Em algum momento da vida, as pessoas se deparam com a questão de como criar uma assinatura confiável e bonita. Por exemplo, ao receber o primeiro passaporte ou ao mudar o sobrenome junto com todos os documentos. A questão é realmente séria e não importa se uma pessoa trabalha com muitos documentos todos os dias ou usa pintura apenas algumas vezes por ano. Existem vários truques e recomendações sobre como criar a assinatura perfeita.
É possível alterar a assinatura?
Geralmente as pessoas usam a mesma assinatura que colocaram quando receberam o passaporte pelo resto da vida. Esta opção é conveniente e não levanta dúvidas na hora de identificar uma pessoa ou estabelecer a autenticidade de documentos.
Mas há situações em que uma pessoa quer mudar sua pintura – por exemplo, a antiga parece feia ou difícil de escrever rapidamente. Ao mudar o sobrenome, muitas pessoas também querem mudar a assinatura.
As leis da Federação Russa não regulamentam especificamente o uso de uma assinatura pessoal. No entanto, ao preencher a documentação em um banco ou em agências governamentais ao concluir grandes contratos, pode ser necessário verificar a assinatura no passaporte. Na prática judicial, tais requisitos não têm força, uma vez que a comparação das assinaturas de uma pessoa deve ser realizada com a ajuda de um especialista em caligrafia - é impossível confirmar ou refutar a autenticidade de uma assinatura "a olho" de acordo com a lei.
Em outros casos, você pode usar a assinatura que mais gostar. Por exemplo, muitas pessoas famosas usam versões melhoradas e caricatas de suas assinaturas para autógrafos, adicionando desenhos a elas.
Você pode alterar oficialmente sua assinatura ao trocar seu passaporte. Na Rússia, este é um procedimento obrigatório ao atingir a idade de 20 e 45 anos, bem como ao alterar o nome, sobrenome ou patronímico, alterar informações sobre o local e a data de nascimento, alterar a aparência e o gênero.
O que uma assinatura não deve ser?
A lei não regula a questão do que exatamente uma assinatura deve ser e o que não deve ser. Existem alguns atos legislativos em que o conceito de assinatura pessoal é decifrado como um elemento criado a partir de um sobrenome, nome próprio, patronímico ou partes deles. Mas essa descriptografia não afeta nada: um pseudônimo também pode ser usado como assinatura.
Existem vários critérios para não assinar:
- com grafite ou lápis de cor – pode ser facilmente apagado ao utilizar o documento para outros fins, e tal documento não inspirará confiança em ninguém;
- com uma caneta de gel – é difícil determinar a data de validade de textos escritos com tal ferramenta.
Usar uma caneta esferográfica azul é a melhor opção para assinatura pessoal. Ele pode ser usado para realizar os exames necessários, não se desgasta nem fica opaco com o tempo e não borra acidentalmente.
Além disso, a assinatura não deve ser muito curta, por exemplo, composta de uma letra e um simples "rabisco". Tal assinatura é fácil de falsificar, e provar a falsificação sem exames especiais será difícil.
Como aprender a sinalizar lindamente?
Uma bela pintura começa com uma bela caligrafia. E a caligrafia, via de regra, pode ser treinada. Da mesma forma, você pode treinar para escrever sua assinatura pessoal de forma bonita, rápida e confiante.
A maneira mais fácil de assinar é escolher seu sobrenome, nome, patronímico ou combinações deles. Você precisa escrever o nome em um pedaço de papel e ver quais partes dele o dono mais gosta e quais combinam bem entre si.
Uma bela combinação pode ser encontrada com iniciais, ou você pode adotar um apelido pessoal e desenvolver algo a partir dele.
Em seguida, você pode prosseguir da seguinte forma:
- experimente com tamanhos de letras;
- tente escrever a assinatura inteira ou parte dela em itálico;
- adicione elementos ornamentados a algumas letras ou ao final da assinatura;
- observe várias fontes bonitas escritas à mão e tente repeti-las no papel;
- aprecie a beleza da assinatura e das iniciais em combinação, em vez de separadamente.
Não é tão difícil criar uma pintura bonita se você usar a imaginação. Você pode usar letras latinas como iniciais ou escolher um nome escrito em uma língua estrangeira como assinatura.
Algumas ideias sobre como criar uma pintura:
- Use um apelido derivado de um nome de família. Existe uma ideia assim que pode ser encontrada por quase qualquer pessoa. Por exemplo, do sobrenome Kamnev você pode obter “Pedra”, do sobrenome Kholodov – “Frio” ou mesmo “Kholodok”. A essas abreviações você pode adicionar ondulações, tachados e sublinhados.
- As iniciais do primeiro nome e/ou patronímico podem ser adicionadas ao sobrenome ou sua abreviação. Isso funcionará especialmente bem com aqueles nomes cujas primeiras letras podem ter muitos elementos decorativos.
- Para não pensar muito no significado da assinatura, você pode pegar a primeira letra do seu nome ou sobrenome e desenhar uma linha ondulada, mais fina ou mais suave, terminando com um cacho. O principal é praticar o desenho do mesmo “rabisco” todas as vezes.
Em alguns casos, você pode conectar as letras das iniciais umas às outras. Isso pode ser feito com a ajuda de cachos decorativos, círculos e pequenos desenhos. À primeira vista, essa assinatura não será claramente legível, mas com a decodificação ela se tornará mais clara.
Quais assinaturas são as mais confiáveis?
A pintura não deve ser apenas bonita, mas também confiável. Principalmente se a pessoa lida frequentemente com diversos documentos. Pensar em tal opção também não é um problema, o principal é seguir algumas recomendações.
Aqui estão alguns deles:
- a assinatura deve ser adaptada à caligrafia do proprietário - isso aumenta as chances de aprovação em um exame de caligrafia em caso de falsificações;
- quanto mais dados uma assinatura contém, mais confiável ela é – por exemplo, é mais fácil falsificar as iniciais de um nome e sobrenome do que a grafia ornamentada de um sobrenome completo com as iniciais do primeiro e do nome do meio “escondidas” nele;
- se o sobrenome for comum, é melhor inventar uma palavra derivada dele ou usá-lo junto com o primeiro nome, patronímico ou pseudônimo;
- quanto maior a assinatura, mais difícil é falsificá-la;
- a presença de letras impressas tornará a assinatura original, mas não a mais confiável - a menos, é claro, que sejam escritas em alguma fonte especial;
- Você pode criar um pequeno desenho original (por exemplo, uma imagem do autor da assinatura de perfil, algum elemento exclusivo do autor, como óculos ou um relógio) e torná-lo parte da assinatura.
Traços de personalidade também ajudarão você a criar uma pintura bonita e única. Por exemplo, pessoas de temperamento forte se beneficiarão de uma assinatura com letras grandes e abrangentes. Aqueles que se dedicam a profissões criativas costumam usar muitos elementos decorativos em seus autógrafos. Uma pintura com letras e elementos de conexão com linhas claras e cantos bem definidos mostrará ousadia e autoconfiança.
Se você não consegue criar uma assinatura bonita, pode procurar opções de inscrições em estilo de letras. Via de regra, textos nesse estilo se distinguem por sua decoratividade, clareza de escrita e singularidade. Você pode escolher uma dessas fontes para pintar, tentar usá-la e depois praticar a escrita.
As assinaturas mais bonitas
Você pode criar uma bela pintura observando exemplos disso na Internet. É claro que a questão não é copiar a assinatura de alguém com o mesmo sobrenome, mas tomar alguns elementos dessa assinatura como base.
Um exemplo de como fazer uma assinatura a partir do sobrenome "Sidorov":
- Você precisa escrever seu sobrenome completo em um pedaço de papel;
- Selecione o local onde a assinatura terminará, por exemplo, “Sidor”;
- Desenhe um contorno amplo ao redor de toda a palavra a partir da última letra;
- Retire a letra "o" desta parte e escreva a letra "r" em letras maiúsculas, acrescentando um sublinhado angular ou ondulado, ou uma curva na parte arredondada da última letra (isso também pode ser feito com a letra "d")
- Use a letra latina "S" no início, bem como um sublinhado florido (isso também funcionará com a grafia completa do sobrenome).
Se desejar, você pode incluir um rosto sorridente na grafia de uma das letras – por exemplo, na letra “o”. Claro, esse tipo de assinatura seria adequado tanto para pessoas criativas quanto para adolescentes, mas mesmo a assinatura do CEO de uma grande empresa com elementos engraçados não faria os colegas rirem, mas sim se surpreenderem. Assinaturas incomuns são memoráveis e mostram a independência de uma pessoa em relação à opinião pública.
Pinturas de pessoas famosas | |
Walt Disney, fundador da Walt Disney Productions | O artista escreveu seu sobrenome, colocou dois cachos planos em cima e desenhou o famoso Mickey Mouse na parte inferior - um símbolo distinto pode ser criado para cada pessoa criativa e usado da mesma maneira![]() |
John Lennon, cantor de rock, membro do famoso grupo The Beatles | A assinatura de John Lennon consistia em seu primeiro e último nome, e ao lado ele desenhou uma pequena caricatura de si mesmo, completa com um nariz grande, óculos redondos e um sorriso.
|
Thom Yorke, vocalista da banda de rock Radiohead | Tom assinou seu nome de forma simples, mas no lugar da letra “o” ele desenhou um rosto sorridente com braços e pernas. |
Brad Pitt, ator de Hollywood | À primeira vista, sua assinatura parece um rabisco estranho, mas se você olhar com atenção, poderá ver as primeiras letras impressas de seu primeiro e último nomes conectados — é simples assim. |
Stephen Hogging, físico, cosmologista e astrofísico, escritor | O grande cientista colocava a primeira letra do nome, um ponto final, e então simplesmente escrevia o sobrenome inteiro em letra angular e desenhava várias linhas retas sob toda a assinatura.
|
Vladimir Putin, Presidente da Federação Russa | A assinatura do líder mundialmente famoso consiste em um redemoinho de duas letras – “V” e “P”, seguidas de um distinto “u” e, em seguida, uma série de letras idênticas escritas em cursiva.
|
Escrever uma assinatura é um momento crucial antes de receber seu passaporte pela primeira vez. Talvez uma pessoa use esta pintura pelo resto da vida, ou talvez ela consiga trocá-la em breve. Em qualquer caso, é melhor pensar imediatamente em uma opção aceitável, para que depois você não precise corar no banco ou no trabalho com uma letra torta do primeiro nome circulada em um círculo. Uma pintura bonita e confiante que reflita o caráter do proprietário pode se tornar um dos motivos para aumentar o status aos olhos dos outros.
Vídeo sobre pinturas
Como criar sua própria assinatura: