Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados

Um elemento básico no guarda-roupa de uma mulher moderna é o top. Os moldes para este item interessante do ponto de vista da moda permitem que você mesmo o costure - com suas próprias mãos. A blusa é usada no verão com alças ou drapeada, como parte independente do look ou como camada inferior ao usar jaquetas, bombers, cardigans.

Os modelos mais simples, feitos de diferentes materiais, podem se tornar a base para criar looks multicamadas em um estilo de escritório ou urbano.

Ferramentas e materiais necessários

Você pode costurar um top com alças (o molde está disponível abaixo no artigo) sozinha, tendo um conjunto mínimo de ferramentas e sem habilidades de costura. Para iniciantes, é recomendável escolher tecidos fáceis de trabalhar - todas as variações de algodão, tecidos misturados com linho e viscose. Tecidos de seda e acetato, assim como malhas, são considerados mais difíceis para iniciantes.

Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados

Para obter um item durável e de alta qualidade, você precisa ter uma máquina de costura (você pode alinhavar a parte superior à mão, mas somente um dispositivo de costura garantirá a resistência das costuras).

Um conjunto de ferramentas necessárias para costurar um top:

Nome Descrição
Tesoura Para cortar o material, você precisará de uma tesoura grande e afiada (os artesãos usam tesouras especiais de alfaiate, que são compradas em lojas especializadas e não são baratas). Em casa, você pode escolher uma tesoura grande de escritório com lâminas afiadas.
Giz giz para cortar é uma maneira clássica de transferir um padrão para o tecido; hoje, os artesãos usam marcadores especiais para desenho de tecido que se dissolvem e desaparecem após a lavagem (para cortar tecidos escuros, você pode usar um método antigo da avó - um pedaço de sabão).
Tópicos Além de selecionar as linhas por cor, há requisitos de espessura de linha para costurar diferentes tipos de tecido (mais detalhes serão descritos abaixo no artigo).
Agulha Esta ferramenta é usada para alinhavar previamente partes do produto (para ajuste preliminar e ajuste do padrão, se necessário).
Alfinetes Este tipo de agulha serve como ferramenta auxiliar no ajuste do produto à silhueta, por exemplo, os alfinetes servem para ajustar o comprimento das alças ou a largura de um top durante uma prova, diretamente na silhueta.

Máquina de costura

uma máquina de costura portátil, elétrica ou operada por pedal, que pode costurar pontos retos e ziguezague para overloque de uma borda livre.

Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados

Um top com alças (o padrão em diferentes versões é dado abaixo no artigo) pode ser costurado de vários materiais. Os fios necessários para um tipo específico de tecido podem ser selecionados na tabela abaixo.

Como escolher fios de algodão para cada tecido:

Tipo de tecido Número do tópico
Tule, chiffon, seda 70, 80
Tecido denso (linho, tecidos mistos para ternos) 50, 60, 70
Cetim, tecidos mistos artificiais 40, 50, 60
Jeans, veludo cotelê 30,40
Couro genuíno e artificial 20,30,40

A qualidade e a seleção correta da espessura da linha permitem criar uma costura bonita e resistente ao desgaste. Ele não só melhora a aparência do produto, mas também garante sua durabilidade quando lavado e usado.

Os materiais que você pode precisar podem incluir fita adesiva (se você for usá-la como tiras), entretela adesiva fina e um pedaço de tecido de 1 m de comprimento. Para decoração, você pode comprar rendas, lantejoulas e miçangas.

Esquemas com descrição

Ao costurar, vale lembrar da etapa preliminar do trabalho: a deslustragem. Este é o processo de tratamento do tecido com vapor e água antes do corte. Tecidos de algodão, linho e jeans exigem tratamento obrigatório. Eles precisam ser deixados de molho em água morna e deixados secar ao ar (repita o procedimento 2 vezes, pois esses materiais têm um encolhimento gradual).

Tecidos de seda e cetim podem ser tratados com vapor sem necessidade de pré-molho. Antes de cortar, o corte deve ser passado com cuidado. Um top com alças (o padrão do produto em diferentes variações é mostrado abaixo no artigo) pode ter uma aparência diferente dependendo do estilo e do tecido escolhido.

Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados

Opções de top com alças:

  • com alças estreitas estilo lingerie;
  • com alças largas;
  • com tiras e gravatas;
  • com alças de uma peça;
  • com drapeado na frente;
  • com costas abertas;
  • equipado;
  • ajuste solto;
  • curto (top curto);

    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
    Top com alças. Modelo de top curto.
  • longo, para ser colocado dentro da roupa;
  • regata com peplum.

Com alças estreitas estilo lingerie

Blusas e vestidos estilo lingerie são populares nesta temporada. Eles se distinguem pelo corte simples e conciso e enfatizam as vantagens da figura. A elegância dessas peças é dada pela escolha do tecido, geralmente leve e fluido. Pode ser seda, cetim, jersey.

Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados

Porém, para o verão, elas escolhem modelos feitos com tecidos mistos de algodão e linho, que são mais fáceis de trabalhar e também ficam bem nestes modelos:

  1. Após a seleção do tecido, é necessário realizar a descatização (o processo está descrito acima no artigo).
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  2. É necessário dobrar o tecido ao longo da linha do fio com uma dobra no meio (a linha do fio corre paralela à borda do tecido).
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  3. É necessário fixar as partes do molde no tecido. A parte da frente precisa ser fixada na dobra do tecido para obter uma tela lisa, e a parte de trás é feita com uma costura no meio. Para fazer isso, prenda o molde no tecido com alfinetes de costura e trace o contorno com giz ou um marcador.
  4. As peças a serem cortadas devem incluir: uma parte da frente com uma dobra, uma parte de trás com uma costura, 2 alças e um forro para a parte superior da frente e das costas. Usando os moldes de papel para o revestimento, você precisa cortar os mesmos elementos do entretela adesiva.
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  5. É necessário reservar 1 cm de margem de costura ao longo do contorno de todas as partes do molde e cortar os pedaços do tecido.
  6. Você precisa preparar as alças (de acordo com o estilo do top, são tiras estreitas de tecido). Para fazer isso, dobre os 2 pedaços do molde da tira ao meio ao longo de todo o comprimento e costure, deixando uma margem de costura de 1 cm da borda.
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  7. Depois, você precisa cortar a margem, deixando 1-2 mm de tecido para facilitar a virada das alças para a frente.
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  8. A opção de torneamento rápido usando uma agulha grossa é descrita abaixo no artigo. Passe as tiras viradas para fora.
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  9. É necessário remover as partes de papel do tecido. Coloque as partes de trás uma frente da outra e costure ao longo da margem de costura de 1 cm. Em seguida, faça uma overloque nas bordas da costura, unindo as duas peças. A costura precisa ser passada para um lado.
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  10. A frente da peça pode ter pinças que precisam ser costuradas ao longo das marcações e passadas a ferro.
  11. É necessário reforçar as partes de revestimento com entretela adesiva. Para isso, você precisa aplicar o forro com o lado adesivo na parte de trás da peça e passá-lo com ferro quente com vapor.
  12. As peças da frente e de trás precisam ser dobradas frente a frente com as peças de revestimento e costuradas ao longo da linha de costura, deixando uma margem de 1 cm. Como o decote do top estilo lingerie tem uma parte frontal em relevo na parte superior, ele é reforçado com um adesivo para manter seu formato. Antes do trabalho, você precisa prender as alças nas costuras entre as costas e o forro (você pode prendê-las com alfinetes, que são removidos durante a costura).
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  13. Depois de costurar as peças, você precisa cortar as margens de costura para 2-3 mm. Vire as partes costuradas do avesso e passe a ferro. Você deve terminar com 2 peças: frente e verso, reforçadas com revestimento.
  14. As partes da frente e de trás precisam ser dobradas frente a frente e costuradas com agulha e linha usando um ponto de “agulha para frente” ao longo das costuras laterais. Isso é necessário para o encaixe subsequente e a capacidade de ajustar a largura do produto.
  15. Experimente o produto e ajuste a largura, o comprimento das alças e o comprimento do produto.
  16. Se tudo estiver certo, as costuras laterais podem ser costuradas na máquina de costura, processadas com overlock e passadas a ferro em direção ao avesso.
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  17. A parte inferior do produto deve ser processada com overloque e, virando do avesso 0,5 - 0,7 cm, costurar com ponto reto em todo o perímetro. Passe a ferro a parte inferior da peça já acabada.

Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados

No final do trabalho, você precisa remover o alinhavo das costuras laterais.

Em tiras de uma peça sem overlock

Você pode costurar um top com alças largas de uma só peça. Existe uma maneira de processar costuras sem usar um overlock. Para garantir que as alças e o decote da peça mantenham o formato, é necessário cortar o forro e reforçá-lo com entretela. Portanto, antes do trabalho é preciso fazer os detalhes da frente e do verso, bem como os revestimentos.

Instruções:

  1. É necessário tratar as partes de revestimento com entretela adesiva. Para fazer isso, você precisa aplicar o forro com o lado adesivo na parte de trás dos forros e passá-lo com vapor.
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  2. As bordas das faces frontal e traseira devem ser finalizadas com ponto Moscou. Esse tipo de ponto também será usado para finalizar a borda do top. Para fazer isso, você precisa dobrar a borda do tecido em 1-2 mm e costurá-la com um ponto reto. Depois passe a ferro e dobre novamente 1-2 mm e coloque a segunda costura sobre a primeira. O resultado é uma bainha estreita ao longo da borda do produto.
  3. Você precisa dobrar a frente da parte superior e a frente voltada para cima e costurar ao longo da borda das peças a uma distância de 1 cm e aparar as margens de costura para 2 mm. Vire as peças do avesso e passe as costuras para dentro.
  4. É necessário dobrar as partes de trás e de trás, frente a frente, e costurar ao longo da borda, recuando 1 cm. Depois você precisa cortar a margem para 2 mm. Vire o avesso e passe-o a ferro.
  5. Neste trabalho, será utilizada uma costura de linho para processar os cortes laterais e dos ombros (nos livros didáticos de costura é chamada de costura com cortes fechados). Para fazer isso, você precisa dobrar as partes da frente e de trás, com os lados avessos juntos, e costurar a uma distância de 0,7 cm ao longo dos cortes laterais e dos ombros.
  6. O produto deve ser virado do avesso e costurado, recuando 1 cm da borda. Assim, verifica-se que as bordas abertas da costura ficam para dentro. O produto deve ser virado do avesso novamente e passado a ferro nas costuras.
  7. Somente a parte inferior do produto permanece aberta e deve ser finalizada com uma costura Moscou.

Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados

Assim, ao costurar um top, todas as bordas livres são processadas com uma costura Moscou (uma costura com bainha dupla), e as costuras dos ombros e laterais são feitas com uma costura de lingerie com bordas fechadas.

Feito de jersey drapeado

Um top com alças finas e drapeado parece muito elegante e sofisticado. Esse tipo de cortina horizontal é chamada de "swing". É feito de tecidos macios e fluidos – seda, jersey, cetim, chiffon.

Antes do trabalho, deve haver moldes para os fragmentos do produto: a parte de trás, a frente com dobra e uma peça única de frente (no caso de drapeado na frente, já que o drapeado "swing" também pode ser feito nas costas), detalhes das tiras e um detalhe de frente para trás. Para esse estilo, escolha alças finas.

De costura:

  1. A peculiaridade do corte é a disposição das peças do molde ao longo do fio de viés do tecido, caso em que o drapeado formará ondas suaves. Para isso, o tecido é dobrado na diagonal. A dobra diagonal do tecido é a linha central da frente e de trás.
  2. É necessário fixar o molde ao tecido na diagonal. As tiras e o revestimento são cortados ao longo do veio da parte restante do corte.
  3. Você precisa preparar completamente as tiras: costure ao longo de todo o comprimento, apare as margens de costura e vire as tiras do avesso. Os elementos acabados devem ser passados ​​com ferro a vapor.
  4. Para deixar o produto macio e fluido, recomenda-se reforçar somente a parte superior das costas com entretela. Para isso, aplique a entretela com o lado adesivo voltado para trás e passe a ferro com vapor. A parte inferior do forro, juntamente com o entretela, deve ser processada com ponto ziguezague. Neste caso, antes de fixar o revestimento na máquina de costura, é necessário prender as alças na costura (elas estão localizadas a uma distância de 7 cm da linha central das costas).
  5. Ao trabalhar com a parte frontal do top, você precisa dobrar a frente para ficar de frente com a prateleira e costurar ao longo da cava do produto. Finalize a parte inferior do revestimento com uma “costura Moscou” (a técnica para fazer isso está descrita acima no artigo). Antes de começar o trabalho, você precisa prender as alças na parte superior da cava e prendê-las no lugar para que depois você possa costurar ao longo da cava junto com a alça presa.
  6. Você precisa dobrar a parte da frente da parte superior com a parte de trás voltada para cima e costurar ao longo dos cortes laterais, recuando 1 cm da borda. Depois, corte a margem para 0,5 cm e processe com uma costura de tricô.
  7. A parte inferior do produto é finalizada com bainha dupla e ponto reto. Para fazer isso, primeiro você deve alinhavar a bainha à mão, passá-la e depois costurá-la à máquina.

Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados

Este top estilo lingerie, feito de tecido pastel ou nude, é considerado uma peça básica. É usado em guarda-roupas empresariais, combinado com casacos ajustados.

Com tiras de amarração

Este estilo de blusa é usado como uma unidade independente no guarda-roupa de verão. É feito de tecidos leves e naturais. A melhor escolha é uma mistura de linho, viscose e algodão com adição de linha sintética. Antes de começar a trabalhar, você precisa ter moldes de papel com tiras largas de uma peça, frente e verso com partes de tiras de uma peça.

Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados

Antes do trabalho, é necessário decapitar o tecido (o procedimento está descrito acima no artigo):

  1. Os moldes devem ser colocados no sentido dos veios do tecido; para isso, a peça deve ser dobrada no sentido da largura, com as bordas voltadas uma para a outra, de modo que as partes da frente e de trás fiquem dobradas. Prenda o molde no tecido.
  2. É necessário traçar os elementos do molde ao longo do contorno e recortá-los, deixando uma margem de costura de 1 cm. A parte da frente do top pode ter uma pinça, que também precisa ser transferida para o tecido.
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  3. Na parte da frente da parte superior, você precisa costurar as pinças, arrematando a costura. Elas precisam ser passadas a ferro.
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  4. A parte frontal com tiras de uma peça deve ser colocada frente a frente na prateleira. A parte inferior do revestimento deve primeiro ser finalizada com um ponto ziguezague. Em seguida, costure uma linha reta ao longo de todas as bordas, conectando o forro à frente. Ao mesmo tempo, são feitas tiras de uma só peça ao longo do comprimento das quais também é feito um ponto.
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  5. A parte de trás (cuja parte inferior também é pré-tratada com um ponto zigue-zague) é colocada frente a frente nas costas, e uma linha reta é costurada ao longo dos cortes, recuando 1 cm da borda.
  6. As peças da frente e de trás são viradas do avesso, junto com as alças, e passadas a ferro.
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  7. Nesta etapa, você precisa alinhavar manualmente as costuras laterais da frente e de trás. Então experimente o produto. Se o resultado for satisfatório, você precisará costurar uma costura reta à máquina ao longo das costuras laterais da parte superior e finalizar as bordas com um ponto overloque ou zigue-zague.
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  8. A parte inferior do produto precisa ser processada. Isso pode ser feito com uma bainha dupla ou uma costura Moscou. Após finalizar a parte inferior do produto, ele precisa ser passado a vapor.

Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados

Este estilo de top é versátil porque você pode ajustar o comprimento das alças. No entanto, será inconveniente usá-lo em looks com várias camadas, as gravatas darão espessura desnecessária na área das costuras dos ombros. Por isso, esse estilo é escolhido exclusivamente para guarda-roupas de verão, em combinação com calças largas brancas, jeans ou shorts.

Como uma peça de roupa independente, uma regata não é adequada para todas as mulheres. O molde da parte superior deve levar em consideração o tamanho do busto. Mulheres com seios grandes e ombros largos são aconselhadas a usar tops como primeira camada, sobrepondo-os a uma jaqueta, cardigã ou blusa.

Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados

Para um guarda-roupa de verão, os tops são um complemento necessário para jaquetas de linho ou cardigans de seda. Ao montar um guarda-roupa de escritório, você precisará selecionar vários tops com alças largas ou de uma peça em cores pastéis (eles combinam bem com ternos escuros e cinza).

Como virar alças do avesso rapidamente usando uma agulha grossa

Alças finas que acrescentam elegância à peça são difíceis de atingir o visual perfeito com bordas de costura fechadas. Tiras mais largas podem ser facilmente desfiadas com um lápis, mas as mais finas podem ser problemáticas.

Próximo:

  1. É necessário costurar as tiras ao longo de todo o comprimento, recuando 1 cm da borda.
  2. A margem de costura deve ser aparada, deixando 2-3 mm.
  3. Você precisa pegar uma agulha grossa e enfiá-la com uma linha forte, duas vezes mais grossa.
  4. Prenda a linha na borda da tira com alguns pontos, depois insira a agulha e, movendo-a para dentro da tira, vire-a para o lado direito.
    Top com alças. Padrão com renda, bojos, babados
  5. Corte o fio de fixação na borda do produto e passe a tira com vapor.

Segredos para Iniciantes

O top com alças (o padrão não é difícil mesmo para costureiras iniciantes) pode ser alinhavado com qualquer linha, e para costura à máquina é necessário escolher a espessura correta da linha.

Segredos de artesãs experientes:

  • ao escolher uma linha muito grossa para costurar (na esperança de obter uma costura mais forte), você obtém uma costura apertada e feia que enruga tecidos finos;
  • fios finos durante a costura causam quebra de costura durante o uso e pontos pulados durante a costura;
  • escolher a agulha certa para sua máquina de costura garante a qualidade de suas costuras (uma agulha muito grossa rasgará o tecido durante a costura, e uma agulha muito fina causará nós e poderá quebrar durante o processo de costura ao unir tecidos grossos e duráveis);
  • a qualidade da costura é afetada pela tensão dos fios superior e inferior (eles devem ser iguais, caso contrário, o fio mais esticado puxará o outro para o seu lado);
  • Você precisa ter certeza de que os números das linhas superior e inferior na máquina correspondem.

Uma regata pode ter significados diferentes no guarda-roupa de uma mulher. Os padrões das opções fornecidas acima no artigo permitem que você crie uma cápsula de uma imagem básica para todas as ocasiões usando 3 a 4 modelos de tecidos diferentes. A vantagem desse detalhe da imagem é que você pode costurá-lo você mesma ou até mesmo refazê-lo a partir de uma blusa ou vestido velho, dando um novo som a uma coisa chata.

Vídeo sobre o molde de um top com alças

Top com alças sem overlock:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho