Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas

Bordado de crochê Luneville tornou-se um hobby popular na França desde 1865. Desde então, criar belos padrões com fios finos se tornou uma arte. Para artesãos iniciantes, para criar bordados de alta qualidade, é importante se familiarizar com as técnicas básicas, entender como trabalhar com uma agulha corretamente e também aprender a selecionar materiais.

Características do gancho Luneville e como trabalhar com ele

O gancho Lunéville é um dispositivo especial para bordados finos em tecidos leves. A ferramenta não é como uma agulha de crochê ou uma agulha de tapeçaria, é algo entre os dois. O gancho tem um cabo de madeira com um mecanismo de travamento para a parte metálica.

A parte funcional da ferramenta é feita de metal. A base fina tem uma curva na extremidade, semelhante a um gancho. O ângulo de curvatura é afiado para perfurar facilmente o tecido. Há reentrâncias especiais no gancho onde ele se prende à alça.

O gancho tem várias características:

  • A ferramenta deve ser usada em tecido pré-esticado em uma moldura. Para bordar de forma rápida e eficiente, você precisa de 2 mãos livres.
  • Para aprender a fazer crochê com miçangas ou lantejoulas, você precisa de alguma habilidade. Até mesmo artesãos experientes enfrentam dificuldades.
  • Cada tipo de tecido requer uma agulha de um tamanho específico.

Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas

Alguns fragmentos de bordado não podem ser decorados usando este dispositivo.

Quais materiais e ferramentas são utilizados no trabalho?

Para criar lindos bordados Luneville, não basta ter agulha e tecido.

Para trabalhar você precisa:

  • agulhas finas de diferentes diâmetros;
  • arcos e armações com suportes para deixar as mãos livres;
  • fios fortes de cores diferentes;
  • tesoura;
  • marcadores especiais para marcação;
  • contas, cornetas e lantejoulas para decoração;
  • estênceis.

Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas

É importante que todos os materiais sejam de alta qualidade e limpos. O bordado Lunéville é um trabalho delicado que não tolera borrões e erros. Os estênceis podem ser desenhados esquematicamente à mão ou retirados de fotos da Internet.

Escolhendo um anzol

O gancho para bordado Luneville deve ser selecionado corretamente. A espessura da agulha depende do tipo de linha, bem como da densidade do tecido. Para um trabalho confortável é importante comprar material de alta qualidade. Entre os fabricantes mundiais, artesãos experientes observam que as ferramentas mais confiáveis ​​são feitas na França, Alemanha e América.

Iniciantes precisam saber que anzóis de fabricantes diferentes podem ter o mesmo número, mas diferir na espessura. Os ganchos franceses são considerados os mais populares, por isso descrições mais detalhadas com números serão baseadas neles.

Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas

Observando a tabela abaixo, você pode determinar facilmente o anzol apropriado para diferentes tipos de linha:

Não. 70 Não. 80 Não. 90 Não. 110-120
Fios finos e fixação de joias. Fixação de lantejoulas com linhas finas, bordado com lurex, linha de viscose e arremate da bainha. Linhas de costura, fio dental, seda, metálico. Consertando contas e miçangas. Linhas decorativas, linhas de costura, fio dental.

Os ganchos podem ser comprados em lojas de artesanato ou encomendados online.

Seleção de tecidos para a base

O bordado de crochê Luneville para iniciantes e artesãos experientes pode ser feito em tecidos de diferentes densidades.

Os tipos de tecido mais populares são:

  • Crepe usado para costurar cortinas.
  • Organza de poliéster.
  • Organza combinada (seda + algodão).
  • Organza de seda.
Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas
O bordado de crochê Luneville pode ser feito em tecido de seda.

O bordado também pode ser feito em malha italiana, que é chamada de “rede para vestidos nus”. Este material tem dureza média, não estica e é composto por pequenas células hexagonais. Para bordar um padrão com miçangas e pérolas, recomenda-se usar um tecido grosso, como veludo ou cambraia.

É importante prestar atenção à qualidade do tecido. Antes de comprar, é preciso inspecionar a tela; não deve ter nenhum rasgo ou furo pequeno.

Seleção de fios

Bordados finos exigem linhas fortes. Sua estrutura não deve ser muito macia, caso contrário a agulha fina irá rachar a linha ou quebrá-la. Em fios muito lisos, os nós não se seguram bem; elas escorregam e mudam de lugar, ou até mesmo se desfazem. As artesãs usam materiais de marcas comprovadas.

Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas

Na tabela abaixo você encontra os nomes e características das linhas indicadas para bordado Luneville:

Marca Características
Fill Au Chinois Os fios são finos e fortes. Eles brilham na luz e não ficam emaranhados. A estrutura é densa. Por isso, elas não se partem nem rasgam. O fabricante oferece uma ampla gama de cores, desde tons brilhantes até tons pastéis.
Madeira Existem 2 tipos: algodão e seda. A primeira opção é destinada a bordados texturizados e é mais difícil de trabalhar com esse tipo de linha. Fios de seda são adequados para bordados suaves.
Gutermann Artesãos experientes aconselham os iniciantes a trabalhar com fios desta empresa nº 110. O material é forte e escorregadio, os nós seguram firmemente.
Adele Essas linhas são produzidas especificamente para bordados Luneville. A paleta é composta por diferentes tons metálicos. Os fios brilham bem e a gama inclui cores “camaleão”.

É difícil trabalhar com linhas de costura simples. Eles são usados ​​principalmente para fixar miçangas e miçangas. Os fios de viscose são considerados os mais indicados para bordados. Eles são duráveis ​​e resistentes a emaranhados.

Master class de bordado Luneville para iniciantes

O bordado em crochê Luneville para iniciantes é baseado no estudo das principais técnicas e métodos. Primeiro, você precisa praticar em pedaços separados de tecido. Artesãos experientes aconselham os iniciantes a experimentar diferentes tecidos, ganchos e linhas para encontrar as opções mais adequadas para eles. Abaixo estão descrições detalhadas de diversas técnicas de bordado.

Técnica de sutura Tambour

O ponto corrente é uma linha de laçadas enfiadas umas nas outras. Na maioria das vezes, essa técnica é usada para criar contornos e padrões complexos.

Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas

Como fazer essa costura:

  1. O gancho é segurado verticalmente e o tecido é perfurado no local onde o bordado será iniciado.
  2. É importante prestar atenção em qual direção a curva do gancho está voltada. Costureiras experientes recomendam usar a alça do grampo de parafuso como guia. A agulha é instalada com antecedência de modo que a curva do gancho e o parafuso “olhem” na mesma direção. Ao perfurar o material, o anzol deve “olhar” para frente.
  3. A linha é inserida por baixo, por baixo do tecido. Ele precisa ser puxado levemente, colocando-o sobre o dedo indicador e o polegar. A ponta é segurada com o dedo mindinho.
  4. O fio é enganchado e cuidadosamente puxado para a superfície. Quando o gancho se aproxima do tecido por baixo, ele deve ser girado na direção oposta, em sua direção.
  5. A próxima punção é feita a 1-4 mm de distância da primeira. Iniciantes precisam fazer pontos maiores para que os fios fiquem claramente visíveis.
  6. O gancho é virado para longe de você novamente, e a linha é enrolada na agulha uma vez sob o tecido, no sentido anti-horário.
    Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas
  7. A linha precisa ser trazida à superfície novamente girando suavemente o anzol em sua direção.
  8. O laço resultante é puxado para fora e a posição do gancho é imediatamente alterada suavemente, girando-o para a frente.
  9. A terceira punção é feita da mesma maneira. O bordado continua até o final.

É muito importante monitorar a posição do anzol e lembrar de girá-lo. Se a ferramenta for constantemente direcionada para uma direção, furos irregulares se formarão no tecido e os fios se quebrarão.

Como evitar buracos?

O bordado em crochê Luneville pode parecer difícil para iniciantes, pois buracos e nós podem se formar no processo em tecidos finos. Para evitar que apareçam, é preciso remover o anzol com cuidado. Se a ponta ficar presa na fibra, não puxe nem sacuda a ferramenta para cima em nenhuma circunstância.

Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas

O gancho deve ser trazido suavemente da parte de trás para a parte da frente. Ele deve ser segurado corretamente e girado na direção certa. Se a fibra começar a deslaminar, a ferramenta deve ser abaixada suavemente, o tecido deve ser ajustado com os dedos e a linha deve ser cuidadosamente puxada novamente.

Técnica de bordado com miçangas

Às vezes é difícil para iniciantes aprenderem a fazer crochê com miçangas, então elas usam uma agulha fina. Artesãos experientes recomendam não ignorar esse método de decoração de produtos. Bordar com miçangas usando uma agulha de crochê é muito mais prático e rápido, o principal é praticar.

Primeiro, você precisa pegar contas maiores, por exemplo, 9\0. Não é normalmente usado para trabalhos finalizados, mas é útil para desenvolver a habilidade.

Instruções passo a passo:

  1. A linha precisa ser presa ao tecido. Para isso, faça 1 furo a 2 mm à frente do ponto inicial do bordado. O fio é puxado e segurado com os dedos da mão direita. A próxima punção é feita no ponto inicial e o fio é enganchado por baixo e puxado para fora. Em seguida, costure com pontos pequenos, dando 1 passo para frente e 1 passo para trás. O nó está apertado.
  2. As contas são amarradas na ponta do fio que fica no lado avesso. O lado de trás atual será o lado da frente no futuro, então as contas serão fixadas lá.
  3. Agora a agulha é inserida para baixo, mas antes de enganchar a linha para retirada, 1 conta é cuidadosamente alimentada com o dedo indicador da mão esquerda. Ele precisa ser movido o mais próximo possível do tecido e então um ponto corrente regular deve ser feito.

Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas

É assim que o bordado de miçangas é criado. Os pontos são repetidos até que o trabalho esteja concluído. Da mesma forma, contas de vidro, contas picadas e contas pequenas são amarradas em um fio. Quando um mestre iniciante aprende a trabalhar cuidadosamente com contas grandes, ele pode passar para materiais de tamanhos 11\0 e 13\0.

Técnica de bordado francês

A técnica francesa permite preencher o contorno de um desenho com um ponto corrente para criar uma estrutura que lembra o bordado em ponto cetim. Este método é usado para criar bordados Luneville coloridos. Os iniciantes devem tentar fazer uma transição suave de cores, então para o trabalho você precisa pegar fios de tons próximos, por exemplo, azul e azul claro.

Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas

Como trabalhar na técnica francesa:

  1. Iniciantes precisam praticar o preenchimento de formas simples, por exemplo, um retângulo de 3x3 cm. Ele é transferido para um tecido esticado.
  2. A figura precisa ser preenchida no sentido do comprimento, então a agulha é inserida no canto inferior direito. O fio azul é preso com um nó.
  3. A primeira carreira, ou seja, uma das laterais até o meio, é costurada com ponto corrente. A última laçada da carreira deve ser um pouco maior que as outras, então ela é puxada para fora e a agulha é recolocada, iniciando a 2ª carreira pelo lado de trás.
  4. Depois use pontos regulares, vire e faça a 3ª carreira, onde o último ponto também é puxado.
  5. Os laços estendidos não devem ser uniformes, eles devem ser colocados mais abaixo e mais acima.
  6. Quando metade do retângulo estiver completamente bordada de ponta a ponta, pegue a linha azul e faça o mesmo trabalho do outro lado.
  7. Os laços estendidos devem ser colocados nos espaços entre os azuis.

Você deve obter um retângulo no meio do qual a cor azul faz uma transição suave para azul claro, como um gradiente.

Instruções para bordar broches com miçangas e lantejoulas

Para fazer um broche você precisará de um estêncil. O bordado é feito em tecido fino e transparente; artesãos experientes aconselham comprar uma malha rígida que mantenha bem sua forma. O desenho selecionado é impresso em papel comum, colocado sob o tecido e contornado com um marcador solúvel em água ou um lápis simples.

Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas

Além do tecido e do molde, você precisará de:

  • sentido;
  • cartão;
  • fios;
  • contas;
  • lantejoulas;
  • tesoura;
  • gancho.

Os canis são cheios de miçangas e bordados com fios. As lantejoulas são fixadas da mesma forma que as miçangas, dando-lhes a direção desejada. As cores de todos os materiais devem estar em harmonia entre si. Quando o trabalho na malha estiver concluído, o bordado é cuidadosamente cortado da malha, deixando 5 mm ao longo das bordas para costuras.

O suporte é cortado em papelão, será necessário para dar forma ao produto, e exatamente o mesmo formato precisa ser cortado em feltro. Coloque papelão entre o bordado e o feltro e costure cuidadosamente as metades. Só falta prender o fecho.

Instruções para decorar uma bolsa-bolsa com miçangas em tons delicados

O tecido do qual a bolsa é feita não deve ser muito denso para que o gancho possa passar facilmente por ele. Você também precisa selecionar um bastidor que tenha o tamanho certo. A bolsa é virada do avesso, e o lado onde as contas devem ficar é esticado sobre a moldura.

Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas

Em seguida, você precisa aplicar um desenho esquemático ao material e começar a bordar. Iniciantes não devem adotar padrões complexos imediatamente. É melhor criar uma composição que consista em 1 linha, por exemplo, um motivo floral com caules ornamentados e pétalas e folhas simples. É mais difícil trabalhar com um produto acabado, então você mesmo pode costurar a bolsa.

Para criá-lo você precisará de:

  • máquina de costura;
  • aro;
  • tecido de retalhos;
  • cordão de gravata;
  • alfinetes de alfaiate.

Para bordar, você precisa de contas que combinem com a cor, por exemplo, branco, bege e esmeralda combinam com tecido rosa. Fios de tons semelhantes e uma agulha.

Instruções:

  1. Um retângulo é cortado do tecido com margens para costuras e ranhuras para a renda. Para um produto pequeno, o tamanho do padrão é 15x38 cm.
  2. Um lado é colocado em um bastidor, um desenho é aplicado e o padrão é bordado.
  3. Após finalizar o bordado, o retângulo é dobrado ao meio. Com o avesso voltado para fora, costure as laterais de modo que fiquem 3-4 cm na parte superior.
  4. As bordas restantes são dobradas, presas com alfinetes de alfaiate e costuradas. Em seguida, costure as costuras laterais até o final, deixando aberturas na ranhura em ambos os lados.
  5. Eles passam o cordão e o apertam.

A bolsa decorada com bordado Luneville está pronta.

Ideias de crochê Luneville com diagramas e imagens

O bordado com crochê Luneville para iniciantes se torna mais compreensível e simples após treinamento persistente. Quando os pontos começam a sair rápido e uniformemente, você precisa de ideias para criar padrões completos. Na maioria das vezes, as costureiras fazem seus primeiros trabalhos na forma de padrões de renda com motivos florais.

Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas

Você pode desenhar os moldes para transferir o desenho ou imprimi-los em papel comum e depois transferi-los para o tecido. Primeiro, você precisa prestar atenção aos diagramas de estrutura. Esses desenhos contêm apenas contornos. Eles são bordados com ponto corrente ou miçangas em 1 carreira. Trabalhar com esses estênceis ajudará você a aprender a manter proporções e bordar curvas suaves.

Gradualmente, você pode passar para contornos onde há mais linhas e elas se cruzam. Ao começar um novo bordado, você deve tentar escolher um desenho um pouco mais complexo que o anterior para praticar suas habilidades. Em estilos combinados, onde as técnicas francesa e de tambor são combinadas com a adição de lantejoulas e miçangas, você pode trabalhar depois que os padrões de contorno começarem a parecer muito simples.

Ideias para decoração de roupas

O desenho é transferido para roupas feitas de tecido grosso, cortando-o da malha. O bordado finalizado é costurado nos itens. Você só pode trabalhar com crochê Luneville em materiais adequados. Se as roupas forem feitas de algodão, chita, jersey ou chiffon, você pode bordar diretamente nelas.

Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas

Em blusas finas, golas e punhos podem ser lindamente decorados. As camisetas de malha serão decoradas com padrões na técnica francesa. Você pode costurar um padrão de contas incomum nos bolsos da sua calça jeans. Mas, na maioria das vezes, o bordado Luneville é usado para decorar vestidos. As bainhas são bordadas com renda e os padrões florais são feitos de miçangas e lantejoulas.

Este tipo de bordado fica especialmente bonito em vestidos de noiva. Costureiros profissionais frequentemente recorrem a esse método de decoração, e vestidos mais caros são decorados não com contas simples, mas com pedras preciosas.

Dicas para costureiras

Para dominar o bordado com crochê Luneville mais rápido, você precisa seguir algumas recomendações:

  • Seus olhos precisam descansar, então a cada 40 minutos de trabalho você precisa fazer uma pausa de 10 a 20 minutos. É melhor fazer exercícios especiais nesse momento para reduzir o cansaço visual.
  • Ao dominar os primeiros nós, não é recomendado usar linhas pretas em tecido branco. Esse contraste força muito os olhos. É melhor usar fios de tons pastéis para o trabalho: azul, rosa, roxo.
  • Se a costura não for bem-sucedida, ela pode ser desfeita com cuidado. Os furos precisam ser alisados ​​com os dedos, e é melhor usar linha nova para uma nova tentativa.
  • Como o tecido usado no trabalho é transparente, o fundo por trás dele pode causar cansaço visual. Para corrigir a situação, você pode colocar uma toalha branca sobre os joelhos e, se o bordado for feito com fios brancos, então, ao contrário, com um fio escuro.
  • Para garantir que o tecido do bastidor fique esticado sete vezes e não escorregue, você pode colocar pequenos pedaços de feltro entre a estrutura e o material. Dessa forma o material ficará mais bem fixado.
  • Ao costurar contas, não as coloque muito próximas umas das outras. Devido à tensão da linha após a retirada do tecido do bastidor. O desenho pode ficar deformado.

Bordado de crochê Luneville para iniciantes com suas próprias mãos, instruções, aulas

É importante que os iniciantes levem seu tempo. Bordar com crochê Luneville exige paciência e precisão. Para criar belos padrões, você precisa treinar bastante, selecionar materiais de qualidade e seguir as recomendações de artesãos experientes.

Com a abordagem certa, o bordado na técnica Lunéville pode se tornar não apenas um hobby agradável, mas também uma forma de autoexpressão e ainda gerar renda adicional.

Vídeo sobre bordado em crochê Luneville

Como fazer bordado em crochê Luneville:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho