O meio ponto alto é uma das técnicas básicas que toda artesã precisa dominar. Esta meia coluna é considerada a "seção áurea" crochê, pois fica entre o ponto padrão e o ponto alto em tamanho, mas proporciona um tricô mais denso e um padrão interessante na frente e no verso.
Ferramentas e materiais necessários
O meio ponto alto tem características próprias, que estão associadas à escolha das agulhas e do fio para tricotar. Esta técnica é realizada em um único movimento, no qual a agulha puxa o fio por 3 laçadas, de modo que A escolha da agulha é muito importante para que a mão da artesã não fique cansada ou esticada ao tricotar.

A espessura da agulha e do fio deve ser quase idêntica; você pode colocar a linha e a agulha lado a lado e comparar. Outra maneira de selecionar um anzol é colocar a linha na curva do anzol (farpa) com quase nenhuma tensão. Se a linha preencher completamente a agulha, então a ferramenta é adequada para o fio. Além disso, não negligencie as recomendações dos fabricantes; geralmente o número do anzol é indicado na embalagem do fio.
Para deixar o laço mais solto, você pode escolher uma agulha um pouco mais grossa do que a recomendada., e para elementos decorativos (corações, flores) - um pouco mais fino para que o tricô não se espalhe.
Por exemplo, o gancho nº 5 é adequado para um cordão ou fio feito de fibra de malha, o gancho nº 3 é adequado para fio acrílico ou semilã padrão e o gancho nº 2 é adequado para fio de algodão “Narciso”. O ideal é que o fio seja simples, pois é difícil pegar um fio duplo e passá-lo por 3 laçadas em um único movimento.
O meio ponto alto duplo resulta em um padrão de tricô muito denso, que não é adequado para todos os itens. Além disso, tecnicamente, tricotar dessa maneira é mais difícil do que o clássico ponto baixo ou ponto alto, por isso é usado com menos frequência. Entre os itens feitos usando esse ponto meia coluna estão coisas simples.

Eles precisam ser duráveis e visualmente atraentes:
- tapetes;
- pegadores de panela;
- montanhas-russas;
- aquecedores de bules e xícaras;
- bolsas;
- bolsas de cosméticos;
- cestas.
Para esses produtos, escolhe-se um fio bastante grosso. Para porta-copos e pegadores de panela - acrílico grosso, fio de algodão, também algodão com acrílico ou acrílico com lã, para tapetes e bolsas - fios de fita de algodão ou fio de corda.
O meio ponto alto não é difícil de aprender, mas requer alguma prática para ser executado de forma rápida e precisa.
Como fazer meio ponto alto em crochê
Primeiro, você deve tricotar uma corrente de várias laçadas de ar, marcar a laçada final na corrente, sem contar a linha na agulha, com um marcador especial, clipe de papel ou alfinete. Esta será a primeira laçada da próxima carreira.
Em termos de tamanho, o meio ponto alto fica entre o ponto baixo na sua versão clássica e o ponto alto, então para levantar você pode fazer 1 ou 2 laçadas. No primeiro caso, o produto terá uma borda arredondada, no segundo, uma borda quadrada.
O meio ponto alto em si é feito em 3 passos:
- Primeiro você precisa fazer uma laçada de elevação e jogar o fio na agulha.
- Em seguida, insira a agulha no primeiro laço marcado e puxe a linha através dela. Há 3 fios no anzol.
- Com um movimento, você precisa pegar o fio da bola e passá-lo por todas as 3 laçadas de uma só vez, puxando-o para cima. A primeira meia coluna está pronta. Em seguida, você precisa repetir o mesmo com o segundo laço.
No final da carreira, faça 1 laçada para levantar e vire a amostra.
No início da próxima carreira, você precisa fazer uma laçada novamente e passar a agulha por baixo de toda a laçada da carreira anterior, por baixo dos dois fios. Em seguida, você deve seguir a mesma ordem de trabalho, tricotando meios pontos altos.
O resultado é um padrão uniforme e denso, igual na frente e atrás.
Nos diagramas, um meio ponto alto é indicado por um símbolo semelhante à letra "t".
Usando essa técnica, você pode tricotar rapidamente itens simples e úteis para sua casa ou para presente.
Aquecedor de canecas de crochê "Bonecos de neve apaixonados"
Usando uma meia coluna, você pode criar algo estiloso e ao mesmo tempo útil: um aquecedor de canecas. Uma "roupa" quentinha de crochê transformará a caneca mais simples em um presente significativo para um amigo, ente querido, mãe ou avó.
O aquecedor não serve apenas para decoração, ele aquece suas mãos e evita que o copo queime seus dedos, já que o ponto laçada é bem grosso. Se você fizer vários aquecedores no mesmo estilo, poderá trazer canecas diferentes para o mesmo denominador e efetivamente montar a mesa para uma festa de aniversário ou Dia dos Namorados.
Materiais e ferramentas
Você precisará de:
- Fio de um dos tons de azul (bastante denso, em um fio).
- Fio branco para elementos decorativos (mais macio e fino que os fios principais).
- Fio vermelho em pequenas quantidades (fios finos de algodão são bons – por exemplo, “Iris”, “Narcissus” e outros).
- Anzol nº 3, anzol nº 2.
- Um pequeno pedaço de feltro vermelho.
- Uma agulha grossa com um olho muito grande.
- Linhas brancas e vermelhas para costurar os elementos na base.
- Agulha.
- Caneca - modelo.
Processo de fabricação
Fazendo a base:
- O tricô começa pela parte principal do aquecedor.
Para fazer isso, faça uma corrente de alças de ar, é melhor experimentá-la imediatamente na caneca, a corrente deve cobrir todo o volume. Para uma caneca padrão de 250 ml com um diâmetro de 8 cm, você precisa tricotar uma corrente de 60 laçadas de ar livres.
- Na próxima etapa, faça 1 laçada de ar para levantar e tricote o primeiro meio ponto alto na segunda laçada da agulha, iniciando a segunda carreira.
- Em seguida, tricote toda a segunda carreira com pontos baixos, tentando não perder nenhuma laçada. No final da carreira, faça um ponto corrente de elevação e vire o produto. Este algoritmo deve ser seguido ao tricotar todas as carreiras subsequentes da base.
- O meio ponto alto é bem alto, então você não precisará de mais de 6 carreiras.
O resultado deve ser um retângulo liso de aproximadamente 24 cm de comprimento e no máximo 6 cm de altura (para uma caneca padrão), pois é necessário deixar um espaço vazio na borda da caneca para que ela fique confortável para beber.
- No final da última carreira, você precisa adicionar a cor branca para a borda com antecedência. Para fazer isso, ao fazer o último meio ponto alto, você precisa puxar um fio branco através de 3 laçadas azuis na agulha.
- Depois disso, eles começam a amarrar o retângulo com meias colunas com uma laçada na cor branca. Não é necessário cortar o fio azul, ele será útil para fazer a alça do fecho.
- Quando a costura estiver concluída, conecte os fios branco e azul e faça 9 a 10 laçadas de ar. Em seguida, prenda o fecho na base com uma laçada de conexão (meio ponto alto) e aperte a laçada. Em seguida, você precisa cortar o fio e escondê-lo com um gancho dentro das meias colunas exuberantes.
- Depois disso, é feito um botão, graças ao qual o aquecedor ficará na caneca. Para fazer o botão, você precisa conectar o fio azul e o branco e tricotar 6 laçadas de ar com 2 fios. Depois você precisa unir a corrente formando um anel com meia coluna. Em seguida, faça pontos baixos em círculo, tricotando cada laçada. O tamanho do botão é ajustado com base no comprimento do laço.
- O botão é costurado ou amarrado na base com as pontas de linha que sobraram do tricô. Antes de determinar a localização do fecho na base, você precisa experimentá-lo na caneca. O retângulo da base deve ficar bem justo ao redor da caneca, como se estivesse esticando, e não pendurado.
Decoração
Depois de concluir a parte principal, você pode passar para a decoração - a composição "Bonecos de neve apaixonados". Pequenos detalhes do aplique podem ser diferentes do modelo - por exemplo, cenouras podem ser tricotadas em vez de cortadas em feltro, mas é melhor seguir uma regra.
Ao compor uma composição, você deve usar no máximo 3 cores, e 2 delas devem combinar com a cor da base e da borda, ou seja, azul e branco, e em vez de vermelho, você pode usar laranja ou rosa.
Decoração:
- Primeiro, tricote 2 círculos brancos idênticos para as cabeças dos bonecos de neve. Faça 6 alças de ar e conecte-as formando um anel com meia coluna. Na segunda carreira, faça 1 meio ponto alto em cada laçada (você pode fazer esses 6 pontos baixos formando um anel mágico ou simplesmente no segundo ponto corrente da agulha, sem fazer uma corrente inicial de pontos corrente).
- Na terceira carreira, tricote 2 meias colunas sem ponto alto em cada laçada da carreira anterior, resultando em aproximadamente 12 laçadas. Na quarta carreira, alterne 2 pontos baixos, tricotados em 1 laçada, com 1 ponto padrão, resultando em 18 laçadas. Na quinta carreira, depois de 2 pontos altos, seguem 2 pontos altos padrão.
É importante manter o controle de onde uma nova linha começa. Para isso, é conveniente marcar a primeira laçada da carreira com marcadores especiais ou um alfinete comum.
- Você precisa continuar tricotando até obter um círculo com um diâmetro de 5 - 5,5 cm. Você precisa repetir o mesmo algoritmo com o segundo boneco de neve.
- Para as bocas dos bonecos de neve, você precisa tricotar correntes de 9 a 10 laços de ar; é melhor conectar 1 das bocas com antecedência em um círculo de meias colunas. Para o coração, você precisa de uma corrente de 24 a 30 voltas de ar.
- Em seguida, corte os narizes, um balde e um laço de feltro. Tudo pronto para montagem.
- Os narizes dos bonecos de neve são costurados com linha vermelha para que as pontas se estendam além da borda de suas cabeças. Sem cortar o fio, prenda as bocas e o balde com um laço. Usando uma agulha grande e linha azul, borde os olhos no formato de flocos de neve.
- É lógico começar a montar a composição com base no coração, que está preso exatamente no meio. Em seguida, os bonecos de neve são costurados a uma curta distância em ambos os lados; seus narizes podem até se tocar.
Se as cabeças dos bonecos de neve ainda ficarem convexas, você pode colocar discos de algodão por baixo, e a composição ficará volumosa.
Porta-copos de crochê "Coração"
O meio ponto alto é uma técnica ideal para fazer porta-copos de crochê para canecas. O suporte pode ser feito em qualquer esquema de cores e você pode criar qualquer padrão para ele.
Você ganhará um pequeno presente surpresa pessoal que poderá dar a um colega de escritório ou a uma pessoa querida. Vários porta-copos no mesmo estilo complementarão efetivamente a configuração de qualquer mesa festiva; os convidados certamente se lembrarão de um elemento tão incomum.
Materiais e ferramentas
Você precisará de:
- Fio grosso de cor cinza ou outra (de preferência em um fio só).
- Fio vermelho (um pouco mais fino que os fios da urdidura).
- Anzol nº 2.5.
- Modelo de caneca.
Processo de fabricação
Como tricotar:
- Para obter um suporte em forma de quadrado com 12 cm de lado, no início você precisa tricotar uma corrente de 15 laçadas de ar. Em seguida, faça a décima sexta laçada para levantar e tricote o primeiro meio ponto alto na segunda laçada da laçada na agulha.
- Em seguida, tricote 3 carreiras com meio ponto alto. Antes da quarta carreira, você precisa decidir qual padrão o coração será feito e começar a contar as laçadas de acordo com o plano.
Por exemplo, você pode tricotar um coração usando este padrão de 11 carreiras:
- 7 meios pontos altos cinzas (MPD), 1 meio ponto alto vermelho (PDV), 7 meios pontos altos cinzas (7 MPD).
- 6 SPPN, 3 KPPN, 6 SPPN.
- 5 SPPN, 5 KPPN, 5 SPPN.
- 4 SPPN, 7 KPPN, 4 SPPN.
- 3 SPPN, 9 KPPN, 3 SPPN.
- 2 SPPN, 11 KPPN, 2 SPPN.
- 2 SPPN, 11 KPPN, 2 SPPN.
- 2 SPPN, 5 SPPN, 1 SPPN, 5 SPPN, 2 SPPN.
- 2 SPPN, 5 SPPN, 1 SPPN, 5 SPPN, 2 SPPN.
- 3 SPPN, 3 SPPN, 3 SPPN, 3 SPPN, 3 SPPN.
- 4 SPPSN, 1 KPPN, 5 SPPN, 1 KPPN, 4 SPPN.
Para garantir que o produto fique impecável, é importante introduzir corretamente a nova cor e mascarar os fios da cor anterior. O fio vermelho é inserido no último ponto cinza e puxado através de 3 laçadas cinzas na agulha. Em seguida, depois de tricotar meio ponto alto, não corte o fio vermelho, mas deixe-o para a próxima carreira.
Na primeira carreira do coração, o fio cinza ainda não precisa ser mascarado, pois há apenas uma coluna vermelha, mas a partir da segunda carreira, tricote meias colunas vermelhas do coração, capturando o fio cinza colocado ao longo da carreira, cobrindo-o até o momento em que for necessário tricotar o cinza novamente.
A mesma manipulação é realizada com o fio cinza em todas as carreiras e com o fio vermelho no centro do coração, cobrindo-o com colunas cinzas.
- Depois de terminar o coração, tricote 2 carreiras de meios pontos altos. Da segunda fileira, não passe para a terceira, mas vire o produto de lado e continue trabalhando, amarrando a borda esquerda. Ao chegar ao final da borda lateral, faça uma alça de elevação, vire o produto e continue amarrando com a letra “p”, depois vire o produto novamente e amarre a borda direita.
- Em seguida, adicione a cor vermelha, amarre o quadrado inteiro e, por fim, faça uma laçada de ar para que o suporte possa ser pendurado em um gancho.
O número de colunas e o algoritmo para amarrar ao redor do coração podem ser alterados; esses parâmetros dependem da espessura dos fios, de como o produto se ajusta ao fazer o coração e de qual deve ser o tamanho do suporte.
Segredos para Iniciantes
Ao fazer crochê com meia coluna, as artesãs iniciantes enfrentam alguns problemas. Pequenos truques fáceis de aplicar na prática ajudarão a resolvê-los.
Principais problemas | Soluções |
Como mudar de cor sem ser notado | Ao tricotar, muitas vezes é preciso mudar as cores. Para fazer isso corretamente, a nova cor deve ser introduzida na última coluna da linha anterior. Você deve começar a tricotar uma meia coluna, chegar ao estágio em que há 3 laçadas na agulha e passar um fio de uma nova cor por elas, então você precisa fazer uma laçada de ar, virar o produto e tricotar com uma nova cor. |
Como disfarçar pontas de linha | Pode não haver nenhum fio sobrando. Quando você precisar mudar a cor no meio de uma carreira, não há necessidade de cortar o fio anterior, ele pode ser escondido sob as colunas de uma cor diferente, colocando-o cuidadosamente ao longo da corrente principal.
Dessa forma, você pode levar a linha até a borda do produto ou até o momento em que precisar dela novamente. |
Como se comportar se o fio quebrar | Ao puxar o fio por 3 laçadas, se a artesã ainda não tiver habilidade suficiente, a agulha geralmente fica presa nas fibras e o fio se rompe. Neste caso, não há necessidade de refazer o produto inteiro.
Você pode amarrar o fio com um nó regular, endireitar as pontas ao longo do fio e tricotá-las dentro dos postes. Se o fio for muito grosso e isso for difícil de fazer, as pontas podem ser puxadas com uma agulha para o lado avesso e escondidas dentro dos postes. |
Como manter uma forma atraente do produto | Meio ponto alto é uma técnica em que a artesã puxa o fio por 3 laçadas, o que muitas vezes resulta em muito aperto. A amostra retangular se transforma em um trapézio, e o círculo em uma tampa.
Durante o tricô, você precisa verificar constantemente se o produto mantém sua forma. Caso ocorra uma violação, ela pode ser corrigida imediatamente. Para um retângulo, geralmente é suficiente puxar as bordas em direções diferentes para que as laçadas da fileira fiquem retas. No caso de um círculo, você não pode apenas puxar, mas também fazer um aumento de 1 a 2 laçadas, ou seja, tricotar 2 colunas em 1 laçada uma vez extra. Se você tricotou um pouco, você pode desfazer a carreira e tricotá-la novamente. |
As master classes de crochê apresentadas no artigo são um guia para seus próprios experimentos. Basta aprender a usar meia coluna ao fazer um retângulo e um círculo para criar muitas coisas interessantes - pegadores de panela, bolsas, porta-copos. Fios fortes e tricô com laçadas farão com que as coisas sejam duráveis, e a imaginação da costureira as tornará únicas.
Autor: Pichugina Stanislava
Vídeos sobre crochê
Meio ponto alto: