Turbante - toucado, que chegou à indústria da moda moderna a partir da cultura indiana e muçulmana. Inicialmente considerado um elemento de vestuário exclusivamente masculino, aos poucos passou a ser utilizado também por mulheres para criar um visual estiloso com um leve toque oriental.
Você pode costurar um turbante ou chalma sozinha, usando moldes detalhados e criando um cocar único e estiloso para estações quentes ou frias.
Características de costura
Os designers recomendam costurar um turbante ou chalma feminino com tecidos naturais ou mistos, densos, que mantenham bem seu formato. Uma condição necessária na hora de escolhê-los é a maciez do material.
Touca feminina:
- Tradicionalmente, em países muçulmanos, seda ou brocado são usados para fazer turbantes, mas você também pode encontrar toucados feitos de veludo e cashmere.
- Para o período frio de outono-inverno, tecidos de semilã ou pele artificial de pelo curto são adequados.
- Você pode costurar um turbante de algodão, mas não é recomendado usar tecido de linho, feltro e malhas finas devido às características do material, já que o linho e o feltro são muito rígidos e criarão dobras duras e feias quando montados. Malhas finas, por outro lado, são tecidos muito macios, mas esticam muito, o que faz com que o produto finalizado perca muito rapidamente sua forma original.
Para costurar um turbante muçulmano tradicional, você precisará de 4 a 20 m de tecido, que deve ser enrolado em volta da cabeça de uma maneira especial. Sob o turbante, você precisa usar um chapéu, cachecol ou solidéu, que dará estabilidade ao produto e evitará que ele escorregue da sua cabeça.
Os turbantes femininos modernos têm uma textura ligeiramente diferente e lembram mais um turbante no formato, feitos de tecido retangular grosso, ligeiramente franzido na frente. O modelo pode ser usado sozinho, mantém bem a forma, não requer o uso de lenço ou chapéu adicional e, se desejado, pode ser decorado com elementos decorativos.
Antes de comprar o material e começar a trabalhar, você precisa decidir o tipo de turbante e decidir o estilo, selecionado de acordo com o tipo de rosto.
O turbante tem os seguintes tipos:
Formato de rosto alongado | Com esse design, os especialistas recomendam dar atenção aos modelos baixos, caracterizados por costuras horizontais e muitas dobras. Também é permitida uma decoração abundante com miçangas, lantejoulas e até mesmo, se desejado, penas. |
Rosto oval | Você pode escolher um turbante (chalma) de qualquer corte e estilo. Não é recomendado usar somente produtos muito altos, com várias camadas, feitos de uma grande quantidade de tecido disposto em camadas. |
Formato de rosto redondo | Com esse tipo de estrutura facial, os especialistas aconselham as meninas a usar chapéus altos que levantem a área da testa, alongando visualmente o oval do rosto. |
Rosto triangular | Recomenda-se usar um turbante enorme com todos os tipos de elementos decorativos, feitos de seda, brocado, veludo, que enfatizarão o oval do rosto e adicionarão um leve toque oriental à imagem escolhida. |
Formato de rosto retangular | Para corrigir maçãs do rosto volumosas, os especialistas recomendam escolher um turbante com dobras e drapeados leves, sem muitos enfeites. |
Você também precisará do seguinte para costurar:
- um diagrama de padrões construído de acordo com as dimensões desejadas;
- linhas, alfinetes e uma agulha;
- tesoura de alfaiate;
- máquina de costura;
- ferro de solda de alfaiate ou overlock.
Tirando medidas
O trabalho no produto começa com a realização de medições, para as quais você precisa:

- Determinar a profundidade do cocar, colocando a fita métrica na testa e esticando-a até um ponto no pescoço. Você também pode medir a distância de orelha a orelha, passando pela coroa, com um centímetro, dividir por 2 e adicionar 1-3 cm ao valor resultante.
- Calcular circunferência da cabeça, para o qual você precisa enrolar a fita métrica em volta da sua cabeça, um pouco acima das sobrancelhas e tocando a parte mais saliente da parte de trás da sua cabeça.
Esquemas com descrição de obras
Um turbante para a cabeça de uma mulher pode ser costurado de várias maneiras. Você também pode fazê-lo sem molde, a partir de um cachecol ou estola de chiffon comum, formando dobras com várias camadas do produto enroladas na cabeça. Neste caso, não há necessidade de fixá-lo com roscas; basta usar um broche, amarrar as pontas do lenço em um laço ou deixá-las cair sobre os ombros nas costas.
Vários padrões também são usados para costurar o modelo, variando dependendo da aparência e da finalidade do produto.
Um turbante-turbante simples em forma de chapéu
Um turbante feminino em forma de chapéu pode ser feito usando 2 costuras de um pedaço retangular de tecido de lã, uma vez e meia a circunferência da cabeça.
Você também pode substituí-lo por um cachecol de malha comum. Você também precisará de:
- linhas que combinem com o tom do tecido e uma agulha;
- um broche para decorar um produto.
Durante o trabalho você precisa:
- Dobre o material selecionado (ou cachecol de malha) ao meio para formar um círculo cujo tamanho corresponda à circunferência da cabeça.
- Jogue as pontas livres da cruz de tecido resultante para trás e costure na parte de trás do produto.
- Experimente o turbante resultante e prenda o broche que o decora na frente.
Com um broche
Turbante de cabeça feminino com um ângulo original na frente, complementado por qualquer broche volumétrico que você goste pode ser costurado em malha elástica grossa ou cashmere, tamanho 30-35 cm. Você também precisará de:
- linhas, alfinetes e uma agulha;
- máquina de costura;
- overloque;
- papel milimetrado, tesoura e giz de alfaiate;
- broche para decoração.
No processo de trabalho no produto, você precisa:
- Em papel milimetrado, desenhe um molde retangular com dimensões de 30/60 cm, recorte-o, coloque-o sobre o material preparado pelo verso, trace o contorno com giz de alfaiate (sabão ou lápis) e corte ao longo do contorno com uma margem de 1,5-2 cm.
- Dobre o pedaço de tecido resultante ao meio, arredonde os 2 cantos superiores e faça uma overloque nas bordas.
- Costure as bordas laterais e superiores da peça, deixando a borda inferior livre. Não há necessidade de cortar a linha usada para costurar.
- Vire o enfeite de cabeça para o lado direito e coloque-o sobre o manequim (ele pode ser substituído por um jarro comum de três litros).
- Para formar o franzido frontal, afaste-se 3-4 cm da borda do produto, faça dobras no material (colocando-as cuidadosamente umas sobre as outras em formato de “espinha de peixe”) ou costure com uma agulha e puxe a linha, formando um franzido. Você também pode puxar cuidadosamente o tecido da parte de trás da peça e fazer uma dobra na frente.
- Costure cuidadosamente as dobras resultantes e corte o tecido restante, deixando primeiro um pedaço de 2 cm da borda para o acabamento do fundo. Agora você precisará dobrá-lo do lado avesso e costurá-lo.
- Vire o turbante do avesso e, puxando cuidadosamente o fio deixado anteriormente nos cortes laterais, junte a parte occipital em dobras e costure.
- Corrija todas as costuras e finalize as bordas com um overlock.
- Experimente o produto resultante e prenda um broche no topo da sua dobra central frontal.
De material a granel
Um turbante feminino feito de tecido volumoso medindo 120/110 cm é costurado da mesma forma que o modelo anterior.
Ferramentas utilizadas no trabalho:
- linha e agulha;
- qualquer decoração.
Durante o trabalho você deve:
- Construa e recorte um molde no papel, coloque-o no avesso do tecido, contorne com giz de alfaiate (lápis ou sabão), adicionando primeiro 25 cm na costura inferior.
- Corte o tecido com uma margem de costura obrigatória de 1,5-2 cm e costure as partes frontal e traseira do produto ao longo da costura lateral e, em seguida, use uma linha de costura para franzir um pouco as bordas superior e laterais.
- Processe a borda inferior em um overlock, depois vire o produto do lado direito e coloque-o em um manequim (você pode substituí-lo por uma jarra de três litros de água).
- Faça dobras (franzidos) na frente e atrás do turbante, agarrando e sobrepondo o tecido em padrão espinha de peixe. As dobras finalizadas precisam ser fixadas com pontos. O excesso de tecido deve ser cortado e sua borda deve ser dobrada para dentro do produto e costurada no avesso.
- Vire o turbante do avesso, faça dobras na parte de trás da cabeça e prenda-as com pontos.
- Experimente o produto resultante e decore-o a seu gosto.
A segunda opção para fazer um turbante a partir de um pedaço volumoso de tecido envolve o uso de chiffon, cetim, tecido de veludo, uma vez e meia o tamanho da cabeça, bem como:
- fios de tom adequado e uma agulha;
- decoração em forma de broche.
Ao trabalhar você precisa:
- Dobre o material preparado ao meio para formar um círculo com diâmetro correspondente à circunferência da cabeça.
- A intersecção das pontas do material servirá como frente, e as pontas livres do tecido deverão ser jogadas para dentro da estrutura e costuradas à mão.
- Prenda um broche no meio do turbante.
De uma toalha
Um turbante feminino para a cabeça pode ser feito de qualquer toalha felpuda volumosa. Ele será preso com um botão, o que tornará a estrutura de secagem do cabelo mais estável e evitará que ele caia da cabeça.
Você também precisará de:
- linhas para combinar com o tecido e uma agulha;
- tesoura;
- qualquer botão;
- renda 9 cm;
- ferro de solda de alfaiate;
- máquina de costura.
Durante o trabalho você precisa:
- Usando uma tesoura de manicure, rasgue as costuras da toalha, removendo as linhas da bainha e corte o material ao longo da linha diagonal.
- Coloque as peças da frente e de trás uma sobre a outra, corte o canto superior para criar um semicírculo e costure as costuras laterais e de trás.
- A borda inferior deve permanecer reta, ela precisa ser cortada e processada com overloque ou ferro de solda de alfaiate, evitando possível desfiamento do tecido.
- Prepare um cordão de 9 cm de comprimento, queime suas bordas com um ferro de solda, faça um laço com ele e costure-o na borda superior da estrutura.
- Costure um botão na parte inferior do produto.
Com montagem
Um turbante em forma de boné pode ser feito de veludo ou malha grossa, com 100/70 cm de comprimento (com circunferência da cabeça de 52 cm). Recomenda-se dobrar tecidos mais finos ao meio.
Você também precisará de:
- papel milimetrado e lápis para desenhar o padrão;
- uma agulha e linha da mesma cor;
- tesoura;
- máquina de costura.
Durante o trabalho é necessário:
- Monte um molde de acordo com suas medidas, aplique-o no material, trace com giz (lápis ou sabão) e recorte o produto, deixando uma margem de costura obrigatória de 1,5 cm.
- Dobre o material ao meio no sentido da largura e use uma tesoura para arredondar a parte superior, movendo-se estritamente do canto para o meio.
- Recorte e costure à máquina ao longo da borda cortada. Deixe o fio e use-o para puxar o produto para que fique um furo com 2 cm de diâmetro no centro. Costure as dobras resultantes o mais próximo possível da borda à mão (costura “agulha para dentro”) ou na máquina de costura.
- Faça uma “ponte” retangular com o tecido, arredonde suas bordas e dobre o material ao meio de modo que a parte da frente fique para dentro, e prenda com um ponto à máquina sem costurar o meio, por onde o produto pode ser virado do avesso.
- Coloque o “suéter” resultante no centro do cocar e vire a costura do avesso. Costure o produto à mão ao longo da borda cortada, prendendo o detalhe, depois vire o turbante para o lado direito e amarre as pontas da fita, criando uma linda decoração.
- Se desejar, você pode anexar fitas, um broche ou decorar o modelo resultante com miçangas.
- Você pode adicionar uma faixa de cabeça ao produto final, para isso você deve cortar uma faixa do material igual à circunferência da cabeça e costurá-la ao longo da borda inferior até a base montada.
- Para decorar esse produto, você também pode usar um lenço de chiffon de tom contrastante, passando-o pela ponte e deixando as pontas penduradas na parte de trás da cabeça.
Com um arco
Um turbante feminino, decorado com um laço de cetim em estilo oriental, pode ser costurado em seda grossa, medindo 100/150 cm.
Ao elaborar um padrão, deve-se atentar para os seguintes valores:
- OG (volume da cabeça).
- WHI (largura do produto). Recomenda-se adicionar mais 20–30 cm para criar drapeados e dobras.
- DI (comprimento do produto). Seu valor deve ser de pelo menos 70 cm (levando em consideração o arco futuro).
Ao criar um modelo, você precisa:
- Recorte o molde finalizado, coloque-o sobre o material pelo avesso, trace o contorno com giz de alfaiate (lápis ou pedaço de sabão) com uma margem de costura obrigatória de 1,5-2 cm.
- Processe as bordas dos elementos recortados com um overloque ou um ferro de costura, o que evitará que o tecido desfie.
- Costure à máquina ao redor do perímetro arredondado, deixando uma abertura de 2 cm a uma altura de 9-10 cm.
- Passe as costuras finalizadas, costure em zigue-zague para fixá-las e faça a bainha na parte inferior da peça, virando o tecido ao longo da borda do avesso em 1 cm.
- Para criar um suéter, corte um retângulo de 4/5 cm de largura do material principal, dobre-o, costure à máquina pelo avesso, vire-o do avesso e costure as pontas.
- Passe-o pelo buraco deixado no turbante, enrole-o em volta da cabeça, deixando as pontas, depois traga-as para a frente e amarre-as em um laço.
- No cocar pronto, você precisa alisar as laterais do laço e experimentar o turbante.
Para uma menina
Um turbante para uma menina de 5 a 6 anos pode ser feito na forma de um pequeno chapéu cobrindo o cabelo, decorado com uma faixa decorativa com strass ou um laço.
Para criá-lo você precisará levar:
- um pedaço de tecido de malha grossa medindo 100/105 cm;
- tesoura, linha de tom adequado com agulha;
- papel milimetrado para o molde e um lápis.
Durante o trabalho você precisa:
- Levando em consideração o valor de OG (circunferência da cabeça) e o comprimento do produto da parte de trás da cabeça até a testa (LOF), construa um padrão onde os valores AB serão iguais a OG, e CD – LOF - 2-3 cm. Conecte os pontos ACV com um semicírculo.
- Recorte 2 moldes idênticos, coloque-os sobre o material, trace com giz de alfaiate (ou lápis) e recorte, acrescentando 2 cm para as costuras.
- Junte as peças finalizadas de modo que a parte da frente fique para dentro e costure à mão ou à máquina em semicírculo e, depois, sem cortar a linha, puxe o material junto com ela, formando dobras.
- Costure o conjunto resultante pelo avesso à mão (usando um ponto atrás), deixando um furo de 2 cm de diâmetro no canto superior do conjunto.
- Do material restante, corte 2 retângulos: 15/8 cm para a ponte e 50/30 cm para o arco.
- Dobre o retângulo do “pulôver” ao meio no sentido da largura (com o lado direito voltado para dentro), costure (até a borda) e desvire do avesso.
- Insira-o no buraco do turbante, enrole-o em direção à parte inferior formando um T e costure, escondendo a costura franzida.
- Para criar um laço, dobre o pedaço de tecido ao meio, costure à máquina ao longo da borda (ou costure à mão), vire para o direito, dobre ao meio novamente e costure as pontas em um círculo, virando o produto gradualmente e deixando 4 cm da borda sem costura. Vire a parte não costurada e esconda-a à mão com um “ponto invisível”.
- Coloque a nova peça na ponte do cocar e endireite o arco.
Conselhos
Ao fazer um turbante, os especialistas aconselham meninas e mulheres a se concentrarem nas principais tendências da moda, que oferecem:
- Crie um produto no estilo oriental tradicional, escolhendo para costurar seda grossa, brocado ou veludo, liso ou decorado com padrões orientais, e complementando-o com inúmeras decorações.
- Escolha um estilo boêmio, combinando elementos de tecido e pele em um produto de corte simples.
Os chapéus mais populares na temporada de moda de 2023 serão aqueles feitos nos seguintes tons:
- vinho;
- cinza;
- rosa em pó;
- branco leitoso;
- turquesa;
- verde esmeralda.
Os estilistas sugerem usar um turbante (chalma):
- Com terninhos em cinza, marrom ou bege, complementando o look de estilo urbano com uma clutch e batom combinando com o turbante.
- Com um vestido de noite ou um maiô, combine um cocar de seda ou brocado com joias volumosas.
- Com um casaco de pele feito de pele natural ou artificial - complementando o visual com um turbante feito de pele curta, decorado com uma sobrancelha enorme.
Um turbante feminino é um acessório de cabeça estiloso cujo corte reproduz o elemento masculino tradicional do traje hindu ou muçulmano.
Feito de material grosso, é fácil de cortar e costurar, não requer um padrão complexo e é decorado com um broche, laço ou qualquer elemento decorativo, permitindo que você crie um visual urbano estiloso com um leve toque de sabor oriental.
Vídeo sobre como fazer um turbante