A gola é uma peça de tecido que emoldura o decote. Faz parte de certos tipos de roupas – blusas e camisas, vestidos, suéteres, jaquetas, casacos e capas de chuva. Ele não só tem uma função funcional, mas também atua como um acessório projetado para dar ao produto uma aparência finalizada e ajudar a criar uma imagem completa.
Em vestidos e blusas femininas, vários tipos de golas ajudam a dar ao look a severidade necessária ou, ao contrário, criam uma aparência de leveza e descontração.
Tipos de gola em vestidos femininos, tendências da moda
Uma gola é um detalhe ou nó costurado separadamente de uma peça de malha ou costurada que emoldura o decote. Além das golas lisas e das costuradas diretamente no pescoço, também há opções de remendos que permitem mudar a aparência da peça.
As coleiras desempenham não apenas uma função estética, mas também uma função funcional importante. – atuam como uma espécie de barreira e protegem a pele do pescoço e do decote dos efeitos agressivos do ambiente externo (vento, sol). A aparência geral harmoniosa da peça dependerá da competência e do sucesso com que a gola for modelada.
Historiadores da moda acreditam que a gola, como um detalhe separado emoldurando o pescoço, apareceu pela primeira vez no século XIII. Na Rússia, a moda das golas surgiu durante o reinado de Pedro I, que se tornou famoso por adotar ativamente a experiência avançada de desenvolvimento europeu em muitas áreas.
A atual gradação de golas por tipo surgiu como resultado do desenvolvimento da produção de costura em massa.
Os tipos de golas para vestidos femininos que serão discutidos no artigo são bastante variados. Com a ajuda desse detalhe, você pode dar um toque final à sua imagem, enfatizando a beleza do seu pescoço, ombros e decote.
Se considerarmos as golas do ponto de vista de sua conexão com o pescoço, podemos dividi-las em 2 grandes grupos: inteiriças e embutidas. Esta é uma divisão básica geral e os próprios nomes deixam claro o princípio pelo qual as golas são unidas aos produtos acabados: elas são costuradas separadamente no pescoço (set-in) ou cortadas do tecido em uma única peça.
Além disso, quase todas as coleiras consistem em duas partes principais: uma zona visível ou uma parte de voo e uma invisível ou um suporte.
De pé
Golas altas dão aos vestidos e outras peças um visual rigoroso e lacônico. Na maioria das vezes, esse tipo de gola é encontrado em modelos de agasalhos - jaquetas, blusões, capas de chuva, casacos, casacos de pele de carneiro, pois oferece excelente proteção contra fenômenos naturais adversos (vento, chuva). Para costurar essa gola, geralmente é usado o mesmo material da peça principal.
Existem diversas variações deste tipo de coleira:

Gola alta ou gola alta (esse tipo de suéter também é chamado de gola alta) | Esse tipo de coleira se parece com um cano que cobre completamente o pescoço. Pode ser duplo ou simples. Na maioria das vezes, o decote é emoldurado dessa forma em vestidos túnicas e suéteres de malha. |
Gola tipo camisa reta | Na aparência, essa gola lembra a gola de uma camisa e por isso está presente em modelos de vestidos desse tipo. Sua peculiaridade é que não possui lapela e não cobre totalmente o pescoço. |
gola mandarim | Semelhante ao tipo de gola reta, mas com bordas mais arredondadas. É mais frequentemente usado em roupas de estilo oriental, como vestidos de quimono. |
Gola Ascot | É uma gola alta com pontas estendidas que podem ser amarradas em um laço ou gravata. Um tipo de gola muito romântica que dará um toque de charme e exclusividade a qualquer vestido. As pontas livres podem ser estreitas ou largas, longas ou curtas, dependendo da ideia do designer. O nome da coleira vem da cidade de Ascot, em Londres, onde esse acessório era usado nas Corridas Reais. |
Colar de cadete | É encontrado em roupas de estilo esportivo (jaquetas, agasalhos, conjuntos de moletom, vestidos esportivos femininos) com zíper. Se você não fechar o zíper completamente, a gola ficará parecendo uma gola virada para baixo. |
Stand-up e turn-down
Ao contrário do tipo anterior, eles não têm apenas um suporte, mas também um voo, o que fica claro pelo próprio nome. Este modelo é costurado e está presente em roupas como vestidos, camisas, blusas.

Existem 2 tipos de golas dobráveis:
- uma gola de camisa rígida - geralmente tem uma aba com bordas pontiagudas e é usada para costurar roupas em um estilo clássico e rigoroso;
- gola polo macia - tem o mesmo formato de uma lapela rígida, mas é feita de tecido de malha macia e, via de regra, é complementada por botões ou fecho.
Uma pedaço
Os tipos de golas para vestidos femininos podem ser não apenas embutidos (cortados separadamente e costurados na peça), mas também inteiros. Essas coleiras são cortadas em uma única peça, a partir de um único pedaço de material, juntamente com a parte principal do produto. Isso geralmente é feito quando a gola não é muito grande.

As golas de uma peça podem ser:
- recusar;
- em forma de tubo;
- na forma de uma pinça.
Tipo de jaqueta
Vestidos costurados no estilo de escritório ou empresarial geralmente têm uma lapela tipo paletó. Esse tipo de decote permite adicionar severidade e uma certa formalidade ao seu visual.
Há também modelos mais soltos de vestidos com golas tipo paletó que revelam o decote e o pescoço, que não são indicados para uso no escritório, mas sim para sair – para visitar, ao teatro, ao cinema ou ao restaurante.
A característica de design deste modelo é que ele consiste em duas partes: um elemento costurado virado para baixo (gola) e lapelas (viradas para baixo). Para garantir maior estabilidade do elemento e melhorar a aparência (melhor ajuste), golas deste tipo podem ser reforçadas adicionalmente com materiais especiais (tecido denso com bainha).
Os principais tipos de golas de jaquetas são:
- Tipo inglês – é um modelo de corte alto, com aba para baixo, bordas escalonadas e lapelas dobradas para baixo. Mais utilizado em modelos femininos e masculinos de jaquetas e blazers;

- colar apache - uma versão interessante de uma gola tipo paletó, que é uma gola larga com bordas dobradas, que geralmente são assimétricas (uma lapela cobre a outra). Esse tipo de gola pode ser visto em casacos e gabardinas femininas, assim como em vestidos formais;

- "xale" ou gola xale – é uma gola virada para baixo que afunila gradualmente em direção ao decote. Externamente, assemelha-se a um xale que cobre os ombros e as costas e é franzido na frente ao longo do corpo, de modo que forma um triângulo na área do peito.

O modelo é usado para costurar casacos, jaquetas e roupões femininos para uso doméstico, além de vestidos românticos em estilo tradicional.
Modificado e fantasia
Os tipos de golas para vestidos femininos não se limitam às opções clássicas. A moda moderna oferece muitos detalhes originais e modificados de lapelas para todas as roupas e vestidos em particular.
Eles ajudam a criar uma imagem brilhante e extraordinária. Para costurar essas golas, eles usam seda, tecido de cetim, orifícios e vários elementos decorativos - strass, babados, fitas, pedras.

As opções mais interessantes e populares para essas coleiras são:
- coquille – o acabamento do decote é recortado em forma de babado, círculo ou semicírculo, ou uma tira em espiral e depois costurado na peça. Não se pode dizer que esse elemento seja muito relevante hoje em dia, mas ele ainda pode ser encontrado em alguns modelos de vestidos de cetim e seda, além de camisas e blusas;
- arco – pode ser amarrado na frente ou atrás, dando ao look um toque sedutor (principalmente quando combinado com um decote profundo ou costas abertas). A gola em si é uma tira-jugo, costurada em uma seção no centro de seu comprimento até o pescoço, com pontas livres deixadas para formar o próprio laço;

- babado – é encontrado em vários modelos de vestidos com mais frequência do que as duas opções anteriores. Consiste em babados ou babados feitos de tecido franzidos no peito, que descem de uma certa maneira do pescoço (pescoço) até o peito.
O babado apareceu pela primeira vez no traje europeu por volta do século XVII e, na tradução do francês, essa palavra significa “papo de pássaro” devido à semelhança das dobras exuberantes da gola com o peito saliente da maioria dos pássaros.
O jabot tem muitas variações, pode ser bem pequeno ou bem volumoso e refresca perfeitamente qualquer modelo de vestido, dando-lhe feminilidade e charme.

Para algumas festas temáticas fechadas, criando imagens de palco ao costurar vestidos, podem ser usados modelos de gola de moda antiga - gola alta com babados de renda, capas.
O conhecido capuz também é uma versão modificada da gola. Sua presença permite tornar o vestuário exterior confortável e prático, pois este elemento sempre ajudará a se esconder de fenômenos naturais adversos. O capuz pode estar presente em alguns modelos de vestidos femininos de estilo esportivo ou casual.


As golas modificadas também incluem itens com decoração incomum, para cuja criação são utilizadas diversas listras, pedras, strass e rendas incomuns. Mais frequentemente, essas decorações de lapela são encontradas no design de vestidos de noite.
Costurado no pescoço
Todas as golas que não foram cortadas como uma única peça de um único pedaço de material junto com a parte principal do vestido ou outro produto serão consideradas costuradas no pescoço. Lapelas de qualquer formato podem ser costuradas no decote dos vestidos – verticais, verticais e dobráveis, elegantes, planas.
É melhor que artesãos iniciantes desenvolvam suas habilidades de costura e ganhem experiência praticando costura em golas altas e compridas. A principal característica de todas as golas costuradas é que a borda de fixação do elemento deve repetir o contorno do decote da frente e das costas do produto.
"Peter Pan"
O nome da gola Peter Pan está associado ao herói da peça de mesmo nome baseada no livro de James Barrie - um menino que não queria crescer e que usava camisas com golas com bordas soltas semi-arredondadas.
O corte da gola da camisa desse personagem fez tanto sucesso entre os fashionistas que passou a ser usado ativamente tanto em trajes cotidianos quanto em trajes de noite. O modelo de gola Peter Pan é universal e pode estar presente tanto no guarda-roupa adulto quanto infantil.

O elemento em si é um acessório plano com lapelas semicirculares. Existem muitas variações desse tipo de lapela, que permitem dar aos vestidos, blusas e camisas um ar fofo, levemente infantil e ao mesmo tempo romântico.
Com lapelas
Lapelas são as aberturas no peito que fazem parte da gola de um paletó e se estendem até os botões superiores. Eles dão às roupas, especialmente aos vestidos femininos, uma aparência mais formal e são ideais para peças feitas em estilo formal de escritório.
Com botões
Camisas e vestidos femininos com golas abotoadas são emprestados dos guarda-roupas masculinos.


Este tipo de corvo é ideal para uma opção de código de vestimenta informal. Diferentemente de uma gola simples, ela possui fendas nos cantos por onde é presa com botões na parte principal da parte superior da peça. Uma coleira regular “segura” a si mesma devido a uma base rígida.
Esse acabamento no decote foi inventado por jogadores de polo., que foram obrigados a prendê-lo para que não interferisse durante o jogo. Em geral, o modelo é considerado semiformal e os homens não usam gravata por baixo.
Um vestido feminino com esse decote é adequado para ir ao escritório, onde não há requisitos rígidos de estilo de roupa, bem como para caminhadas ativas.
Pólo
Uma camiseta ou suéter polo é um modelo muito popular não só no guarda-roupa masculino, mas também no feminino. O decote dessas peças é decorado com uma gola alta., que é conectado a uma abertura curta (pode ser fechada com zíper ou abotoada).

Em geral, um suéter polo parece uma camisa e, portanto, muitos estabelecimentos permitem o uso dessa peça como traje social. Os vestidos polo femininos também podem ser usados no trabalho se forem feitos de tecidos em tons suaves (cinza, azul, preto, verde escuro).
Além disso, vestidos esportivos com gola polo são muito populares entre o belo sexo que pratica tênis, vôlei e handebol.
Jack
Esta é a chamada gola "marinheiro", que foi emprestada pelos estilistas do uniforme dos marinheiros. A gola é original e é um tipo de lapela plana. Muitas vezes o elemento é removível.


Na versão clássica, a gola é costurada em tecido de algodão azul escuro, enquanto o forro e o tecido externo devem ser os mesmos. Ao longo das bordas da gola há 3 listras brancas que repetem o contorno do acessório.
A parte da frente da gola tem um decote em V e passantes para amarração ou amarração, e a parte de trás parece um quadrado cobrindo os ombros e quase chegando às escápulas (pode ser um pouco mais longa ou mais curta).
O modelo é muito usado em guarda-roupas femininos para costurar roupas em estilo náutico:
- vestidos;
- blusa;
- Camisetas.
Graças a esta gola, o look fica leve, casual e divertido. Vestidos com qualquer variação de cor da gola guis são perfeitos para passeios no mar, piqueniques e sessões de fotos.
Nuances de design e acabamento dependendo do material
Ao costurar roupas com gola, em especial vestidos femininos, algumas características dos tecidos devem ser levadas em consideração:
- algodão mantém bem sua forma e, portanto, é adequado para criar golas altas e baixas;
- malhas estica bem e sem forro, é mais frequentemente usado para costurar golas planas, mas para criar estruturas mais rígidas, é usado material de forro;
- grampo é mais macio ao toque do que o algodão e o jersey e, portanto, é adequado para costurar golas Peter Pan, jabots e coquelles;

- tecidos de cambraia, chiffon e guipura muito fino e, portanto, ideal para criar golas elegantes, embora esses materiais também possam ser usados para costurar golas altas e golas altas usando tecido de forro.
Gola removível como acessório de moda
Existem muitos tipos diferentes de golas para camisas, blusas e vestidos femininos. Além das opções listadas, há também um tipo separado de coleira, que também é um tipo de acessório. Estamos falando de coleiras falsas ou removíveis. Eles podem ser usados como decoração separada com vestidos e blusas.
Essas coleiras podem ser feitas de diversos materiais.


Eles são:
- obra aberta;
- tricotado;
- couro;
- tecido.
Eles podem ser decorados com glitter, strass e pontas. A decoração de colares removíveis pode ser muito incomum e alguns deles parecem colares caros.
Golas mais simples podem ser usadas para decorar vestidos, blusas, suéteres e camisas para uso diário. Golas falsas brilhantes e contrastantes são mais apropriadas para usar com vestidos de noite quando for sair.
Ao escolher golas removíveis, você deve levar em consideração o formato do pescoço da peça e selecioná-la de forma que elas combinem entre si, já que, por exemplo, um produto redondo não vai caber em um decote quadrado ou em V.
Uma gola pode dar aos vestidos e outras roupas femininas um visual formal e ao mesmo tempo sedutor. Os tipos existentes de design de decote impressionam pela diversidade, o que permite que o belo sexo experimente e escolha as opções mais confortáveis e bonitas para si.
Vídeo sobre coleiras
Tipos de golas para vestidos femininos: