O lápis é um instrumento de escrita popular encontrado em qualquer conjunto de artigos de papelaria. grafite de lápis pode variar significativamente em dureza e nível de escuridão. O fabricante indica esses parâmetros na embalagem e, na maioria das vezes, no próprio instrumento de escrita, usando marcações de letras ou uma combinação de letras e números. Sua decodificação nem sempre é intuitiva, pois hoje normas aprovadas em diferentes países estão em vigor ao mesmo tempo.
Parâmetros básicos da mina de lápis
A grafite do lápis é feita de uma substância que pode deixar marcas em qualquer superfície, mas geralmente no papel. O material mais adequado para essa finalidade é o grafite preto. Ao contrário da crença popular, é um mineral natural e não tem nada a ver com metais. Recebeu esse nome devido a alguma semelhança externa com o minério de chumbo, mas suas propriedades e características são completamente diferentes.
Na Idade Média, os lápis eram feitos fixando-se um pedaço de grafite entre dois carimbos redondos de madeira para fazer marcas pretas em superfícies selecionadas. Com o tempo, a tecnologia para produzir "mina de escrita preta" foi aprimorada.
Foi descoberto que a mistura de diferentes quantidades de pó de grafite e argila permite alterar a dureza e a negritude do material. Posteriormente, a mistura final era cozida por várias horas em um forno especial, o que tornava o grafite preto duro o suficiente para escrever em qualquer superfície sem se esfarelar. Na verdade, esse método ainda é usado por fabricantes modernos, mas algumas das propriedades externas do chumbo foram ligeiramente modificadas.
A quantidade de pó de grafite pode ser aumentada ou diminuída dependendo do tipo de lápis necessário.
A dureza da mina de um lápis (cujo significado é muito simples de decifrar) depende hoje, em primeiro lugar, da quantidade de pó de grafite em sua composição. Quanto mais, mais macio será o chumbo. No entanto, a argila é um ingrediente que também desempenha um papel importante na criação da mina do lápis. Primeiramente, sua adição é necessária devido às suas propriedades de ligação. Em segundo lugar, dá força ao chumbo. Portanto, o grafite torna o lápis mais preto, e a argila o torna mais duro. Por esse motivo, a quantidade de argila de pedra também pode ser alterada dependendo das características do chumbo que se deseja produzir.
Regras para escolher lápis
Os lápis geralmente vêm em um dos quatro formatos: hexagonal, semi-hexagonal, redondo e triangular. Algumas variedades especiais da ferramenta são elípticas, octogonais ou retangulares. Alguns novos fabricantes também produzem lápis com designs bizarros e incomuns, às vezes até com formatos aleatórios.
Qualquer contorno é criado moldando o corpo de madeira, que é colocado ao redor da mina e evita que ela se desgaste e manche em todo o seu comprimento.
Dependendo do formato, os lápis têm as seguintes finalidades:
- Instrumentos hexagonais são geralmente usados para escrever. Elas têm bordas bem definidas para facilitar a pegada dos dedos e evitar escorregões. No entanto, o corpo rígido não é ideal para escrever com pressão, e as bordas afiadas costumam causar bolhas.
- Lápis meio hexagonais são frequentemente usados para desenhar e, às vezes, para escrever. Elas têm bordas mais arredondadas do que os produtos hexagonais, o que as torna menos duras. No entanto, segurar esses lápis com os dedos não é tão confortável, especialmente quando se escreve por muito tempo.
- Bordas arredondadas são mais frequentemente usadas para a produção de itens publicitários ou de souvenirs, pois é mais fácil imprimir uma imagem ou texto em uma superfície lisa, bem como para instrumentos em uma caixa de metal. Lápis redondos não são muito confortáveis para segurar na mão por muito tempo, mas essa desvantagem pode ser corrigida com um acessório especial.
- Lápis triangulares são melhores para crianças que estão começando a escrever. Este formato ajuda você a aprender rapidamente como segurar o instrumento corretamente. Lápis grandes são mais fáceis para crianças usarem, mas tamanhos maiores são melhores para fazer marcas aleatórias ou formas grandes do que para desenhar detalhes finos.
A dureza da mina do lápis é o segundo critério de seleção mais importante. É indicado no corpo do instrumento na forma de marcação de acordo com um dos três padrões estabelecidos (EUA, países europeus e Rússia). A decodificação em qualquer caso significará um dos tipos de dureza disponíveis (dura, dura-macia, macia), às vezes com uma indicação adicional da profundidade do tom preto.
Classificação em função da marcação
Como um instrumento de escrita de longa data, o lápis evoluiu significativamente e hoje existem diferentes tipos de produtos, classificados por material de fabricação:
- Grafite — lápis comuns do dia a dia, com mina feita de argila e grafite e corpo feito de madeira. Eles têm muitas variações na intensidade da cor, que são obtidas usando diferentes proporções dos componentes constituintes.
- Lápis de grafite duro (lápis sem madeira) – ferramentas semelhantes às de grafite padrão, mas sem corpo de madeira. Eles são usados para pintura porque permitem um revestimento rápido e contínuo sobre uma grande área e também têm muitos níveis de profundidade de cor.
- Carvão – lápis em forma de bastão, feitos de carvão e usados na arte. Geralmente são pretas (e mais escuras que o grafite), mas também há tons sépia e brancos.
- Carbono – produtos feitos de uma mistura de argila e negro de fumo (pigmento preto). Sua escuridão muda quando misturada com carvão ou grafite. Mas em qualquer variedade eles são mais escuros que o grafite e mais regulares em formato que o carbono.
- Lápis de cor – instrumentos com núcleo à base de cera, aos quais são adicionados pigmentos com aditivos e aglutinantes. O corpo geralmente é de madeira, como os lápis de grafite comuns. Os lápis de cera são usados em belas artes e por crianças pequenas para escrever, pois são fáceis de usar e não esfarelam quando pressionados.
Colorido
Lápis de cor são instrumentos de escrita e desenho cuja mina consiste em pastéis coloridos, carvão, giz ou outro material misturado com tinta. Eles são usados com mais frequência para desenhar e colorir tanto por crianças quanto por adultos, inclusive em alguns campos profissionais (design arquitetônico).
Lápis de cor são fáceis de usar, não são tóxicos e estão disponíveis em uma ampla variedade de tons. Ao contrário das ferramentas de grafite e carvão, as minas coloridas são feitas de cera ou óleo com a adição de várias proporções de pigmentos, aditivos e aglutinantes. Também são produzidos produtos solúveis em água (aquarela) e pastéis, além de minas coloridas para lapiseiras.
Entre as cores de lápis disponíveis, o branco se destaca. É adequado para desenhar em um fundo escuro ou é usado para clarear tons escuros ou adicionar sombra ao desenho que está sendo criado.
Lubrificantes
Um lápis de cera é um instrumento de escrita em cera, também conhecido como marcador de porcelana, feito de cera colorida endurecida que pode ser usada para fazer marcas em materiais duros, brilhantes e não porosos.
As superfícies adequadas para sua aplicação incluem porcelana, vidro, mármore, pedra polida, plástico, cerâmica e outras superfícies vitrificadas, envernizadas ou polidas e metal, bem como papel brilhante usado para impressão fotográfica, raios X e filmes analógicos em fitas de áudio e vídeo.
Devido à sua capacidade de escrever no vidro, lápis de cera são frequentemente usados em laboratórios de química para marcar objetos de vidro. Também é usado para marcar holofotes para iluminação teatral. Além disso, é popular como ferramenta de marcação durante trabalhos de construção e reparo, pois raramente arranha a superfície ao escrever.
Com propriedades únicas
Além das diversas composições e cores das minas, os lápis podem ter propriedades específicas:
- Lápis copiadores ou indeléveis são lápis cuja mina contém um corante que permite que ela seja usada para escrever como o grafite comum. Mas se as inscrições ou desenhos feitos por ela forem molhados com água, eles se tornam pegajosos e fáceis de borrar, o que permite que sejam copiados para outra folha com leve pressão (semelhante à impressão manual).
- Lápis de cor apagáveis - os desenhos e escritos feitos com eles podem ser apagados (ao contrário dos produtos à base de cera). Eles são usados para esboços e animações.
- Lápis azuis não copiáveis ou "não fotográficos" são ferramentas que não podem ser copiadas em máquinas copiadoras. Hoje, eles são usados para desenhar esboços que depois serão digitalizados e editados em tons de cinza, fazendo com que o tom azul desapareça.
- O lápis do taquígrafo é um instrumento muito confiável, com uma ponta resistente a quebras e danos.
- Plástico - inventado por Harold Grossman no final da década de 1960. Eles são feitos pela coextrusão de uma mistura de grafite plastificado e um núcleo composto de madeira de plástico ABS, farinha de madeira e estearato de alumínio. Esses são produtos muito flexíveis: eles não quebram, mesmo se forem dobrados quase ao meio.
Espécies Avançadas
Além do formato clássico (uma agulha colocada no meio de um corpo sólido), hoje você também pode encontrar designs aprimorados à venda:
- Lápis mecânicos — ferramentas equipadas com um mecanismo para empurrar o chumbo através de um furo na extremidade. Eles usam fios especiais de dureza variável, cuja espessura corresponde ao diâmetro da parte interna do corpo. Os produtos são utilizados para escrita e desenho técnico.
- Lápis Pop a Point – ferramentas com múltiplas pontas curtas colocadas em um suporte de plástico em forma de cartucho. Quando a ponta de trabalho perde a forma durante o uso, ela é removida da parte frontal e inserida na parte traseira do dispositivo. Isso empurra os componentes de substituição não utilizados para a frente, e um deles acaba ficando do lado de fora, no lugar do que foi removido.
Classificação por dureza e maciez
A dureza da mina de um lápis, cujo significado pode ser decifrado de forma muito simples, é indicada na forma de uma letra ou marcação alfanumérica no corpo do produto (na superfície lateral ou na ponta). Os instrumentos modernos de escrita em grafite são classificados como duros, duro-macios e macios.
- Lápis duros deixam marcas mais leves porque, mesmo com muita pressão, pouco material é usado. Essas ferramentas são resistentes à abrasão e manchas e permitem que você desenhe linhas finas e limpas, o que as torna uma excelente escolha para contornos ou desenhos técnicos.
- Lápis do tipo duro e macio permitem desenhar linhas mais claras e mais escuras, cuja intensidade e espessura podem ser variadas pela pressão. Esses são instrumentos versáteis, adequados para escrever, desenhar e pintar, pois não são propensos a borrar ou manchar e produzem traços muito claros e finos (se não forem aplicados com muita pressão).
- O tipo suave de ferramentas oferece uma gama muito maior de possibilidades, principalmente para desenho. Os traços criados são grossos e têm uma cor escura e profunda, cuja intensidade pode ser facilmente ajustada pressionando. Como lápis macios tendem a borrar e criar pontilhados ao redor do desenho, eles não são recomendados para desenhos e projetos com detalhes finos e linhas retas.
Marcação e classificação
A dureza da mina de um lápis, cujo significado não é claro para muitos, é na verdade a principal característica da ferramenta. A confusão surge do uso simultâneo de três padrões de rotulagem: russo, europeu e americano. É necessário entender o significado de cada escala para que você possa compará-las facilmente.
Escala numérica
Nos Estados Unidos, os fabricantes de lápis usam uma escala numérica. Seus valores são baseados em números que indicam o nível de dureza do grafite. Quanto maior o número, mais duro será o lápis e mais leve será o seu traço. São utilizados um total de 5 valores, sendo um deles representado por uma fração (1, 2, 2½, 3 e 4).
A marcação n.º 1 indica mina macia, n.º 2 – dura-macia, n.º 2½ – dura-macia fina, n.º 3 – dura, n.º 4 – ultradura.
Escala HB
A maioria dos fabricantes de lápis na Europa usa o sistema de classificação HB. Ela consiste em três marcações de letras: H, B e F. No entanto, elas geralmente são acompanhadas por um número que indica o nível de dureza, a intensidade do tom preto ou a finura.
A decodificação dos principais valores é a seguinte:
- A letra H indica dureza. Lápis com essa marcação são extremamente resistentes a manchas e permitem que você faça linhas finas e nítidas. A cor da inscrição ou desenho será bem clara, sem nenhuma negritude pronunciada. Entretanto, pressionar com muita força pode danificar o papel ou deixar arranhões profundos.
- Marcação HB usado para indicar dureza média. Este é o tipo mais comum de lápis duro-macio usado para escrever, pois a grafite deixa linhas bem escuras e a escrita é fácil de ler. Ao liberar a pressão, a cor fica visivelmente mais clara, permitindo que você alterne independentemente a profundidade do tom escuro sem muito esforço. Além disso, a densidade do lápis é bem alta, então raramente ocorrem manchas.
- Ferramentas marcadas com F são variações de HB, só que um pouco mais leves. Assim como os lápis duros e macios comuns, eles são capazes de produzir traços com diferentes profundidades de tons escuros, mas sem extremos. O material de grafite encontrado nos produtos F é um pouco mais duro que o HB, o que significa que ele pode permanecer afiado por um período de uso mais longo. O significado literal da marcação F é “fino”.
- Classe B refere-se a um tipo macio de lápis que deixa traços grossos e escuros. Essas ferramentas são usadas tanto para escrever, mas mais frequentemente para desenhar. As linhas desenhadas se espalham facilmente, mas não são difíceis de apagar. Ao controlar a pressão e a inclinação do lápis, você pode controlar a profundidade do tom quase no mesmo nível que com um pincel.
Além das designações de dureza por letras, a escala europeia também usa marcações numéricas. Ela denota a profundidade do tom escuro e o tom específico da grafite do lápis.
Esta marcação aplica-se às classes H e B:
Dureza | Dureza + profundidade de cor | Peculiaridades |
B | 8B | Fornece o tom de cinza mais escuro em qualquer material. É considerado ideal para desenhar e esboçar, pois cria traços visíveis, escuros e grossos. |
7B | Adequado para trabalhos relacionados à arte. A tonalidade desse tipo de lápis é cinza escuro, e sua intensidade é um pouco menor em comparação ao 8B. Quando usado no papel, o resultado é uma imagem nítida e brilhante complementada por elementos extremamente escuros. | |
6B | É considerada a melhor para desenho porque é capaz de criar vários tons escuros diferentes, especialmente no papel. Ao criar retratos, permite que você obtenha Texturas realistas que transmitem com precisão as características da pele, do tecido e do pelo. | |
5B
| Faz marcas médias a escuras no papel e é usado em uma variedade de aplicações, sendo as mais comuns desenho e esboço. | |
4B | Um pouco mais claro e variável, com tons de cinza, ideal para esboços e desenhos. A natureza leve desse tipo de lápis permite que você aplique menos pressão ao trabalhar com papel e ainda crie imagens tridimensionais. | |
3B | Tons claros prevalecem sobre os escuros. Golpes, aplicadas ao papel, elas têm uma distinta cor cinza claro. Usado para criar efeitos de luz e sombra em desenhos. | |
2B
| Lápis desse tipo produzem uma boa variedade de tons e sombras no papel, tornando-os ideais para uma variedade de aplicações. Os traços podem variar de cinza médio a escuro e podem variar dependendo da pressão aplicada. Usado para desenhar, esboçar e sombrear. | |
H | 2H | Os lápis 2H têm uma tonalidade muito clara. Além disso, são feitas com grande quantidade de argila, o que permite criar traços bem leves e nem deixa marcas no papel. Ideal para trabalhos de desenho e engenharia. |
3H | Deixe traços de tons claros de cinza no papel. Esse tipo de lápis é ótimo para esboços que envolvem adicionar tons claros, bem como para colorir partes individuais de um desenho ou projeto. | |
4H | O 4H é uma ótima opção para artistas que querem um lápis refletivo que possa desenhar linhas finas e criar sombreamentos em seus desenhos. Os traços executados se aproximam mais de um tom de cinza médio, que parece menos brilhante. Esses lápis podem ser usados para diversos fins, inclusive para esboços. | |
5H
| Cria linhas bastante escuras e finas. Os lápis 5H garantem resultados satisfatórios para qualquer atividade que exija desenho com traços finos e coloridos visíveis. | |
6H | Lápis de grafite de alta qualidade comumente usados para desenhar, esboçar e escrever, bem como outros trabalhos artísticos e técnicos. Ele tem o mais alto nível de dureza entre todos os tipos de lápis e proporciona as marcas mais escuras e finas no papel. |
Escala TM
Na Rússia e nos países da antiga URSS, é usada uma marcação de letras com três valores:
- T – difícil;
- TM – duro-macio;
- M – suave.
Ao contrário do padrão europeu, características e subtipos adicionais não são distinguidos. A classificação diz respeito apenas ao grau de dureza do grafite, enquanto as características de cor não têm designações (incluindo a profundidade do tom escuro e a variabilidade de tons).
Comparação de valores de diferentes escalas
A dureza da mina de um lápis, cuja interpretação é semelhante em diferentes escalas de classificação, é dividida em 3 tipos principais: macia, dura e média (dura-macia). As classes e tipos restantes, mesmo quando usam marcações separadas, são na verdade subtipos deles.
A relação entre valores de diferentes escalas de classificação pode ser representada da seguinte forma:
Dureza (+ profundidade de cor) / escala | europeu | russo | americano |
macio | B | M | 1 |
duro-macio | HB | Marca Registrada | 2 |
duro-macio afiado | F | 2 ½ | |
sólido | H | T | 3 |
luz forte | 2H | 4 |
Como determinar a dureza e a maciez dos lápis
Se as marcações no corpo do lápis estiverem faltando ou danificadas, sua dureza pode ser determinada de várias maneiras. A maneira mais precisa e livre de erros é usar uma ferramenta de teste especial. Na sua ausência, você pode determinar o tipo de lápis usando as ferramentas disponíveis, mas o resultado não será muito preciso.
O método mais simples é desenhar um quadrado ou qualquer outra figura pequena com cada um dos lápis testados e colori-los uniformemente. Se os desenhos forem claros e opacos, a grafite do lápis provavelmente é dura, mas se as figuras forem escuras e brilhantes, com um tom marcante, provavelmente é um instrumento macio.
Outro remédio caseiro é colocar lápis apontados em um ângulo de 45 graus em relação ao papel e fazer alguns traços com cada lápis. Linhas finas, claras e claras são formadas por lápis duros, linhas grossas, levemente borradas e escuras são formadas por lápis macios.
Embora as classificações de dureza da grafite do lápis sejam semelhantes entre as diferentes marcações, os padrões usados são muito arbitrários. Portanto, marcações idênticas de fabricantes diferentes muitas vezes não garantem que os lápis serão completamente idênticos.
Vídeo sobre desenho a lápis
Marcação de lápis de desenho: