Aprendendo a tricotar do zero. Lições para iniciantes

Tricotar pode ser um processo complexo, mas para aprender do zero, adultos e crianças usam os padrões mais simples. E é no início do treinamento que você deve entender como selecionar os materiais e ferramentas necessárias, para que fique mais fácil trabalhar depois.

Ferramentas e materiais necessários

Aprender a tricotar do zero sempre começa com a escolha do que trabalhar e do que partir.

Aprendendo a tricotar do zero. Lições para iniciantes

Para qualquer produto você precisará:

  • agulhas de tricô;
  • tesoura afiada;
  • fio;
  • dependendo da situação - um alfinete de segurança e uma agulha com um furo largo.

A maneira mais fácil é escolher uma tesoura. Elas podem ser de qualquer tamanho, as lâminas podem ter qualquer formato, os cabos podem ser de plástico ou não. O principal requisito para elas é a capacidade de cortar o material de maneira uniforme e eficiente, para que a ponta do fio não fique presa.

Escolher o fio é um pouco mais complicado. A cor é uma questão de gosto, mas a composição e a espessura do fio são importantes para selecionar um produto específico. Os principais tipos de material de tricô são 100% lã, uma mistura de lã e fibra sintética, algodão e fios 100% sintéticos.

Tipo de rosca Peculiaridades
Algodão Não é muito quente, mas é adequado para tricotar qualquer peça, de chapéus a meias e suéteres. Mas os produtos não manterão você aquecido em climas frios, embora sejam adequados para climas moderadamente frios. Fios finos de algodão devem ser usados ​​para peças de verão. Eles vêm em espessura média e muito fina. Uma das vantagens importantes do algodão é que ele não causa coceira quando usado.
100% lã Uma opção bem quentinha, pode ser de qualquer espessura. Você pode encontrar lã de camelo, ovelha, cabra e, às vezes, fios feitos de lã de alpaca à venda. A lã pura é melhor usada para tricotar cachecóis, suéteres, luvas de inverno e meias. Mas é preciso lembrar que tais coisas se desgastam mais rápido devido às especificidades do material. Além disso, roupas de lã podem causar coceira, o que nem todo mundo gosta. Também são conhecidos casos de alergias a esse material.
Mistura Fio quente e macio, pode ser fofo ou liso, fino ou grosso. Adequado para fazer qualquer item de inverno. Meias e luvas feitas de uma mistura de lã e materiais sintéticos duram mais do que aquelas feitas de lã pura.
100% fio sintético Pode ser quente ou não tão quente e tem uma grande variedade de texturas e espessuras.

Aprendendo a tricotar do zero. Lições para iniciantes

A espessura dos fios determina a densidade e a espessura do futuro produto, bem como a capacidade de criar determinados padrões. Por exemplo, você não conseguirá tricotar um item vazado com fio grosso, e não conseguirá fazer um cachecol grosso, denso e quente com material fino.

Normalmente as instruções indicam a opção de linha ideal e é aconselhável escolher exatamente ela. Se a loja não tiver exatamente o mesmo material, na maioria dos casos os vendedores podem ajudar você a escolher um análogo adequado. A escolha das agulhas de tricô é a parte mais importante da preparação. Às vezes, a variedade necessária é indicada nas instruções de tricô, mas às vezes não.

Portanto, existem regras gerais que ajudarão você a encontrar a opção certa:

  • para tricotar meias ou luvas, você precisará de um conjunto de 5 agulhas de tricô idênticas, elas devem ser afiadas em ambas as pontas;
  • para tricotar cachecóis, xales e a maioria dos outros itens, você precisa de duas agulhas de tricô idênticas que tenham um bom batente para os pontos em uma das pontas, para que eles não escorreguem;
  • quanto mais grossa a rosca, maior será o diâmetro da ferramenta que você precisará;
  • a superfície deve ser lisa, sem rugosidades ou rebarbas;
  • Variedades de bambu e madeira, bem como ferramentas revestidas de Teflon, são adequadas para tricotar com tipos de fios altamente escorregadios;
  • Agulhas de metal não quebram como as de plástico, madeira ou bambu, mas as de aço podem ser muito pesadas e as de alumínio mancham o fio.

Aprendendo a tricotar do zero. Lições para iniciantes

É igualmente importante prestar atenção à nitidez das pontas. Agulhas de tricô muito afiadas são desconfortáveis ​​de usar e podem machucar seus dedos enquanto você trabalha.

Esquemas com descrição

Aprender a tricotar do zero envolve usar os padrões mais simples para dominar técnicas básicas e melhorar as habilidades. Portanto, para os primeiros passos, escolha coisas pequenas e simples que sejam convenientes para praticar, onde os erros sejam claramente visíveis e fáceis de corrigir se algo não der certo.

Pegadores de panela

Este tipo de utensílio de cozinha é conveniente para aprender ponto meia, ponto meia e fechar a última carreira.

Aprendendo a tricotar do zero. Lições para iniciantes
Aprenda a tricotar do zero - faça pegadores de panela simples.

Você precisa começar lançando os loops:

  1. Desenrole um fio da bola que tenha o dobro do comprimento da largura planejada do produto e segure-o com a mão esquerda. Neste caso é de 30–35 cm.
  2. Enrole a linha em volta do seu polegar no sentido anti-horário.
  3. Coloque a linha no seu dedo indicador ligeiramente dobrado.
  4. Aperte a ponta com os dedos restantes.
  5. Coloque as agulhas juntas. Isso tornará mais fácil tricotar a 1ª carreira.
  6. Insira-os sob a linha, na parte interna do polegar.
  7. Pegue as pontas das agulhas de tricô do dedo indicador e puxe a laçada do polegar.
  8. Solte a laçada do seu polegar e passe-a por baixo da linha.
  9. Abra os dedos e puxe firmemente a primeira laçada da carreira.
  10. Mova o polegar para a esquerda, formando uma espécie de laço.
    Aprendendo a tricotar do zero. Lições para iniciantes
  11. Insira as agulhas de tricô de baixo para cima, a partir do lado da palma.
  12. Pegue a linha do seu dedo indicador.
  13. Puxe para cima.
  14. Repita os movimentos necessários para criar o primeiro laço.
  15. Continue até que reste apenas um pequeno pedaço de linha.

Depois disso, uma das agulhas de tricô é removida e eles começam a tricotar o produto em si.

Você pode começar usando o ponto meia:

  1. Tricotar a 1ª carreira: remover 1 laçada e, em seguida, tricotar todas as laçadas da frente (l. p.). Para fazer isso, segure o fio de trabalho atrás do tecido e das agulhas de tricô e puxe-o através de cada laçada montada com uma agulha de tricô livre. No final da carreira, faça 1 ponto meia (p.). Para isso, o fio é movido para a frente, colocando-o na frente do trabalho.
  2. Vire o tricô e tricote a 2ª carreira exatamente da mesma maneira: retire 1 laçada, tricote todas as laçadas, exceto a última, e tricote a última em meia.
  3. Continue até obter um quadrado.
    Aprendendo a tricotar do zero. Lições para iniciantes
  4. Feche os laços. Para fazer isso, tricote a 1ª laçada, depois a 2ª e puxe-a através da 1ª. Resta 1 laçada na agulha de trabalho. Depois faça uma 3ª laçada e passe-a pela 2ª. Resta novamente 1 laçada na agulha de trabalho. Continue até o final da carreira. No final, corte o fio, não muito curto, e passe-o pela última laçada.
  5. Para criar um pegador de panela, você precisa tricotar outro quadrado semelhante e costurá-los. Com os fios que sobraram depois de fechar a última carreira, você pode fazer uma laçada para pendurar o produto.

O resultado será um tecido com um padrão igual em ambos os lados, semelhante a ondas.

O ponto meia ou ponto meia é um pouco mais difícil de fazer:

  1. Monte pontos para que o lado do quadrado tenha 15 cm e solte 1 agulha de tricô.
  2. Na carreira nº 1, retire 1 laçada, tricote todas as laçadas, exceto a última, tricote, tricote a última em tricô.
  3. Vire o trabalho e tricote a carreira 2: remova 1 ponto e tricote o restante em tricô até o final da carreira.
  4. A carreira n.º 3 é tricotada da mesma forma que a carreira n.º 1.
  5. A carreira 4 é feita exatamente da mesma forma que a carreira 2.
  6. Continue até obter um quadrado uniforme.
  7. Feche os laços.
    Aprendendo a tricotar do zero. Lições para iniciantes
  8. Tricotar um quadrado semelhante e costurá-los juntos.

O ponto meia tem um padrão diferente dependendo do lado. De dentro para fora, são ondas, como em ponto meia, só que mais densas. Na parte da frente é uma superfície lisa com um padrão que pode ser visto em qualquer malha, semelhante a espinha de peixe ou flechas. O lado externo do pegador de panela depende apenas da preferência pessoal.

Lenço

Aprender a tricotar não estará completo sem aprender a fazer elástico com agulhas de tricô. E a primeira coisa que você deve tentar fazer ao aprender habilidades do zero é um cachecol. Para trabalhar você precisará de 2 agulhas de tricô nº 4, 100-200 g de fio de uma mistura de acrílico e lã, espessura média, e tesoura.

Aprendendo a tricotar do zero. Lições para iniciantes

Instruções:

  1. Monte 32 pontos usando 2 agulhas de tricô juntas. Neste caso, o cachecol será de largura média.
  2. Puxe 1 agulha e tricote a 1ª carreira: deslize a 1ª laçada e tricote mais 30 laçadas da frente.
  3. Tricotar a carreira nº 2: deslizar 1 ponto, fazer 1 pb. p., 1 e. p., 1 litro. p., e alterne até o final da carreira, devendo terminar com 2 laçadas em tricô.
  4. Na carreira 3, tricotar: retirar 1 laçada, 1 e. p., 1 litro. p, 1 e. pág. e assim por diante até o final da linha, deve terminar com 1 l. p., 1 e. pág.
  5. A carreira n.º 4 é tricotada de forma semelhante à carreira n.º 2.
  6. O tricô deve continuar até que o comprimento do cachecol esteja satisfatório.
  7. Feche as laçadas, passe a agulha ou a agulha na borda do tricô.

Você também pode usar lã pura para tricotar cachecóis, não apenas uma mistura. Mas isso só é adequado se o material espinhoso não causar desconforto ao ser usado.

Faixa de cabeça

O padrão da trança pode parecer complicado, mas na prática tudo é muito mais simples do que parece quando olhamos para o produto final.

Aprendendo a tricotar do zero. Lições para iniciantes

Para completar o desenho você precisa:

  • agulhas de tricô nº 3, 2 principais e 1 adicional;
  • fio fino, 30% acrílico e 30% lã, aproximadamente 70–80 g;
  • agulha com um olho largo.

As instruções passo a passo para concluir o trabalho são assim:

  1. Monte 50 pontos.
  2. Tricotar a 1ª carreira de acordo com o padrão 15 e. p., 20 anos. p., 15 e. pág.
  3. Faça a 2ª carreira: 15 p. p., 20 e. p., 15 anos. pág.
  4. Tricotar as próximas 14 carreiras de acordo com este padrão.
  5. Comece a tricotar o padrão a partir da carreira 17.

A criação do padrão exigirá o uso de uma agulha de tricô adicional:

  1. Remova 5 laçadas em uma agulha de tricô adicional e coloque-as atrás do tecido.
  2. Tricotar 5 anos. pág. da agulha principal, tricotar a partir da laçada da agulha adicional, rosto.
  3. Coloque os próximos 5 pontos em uma agulha extra.
  4. Coloque-os na frente do trabalho.
  5. Tricotar 5 pontos. pág. da agulha principal e 5 l. pág. com adicional.
  6. A próxima carreira é tricotada inteiramente em ponto meia.
  7. Depois tricote a carreira inteira.
  8. Em seguida, faça novamente pontos tricô.
  9. Retorne ao padrão de tricô com uma agulha adicional.
  10. Tricotar um total de 142 carreiras de acordo com este padrão.
  11. Feche as alças e costure as bordas do produto.

Aprendendo a tricotar do zero. Lições para iniciantes

Você pode escolher a cor do fio a seu critério. Se a circunferência da cabeça for maior ou menor que a média, você pode diminuir ou aumentar o número de carreiras.

Meias

Aprender a tricotar do zero implica necessariamente na oportunidade de tentar criar meias quentinhas.

Antes de começar a trabalhar, você precisa calcular quantas laçadas precisará montar:

  1. Meça a circunferência da perna perto do osso do tornozelo e no peito do pé.
  2. Determine a circunferência média da perna somando os totais e dividindo o resultado por 2. Por exemplo, a 1ª medida foi de 23 cm, e a 2ª foi de 27 cm. Acontece que 23+27=50, 50/2=25.
  3. Determine quantos loops você precisa fazer. Neste caso são 3 x 23 = 69 voltas.
  4. Arredonde a quantidade para um número par divisível por 4. Neste caso, será 72. Então, em cada uma das agulhas de tricô, haverá 18 laçadas como resultado.

Depois que todos os cálculos foram concluídos, eles iniciam o processo de criação do item. Para as primeiras meias, é melhor escolher um fio de espessura média feito de uma mistura de fibras sintéticas e de lã. Você também precisará de um conjunto de 5 agulhas de ponta dupla.

O padrão de tricô fica assim:

  1. Monte 72 pontos em 2 agulhas. Retire 1 agulha de tricô.
  2. Tricotar 18 pontos firmemente sobre ele. 1º deve ser tricotado, depois alternar 1 e. pág. e 1 l. p., até que todas as 18 peças estejam conectadas.
  3. Pegue a próxima agulha de tricô e repita tudo o que foi feito com a anterior.
  4. Continue até ter 4 agulhas com 1 carreira de canelado em tricô, cada uma com 18 pontos.
  5. Amarre a ponta do fio que sobrou depois de montar os pontos e o fio de trabalho. Dessa forma as agulhas ficarão fechadas formando um círculo.
  6. Tricotar em ponto canelado (alternar 1 p. l, 1 p. i. em círculo) 6 cm.
  7. Tricotar mais 5 cm de tecido usando apenas as alças da frente.

Aprendendo a tricotar do zero. Lições para iniciantes

Esta é a parte superior da meia que cobrirá o pé até o tornozelo.

Depois disso, eles passam a criar a parte do calcanhar:

  1. Pegue as agulhas de tricô nº 3 e nº 4 e tricote todas as laçadas delas em 1 agulha de tricô comum. A carreira inteira deve ser tricotada com pontos tricô.
  2. Continue tricotando em ponto meia até que a altura do tecido atinja 36 carreiras. O último deve ser tricotado com alças faciais.
  3. Comece diminuindo pontos para criar o formato do calcanhar.
  4. Divida mentalmente o número total de laçadas na agulha de tricô em 3 partes, neste caso serão 12 partes em cada uma.
  5. Tricotar 12 pontos. pág. da parte extrema, 11 e. pág. da parte do meio, tricotar 1 laçada junto com a adjacente, de modo que na 2ª parte extrema restem 11 laçadas sem tricotar.
  6. Vire o tricô.
  7. Tricotar a carreira da frente. Retire 1 ponto e tricote 11 pontos. pág. da parte do meio, tricote o 12º juntamente com a laçada da parte lateral, frente.
  8. Vire o trabalho.
  9. Continue diminuindo neste padrão até que restem apenas 12 pontos da seção do meio.

O formato do calcanhar está pronto, depois disso tricotamos a parte de transição, após a qual precisaremos começar a diminuir as laçadas na ponta:

  1. Com uma agulha de tricô com 12 laçadas restantes, pegue 10 laçadas da borda do calcanhar. Para fazer isso, puxe o fio de trabalho da borda através das alças externas, como se estivesse tricotando novas alças através delas.
  2. Tricotar com uma agulha livre 10 laçadas em uma agulha e depois mais 10 laçadas na próxima.
  3. Pegue 10 pontos do lado não utilizado da borda com outra agulha de tricô e tricote 4 pontos da parte do meio.
  4. Deve haver 4 agulhas de tricô no trabalho novamente, e deve haver mais laçadas na 3ª e 4ª do que nas nº 1 e nº 2. Isso é importante para que a meia acabada se ajuste sem esforço sobre o peito do pé.
  5. Tricotar em círculo como de costume, mas tricotar a 1ª e a 2ª laçadas da agulha nº 3 juntas e fazer o mesmo com as 2 últimas laçadas da agulha nº 4.
  6. Termine de diminuir quando houver 18 pontos em todas as agulhas, como no início.
  7. Tricotar mais 6 cm, até o final do dedo mínimo.
  8. Comece diminuindo o número de pontos para completar o trabalho: tricote 2 pontos juntos (como se fosse tricô) na ponta de cada uma das 4 agulhas, até que sobre 1 ponto em todas as 4 agulhas.
  9. Corte o fio, passe-o pelas laçadas restantes, junte-as, se possível, amarre-as e prenda-as na meia com um gancho.

Aprendendo a tricotar do zero. Lições para iniciantes

É melhor não quebrá-lo, mas cortar a ponta para que fique bem arrumada e o fio não fique nem muito curto nem muito longo.

A segunda meia é tricotada exatamente da mesma maneira. Ao mesmo tempo, produtos acabados que nunca foram usados ​​não são diferentes e qualquer um deles serve no pé direito ou esquerdo. As diferenças aparecerão durante o processo de uso.

Segredos

Aprender a tricotar do zero é mais interessante e fácil se você levar em conta 6 dicas simples.

Aprendendo a tricotar do zero. Lições para iniciantes

Não é necessário utilizar todos, basta destacar apenas aqueles que parecem mais relevantes:

  1. Os primeiros esquemas que você deve escolher são os mais simples. Somente depois que as técnicas básicas forem bem dominadas e as coisas puderem ser feitas com facilidade, de acordo com as instruções básicas, você deverá passar para opções mais complexas.
  2. Para evitar que o processo pareça chato, você não precisa escolher coisas simples que você não sabe o que usar depois. Por exemplo, tricotar um cachecol ou um pegador de panela é muito simples, mas depois do segundo cachecol e do terceiro pegador de panela fica claro que se você continuar praticando neles, será perda de tempo.
  3. É mais fácil começar a aprender a tricotar usando fios macios e sem fiapos. É fácil desfazer se um erro for cometido.
  4. Algumas pessoas recomendam usar marcadores especiais para marcar o padrão. Isso não é necessário. Para entender se é conveniente ou não e tomar uma decisão, vale a pena tentar tricotar um pequeno quadrado com padrões duas vezes. Na primeira vez com marcadores, você pode usar alfinetes de segurança comuns; na segunda vez, sem eles. Isso ajudará você a decidir se vale a pena comprar esses dispositivos.
  5. Os produtos podem ser decorados com pompons (lenços) comprados em lojas ou feitos em casa, miçangas (tiaras) ou tranças (pega-panelas) que podem ser costuradas neles.
  6. Você pode adicionar variedade aos punhos das suas meias adicionando uma tira estreita de pele sintética ou alguns cadarços com pompons ou borlas. Você não poderá usar este item por baixo de calças e sapatos de inverno, mas pode ficar interessante como uma opção para casa. Para praticar suas habilidades, você pode tricotar de 3 a 4 pares e decorar cada um de forma diferente.

Além disso, se houver um vídeo de treinamento, é melhor tricotar os primeiros itens diretamente com o apresentador, repetindo exatamente todas as ações no mesmo momento em que acontecem na tela.

Você pode começar a aprender sobre qualquer processo criativo ou artesanato do zero. O tricô não é exceção. O treinamento pode parecer chato e longo, mas se você tentar criar produtos diferentes, quando se cansar de trabalhar com padrões simples, dominar opções complexas não será mais um problema.

Vídeo sobre aprender a tricotar do zero

Conhecimentos básicos de tricô - como montar pontos em agulhas de tricô:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho