernas do furo da borda com uma agulha, puxando o fio. Se você mover a ferramenta apenas sob um laço, precisará costurar duas vezes mais. Por isso, a costura não será elástica e terá uma aparência rígida e grossa.
Existem 2 tipos de costura de colchão:
Tipo | Peculiaridades |
De loop em loop | Para garantir que a área onde as peças são unidas fique completamente invisível, é necessário utilizar a costura “Loop in loop”. Não há necessidade de fechar os furos nas peças para costurar. Elas precisam ser deixadas nas agulhas, movendo-as bem apertadas uma em direção à outra. Este tipo de ponto deve ser feito da direita para a esquerda. |
Linha | O ponto "Linha" é recomendado para costurar elementos de malha que foram criados com um padrão simples de furos frontais e traseiros, por exemplo, um enfeite com tranças, tricô ou superfície frontal. Este tipo de costura permite costurar uma manga na cava, conectar elementos com bordas chanfradas ou retas e também unir pontos passo a passo nas calças. Este tipo de costura deve ser feita exclusivamente pelo lado interno. Para isso, os elementos de tecido precisam ser dobrados com os lados direitos voltados um para o outro, costurando-os com pequenos pontos usando o ponto “Ponto Traseiro”. Para costuras longitudinais, recomenda-se colocar os pontos perto dos furos das bordas das peças, para costuras transversais - ao longo da linha de laços fechados. A linha deve ser colocada a uma distância de 5 mm da borda. |
Peças de conexão
O ponto colchão no tricô é o principal tipo de união de peças, por isso é utilizado em muitos casos.
Uma característica da costura é o deslocamento dos furos em uma fileira, o que deve ser levado em consideração em vários casos:
- Costuras laterais e ombros em tricô transversal. Ao unir as peças dos ombros, a costura não ficará muito elástica e ficará bem densa. Os furos devem ser costurados de modo que as alças de fechamento do tricô fiquem no lado avesso.
- Costurando a abertura e a manga na peça. Esse tipo de costura é utilizado quando o início da peça fica nas agulhas de tricô. O processo de junção será semelhante ao de digitação de bordas. Como resultado, três furos corresponderão a dois elementos de borda. É permitido unir as alças da alça ou da manga com o tecido sem retirá-las da agulha de tricô. Isso dará à costura traseira uma aparência elegante.
- Costure as laterais e as mangas verticalmente. Ao unir elementos que foram tricotados com a superfície frontal, a costura ficará invisível. A situação é diferente com o ponto meia, onde o deslocamento dos furos é claramente visível. Como resultado, as fileiras serão dispostas em fileiras com dentes. Para obter uma simetria completa, você precisa pegar as alças das bordas com uma agulha não oposta uma à outra, mas deslocando-as uma carreira de distância.
Ao tricotar em ponto meia, a costura vertical não ficará muito bonita. No entanto, para obter excelentes resultados, é recomendável familiarizar-se com algumas das complexidades de sua criação.
Materiais e ferramentas necessários:
- agulha com linha de tricô;
- dois itens feitos com um padrão de lenço.
A costura deve ser feita pela parte da frente. Se você precisar unir pedaços de tecido que foram tricotados em ponto meia, a costura não ficará boa porque as cicatrizes do padrão serão deslocadas em uma carreira. Se a peça inteira for tricotada com esse padrão, esse problema será menos perceptível. No entanto, ao alternar o ponto meia com outro padrão, a incompatibilidade das nervuras será um grande problema.
Para corrigir a situação, é recomendável fazer o seguinte:
- Em um dos produtos, sempre fixe duas membranas de um furo de borda.
- Em outro produto, segure uma perna de um furo e a outra perna do segundo elemento.
- Chegue ao final da parte desta maneira.
É permitido tricotar o ponto colchão usando um cordão. Como resultado, a agulha não pegará o furo, mas o trecho entre a borda e o primeiro elemento da carreira. A ferramenta deve ser inserida primeiro na broca de uma parte e depois na outra. A cada 2 cm é preciso apertar a rosca, caso contrário a qualidade da junta ficará ruim.
Nesse caso, a linha de costura terá uma aparência elegante vista do avesso do tecido. Se a peça for feita de fio fino, recomenda-se enfiar 2 fios de uma só vez.
No tricô, ao costurar as bordas laterais das peças, utiliza-se o ponto colchão, na vertical ou na horizontal. Graças a essa costura, é possível costurar furos nas bordas que abrem e fecham fileiras de forma completamente imperceptível. Muitas vezes a parte inferior do tecido começa com um elástico.
O ponto colchão vertical é usado principalmente para unir peças que foram tricotadas usando o padrão 2x2.
Materiais que você vai precisar:
- linha de tricô que combina com o tom principal do fio;
- agulha de cerzir.
Muitas vezes, no início de uma carreira de montagem, a ponta do fio é sempre deixada. Se for longo o suficiente, pode ser usado para costurar peças. Como resultado, isso ajudará a resolver dois problemas de uma vez: você não precisará esconder a ponta no tricô e também prender um fio adicional ao final da carreira, o que evitará o aparecimento de um nó no tecido.
Instruções passo a passo:
- Passe a ponta do fio lançado ou do fio novo, se a ponta for muito curta, em uma agulha com um furo grande. O comprimento do fio deve ser 3 vezes maior que o comprimento da costura.
- Coloque as peças viradas para cima na superfície da mesa. As áreas de união devem ficar voltadas uma para a outra.
- Usando uma agulha, enganche o furo mais externo da fileira definida na parte que será fixada.
- Puxe a linha, sem apertar muito, em direção à primeira peça. Coloque a ferramenta sob a unidade da linha de montagem. Duas peças devem ser costuradas na área de montagem.
- Separe os furos verticais em uma das peças. Se o tecido foi tricotado com duas laçadas meia e duas laçadas frontais, deve haver elementos meia perto da coluna de furos onde a costura vertical será criada.
- Execute manipulações semelhantes em outra parte, separando a coluna de furos traseiros.
- Para criar uma costura, pegue as laçadas dos pontos selecionados, uma a uma, unindo-as uma após a outra em duas peças.
Como resultado, na parte frontal da tela haverá uma conexão semelhante, onde será quase impossível ver a área de união. Haverá uma costura perfeita no verso.
O ponto colchão horizontal é adequado para unir peças ao longo dos cortes inferiores e superiores através das aberturas das carreiras inicial e fechada com o mesmo número de laçadas. Esse tipo de costura é fácil de criar e seu princípio é semelhante à execução de uma costura vertical de colchão. No entanto, a agulha precisará ser usada para fisgar não os jumpers horizontais do buraco, mas seus arcos verticais.
Esta costura, em termos de suas características de criação, assemelha-se a uma costura horizontal de malha na superfície frontal. No entanto, as alças das peças ficarão fechadas e a costura não esticará.
Instruções passo a passo:
- Prepare as peças para costura. Coloque os elementos um ao lado do outro com os lados de conexão voltados para cima. Fixe a linha perto da borda de uma das peças.
- Insira a agulha de cima para baixo no primeiro furo da última carreira de uma peça. Remova a ferramenta do elemento adjacente de uma linha semelhante da peça.
- Execute manipulações semelhantes com os furos da segunda parte, que está localizada no lado oposto.
- Retorne à primeira peça e insira a agulha no furo de onde sai o fio de fixação. Remova a agulha do elemento adjacente.
- Execute manipulações semelhantes com os furos da segunda parte.
- Costure as duas peças até o final da costura.
Na etapa de criação da costura, a linha deve ser puxada bem esticada para que as bordas da peça fiquem fechadas. Se você usar um tom contrastante de fio para a costura, ela ficará invisível. O fio de fixação também não ficará visível na parte de trás do tecido. Se a superfície traseira for a parte frontal, as peças devem ser unidas com ponto colchão horizontal.
Preparando o produto para montagem
O ponto colchão no tricô requer uma preparação preliminar das partes do tecido, pois é conveniente criar a junta em uma superfície plana que não enrole para dentro. Neste caso, os elementos de malha devem ser tratados com um método de calor úmido, seja lavando ou passando a vapor com um ferro.
Para lavar o produto, é necessário preparar água morna, além de condicionador com detergente líquido para lavar peças de lã.
Descrição passo a passo:
- Encha a bacia com água morna, cuja temperatura atinja 40°C.
- Despeje o detergente, mergulhando o tecido no líquido.
- Vire cuidadosamente o produto na água. Não esfregue nem amasse o tecido.
- Despeje o líquido e encha o recipiente com água limpa, adicionando condicionador.
- Enxágue bem o produto, coloque-o sobre uma toalha e enrole-o, espremendo-o com as mãos sem torcer.
- Coloque a toalha sobre uma superfície plana e estenda o tecido por cima. Ao nivelar o produto com as mãos, dê a forma desejada e espere secar completamente.
Com o tratamento térmico úmido, as partes tricotadas do produto podem assumir um formato ideal, enquanto irregularidades e pequenos defeitos desaparecem. Os laços ficarão uniformes e o fio, feito de plumas ou lã, ficará fofo.
Para tratar as peças de lona com vapor, recomenda-se fazer o seguinte:
- Prepare um vaporizador especial ou um ferro com função de vapor.
- Encha o vaporizador com água destilada ou fervida e aqueça.
- O processo de vaporização deve ser realizado a uma curta distância do tecido. Ao trabalhar com fios artificiais ou acrílicos, recomenda-se usar um pedaço de gaze para vaporizar.
- Trate a tela com as mãos. Alise o produto, dando a ele o formato e o tamanho desejados.
- Deixe os pedaços de tela de lado por 2 horas para secar completamente.
Ao usar um ferro de passar, é preciso fazer um leve contato com a superfície da almofada. Ao mesmo tempo, o fio é capaz de absorver a quantidade de umidade necessária para alinhar completamente todas as laçadas.
Após o processamento, as peças podem ser fixadas no molde e deixadas até secarem completamente. Para tatuar, recomenda-se o uso de um tapete especial, no qual é permitido transferir os contornos do padrão usando giz. Depois, você pode endireitar os elementos conectados do tecido ao longo dos contornos.
No tricô, o ponto colchão é frequentemente usado para conectar partes tricotadas do tecido. Este ponto é conveniente de usar se o número de laçadas de borda das peças for o mesmo. Ao tricotar, esse tipo de costura tem muitas vantagens, pois a área onde os elementos do produto são unidos ficará praticamente invisível.
Vídeo sobre ponto colchão em tricô
Aula magistral sobre como unir peças de malha com ponto colchão vertical: