Inicialmente, um esboço era um pequeno rascunho ou esboço que servia como uma espécie de preparação para projetos maiores. Hoje em dia, até mesmo iniciantes podem fazer esboços. Para criar um desenho, são utilizados marcadores, lápis ou pastéis.
O que é esboçar
Um esboço não é apenas um esboço. É um meio de expressão criativa. Além disso, os esboços são considerados ferramentas de designers, arquitetos ou engenheiros profissionais. Essa técnica permite que você expresse uma ideia de forma rápida e precisa no papel ou na tela do computador. Desenhar com marcadores para iniciantes está se tornando cada vez mais popular.
Esta é uma forma criativa especial de desenho com características e vantagens próprias:
- falta de regras rígidas;
- não há necessidade de seguir os princípios básicos do desenho acadêmico;
- usado em muitas atividades profissionais;
- interessante e fácil de aprender;
- pode ser desenvolvido ativamente em diferentes direções;
- uso de diferentes materiais: desde lápis simples até marcadores e pastéis;
- facilidade de implementação de uma ideia;
- clima especial do desenho.
Podemos dizer que um esboço é um desenho vivo no papel. Para iniciantes, esboçar se torna um hobby emocionante, enquanto outros usam a técnica de esboço para fins profissionais.
Onde esboçar pode ser útil:
- EM projeto. Estamos falando de design de interiores, vestuário ou paisagismo. Usando um esboço a lápis, os profissionais visualizam a ideia que surgiu e, usando cores, tornam a ideia completa e compreensível para o cliente do projeto.
- Em escolas e academias de arte. A técnica é única em si, mas para artistas profissionais é importante aprimorar suas habilidades.
- Em campos profissionais. Estamos falando de jornalistas, criadores de cursos e escolas online, editores gráficos. Desenhos rápidos e dinâmicos ajudam você a definir melhor tarefas, demonstrar conteúdo claramente e desenvolver ideias.
O desenho está se desenvolvendo com sucesso entre amadores. Hoje em dia, há cada vez mais artistas iniciantes que usam marcadores em seus trabalhos. Ao mesmo tempo, as idades das pessoas interessadas em desenhar podem variar muito.
O esboço moderno não é apenas um desenho, mas uma categoria única e separada que inclui diferentes tipos de técnicas e direções:
Tipo de ilustração | Descrição e características |
Comida | Um desenho de comida que parece orgânico no cardápio de restaurantes e cafés, no design de cafeterias ou bares. |
Florística | Um arranjo floral perfeito para decoração de interiores. |
Interior | Esse tipo de esboço é mais utilizado por designers profissionais, com sua ajuda é possível visualizar rapidamente qualquer ideia. |
Arquitetura | Pode ser usado por arquitetos durante a implementação do projeto, bem como por desenhistas iniciantes. |
Viagem | O chamado esboço de "estrada" é usado em diferentes programas. |
Além das áreas listadas, não se pode deixar de mencionar a ilustração de moda. Essa técnica de esboço tem sido usada há muito tempo por designers e figurinistas ao criar coleções de roupas, joias ou sapatos.
O esboço de retrato é considerado a direção mais difícil. Para criar um desenho neste estilo, você realmente precisa de habilidades especiais e conhecimento de técnicas básicas de desenho.
Materiais para desenho
Esboçar com marcadores para iniciantes se tornou comum nos últimos anos. Isso se deve em parte ao surgimento de novos materiais de trabalho modernos e visualmente atraentes.
Hoje em dia, existem cadernos de desenho, marcadores, canetas e lápis especiais para fazer esboços. Graças a isso, consumidores comuns aprenderam sobre esboços. Escolher as ferramentas certas entre tantas outras pode ser bem difícil. Desenhistas iniciantes devem prestar atenção aos conjuntos mais simples.
Caderno de esboços
Esboçar com marcadores para iniciantes está associado à seleção de cadernos de desenho. Estes são cadernos projetados para desenho. Eles diferem dos cadernos ou álbuns comuns em vários aspectos. É por isso que nas lojas e oficinas criativas eles vendem livros nas prateleiras, onde também é indicado que eles são destinados à criação de esboços.
Qualidade e tamanho do papel
Este é o principal critério ao qual é preciso prestar atenção. Cadernos de desenho com papel liso são adequados para marcadores, mas será inconveniente desenhar nesse papel com pastéis ou aquarelas. O problema é que o papel áspero é destinado às tintas. Essa textura proporciona uma interação mais forte com tintas.
Em um caderno de desenho com marcador, você pode primeiro desenhar com um lápis e depois fazer um desenho colorido. Usando marcadores coloridos no papel certo, você pode criar transições especiais e únicas, enfatizar sombras, tornar as cores mais saturadas ou reduzir o brilho.
A cor do papel pode variar do branco tradicional ao rosa, cinza ou preto. Para iniciantes, as opções brancas tradicionais são mais adequadas.
Os cadernos de desenho vêm em tamanhos de bolso pequenos ou parecem álbuns A3. A escolha depende da finalidade de uso. Para iniciantes, cadernos de tamanho tradicional que lembram um caderno são adequados.
Elas podem ser feitas com cola ou fixadas com uma mola de ferro. Especialistas aconselham escolher cadernos com encadernação que permita abrir totalmente a folha, para que todos os detalhes do desenho fiquem visíveis em todas as etapas do uso do caderno.
Marcadores
Desenhar com marcadores para iniciantes é um tipo especial de hobby, onde a seleção de ferramentas é de suma importância. Adultos e crianças adoram fazer esboços com marcadores. Essas ferramentas diferem significativamente das canetas hidrográficas comuns em diversas propriedades.
Primeiro, os marcadores não danificam o papel, mesmo se aplicados em várias camadas. Em segundo lugar, elas combinam perfeitamente entre si, criando tons únicos. Usar marcadores de alta qualidade de fabricantes confiáveis é um grande prazer.
Os marcadores são selecionados de acordo com vários critérios:
- Dica. Este é um elemento de trabalho, cuja condição requer atenção especial. Existem várias opções para a ponta: pincel, cinzel, pena, bala. Penas são consideradas a opção mais comum. Ao escolher, você deve prestar atenção a uma propriedade como a rigidez. As penas não devem ser muito rígidas, mas também não devem ficar eriçadas sob estresse mínimo.
- Reabastecimento. Recarregar marcadores é um dos benefícios de usar essas ferramentas. Quando o recurso próprio do marcador acaba, ele pode ser reabastecido com "combustível" adicional de um recipiente de tinta especial. É melhor ter um refil para aqueles marcadores que acabam mais rápido que os outros.
Entre os fabricantes de marcadores, há empresas populares que produzem materiais de escritório há muitos anos.
"Cópia"
O ato de desenhar para iniciantes é frequentemente associado ao nome desta empresa de fabricação. Há mais de 350 opções de cores na linha. Cada linha tem um corpo de marcador de cor diferente. A empresa produz marcadores de três tipos: pontas, formões e pincéis.
Descrição e características:
- disponibilidade de refis de marca para toda a paleta;
- disponibilidade de penas substituíveis;
- Há papel de marca para diversas linhas.
"Esboço"
Uma marca popular que produz ferramentas apenas com ponta de pincel. O fabricante possui um refil para todos os elementos, uma paleta ampliada. Esses marcadores funcionam muito bem com a série Wild da Kopik.
"Marcador de esboços"
Um fabricante popular da Europa que produz marcadores com ponta em formato de cinzel ou bala.
Vantagens:
- não é um preço alto;
- gama – 250 cores;
- Há pontas de reabastecimento e substituição.
"Tocar"
Os marcadores TOUCH são ferramentas práticas e compactas com ponta de caneta, perfeitas para iniciantes experimentarem pela primeira vez. A principal desvantagem é a paleta limitada, que consiste em 96 cores.
Os marcadores são recarregáveis em frascos de 20 ml. Isso será suficiente para 7-8 abordagens.
Além dos marcadores, existem outras ferramentas:
- Lápis simples. Este é um elemento obrigatório. Antes de aplicar a cor com um marcador, um esboço a lápis é criado no papel. A dureza é indicada pelas letras HB.
- Borracha ou elástico. É importante que a borracha seja feita de borracha de alta qualidade. Ele deve remover linhas, não esfregá-las na superfície do papel.
- Papel vegetal. Este é um bloco de notas que pode ser comprado separadamente, ou você pode comprar um caderno com encartes. O papel vegetal desempenha uma função protetora. Isso evita que você esfregue as mãos nas partes já coloridas do desenho.
- Delineadores ou canetas. As ferramentas serão necessárias na fase de desenho dos contornos. Os contornos tornam a imagem mais clara e brilhante.
Técnicas
Depois de preparar as ferramentas e os materiais necessários, é aconselhável que os iniciantes se familiarizem com a técnica de esboço. Existem vários tipos de execução.
Sombreamento
Um dos métodos tradicionais de desenho. O sombreamento é feito com linhas curtas na superfície do papel, perto da linha grossa já desenhada. As linhas ao sombrear devem ser suaves e claras.
Técnica de sombreamento:
- o lápis ou marcador de trabalho é movido ao longo da linha original;
- o sombreamento começa com tons escuros, passando para tons claros;
- Durante o sombreamento, não são permitidas transições ou quebras de cores.
O sombreamento cria volume e acrescenta realismo ao desenho.
Eclosão
Esta é outra técnica de esboço tradicional necessária para indicar a direção da luz, características de textura e composição.
Técnica para realizar o sombreamento:
- as linhas devem ser retas, sem curvas;
- cada traço tem 1-2 mm de distância do próximo;
- durante o trabalho, observa-se a transição de tons escuros para claros;
- o desenho de traços elimina a possibilidade de intersecção das retas do contorno;
- É costume preencher todo o interior da composição com pinceladas;
- Ao criar um traço, o ângulo de inclinação deve ser mínimo.
Uma condição separada é que sombreamento e sombreamento não podem ser usados um ao lado do outro.
Linhas diferentes
É importante que iniciantes entendam quais linhas podem ser usadas para obter resultados.
Existem vários tipos de linhas:
- reta ou curva;
- simples ou complexo;
- longo ou curto;
- principal ou auxiliar.
Para atingir seu objetivo, você deve se lembrar de seguir as regras:
- as linhas não podem ser desenhadas várias vezes seguidas;
- usando linhas largas, eles colocam acentos e destacam elementos básicos;
- o sombreamento é feito com linhas finas;
- a proximidade de um objeto é enfatizada com linhas grossas, e a distância com linhas curtas e tracejadas;
- Para indicar a direção da luz, o esboço é desenhado com linhas grossas se houver sombra incidindo sobre ele, mas com linhas finas quando a luz incide sobre o objeto.
Instruções passo a passo
Desenhar com marcadores para iniciantes não é apenas um hobby, mas toda uma técnica para fazer trabalho. Para criar um esboço criativo, é melhor seguir um diagrama, especialmente quando se trata dos primeiros passos.
- Primeiro, um esboço é feito no papel com um lápis. Esta é a silhueta do futuro objeto. Quanto mais fino o lápis, melhor. O esboço exclui detalhes do desenho.
- O próximo passo é contornar com um delineador. A técnica de desenhar esboços com contornos é considerada a mais comum e indicada para iniciantes.
- Depois disso, uma paleta de cores é pintada em uma folha separada.
- Então eles começam a despejar. Nesta fase é importante deixar espaços vazios que devem ser mais claros.
O andamento do trabalho depende das características do desenho. Se houver muitos detalhes no esboço, é necessário pensar com antecedência na ordem em que os contornos serão preenchidos.
Colorir é uma parte importante do esboço. A cor é aplicada em uma folha de papel separada e deixada para secar completamente, ou misturada com outra cor no estágio inicial. Durante o processo de pintura, pode ficar claro que algumas cores não são adequadas para o desenho.
Como desenhar
Artistas iniciantes são aconselhados a usar algoritmos geralmente aceitos, desenvolvidos por profissionais experientes, ao criar seus primeiros trabalhos. A principal tarefa ao criar um desenho para um artista iniciante é desenhar corretamente os detalhes. Existem vários algoritmos que podem ser usados no planejamento.
Silhuetas e pessoas
Neste caso, não se trata de preencher o espaço interior, mas de criar contornos. Quanto mais saturado for o contorno, mais a silhueta se destacará.
Para criar uma imagem de pessoas, você pode usar um plano especial:
- Primeiro, decida em que posição a pessoa será desenhada;
- então expresse proporções humanas usando formas geométricas familiares.
- Só depois disso eles acrescentam detalhes, desenham braços e pernas.
Esboços de paisagens
Muitas vezes, as paisagens são desenhadas em cadernos de esboços. Este é um dos tipos de esboço mais populares e bonitos. Primeiro, contorne as silhuetas das árvores usando a técnica de criação de uma linha vertical. Depois disso, o espaço entre as árvores é pintado e os troncos são desenhados com mais detalhes.
Alguns troncos podem receber traços ou textura de casca. Depois de desenhar o fundo, eles começam a preencher o primeiro plano. A parte superior da paisagem é preenchida com pinceladas azuis, repetindo o tom do céu.
Dicas e truques
É melhor aprender a desenhar com marcadores levando em conta as recomendações de artistas experientes.
Dicas e descrição dos recursos da tecnologia:
- Um esboço preliminar é feito com os marcadores mais claros. Isso ajudará a evitar que as linhas do lápis vazem pelo papel.
- O preenchimento dos contornos com marcadores começa exclusivamente, partindo de um tom claro para um mais escuro.

- A pintura é necessária para entender como ficará o traço do marcador após a secagem. O problema é que todos os marcadores inicialmente produzem uma marca mais escura. Após a secagem, a marca fica mais clara.
- O formato da ponta é de grande importância na técnica de desenho. A haste chanfrada proporciona um preenchimento uniforme do contorno. A borda desenha linhas bem definidas.
- Se você precisar colocar um ponto final, é melhor fazê-lo com um movimento circular. Você não pode desenhar um pequeno círculo e depois preenchê-lo. Este elemento parece desleixado.
- As cores se misturam enquanto ainda estão molhadas, então você precisa trabalhar rápido. A nova tonalidade deve ser testada previamente, na fase de pintura.
- Ao criar um desenho grande, objetos complexos são criados dividindo-os em várias partes. Essa técnica ajuda a pensar passo a passo e a executar cada etapa estritamente sequencialmente.
- Não podemos nos esquecer da perspectiva: se um objeto está longe, ele é menor do que um que está perto.
- Para dar volume ao esboço, são desenhados realces e sombras. Essa abordagem não é típica para desenhistas iniciantes, mas você pode tentar usar a técnica já nos estágios iniciais.
Os artistas chamam o esboço de uma técnica de desenho rápido e afirmam que com sua ajuda você pode aprender a desenhar qualquer coisa. Desenhar é uma habilidade que pode ser adquirida com experiência, não é uma questão de talento artístico. É por isso que as técnicas de esboço se tornaram tão difundidas.
Os desenhistas iniciantes devem seguir algumas regras:
- É melhor começar a esboçar colorindo e passar a copiar gradualmente. Para colorir, você pode comprar álbuns especiais onde os contornos já vêm aplicados; elas precisam ser coloridas com marcadores ou canetas de gel. Somente depois disso você poderá começar a criar seus próprios desenhos.
- É melhor desenhar em etapas para levar em conta as nuances da técnica.
- Um artista iniciante precisa treinar duas habilidades básicas: controle da mão e visão do resultado.
Para treinar e deixar sua mão em forma, você pode usar técnicas adicionais:
- Você pode controlar seus dedos desenhando com um lápis grafite.
- O principal exercício do treinamento é desenhar círculos. Os círculos não devem se cruzar. Desenhar círculos treina sua visão e deixa sua mão mais confiante.
- Outro exercício é preencher formas com sombreamento usando linhas curtas ou longas alternadamente.
- Os desenhistas iniciantes precisam desenhar as formas geométricas mais simples: retângulo, oval, linhas, quadrado.
Há mais uma nuance que diz respeito à maneira como você segura um lápis ou marcador nos dedos. O hábito correto ajuda a aumentar o controle sobre o traço, o lápis passa de forma mais uniforme, sem borrões e imprecisões.
Maneiras de segurar um marcador ou lápis nos dedos:
- Quanto à escrita. Essa técnica funciona bem quando o artista precisa fazer traços curtos. O lápis é segurado próximo à base para que não haja possibilidade de criar uma linha grande ou volumosa.
- Para a parte do meio. Quando o meio é pinçado com os dedos estendidos, o marcador ou lápis é posicionado quase paralelo ao papel. Ao criar um desenho, o pincel fica relaxado, produzindo traços longos e linhas bonitas.
- À mão. Esse método envolve segurar o lápis com os polegares dentro da palma da mão. A mão fica relaxada ao limite, os movimentos são longos e uniformes. É assim que você segura o lápis ao finalizar e refinar desenhos.
Desenhar com marcadores é uma atividade divertida e gratificante. É ótimo para artistas iniciantes, mas pode ser um hobby criativo para aqueles que nunca seguraram um lápis ou pincel nas mãos e acham que não sabem desenhar. Desenhar é a arte da imaginação, da expressão criativa e do voo.
Vídeo sobre como esboçar com marcadores
Como desenhar um donut com marcadores passo a passo:
Você é apenas um sol brilhante