Recomenda-se criar desenhos em estilo gráfico com lápis. Para artistas iniciantes, é importante saber não apenas quais materiais de papelaria são necessários para esse tipo de trabalho, mas também entender como organizar adequadamente o processo de trabalho.
Isto é necessário para adquirir competências básicas desenhos de figuras geométricas simples, seria possível representar imagens mais complexas em gráficos, por exemplo, pessoas, animais, paisagens e assim por diante.
O que é gráfico, como aprender a desenhar neste estilo
Os gráficos (desenhos a lápis para iniciantes neste estilo devem ser feitos em papel grosso) diferem de outros estilos de pintura na maneira como o contorno é criado.
Para desenhar objetos em uma composição de imagem gráfica, é necessário usar linhas finas e claras, ângulos agudos, bem como transições suaves de sombras e meias-sombras.
Além de linhas retas, o tipo de arte em questão permite o uso de pontos, manchas e traços, com a ajuda dos quais o interior do objeto desenhado é preenchido.
O que você precisa para começar
Para criar desenhos em estilo gráfico, um artista iniciante precisará:
conjunto de lápis, diferindo na rigidez da haste.
Lápis macios são recomendados para sombrear ou preencher a área interna do objeto retratado; lápis duros são usados para criar as principais linhas de contorno, e lápis médios-duros são necessários para desenhar linhas auxiliares que devem ser removidas na fase final de criação da imagem;
folhas grossas de papel ou papelão qualquer formato (papel fino não é recomendado para criar desenhos gráficos, pois sua criação exige o uso bastante frequente de borracha, que, se manuseada sem cuidado, pode causar furos na superfície de trabalho);
estênceis (necessário se uma criança ou um adulto que não tenha experiência mínima em artes visuais estiver aprendendo a criar desenhos em artes gráficas);
apagador feito de borracha de alta qualidade (a baixa qualidade do material usado na produção da borracha afeta negativamente as propriedades do produto final - ela borra o lápis na superfície da folha e não apaga completamente as linhas desenhadas erroneamente);
régua, compasso, apontador;
imagens originais (se um artista novato planeja começar a trabalhar copiando ilustrações prontas).
Noções básicas
Ao criar imagens em um estilo gráfico, os artistas aderem a uma série de princípios básicos:
as linhas de contorno devem ser perfeitamente retas, exceto nos casos em que as curvas são naturais para o objeto representado (você pode aprender a desenhar linhas retas assim: coloque 2 pontos em lados opostos de uma folha de papel e, em seguida, sem levantar o lápis da folha de papel, conecte-os com uma linha reta);
Desenhos gráficos a lápis para iniciantes exigem seguir uma série de recomendações
todas as figuras geométricas, se possível, devem ser desenhadas sem levantar o lápis da superfície do papel;
usando sombreamento (exercícios regulares para desenvolver a capacidade de segurar um lápis corretamente, sombreando a área necessária da superfície de trabalho ajudará a treinar sua mão neste caso);
o uso do alongamento tonal, que envolve uma transição suave na intensidade da cor de um lápis ou marcador simples, variando a pressão aplicada ao item de papelaria utilizado.
Do simples ao complexo
O processo de trabalho deve ser organizado de tal forma que a complexidade dos exercícios realizados passe do simples para o complexo. Para iniciantes, é recomendável limitar-se a criar desenhos de figuras geométricas, pratos ou plantas simples. Depois de dominar esses tipos de imagens, o artista deve aprender a desenhar paisagens, animais ou retratos de pessoas.
Somente definindo tarefas viáveis e lidando com elas regularmente, uma pessoa será capaz de aprender a criar desenhos gráficos ao longo de um longo período de tempo. Caso contrário, ele perderá rapidamente o interesse e parará de estudar, criando associações negativas com a atividade criativa para o resto da vida.
Desenhos gráficos a lápis para iniciantes passo a passo
Os gráficos (desenhos a lápis, que são uma tarefa viável para iniciantes, devem consistir em um número mínimo de objetos), ao contrário dos estereótipos, são usados não apenas para desenhar figuras geométricas, mas também para criar desenhos de seres vivos ou paisagens complexas.
Formas geométricas
Figuras geométricas em gráficos são desenhadas usando linhas secundárias que determinam o nível dos cantos e lados das figuras.
Exemplo de desenho gráfico
A maneira como é criado
Marque a linha do horizonte com uma linha diagonal, cujo ponto inferior deve estar localizado no meio do lado esquerdo da folha a ser utilizada, e o ponto superior a um nível de 5 a 9 cm do canto superior direito.
Não estenda a linha do horizonte no ponto certo até a borda do plano de trabalho, mas conecte a diagonal com uma linha horizontal desenhada à direita.
Sombreie a parte superior do plano de trabalho, tornando-o monocromático (sem gradiente ou sombra).
Afaste-se 4-5 cm da linha do horizonte e desenhe um quadrado de modo que suas bordas laterais fiquem estritamente verticais e as partes inferior e superior fiquem paralelas à linha que conecta o ponto extremo da linha do horizonte com o lado direito do plano de trabalho.
A partir dos cantos superiores esquerdo e direito do quadrado, desenhe linhas diagonais direcionadas para o canto superior direito do plano de trabalho.
Conecte as linhas com uma linha horizontal paralela à borda superior da figura principal.
A partir do canto inferior direito do quadrado, desenhe uma linha reta paralela à linha cujo ponto extremo está localizado no canto superior direito da figura.
Conecte as bordas do quadrado, criando assim uma figura geométrica tridimensional.
Pinte o desenho resultante usando um gradiente para indicar o ângulo de incidência da luz no objeto principal.
Desenhe uma sombra à direita do quadrado abaixo.
Marque as linhas auxiliares. Para fazer isso, desenhe uma linha vertical no meio do plano de trabalho, em cujas bordas desenhe outra linha reta na parte superior e inferior, recuando 2 a 3 cm das bordas.
A uma distância de 3-4 cm do ponto de intersecção das linhas, desenhe outra linha vertical à direita e à esquerda, paralela à linha principal.
Desenhe ovais arredondados na parte superior e inferior, tomando os pontos de intersecção das linhas auxiliares como limites das novas figuras.
Apague as linhas auxiliares.
Do centro do oval inferior, desenhe uma diagonal de cima para baixo, direcionando-as para o meio da borda direita do plano de trabalho (sombra). O comprimento das diagonais não deve exceder a metade do comprimento das faces do cilindro desenhado anteriormente.
Conecte os pontos extremos das linhas com um semicírculo curvado para cima.
Pratos
Os gráficos (desenhos a lápis para artistas iniciantes podem parecer simples, principalmente quando copiados), usados para criar desenhos de pratos, também exigem que o artista siga rigorosamente algoritmos geralmente aceitos.
Exemplo de desenho gráfico
A maneira como é criado
Na parte central da folha de papel utilizada, desenhe uma reta derivada vertical.
Afastando-se 2-3 cm da borda superior, desenhe uma linha horizontal que determine a posição da parte superior do objeto representado, de modo que ela cruze com a vertical no centro. O comprimento das linhas secundárias deve ser o mesmo.
Meça a distância exata do ponto superior da vertical até o ponto de intersecção com a horizontal.
Tomando os pontos extremos das linhas como arestas, com o ponto de intersecção como centro, desenhe uma oval.
No final da linha vertical, desenhe uma linha horizontal na parte inferior, igual em comprimento à metade da linha superior. O ponto de intersecção das linhas deve estar localizado no centro da horizontal.
Desenhe uma oval usando o método descrito no ponto 4.
A partir dos pontos laterais do oval superior, desenhe 2 linhas ligeiramente curvas para baixo, cujas extremidades devem estar localizadas nas bordas da figura inferior.
Afaste-se 1 cm da borda inferior do oval menor e desenhe um semicírculo igual ao comprimento do lado da figura mais próxima.
Conecte o semicírculo à borda inferior do oval.
Do lado direito do contorno da caneca, desenhe um semicírculo curvado para a esquerda (a alça da caneca).
A uma distância de 0,5 – 1 cm do semicírculo, desenhe outro semicírculo, repetindo exatamente as curvas do primeiro.
Aplique sombreamento na parte interna da figura, de acordo com o ângulo de incidência da luz.
No meio da folha de papel utilizada, desenhe uma linha vertical, que será o centro do vaso retratado.
Em ambos os lados da vertical, na mesma distância, desenhe 2 linhas suavemente curvas de igual comprimento.
Conecte os pontos superiores das linhas com uma oval de modo que suas bordas fiquem localizadas estritamente nas projeções laterais da figura geométrica (o gargalo do vaso).
Conecte os pontos inferiores do vaso com um semicírculo curvado para baixo.
Afaste-se do semicírculo inferior 0,5 – 1 cm e, em seguida, conecte o semicírculo à borda inferior do vaso.
No lado direito da borda inferior, desenhe uma sombra usando hachura.
Marque o ângulo de incidência da luz na parte superior do objeto desenhado (oval).
Plantas
Ao desenhar plantas em gráficos, ao desenhar o contorno, você deve usar não apenas linhas retas, mas também linhas suavemente curvas.
Exemplo de desenho gráfico
A maneira como é criado
Desenhe um semicírculo com uma curva profunda para baixo, posicionando-o ligeiramente na diagonal.
Desenhe um pequeno semicírculo, semelhante em formato ao contorno principal, abaixo da borda inferior da linha.
Desenhe o semicírculo novamente, deixando o contorno do futuro botão de flor ligeiramente volumoso.
Do centro da parte interna do semicírculo grande, desenhe um triângulo cujas bordas laterais são linhas suavemente curvas em direções opostas uma da outra.
Do canto superior do triângulo, desenhe uma linha vertical para baixo, sem atingir a borda inferior da figura.
Afastando-se da borda superior do lado esquerdo do broto, desenhe um triângulo sem base para cima. A extremidade direita do triângulo deve estar localizada 1 cm mais próxima do centro do ponto extremo direito do semicírculo principal.
Desenhe outro triângulo sem aresta inferior, conectando-o à lateral da figura principal da mesma maneira.
Preencha o espaço entre os cantos, na parte superior, com uma linha suavemente curva.
Adicione detalhes à imagem com curvas adicionais, tornando o botão da flor retratada mais volumoso.
Na etapa final, desenhe uma linha vertical para baixo a partir do meio do semicírculo (o caule da flor) e, se desejar, desenhe espinhos ou folhas.
A partir do meio da borda inferior da folha de papel utilizada, desenhe uma linha levemente curvada para a direita (o caule da flor).
Do ponto inicial do caule, desenhe 3 folhas alongadas apontando para cima.
Desenhe o contorno das folhas e depois aplique sombras dependendo do ângulo de incidência da luz.
Afaste-se 4-5 cm do início do caule e desenhe a flor da orquídea de modo que o meio do seu botão fique localizado na curva original (caule). Para desenhar um broto, recomenda-se usar 5 triângulos (os 2 do meio e os 2 de baixo devem ser iguais) sem base, conectados entre si.
Da mesma forma, desenhe mais 2 brotos no topo, tornando-os menores à medida que se aproximam da borda do caule.
Na borda da linha curva, desenhe 4 a 5 pequenos ovais, colocando-os aleatoriamente em cada lado (botões fechados).
Animais
Os gráficos (desenhos a lápis, que são os mais atraentes para iniciantes, geralmente exigem que o artista tenha habilidades básicas de desenho), com a ajuda dos quais os animais são desenhados, devem ser praticados apenas por aqueles que já têm uma ideia dos fundamentos do estilo considerado de belas-artes.
Exemplo de desenho gráfico
A maneira como é criado
No centro do plano de trabalho, desenhe 2 ovais pequenos, colocando-os diagonalmente em direções opostas um do outro.
Entre os ovais, desenhe uma linha vertical curta (o nariz e a boca da lebre).
A partir da linha vertical, desenhe um semicírculo para a direita com uma curva para baixo. O comprimento do semicírculo não deve ser maior que 8-9 cm.
Do ponto extremo da vertical, desenhe um semicírculo à esquerda, cujo contorno é uma linha suavemente curva (o contorno da cabeça do animal).
Continue o semicírculo desenhando as orelhas da lebre usando 2 semicírculos estendidos para cima. Uma orelha deve ser mais larga que a outra, dependendo da distância do desenho ao observador.
Desenhe um pequeno oval (olho) dentro do contorno do focinho da lebre.
Adicione detalhes à imagem desenhando as pupilas, os bigodes e, se desejar, o corpo.
Afaste-se 8 cm do centro do plano de trabalho e desenhe 2 triângulos.
Conecte formas idênticas com uma linha horizontal.
Conecte as bordas da linha horizontal com um semicírculo, trazendo-o para baixo (focinho do animal).
Dentro do focinho, desenhe 2 losangos, posicionando-os na diagonal, apontando em direções opostas um ao outro (olhos).
Desenhe um círculo entre os losangos (o rosto do animal).
Dos pontos laterais do oval - o focinho, desenhe um semicírculo para baixo.
Afaste-se 1-2 cm do ponto inicial da borda direita do semicírculo desenhado no ponto 6, desenhe uma linha suavemente curva, usando-a para desenhar o contorno do corpo do animal.
Termine de desenhar as patas dianteiras (em pé) e as traseiras (dobradas) do animal usando linhas retas e suavemente curvas.
Do corpo à direita, desenhe a cauda, deixando-a levemente pontiaguda.
Paisagens
As maneiras mais fáceis de desenhar paisagens são:
Exemplo de desenho gráfico
A maneira como é criado
Marque a linha do horizonte desenhando uma linha reta dividindo o plano de trabalho em duas partes. Neste caso, a área inferior deve ter metade do tamanho da área superior.
Afaste-se 3-4 cm da linha do horizonte e, em seguida, desenhe outra linha neste nível, com pequenas curvas em locais aleatórios (contornos da floresta à distância).
Encontre o ponto de partida para a linha que desenha a montanha, recuando 4-5 cm da linha divisória para baixo e 8-10 cm para a esquerda da borda direita da folha de papel usada.
Após determinar o ponto de partida, desenhe uma linha curva em direção à borda direita do plano de trabalho (contorno da montanha).
Sombreie as superfícies internas dos objetos desenhados, indicando assim o ângulo de incidência da luz, bem como o relevo dos principais objetos da composição.
Marque a linha do horizonte com uma linha reta dividindo o plano de trabalho em 2 partes, onde a superior deve ter metade do tamanho da inferior.
Preencha a área inferior do desenho com semicírculos e diagonais dispostos aleatoriamente (relevo do terreno).
A partir da linha do horizonte, desenhe 2 paralelos verticais, conectando seus pontos superiores com uma linha horizontal (contorno da árvore).
Desenhe as árvores no primeiro plano de maneira semelhante.
Usando lápis multicoloridos de dureza média, pinte a paisagem resultante e marque o terreno.
Pessoas
Desenhos de pessoas criados com lápis podem parecer extremamente difíceis para artistas iniciantes. Na realidade, uma imagem esquemática de uma pessoa não leva mais do que 30 minutos, desde que não seja necessário fazer um desenho detalhado.
Exemplo de desenho gráfico
A maneira como é criado
A partir da borda inferior da folha de papel utilizada, desenhe 2 linhas verticais. Os pontos extremos das linhas devem estar localizados na parte média do plano de trabalho.
A partir do final da linha esquerda, desenhe uma diagonal direcionada para o canto inferior esquerdo. O comprimento desta linha deve ser igual à metade das verticais.
Retire a segunda metade do comprimento vertical da diagonal, direcionando-a para o canto inferior direito do plano de trabalho.
A uma distância igual ao espaço entre as verticais, desenhe mais 2 linhas retas que repitam a direção das diagonais originais.
Conecte os pontos superiores das linhas com uma linha horizontal.
Termine de desenhar a parte superior do corpo humano usando formas geométricas simples: um retângulo (torso), um retângulo alongado (braço), um oval (rosto) e assim por diante.
Adicione detalhes à imagem adicionando o penteado da pessoa e marcando as linhas de dobra da roupa, tornando a imagem mais realista.
Desenhe linhas auxiliares no centro da folha, perpendiculares entre si.
Na parte inferior, use um semicírculo para marcar o nível dos olhos para o futuro retrato.
A partir da reta auxiliar, desenhe 2 linhas verticais com pequenos semicírculos nas extremidades (nariz com narinas). Neste caso, a vertical auxiliar deve ser tomada como o meio.
Desenhe uma boca abaixo do nariz (uma forma oval onde a borda superior é ligeiramente curvada para baixo, exatamente no meio).
Desenhe as sobrancelhas na parte superior do plano, colocando-as no mesmo nível, próximas à linha horizontal auxiliar.
Adicione detalhes à imagem adicionando cabelo, pupilas e, se necessário, características da aparência da pessoa.
Pássaros
É recomendado que iniciantes desenhem pássaros em gráficos como este:
Exemplo de desenho gráfico
A maneira como é criado
Afastando-se da borda inferior da folha de papel que está sendo usada, desenhe uma linha horizontal (ramificação) a partir da borda esquerda.
Desenhe pequenos galhos próximos a ele.
No meio da linha horizontal, marque a área onde o pássaro desenhado ficará (faça 2 traços curtos - patas).
Desenhe um círculo de modo que o limite inferior da figura geométrica conecte os pontos superiores dos traços.
Desenhe pequenos triângulos nas laterais do círculo no mesmo nível. Apague parte da borda do círculo, tornando os triângulos (asas) parte do corpo do pássaro.
Dentro do círculo, desenhe 2 ovais pretos em cima e um triângulo equilátero entre eles (olhos e bico).
Sombreie a imagem e aplique sombras dependendo do ângulo de incidência da luz.
No centro da folha de papel, desenhe uma oval, deixando um dos seus lados (o esquerdo) pontudo.
A partir do canto da figura, desenhe um triângulo alongado, direcionando-o para o canto inferior direito do plano de trabalho.
Desenhe um semicírculo curvado para cima no topo do oval (cabeça).
A partir da borda superior do oval desenhado anteriormente, desenhe um semicírculo dentro da figura com uma forte curvatura para a direita (asa).
Detalhe a aparência do pássaro desenhando sua plumagem, olhos, bico e, se desejar, objetos secundários da composição, por exemplo, um galho ou um cacho de frutas segurado pelo pássaro em seu bico.
Desenhos a lápis em artes gráficas devem ser criados de acordo com as regras básicas desse estilo de belas artes. Para artistas iniciantes, a melhor opção de aprendizado é copiar imagens prontas, seguindo um algoritmo claramente formulado.