Para desenhar o castelo da Rainha da Neve lindamente, primeiro você precisa se lembrar do conto de fadas em si. Seu palácio deve estar completamente impregnado de frieza, severidade e indiferença, para combinar com sua dona. Como o castelo está localizado em um local de difícil acesso, de acordo com o enredo do conto de fadas, nos desenhos ele é geralmente retratado tendo como pano de fundo penhascos altos e inacessíveis.
O estilo do desenho deve ser rigoroso, e as linhas devem ser retas e ordenadas. As cores são selecionadas adequadamente: tons de azul e roxo, você também pode adicionar um pouco de amarelo para representar sombras na neve e luz nas janelas do castelo.
Desenho fácil com um lápis simples
O castelo da Rainha da Neve, cujo desenho é considerado neste exemplo, é feito usando formas geométricas - torres retangulares e telhados triangulares. Para crianças menores, o processo pode ser simplificado reduzindo o número de edifícios ou removendo os detalhes do caminho que leva ao palácio, simplesmente representando-o em uma colina.
Para trabalhar, você precisará de um lápis simples, uma folha de papel, uma borracha, 2 lápis de cor - azul e azul escuro, uma caneta preta (ou um lápis preto macio) para traçar os contornos.

Abaixo está um processo passo a passo para criar esse desenho:
- Primeiro, você precisa delinear o contorno geral do palácio de gelo, retangular na parte inferior e afilado na parte superior. A estrada que leva ao castelo é representada por duas linhas paralelas curvas.
- Em seguida, eles desenham os elementos da estrada com mais detalhes - dão volume a ela com linhas em zigue-zague e, na parte onde o castelo está localizado, desenham segmentos verticais representando um penhasco íngreme.
- Depois disso, é necessário desenhar as torres do castelo de gelo - várias torres pequenas são representadas na frente e, no fundo, torres altas e pontiagudas, alinhadas ao longo do contorno previamente marcado. O portão é desenhado no formato de um triângulo. Para dar ao edifício um estilo gótico mais rigoroso, você pode adicionar elementos triangulares adicionais.
- No próximo passo, você precisa desenhar colinas pontiagudas à esquerda e à direita do palácio. Para torná-las mais realistas, as linhas não devem ser completamente suaves. No lado esquerdo das colinas em primeiro plano, você precisa desenhar bordas adicionais na forma de linhas quebradas descendo dos picos. Essas bordas serão usadas para aplicar sombras e adicionar volume.
- Para fazer com que os contornos desenhados pareçam mais geométricos e brilhantes, eles precisam ser contornados com uma caneta preta.
- Na próxima etapa do trabalho, o desenho é colorido com lápis azul e azul claro. Uma cor mais escura é aplicada nas bordas esquerdas (a iluminação vem da direita). As áreas da extrema direita não foram pintadas porque o gelo e a neve brilham brancos ao sol.
- Agora resta colorir o próprio palácio usando o mesmo princípio, usando um lápis azul para criar um efeito volumétrico e representar sombras.
Desenho com tintas à base de água
O castelo da Rainha da Neve, cujo desenho será considerado neste exemplo, deve primeiro ser feito na forma de um esboço a lápis.
Como a personagem da Rainha da Neve é má, sombria e cruel, sua casa deve ser retratada usando triângulos, retângulos e quadrados "pontiagudos", e cores frias são usadas para colorir - azul, azul claro e violeta, que ajudarão a transmitir o clima em seu mundo gelado.
Para desenhar você precisará de aquarela, um lápis simples (grafite) de dureza T ou TM, uma borracha e um jarro de água. Recomenda-se escolher um papel especial próprio para aquarela (possui uma estrutura mais densa), pois o uso dessa tinta envolve o uso de grande quantidade de água. Folhas de álbuns comuns podem deformar muito.
Processo de desenho passo a passo:
- Primeiro, você precisa delinear o contorno geral da fechadura usando um lápis. Para fazer isso, na área esquerda da folha do álbum, desenhe uma torre retangular com um telhado pontiagudo em forma de triângulo. Como a parte principal do desenho será o castelo, as figuras precisam ser desenhadas bem grandes. Não é recomendado usar um lápis muito macio, pois ele pode borrar na hora de aplicar a aquarela e o desenho ficará “sujo”. Além disso, não pressione o lápis com muita força, pois se você errar será difícil apagar com borracha. Apagar intensamente danifica a camada superior do papel.
- Então você precisa desenhar a mesma torre próxima, mas mais alta.
- Desenhamos a câmara central da Rainha da Neve mais larga, também com um teto pontiagudo.
- Um pouco mais abaixo e à esquerda você precisa desenhar outra torre. Toda essa composição parece cristais com suas pontas apontando para cima.
- Agora passamos para a parte inferior do palácio – traçamos uma linha horizontal – a base da estrutura, e alinhamos as paredes verticais ao longo dela.
- Depois disso, você precisa desenhar a entrada central do palácio em forma de arco.
- Em seguida, você precisa dar ao castelo características adicionais usando cantos afiados. Primeiro, os telhados das torres são delineados.
- Em seguida, as muralhas do castelo são destacadas.
- O castelo da Rainha da Neve (o desenho deve ser geométrico) deve ter linhas em ziguezague nas torres esquerda e direita. Não é necessário fazê-los exatamente como mostrado na imagem, você pode fazer do seu jeito.
- Além disso, é necessário desenhar linhas quebradas com ângulos agudos na torre à esquerda e na câmara central.
- Acima da entrada do palácio também faremos uma figura pontiaguda, que lembra as costas de um trono.
- No telhado central, você deve desenhar “picos” de gelo longos e afiados.
- Vamos adicionar "espinhos" às torres laterais.
- Na torre central, você também precisa desenhar 2 listras paralelas que representarão uma superfície plana de gelo e um “fragmento” em forma de linha em zigue-zague.
- Na torre inferior esquerda, desenhe 3 linhas do topo até a base do teto.
- Também adicionaremos janelas triangulares no centro das torres estreitas.
- À esquerda do arco, desenhe “blocos” de gelo desenhando vários segmentos.
- O resultado será um desenho de contorno como mostrado abaixo.
- Em seguida, são desenhados pequenos detalhes: a estrada para o castelo, as montanhas e o céu. A estrada a partir do arco é representada na forma de figuras com lados retos. Eles são desenhados em ordem aleatória.
- Ao fundo, montanhas pontiagudas são desenhadas no topo, e os picos são indicados por linhas em ziguezague.
- Agora começamos a pintar com aquarela. Antes disso, você pode apagar um pouco as linhas do lápis com uma borracha para que o grafite não manche o desenho. Você precisa usar cores “frias” – azul, azul claro, azul escuro, roxo. Primeiro, vamos colorir o fundo de azul claro.
- Diretamente ao lado do contorno do castelo, você precisa pintar o fundo em tons mais escuros de azul.
- Os topos das montanhas são pintados de azul e, abaixo deles, de azul escuro. Para obter tons puros, é preciso trocar a água do frasco com mais frequência. É recomendável fazer isso sempre que houver uma transição para um novo tom, por exemplo, de roxo para azul.
- Em seguida, eles começam a pintar o castelo. O teto da câmara central é azul escuro, e os espinhos são azuis e roxos. Ao misturar tintas em uma paleta, você obtém tons diferentes para os detalhes do castelo.
- Para as torres laterais, foram escolhidas cores mais escuras e saturadas. Como a tinta aquarela requer uma grande quantidade de água, você precisa tentar garantir que o pincel não “esfregue” o mesmo local no papel, pois isso levará ao descascamento e à formação de pelotas, que prejudicam a aparência do desenho. O mesmo efeito ocorre ao trabalhar com um pincel seco, então você precisa adicionar água suficiente ao papel.
- Os espinhos nas torres e acima da entrada do castelo são pintados de roxo claro. Você também pode escolher seus próprios tons. Para evitar que as tintas se espalhem e se misturem, deixe-as secar por alguns minutos na área pintada. Para obter uma cor uniforme, a tinta deve ser distribuída sobre a área rapidamente. Caso contrário, você terá que lavá-lo com mais água. Você também pode adicionar mais água com antecedência, assim a tinta no papel secará mais lentamente, e o artista terá mais tempo para distribuí-la.
- Os "fragmentos" nas torres e janelas precisam ser pintados de azul, e o teto da torre esquerda - de azul e roxo.
- Também usaremos tons de azul no primeiro plano.
- Na etapa final, os contornos são delineados com um marcador preto.
O Castelo da Rainha da Neve, feito como uma pintura em aquarela, transmite o caráter "gelado" do palácio da Rainha da Neve, já que essa tinta é, por definição, criada para ser transparente. A cor branca neste caso é o papel, que deve aparecer através da camada de tinta. Você não deve tentar criar uma camada espessa e opaca de aquarela, pois isso fará com que o desenho pareça pesado.
Guache
O castelo da Rainha da Neve, cujo desenho é considerado neste exemplo, foi desenhado com guache. A peculiaridade dessas tintas é que o papel não aparece tanto através delas quanto quando se usa aquarela. Eles podem ser usados tanto para pintura a óleo quanto para aquarela (quando altamente diluídos em água).
O guache é mais brilhante que a aquarela, por isso as crianças gostam. No entanto, ele é usado não apenas para desenhos infantis, mas também para desenhos profissionais.
Para trabalhar você precisará de guache, pincéis, um pote de água, um lápis simples, uma borracha e papel grosso. Para pintar com guache, é melhor escolher pincéis feitos de materiais sintéticos. Você pode usar uma impressão desta imagem como referência ou pegar outra ilustração pronta da Internet.
Antes de começar a trabalhar, você pode fixar o desenho na mesa usando fita adesiva de papel. Após removê-lo no final do desenho, você obterá uma moldura branca finalizada.
Então, aqui está o processo passo a passo para criar um castelo:
- Primeiro, você precisa marcar as bordas superior e inferior do contorno do castelo com um lápis simples.
- Em seguida, desenharemos uma linha do horizonte esférica para dar ao desenho um efeito “mágico”.
- Os contornos laterais do castelo também serão ligeiramente chanfrados de acordo com a perspectiva esférica. Na imagem você precisa desenhar 2 linhas diagonais à esquerda e à direita. O resultado será uma figura em formato de trapézio.
- Depois disso, torres estreitas e seus telhados triangulares são contornados à esquerda e à direita com um lápis simples.
- Para facilitar o desenho e obter contornos simétricos, você também pode marcar uma linha vertical no meio da composição.
- Em seguida, na parte central superior do desenho, você precisa desenhar um arco apontando para baixo (esta será a varanda do castelo) e marcar o telhado usando dois segmentos inclinados. A parte inferior do telhado deve ser desenhada em forma de arco, como o formato da colina onde o palácio está situado.
- Em seguida, desenhe a torre central inferior com um telhado, como mostrado na foto abaixo.
- Esta torre abrigará a entrada do palácio. Ao lado da entrada, você precisa desenhar uma varanda em formato oval.
- Acima da entrada do castelo, eles desenham uma janela de formato alongado, e nos lados esquerdo e direito há extensões em forma de torres estreitas com telhados triangulares.
- Também desenharemos janelas menores nelas.
- Fora do castelo, nos lados esquerdo e direito, você precisa desenhar grandes arcos que representarão escadas. O topo da escada não alcança os telhados das torres. Você também deve tentar desenhá-los simetricamente em relação ao eixo central.
- Em seguida, são desenhadas varandas nas torres laterais, às quais serão dadas escadas.
- Um pouco acima das varandas desenhadas na etapa anterior, janelas são representadas e os telhados das torres são mais pontiagudos.
- As linhas extras de lápis que cobrem a fechadura são apagadas com uma borracha. Do ponto superior da entrada do castelo, você precisa desenhar vários arcos grandes até as bordas da folha. As listras resultantes serão pintadas em cores diferentes.
- As listras laterais centrais devem ser pintadas de amarelo claro. Para fazer isso, misture guache branco com uma pequena quantidade de amarelo em uma paleta.
- As próximas 2 listras são pintadas de rosa claro, as 3 listras restantes são pintadas de azul e a última é pintada de rosa escuro. Você também pode seguir as recomendações do exemplo anterior e pintar todas as listras em tons frios de azul e roxo.
- Em seguida, pinte a colina onde fica o castelo com uma cor azul fria e a parte da frente do desenho com um roxo escuro.
- O castelo precisa ser pintado em tons de azul, quebrando sua superfície em “pedaços”. Para isso, utiliza-se um pincel mais fino para que pequenos detalhes possam ser trabalhados sem dificuldade. A cor das partes pintadas pode ser repetida e alternada com outras.
- Para os detalhes restantes usaremos as cores azul e roxo:
- Como toque final, árvores são pintadas na forma de linhas curvas em frente ao castelo com guache branco, e flocos de neve de diferentes tamanhos são pintados no fundo.
- A neve caindo também pode ser representada como manchas de guache branca. Para isso, você precisará de uma escova de cerdas (escova larga) ou uma escova de dentes velha. É recomendável tentar pulverizar primeiro em uma folha de papel separada para evitar estragar o desenho final. A tinta para isso não deve ser muito grossa. A pulverização é feita usando os dedos, dobrando e soltando as cerdas embebidas em tinta. Para evitar sujar as mãos, você pode usar luvas.
- O resultado será um desenho decorativo como este:
Se você aplicar guache no papel em uma camada fina, ele “funcionará” como aquarela.
Para diluir a tinta, é conveniente utilizar uma placa plana de porcelana, na qual se aplica primeiro a guache e depois adicione água e obtenha o tom translúcido desejado:
- Para obter uma cor azul claro, você também pode usar outra técnica: primeiro molhe o papel com água, depois aplique guache nele e distribua.
- Como o guache é um material mais opaco que a aquarela, é fácil corrigir erros com a ajuda dessas tintas. Para fazer isso, você precisa aplicar outra camada.
- Ao trabalhar com guache, você precisa de uma paleta, que serve não apenas para obter tons, mas também para misturar a própria tinta com água.
- Outra vantagem do guache é que a tinta branca pode ser colocada sobre as camadas coloridas, que ficarão opacas. Isso pode ser necessário para representar a neve.
- Se você quiser obter uma transição suave entre as cores, precisa trabalhar rapidamente ao aplicar camadas no papel.
- É recomendável que crianças pequenas não mergulhem o pincel inteiro no pote de guache, mas apenas a ponta. Caso contrário, o consumo de tinta aumenta e suas mãos ficam muito sujas.
O desenho do castelo da Rainha da Neve também pode ser feito tendo como fundo o céu noturno com a lua e as estrelas. Neste caso, tons mais escuros de roxo e azul devem ser usados para colorir. Nos telhados das torres do palácio, neve e pingentes de gelo pendurados também são pintados na forma de listras brancas. Para crianças menores, são utilizadas técnicas simples de desenho utilizando formas retangulares e triangulares.
Vídeo sobre desenho
Aula magistral sobre como desenhar o castelo da Rainha da Neve: