Pintura em cerâmica. Tipos, master class para iniciantes

Você pode refrescar o interior da sua casa com pintura qualquer conteúdo sobre cerâmica. Padrões, desenhos e composições abstratas são aplicados à superfície desses produtos. Existem diversas técnicas de design disponíveis. Para aplicar a imagem, você pode usar um molde comprado ou um estêncil feito por você.

Tipos de cerâmica

O material para a produção subsequente de utensílios de mesa, painéis de revestimento, itens decorativos e decoração de interiores é obtido pela queima de uma mistura de argila em temperatura ultra-alta. As propriedades físicas e mecânicas das matérias-primas influenciam no tipo de produto final e na técnica de acabamento artístico preferida.

Pintura em cerâmica. Tipos, master class para iniciantes

Pintar em cerâmica é um processo criativo e uma atividade emocionante que pode ser feita em casa. O design artístico dá aos produtos produzidos em série um visual exclusivo.

A tabela mostra os tipos de materiais utilizados.

Nome Propriedades e características
Porcelana Material liso com superfície nobre e brilhante. A porcelana é caracterizada por alta fragilidade. Ao trabalhar com este tipo de cerâmica, é preciso ter extremo cuidado. Os produtos de porcelana são resistentes a influências quimicamente agressivas. A qualidade cerâmica é obtida pela mistura de argila branca (caulim) com feldspato e quartzo em diversas proporções.
Terracota A cor marrom-avermelhada característica deu nome ao tom de mesmo nome. O material é suscetível a corantes sintéticos e naturais. A terracota tem propriedades de absorção de umidade. Este tipo de cerâmica é utilizado principalmente para a produção de elementos e itens decorativos. A base é argila ferrosa. Esses produtos têm uma textura porosa e fosca. O material de origem é enriquecido com óxidos de ferro, o que lhe confere uma cor característica.
Majólica A composição porosa de uma sombra de argila natural é muito adequada para colorir. A superfície geralmente é coberta com uma fina camada de esmalte, que serve como uma espécie de tela para decoração artística posterior. Os corantes de esmalte impedem que o material poroso absorva umidade. A majólica é feita de argila vermelha com inclusão de pigmentos de polímero e lascas de vidro.
Faiança O material nobre tem uma estrutura de poros finos, é altamente higroscópico e intolerante a temperaturas extremas. Para aumentar a resistência mecânica e garantir a possibilidade de coloração, tais produtos são revestidos com várias camadas de esmalte polimérico.

Menos frequentemente, a chamota é usada para fazer itens decorativos, pratos e elementos de interior – um material feito de argila refratária, cozida até perder sua plasticidade total ou parcialmente. A adição de substâncias estabilizantes e pós minerais à matéria-prima melhora as características de desempenho da variedade.

Técnicas de pintura

Métodos de sobrevidrado, intravidrado e subvidrado são usados ​​para decorar produtos cerâmicos. Essas técnicas são semelhantes na execução, mas diferem nos princípios e na sequência das ações criativas. A versão com cobertura é considerada a mais fácil de implementar. O método envolve a criação de um revestimento apropriado.

A superfície vitrificada serve como um espaço de trabalho para criar um padrão, aplique ou design exclusivo. A principal vantagem desta técnica é a possibilidade de uma ampla escolha de composições de cores e tonalidades. A pintura com esmalte requer queima adicional para sinterizar a substância corante.

Pintura em cerâmica. Tipos, master class para iniciantes

Esta técnica permite obter um design durável e persistente. O mestre deve ter experiência em tiro. A pintura sob o esmalte é considerada a mais difícil de ser implementada na prática em casa. A parte externa do produto decorado é revestida com uma composição incolor à base de polímero.

A película durável protege a tinta de influências externas e garante um desenho de contorno claro. Após a aplicação da composição artística, o produto é submetido a um processamento de alta temperatura. Abaixo estão técnicas para decorar itens feitos com este material.

Decoração em relevo

Esse tipo de decoração é chamado de escultural. A decoração em relevo fica especialmente impressionante na superfície de um vaso de chão, de uma pia de cerâmica ou de um grande vaso de flores. Você pode decorar pratos e utensílios domésticos de maneira semelhante. Eles usam plástico escultural especial.

Pintura em cerâmica. Tipos, master class para iniciantes
A pintura em cerâmica pode ser em relevo

A pintura em cerâmica com criação de ornamentos em relevo envolve, em sua forma mais simples, a formação de linhas onduladas, sulcos em zigue-zague, entalhes em forma de lágrima e outros esboços artísticos.

Tipos de design escultural:

  • Enfeites. Esta decoração pode ser ondulada, semilunar ou em forma de pente. O plástico escultural é aplicado a um produto cerâmico umedecido, que após a conclusão do trabalho é cozido a uma temperatura de 180-220°C em um forno.
  • Grafite. A técnica envolve riscar linhas geométricas, letras e outros elementos e depois preenchê-los com tinta acrílica. A desvantagem desse método é sua curta vida útil.
  • Gravação. É um análogo do método anterior, com a diferença de que no último caso as linhas e ranhuras delimitam toda a superfície do produto ou ocupam uma parte significativa dela.
  • Gravação em relevo. É mais adequado para decorar produtos de argila feitos por você mesmo, pois envolve decorar um item fresco, antes que ele esteja completamente seco e cozido. O relevo permite que você crie padrões complexos e ornamentos fantásticos.

Pintura em cerâmica. Tipos, master class para iniciantes

Para criar combinações de cores originais, o plástico escultural é misturado com argila branca ou pós decorativos, que adicionam efeitos ópticos especiais ao produto decorado.

Pintura de pontos

Essa técnica é chamada de piquê e envolve a formação de um aplique a partir de pontos individuais. Esse tipo de pintura cria a ilusão de que a superfície do produto recebeu uma complexa estampagem de fábrica.

Para este trabalho você precisará das seguintes ferramentas e materiais:

  • tintas acrílicas em tubos flexíveis ou recipientes plásticos;
  • marcadores de contorno ou canetas hidrográficas à prova d'água;
  • pincéis macios, também adequados para decoração artística de pratos;
  • solventes para remover o excesso de composição de coloração – álcool concentrado, acetona;
  • um agente desengordurante usado para tratar a superfície cerâmica antes de iniciar o trabalho;
  • discos de algodão ou bastões cosméticos para garantir alta precisão do design;
  • verniz polimérico em lata de aerossol, permitindo fixar a composição artística e evitar que o corante entre em contato com fatores ambientais destrutivos;
  • paleta ou seu equivalente para misturar tons.

Pintura em cerâmica. Tipos, master class para iniciantes

Para implementar a técnica de pontos, recomenda-se escolher composições de tinta de densidade média. Linhas finas são criadas com uma agulha de costura ou um palito de madeira. O desenho à mão exige precisão e exatidão em cada movimento.

A sequência de ações para criar uma aplicação de pontos em produtos cerâmicos:

  1. Desengordure a superfície de trabalho com uma solução de álcool aplicada em um algodão. Uma esponja cosmética ou esponja é adequada para imersão na composição.
  2. Aplique os pontos na sequência desejada. Recomenda-se segurar o pincel ou tubo flexível de tinta acrílica estritamente na vertical. Este método garante precisão e exatidão do trabalho. É necessário manter intervalos iguais entre as gotas de tinta.
  3. Conecte os pontos com um pincel da espessura desejada para obter uma linha de contorno.
  4. Preencha o corpo do desenho com cor. Recomenda-se aplicar a tinta em uma camada fina e uniforme.

Pintar pratos ou itens de interior usando a técnica de pontos envolve remover o excesso de respingos e manchas com discos de algodão. A pintura manual em cerâmica requer talento artístico.

Usando um estêncil ou modelo

Para esse tipo de trabalho, os pincéis artísticos feitos com cerdas sintéticas elásticas são os mais adequados. Este método é indicado para aqueles que não possuem talento artístico.

Você pode usar um estêncil comprado ou um modelo de imagem impresso. No último caso, você precisará de um estilete ou tesoura para cortar.

Pintura em cerâmica. Tipos, master class para iniciantes

A próxima sequência de ações envolve colar o molde ou estêncil na superfície de trabalho com fita adesiva. É necessário um desengorduramento preliminar do produto cerâmico decorado.

O molde recortado é preenchido com tinta acrílica usando uma esponja ou esponja cosmética. A etapa final é a secagem do produto acabado. Durante o trabalho, não é aconselhável tocar a superfície com as mãos.

Pintura artística

O procedimento criativo é realizado com um pincel ou uma caneta pontiaguda. Para criar uma composição artística em uma superfície cerâmica, são usados ​​corantes poliméricos e compostos especiais com um brilho dourado ou metálico.

Pintura em cerâmica. Tipos, master class para iniciantes

O desenho é emoldurado com uma borda fina de no máximo 1 mm. Dessa forma, formam-se monogramas ornamentados, ornamentos etnográficos, imagens animalescas ou florais.

Gravura

A técnica para criar um design decorativo envolve a exposição da superfície cerâmica a compostos ácidos. O padrão gravado é preenchido com verniz asfáltico colorido ou tinta dourada para imitar o elitismo do produto.

Algoritmo para execução de decoração artística:

  1. Cole o molde finalizado na superfície a ser decorada.
  2. Preencha as ranhuras com verniz asfáltico.
  3. Mergulhe o produto em ácido fluorídrico para gravar as áreas do esmalte livres de coloração.
  4. Submeta o item decorado a altas temperaturas no forno.

Pintura em cerâmica. Tipos, master class para iniciantes

Como resultado da queima, o verniz asfáltico adquire uma textura lisa e brilhante, e as áreas livres da superfície tornam-se foscas. A técnica é projetada para criar um contraste expressivo.

Uma imitação de gravação é usada usando um mastique de polímero especial para produtos cerâmicos. Quando queimada, a composição queima e a tinta asfáltica fica fixada em uma camada áspera.

Selo

Essa técnica envolve o uso de uma única tonalidade, que é aplicada à superfície decorada por meio de estampagem. Este método pode ser combinado com pintura manual adicional com tintas acrílicas.

A impressão em cerâmica pode ser direta ou por transferência. A primeira opção é usada para decorar itens com formas geométricas simples, sem curvas complexas. Para funcionar, você precisa de um molde pré-fabricado feito de folha grossa, que é fixado na superfície.

Pintar em cerâmica usando o método de impressão direta envolve aplicar tinta com um pincel ou borrifá-la com uma lata de aerossol. Para obter um aplique complexo, vários estênceis são usados ​​em sequência.

Desenhos abstratos ou fantásticos são frequentemente aplicados dessa maneira. A imagem criada pelo método de impressão direta se distingue por contornos bem definidos e pela ausência de pequenos detalhes.

Pintura em cerâmica. Tipos, master class para iniciantes

A opção de transferência requer a criação de um esboço no papel e depois sua transferência para uma superfície de cerâmica.

Variedades deste método de decoração de produtos:

  • Tampografia. Envolve o uso de um carimbo de silicone, que é vendido em lojas especializadas em artesanato. Este dispositivo imprime facilmente um desenho ao entrar em contato com uma superfície cerâmica. Adequado para decorar itens com geometria complexa.
  • Decalcomania. A imagem é transferida para a superfície cerâmica usando o princípio de transferência de imagem. O design é criado usando tintas resistentes ao calor, cobertas com verniz e queimadas. A tinta é incorporada à superfície, criando uma imagem colorida e duradoura.
  • Sublimação. A técnica envolve o uso de um filme de polímero com um padrão impresso. A imagem é formada usando tinta especial de sublimação ou tinta. Quando aquecido, o corante penetra nas camadas de esmalte que cobrem a cerâmica.
  • Serigrafia. Como estêncil, é utilizado um estêncil de malha comprado ou feito em casa, feito de tecido de seda. A técnica permite criar elegantes imagens em relevo de acordo com a espessura dos fios. Tintas termoplásticas especiais são usadas para impressão serigráfica.

Para decoração exclusiva de produtos cerâmicos utilizando o método de impressão por transferência, são vendidos diversos modelos com imitação de mármore, madeira, animais e outras texturas.

Soluções de estilo

A decoração com vitrais é usada, o que dá um toque altamente artístico não apenas aos itens de vidro, mas também à porcelana. Você pode pintar uma caneca, tigela ou prato no estilo Khokhloma. Inicialmente, a técnica era destinada à decoração de produtos de madeira.

A pintura Khokhloma também fica original em itens de cerâmica ou elementos de interior de casa. Um padrão brilhante com esse conteúdo estilístico permite criar apliques coloridos em tons contrastantes de vermelho e preto.

Pintura em cerâmica. Tipos, master class para iniciantes

A pintura de Gorodets é usada em casa. Essa solução artística é alcançada pela combinação de tons de bege e dourado com delicadas cores pastéis.

O chamado estilo histórico mercantil se encaixa harmoniosamente no design de uma cozinha moderna. As pinturas de Gorodets geralmente contêm cenas pastorais, esboços florais e imagens de animais domésticos.

Um estêncil adequado pode ser comprado pronto ou impresso em uma impressora e aplicado à superfície cerâmica com tintas acrílicas. Gzhel é especialmente projetado para pratos de porcelana.

A pintura em cerâmica desse tipo envolve a formação de padrões azuis ou azul-celeste. É costume decorar jogos de chá e café com esse espírito. O estilo autêntico Mezen é popular.

Este design é mais adequado para decorar produtos cerâmicos brancos como a neve de uma única cor. O estilo Mezen contém padrões e figuras geométricas, predominantemente em tons de vermelho e preto.

Métodos de secagem

Após a aplicação da tinta, o produto é mantido por 24 horas em temperatura ambiente em local bem ventilado. Se for utilizado o forno, não há necessidade de secar o item decorado.

Você só precisa deixar esfriar naturalmente. Mudanças bruscas de temperatura podem causar rachaduras no material de porcelana. Uma maneira rápida de secar tinta acrílica em casa envolve usar um secador de cabelo.

Pintura em cerâmica. Tipos, master class para iniciantes

Para permitir que a tinta sinterize, o item decorado é deixado por 30 a 40 minutos. no forno. Temperatura mínima – 150°C. Após a conclusão do processo de queima, o forno é desligado e o produto é deixado lá dentro até esfriar completamente.

Esse método de secagem é usado na decoração artística de pratos nos quais se planeja consumir alimentos. Para isso, o produto pode ser utilizado no máximo 20 dias após a aplicação da tintura.

Dicas e truques

O item decorado, independentemente da técnica e método de aplicação do desenho, deve ser revestido com um verniz protetor à base de polímero. Isso significa garantir a durabilidade da imagem.

O envernizamento previne o desbotamento e a abrasão. Ao utilizar um marcador de contorno, recomenda-se colocar imediatamente a tampa protetora após finalizar a manipulação.

Esse tipo de material artístico seca rapidamente, o que afeta negativamente a clareza do desenho gráfico. O item decorado é colocado em um forno frio para queima, a fim de aquecer gradualmente as camadas de material cerâmico.

Caso contrário, há um alto risco de destruição do produto devido ao choque térmico. É melhor pintar porcelana clara ou verde-clara com tintas acrílicas translúcidas.

Para aumentar a densidade, a composição é misturada com verniz ou mástique de polímero destinado à aplicação em superfícies cerâmicas. Aumentar a consistência da tinta ajuda a evitar que ela flua além dos limites pretendidos da imagem.

O uso de uma mistura de composição acrílica com mástique polimérico aumenta a resistência aos efeitos de detergentes, altas temperaturas e radiação de micro-ondas. Após 20 dias da data de registro, tais pratos podem ser utilizados sem restrições.

Pintura acrílica coberta com verniz pode ser facilmente removida com um cotonete embebido em álcool concentrado ou acetona. Depois disso, o objeto fica novamente disponível para pintura em cerâmica. Para arte feita à mão, é aconselhável comprar pincéis de diferentes calibres com cerdas de esquilo.

Vídeo sobre pintura em cerâmica

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho