Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Produtos com miçangas são um presente maravilhoso para qualquer ocasião e, ao mesmo tempo, complementam elegantemente o interior de qualquer ambiente. Até mesmo uma costureira iniciante pode dominar o bordado com miçangas. Para fazer isso, você só precisa se familiarizar com as lições passo a passo.

Materiais, ferramentas para bordado

Bordado de miçangas para iniciantes (costura passo a passo pode ser feita sem muita dificuldade) sempre inclui o estudo do molde e a compra de materiais básicos. Lojas de artesanato vendem os materiais de bordado necessários.

Os fabricantes oferecem conjuntos completos com os atributos necessários. Mas você pode comprar tudo sozinho. É melhor levar produtos de boa qualidade, pois o resultado final depende deles.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Para trabalhar você precisará do seguinte:

Nome dos materiais em mãos Breve descrição
Tela É recomendável comprar um tecido que seja praticamente livre de rugas e resistente a manchas, para que a pintura finalizada não precise ser passada ou lavada com frequência.
Agulhas especiais para miçangas Elas são produzidas sob os números 15, 13, 12, 10. Normalmente as costureiras usam a agulha nº 12.
Bastidor ou bastidor de bordar

O tecido não deve ceder durante o trabalho. É melhor esticá-lo em um dispositivo especial. Para isso, utilize um bastidor preso a uma mesa ou um bastidor em um suporte.

Para itens grandes, luminárias retangulares são adequadas, onde a imagem inteira se encaixa.

Linha mouline ou outras linhas fortes (por exemplo, seda ou náilon)

Ao escolher as linhas por tamanho e cor, você deve se concentrar no tamanho do furo no cordão e no buraco da agulha, no método de bordado, no tecido e no padrão de bordado.

O fio ficará mais forte se for tratado com cera. Para trabalhar com miçangas, é melhor usar fios finos feitos de materiais sintéticos.

Strass, lantejoulas, glitter, pedras, contas de vidro, miçangas Ao iniciar o processo de costura, é recomendável verificar a qualidade das contas: a tinta e a madrepérola das contas permanecerão em sua forma original ao lavar ou vaporizar o produto acabado.
Papel milimetrado Necessário para fins de aplicação de projetos complexos.
Alicate Para remover uma conta desnecessária em uma fileira de uma imagem bordada.

Técnicas de bordado com miçangas

Existem vários métodos de bordar ícones e pinturas com miçangas. Mas na prática, o mais utilizado é o bordado contado e artístico. No primeiro caso, o produto é bordado de acordo com os padrões propostos; no segundo método, utiliza-se a técnica livre.

Para bordar um produto usando um método artístico, é necessário transferir a imagem para a tela. Papel carbono comum ajudará com esse problema. As imagens são bordadas usando técnicas verticais e horizontais. As contas são costuradas em uma célula específica do material.

Em fileiras horizontais

Na maioria das vezes, o ponto de igreja ou de mosteiro é usado em bordados de miçangas. Esses métodos não exigem habilidades específicas, o que é bom para iniciantes.

Primeiro, você precisa inserir a agulha no canto inferior esquerdo do tecido, prendendo a linha no verso. Depois disso, você deve puxá-lo para o canto superior direito da parte externa do produto. No verso do tecido é preciso deixar uma pequena ponta de linha (até 5 mm).

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Depois disso, a agulha é enfiada no canto superior direito e puxada para fora pelo canto inferior esquerdo. Esta ação é executada várias vezes seguidas.

Concluídas essas etapas, inicia-se a etapa de fixação das contas. Uma agulha com uma conta da cor desejada é enfiada no lado inferior esquerdo do tecido. Em seguida, ele é puxado pelo canto superior direito e enfiado na parte inferior do próximo quadrado de tecido.

Depois disso, outra conta é enfiada na agulha, que deve ser trazida para o canto superior direito. Dessa forma, uma fileira completa é costurada, fixando firmemente as contas nas células correspondentes. É necessário monitorar cuidadosamente a cor das contas para não desviar do padrão.

Terminada a 1ª carreira, a agulha é levada até a face do tecido através do canto superior direito. As contas devem ser costuradas no mesmo ângulo. Neste caso, o produto final ficará elegante e profissional, mesmo para bordadeiras iniciantes.

Em fileiras verticais

A costura vertical é semelhante à horizontal, mas o processo começa no canto superior esquerdo da peça. A linha é levada até a parte de trabalho do tecido, na parte inferior da célula desejada. Em seguida, uma conta é amarrada e a agulha é enfiada no topo do mesmo quadrado, no lado direito.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Na parte interna do tecido, é feita uma costura na parte inferior direita da mesma célula. Depois disso, insira a agulha de dentro para fora, no canto inferior direito do mesmo quadrado. Em seguida, coloque as contas, puxando o fio para fora do lado inferior esquerdo da nova célula.

Para fixar a 2ª fileira vertical, faça uma costura de baixo para cima. Depois disso, a agulha deve sair do lado de fora do material. Em seguida, coloque a conta na agulha, que está localizada no lado superior direito da mesma célula. Na parte interna do trabalho é feito um ponto que sai no lado superior esquerdo do quadrado.

No final da carreira, você precisa fixar firmemente a ponta da linha, passando-a pelo tecido várias vezes. O restante do fio deve ter cerca de 1-2 cm. Depois de dominar a técnica de bordado em linhas verticais e horizontais, você pode aprender a executar outros métodos de bordado que enfatizarão os pequenos detalhes da imagem finalizada.

Técnicas de costura com miçangas. Instruções passo a passo

Bordado de miçangas para iniciantes, feito passo a passo com a ajuda de instruções visuais, será um bom começo criativo.

Vários pontos são usados ​​no trabalho. Algumas técnicas de bordado são usadas com mais frequência do que outras. As costuras podem ser unilaterais ou bilaterais.

Protegendo uma única conta

Contas individuais são fixadas como botões ou com a ajuda de contas menores. A conta é fixada na tela com um ponto simples. Às vezes a coluna é costurada usando uma pequena conta.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

A conta inferior pode ser substituída por uma lantejoula. E na técnica volumétrica do bordado de miçangas, uma coluna é feita de várias miçangas.

Costure para frente com a agulha

Primeiro, você deve prender a linha na parte interna do tecido, depois trazê-la para a parte da frente, enfiar uma conta e enfiar a agulha de volta no material. A agulha deve ficar o mais próximo possível das contas.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Depois é feita uma pequena costura na parte interna do tecido. Retornando à parte externa da tela, o cordão é colocado novamente. Então o procedimento é repetido. Para garantir que os pontos fiquem uniformes e não cedam, você deve seguir a regra: 1 ponto = 1 conta.

Costura para frente dupla face

O procedimento para fazer esse ponto é quase o mesmo que para uma costura unilateral.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

No entanto, uma conta também é enfiada na agulha pelo avesso do tecido, o que torna a costura mais longa.

Ponto de linha

O ponto de linha (ou bordado curvo) é usado ao trabalhar em pinturas ou ícones com costura incompleta. Cada ponto corresponde a 1 conta. Para obter uma linha contínua, você deve fixar as contas o mais próximo possível umas das outras, mas não muito apertadas.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Costurando contas a uma pequena distância, obtém-se uma linha pontilhada. Para obter uma linha forte e uniforme, você precisa puxar a linha através do ponto da linha costurada no final de cada carreira (protegendo ainda mais a costura). O trabalho parecerá mais rígido do que quando são usadas outras técnicas de bordado.

Sutura da haste

Após fixar a linha na parte de trás do produto, a conta é colocada na agulha. Depois disso, ele é inserido na base do bordado e puxado para fora da parte de trás do cordão. Em seguida, a próxima conta é enfiada. A agulha deve ser usada para furar o tecido atrás do novo cordão.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Depois disso, ela é retirada entre a penúltima e a última conta. A agulha é passada pela última conta e outra conta é enfiada. As contas são costuradas bem próximas umas das outras.

Costura na fixação

O bordado de miçangas para iniciantes (você pode reproduzir o ponto passo a passo usando as dicas desta seção) é realizado de acordo com o algoritmo:

  • Fixe a linha na parte de trás da tela e puxe-a para fora. Coloque nele o número de contas que corresponderá ao tamanho do ponto desejado.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

  • Coloque a corrente de contas resultante na linha desejada e costure-a no tecido.
  • Para prendê-lo corretamente, puxe a agulha de dentro para fora, atrás da conta, e pegue a linha com esta conta. Depois disso, retorne para o verso do material.
  • Repita o procedimento várias vezes até que cada uma das contas esteja presa em ambos os lados com costuras longitudinais.

Esses pontos são adequados para bordados em fileiras, ao longo do contorno de um desenho ou ao longo de uma linha pontilhada específica.

Costura dupla face

A corrente de contas deve ser colocada cuidadosamente ao longo do contorno da imagem em um dos lados do produto.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Durante o processo de fixação das contas, elas também são amarradas nos pontos do verso do bordado. Este ponto é perfeito para decorar peças de roupa.

Costura do mosteiro

Esses pontos lembram o início do trabalho de ponto cruz. Na parte externa do trabalho, são feitos pontos diagonais com miçangas enfiadas, e na parte interna, as costuras saem verticais. Cada costura no lado de trabalho corresponde a uma conta.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Em seguida, é feito um ponto diagonal, após o qual a linha é levada para o lado de trás, o mais próximo possível das contas. Uma costura vertical é feita na parte interna, a linha é puxada novamente para a frente do produto e um ponto com uma conta é costurado na diagonal. Na parte de trabalho do bordado há pontos diagonais com miçangas, e no verso há pontos verticais.

Pesponto

O ponto atrás (ou ponto arqueado) é usado quando não há necessidade de as contas ficarem muito próximas à tela. De 2 a 4 contas são colocadas em cada costura da frente do produto.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Entretanto, somente o que está na intersecção das costuras é fixado à tela. Com essa técnica de costura, as contas não ficam tão próximas umas das outras.

Ponto overloque

Costurado da mesma forma que os pontos overlock tradicionais.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Entretanto, no processo de levar a agulha para o lado de trabalho, uma conta é enfiada no laço superior resultante a cada vez.

Costura combinada dupla face

Para recriar esse tipo de costura, um ponto corrido e um ponto haste são feitos um após o outro.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Neste caso, o trabalho se torna mais difícil.

Bordado volumétrico

No bordado volumétrico é utilizado um padrão específico. Para criar pinturas, muitas vezes são utilizadas técnicas volumétricas mistas, alternando pontos com miçangas e cruzes.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Ao bordar detalhes em ponto cruz, devem ser costurados 2 pontos cruz. Na técnica de miçangas, apenas 1 costura é feita. O principal é escolher a agulha certa para o trabalho.

Conclusão e registro de obra

O bordado de miçangas para iniciantes (mesmo pessoas sem inclinações criativas podem fazê-lo passo a passo) não se limita à imagem bordada.

O trabalho finalizado deve ser lavado em água morna (não mais que 40°) e passado a ferro, se necessário.

É melhor não usar sabão em pó para que os cristais não dissolvidos não arranhem a superfície das contas. Um produto líquido é adequado para tais propósitos. Você precisa secar o bordado em um ambiente longe da luz solar, estendendo-o sobre uma toalha macia.

Um bordado executado corretamente inclui não apenas uma bela imagem, mas também seu posicionamento competente em uma moldura. Ultimamente, virou moda emoldurar quadros usando o método “passe-partout”. Mas com esse método, os defeitos do bordado ficam claramente visíveis.

O passe-partout deve focar o olhar nos melhores aspectos da obra. Ao escolher as cores, é recomendável não usar tons semelhantes. Muitas vezes eles se fundem. Recomenda-se adotar tons opostos.É melhor delegar o trabalho de tensionamento a um especialista em uma oficina de enquadramento. Isso fará com que pareça mais organizado e atraente.

Como usar moldes de bordado

O padrão é transferido para a tela. Para maior comodidade, é recomendável comprar um marcador que desapareça da tela sozinho após um certo período de tempo. Você não deve desenhar o esboço inteiro no tecido de uma só vez, pois ele evaporará muito rápido. É melhor pintar uma pequena parte da tela e trabalhar com ela.

Para transferir o padrão proporcionalmente para a tela, você precisa encontrar o centro do tecido. Para fazer isso, basta dobrá-lo em quatro. A dobra interna é o ponto central do diagrama.

Você não precisa transferir o desenho para a tela, basta usar associações visuais. Mas neste caso, a chance de perder a conta e bordar o desenho incorretamente aumenta, o que será perceptível.

Aulas de bordado com miçangas passo a passo para iniciantes. Esquemas, segredos

Imagens bordadas com miçangas se distinguem por tons brilhantes e brilham na luz. Envolvidas nesse tipo de criatividade, as costureiras criam não apenas ícones e acessórios, mas também decoram vestidos, blusas e outros itens de interior com miçangas. Antes de começar a trabalhar, você deve estudar cuidadosamente os segredos básicos do bordado.

Pinturas

Ao bordar imagens, você precisará dos seguintes materiais:

  • agulha fina para miçangas;
  • tela;
  • quadro;
  • fios;
  • contas;
  • tesoura.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Instruções passo a passo para criar pinturas:

  1. Estique bem o tecido sobre a moldura e transfira a imagem para ele (com um marcador lavável ou com papel carbono).
  2. Passe a linha pelo buraco da agulha, dando um pequeno nó na ponta.
  3. Insira a agulha no início do bordado na parte de trás do produto. Dessa forma o nó não ficará visível na frente da pintura.
  4. A conta é amarrada em um fio e, em seguida, a agulha é inserida no tecido o mais próximo possível da conta.
  5. Faça um pequeno ponto e leve a agulha para fora da imagem.
  6. Fixe a próxima conta na tela da mesma maneira.
  7. Este método costura a imagem inteira.
  8. Prenda o último ponto no verso da tela fazendo um pequeno nó.

As contas são dispostas o mais próximo possível umas das outras. No entanto, é preciso ter cuidado para que não se formem dobras no tecido devido à tensão excessiva da linha.

Ícones

Para bordado, na maioria dos casos, os kits já incluem tecido com imagem que exige aplicação parcial de miçangas. Esses kits são muito populares entre as costureiras iniciantes.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Eles incluem os materiais necessários para o trabalho (tela com padrão, miçangas, agulha, linha, decodificação do padrão) e proporcionam fácil domínio da técnica de criação de diferentes pontos. Tudo o que resta é seguir as instruções passo a passo enquanto você trabalha.

Mas se você quiser bordar um ícone específico que não está disponível para venda, você pode usar programas especiais para converter a imagem em um padrão.

Acredita-se que antes de começar a bordar, é preciso pedir a benção de um padre. E mais uma regra: toda vez que você começar a trabalhar, você deve ler uma oração especial, cujo texto está incluído em alguns conjuntos.

Pano

Bordados de miçangas são uma adição original aos itens de guarda-roupa. Essa técnica é frequentemente usada por designers famosos e nunca sai de moda.

Durante o trabalho você precisará de:

  • contas ou contas;
  • monofilamento;
  • agulha;
  • vestido, camiseta ou blusa;
  • ferro;
  • entretela adesiva;
  • giz.

Para decorar roupas com miçangas, você precisa seguir estes passos:

  • Usando giz, desenhe uma linha reta no ombro na direção vertical, que deve necessariamente continuar a costura do ombro.
  • A parte interna da peça precisa ser colada com entretela para garantir que o bordado fique seguro.
  • Você precisa pegar vários pedaços de entretela, cada um dos quais é fixado na parte de trás da peça com o lado adesivo para baixo. A entretela é fixada ao tecido com um ferro aquecido.
  • A posição dos quadrados deve ser marcada nas mangas do produto.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

  • Prepare 0,5 m de linha, na ponta da qual é feito um pequeno nó. Do lado de dentro da parte superior da manga, faça um ponto, levando a agulha para o lado de fora da peça.
  • Em seguida, você precisa costurar a primeira conta. Depois disso, costure outras contas de acordo com a imagem existente. Cada um deles é preso na parte de trás do tecido.
  • Recomenda-se bordar o segundo desenho abaixo do primeiro para dar um aspecto finalizado ao bordado.

Se você estiver costurando miçangas em um vestido de mangas compridas, você pode preencher todo o espaço livre com desenhos. Antes da lavagem, as roupas devem ser viradas do avesso e enxaguadas à mão ou em um saco especial, em um ciclo delicado.

Decorações

Você pode decorar os produtos com quaisquer elementos que combinem com a composição principal.

Pingente

Um cabochão é preso ao centro do feltro. Depois disso, ele é costurado em círculo usando a técnica do mosaico. Cada fileira deve conter um número específico de contas. Depois, usando um lápis simples, faça uma marca no local onde as pedras restantes serão costuradas. Eles são decorados de maneira semelhante.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Depois disso, cada um dos elementos é costurado (por exemplo, uma conta e um cabochão grande). Uma vez concluído o trabalho, o pingente é recortado seguindo o contorno, colocado contra o papel e traçado. Este elemento é recortado, tratado com cola e aplicado na parte interna do pingente. O papel é novamente revestido com cola, pressionado firmemente contra o pedaço de couro e recortado.

Para deixar a costura quase invisível, ela pode ser finalizada com contas grandes de cores claras. O trabalho final ficará ótimo com franjas.
O último passo é prender o laço. Você pode comprar uma de metal ou fazer uma você mesmo usando fita fina. Um pedaço de couro ou um cordão comum também funcionam para esses propósitos.

Broche de lábios

Para fazer um broche você precisará de:

  • feltro vermelho;
  • um pedaço de papelão e couro;
  • fio de contas;
  • fios vermelhos e brancos;
  • contas de tons brancos e vermelhos;
  • cola;
  • tesoura;
  • entretela.

Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas

Processo passo a passo para bordar um broche:

  1. Desenhe o contorno dos lábios em um pedaço de entretela. Você precisa tentar aplicar o desenho de forma uniforme e clara.
  2. Recorte os lábios ao longo da borda e cole-os em um pedaço de feltro.
  3. Transfira os lábios para o papelão. Desenhe as linhas internas, recuando cerca de 4 mm da borda.
  4. Use uma tesoura para cortar os lábios da base de papelão e fixe-os na futura decoração.
  5. A base precisa ser costurada com linha de miçangas. Cada um dos nós deve ficar escondido no buraco da conta.
  6. O contorno do desenho é bordado com fios e miçangas vermelhas, seguindo o princípio 3x2. Isso significa que 3 contas são costuradas primeiro. Depois disso, você precisa voltar 2 contas para passar por elas novamente. Para evitar folgas na costura, é necessário colocar as contas bem apertadas.
  7. Para um resultado de qualidade, você deve costurar as contas com linha uma segunda vez após concluir o trabalho.
  8. Para conseguir o efeito de um broche volumoso, recorte os detalhes em feltro vermelho. Esses elementos precisam ser colados na base.
  9. Em seguida, os elementos dos lábios são bordados com contas vermelhas, começando pelo centro.
  10. Contas brancas são usadas para bordar a área dos dentes.

Quando terminar, as bordas devem ser cuidadosamente aparadas.

Erros de iniciantes

Os erros mais comuns que as costureiras cometem quando estão aprendendo a bordar são:

  • compra de materiais de baixa qualidade;
Bordado de miçangas para iniciantes passo a passo: ícones, roupas, pinturas. Fotos, diagramas
O bordado com miçangas para iniciantes terá sucesso se você usar moldes de bordado
  • desvio do esquema proposto;
  • contas costuradas em ângulos diferentes;
  • contas muito apertadas ou muito soltas;
  • usar linhas que não são indicadas para bordados com miçangas, pois podem quebrar;
  • contas de tamanhos diferentes, que prejudicam a aparência da pintura;
  • agulha selecionada incorretamente (muito grossa ou de baixa qualidade);
  • substituir o esquema de cores das contas por outros tons (às vezes isso é permitido, mas na maioria dos casos afeta negativamente o resultado final).

Costureiras iniciantes têm a oportunidade de aprender rapidamente a trabalhar com miçangas. O guia passo a passo descrito neste artigo ajudará você a selecionar materiais para a criatividade e bordar corretamente pinturas, ícones e até mesmo criar joias sem ajuda externa.

Autor: Ekaterina Pisarenko

Vídeo sobre bordado com miçangas

Bordado de miçangas para iniciantes:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho