Chapéus volumosos estão de volta à moda, que servem como um ótimo complemento para seu guarda-roupa de inverno. Ao escolher o estilo certo de chapéu, você pode destacar suas características faciais e adicionar variedade ao seu visual.
Chapéus prontos feitos com fios de alta qualidade são caros, por isso, para economizar dinheiro, você pode tentar tricotar um produto original, que pode ser usado não apenas por uma menina, mas também por uma mulher adulta.
Estilos de chapéus femininos volumosos, tricotados com agulhas de tricô
Não só prático, mas também confortável, o mais quente na estação fria é um chapéu volumoso, com a escolha certa do qual você pode criar uma imagem original, equilibrando as proporções da figura. A grande vantagem dessa peça de guarda-roupa é que ela pode ser combinada com roupas clássicas, esportivas e também com o estilo casual.
Uma grande variedade de estilos de chapéus femininos volumosos permite que você escolha o produto mais adequado para qualquer tipo de rosto. Aulas magistrais ministradas por costureiras experientes ajudarão você a evitar erros comuns no processo de tricô.
Um volumoso gorro de tricô para uma mulher (até mesmo costureiras novatas podem tricotar uma peça de guarda-roupa de inverno quente e prática se seguirem rigorosamente o padrão do modelo de touca escolhido) de qualquer idade deve ser feito exclusivamente com fios de alta qualidade.
Estilo de um chapéu volumoso | Descrição |
Com lapela | Este estilo de chapéu volumoso implica a presença de uma lapela, cuja largura pode chegar a 10 cm. Se a circunferência da cabeça for pequena, é melhor tricotar um toucado com lapela pequena para que o produto final enfatize as características faciais e não o torne visualmente ainda menor. Você pode tricotar usando um padrão pequeno ou ponto meia. Além disso, um chapéu volumoso com dobra pode ser decorado com um pompom feito de lã ou pele artificial/natural. A lapela deve ser da mesma cor do tricô principal. Para dar ao chapéu uma aparência elegante, ele pode ser decorado com elementos decorativos. Por exemplo, strass, placas de metal, um logotipo, um patch. |
Gorro | Este é um acessório de cabeça universal que combina bem com um casaco clássico, uma jaqueta grande de plumas e um elegante casaco de pele de carneiro. Um padrão texturizado ou um fio grosso ajudarão a adicionar volume ao chapéu. Um gorro é um ótimo complemento para looks românticos. Este chapéu combina muito bem com roupas esportivas, muito procuradas por mulheres de todas as idades. |
Gorro de malha grossa | Um gorro de malha grossa é perfeito não apenas para meninas esbeltas, mas também para aquelas com corpos curvilíneos. Para fazer o enfeite de cabeça você precisará de fio grosso. Os chapéus deste estilo podem ter uma lapela pequena (até 3 cm). No auge da popularidade neste inverno estarão os chapéus volumosos que não reproduzem a cor do casaco de plumas/pele. Os chapéus que combinam dois tons ficarão mais harmoniosos. Por exemplo, rosa + branco, bege + chocolate, rosa + vermelho. |
Kubanka | Até mesmo iniciantes podem tricotar um gorro desses. O Kubanka é considerado um acessório de cabeça universal, pois é adequado para mulheres de todas as idades. Para tricotar um gorro, você precisa comprar fio grosso, caso contrário o formato do cilindro não ficará denso o suficiente. Se você decorar o produto com padrões de inverno, poderá obter um cocar feminino e romântico. Relevo adicional (arans, tranças, losangos) ajudará a dar ao chapéu o volume necessário. O chapéu Kubanka fica ótimo em diferentes tons. |
Chapéu com elástico inglês | Em climas rigorosos, o mais importante não é a beleza do chapéu, mas sua praticidade e propriedades de economia de calor. É por isso que os chapéus com elástico inglês são muito procurados pelos moradores das regiões do norte. Graças ao tricô especial das alças, é criado um volume adicional, que protege perfeitamente a cabeça do vento frio cortante. Uma grande vantagem desse estilo é que o chapéu parece original devido à alternância de cordões paralelos canelados, entre os quais há listras planas. |
Turbante | Um chapéu de estilo oriental feito com fios de alta qualidade complementará perfeitamente a imagem de uma mulher romântica. O turbante de malha é caracterizado por um formato volumoso original que enfatiza ao máximo a feminilidade. Designers de moda famosos recomendam usar este acessório de cabeça com jaquetas discretas, casacos de pele discretos, jaquetas longas com acabamento em pele e casacos de lã. |
Boinas | Boinas de malha acrescentam um toque francês chique ao visual de qualquer fashionista. Este chapéu vai caber perfeitamente no seu guarda-roupa de inverno e vai mantê-lo aquecido no tempo frio. Boinas texturizadas tricotadas com fios grossos ajudam a complementar um estilo urbano estiloso. O produto pode ser decorado com bordados, miçangas e lantejoulas. No auge da popularidade estão as boinas volumosas de cores sólidas com estampas discretas. |
Agradável ao toque, o fio macio permite dar ao cocar não apenas o volume necessário, mas também uma aparência elegante. Os materiais mais comuns são: cashmere, mohair, angorá, alpaca. O fio para fazer um chapéu de inverno pode consistir em fios de qualidade diferente. A presença de linho, algodão, bambu, seda e fibras artificiais é aceitável.
Abreviações em master classes
Um volumoso chapéu de malha para uma mulher (você pode tricotar um cocar de inverno original em um estilo casual em 1-2 noites, o principal é seguir todas as recomendações descritas na master class selecionada) com pele clara aristocrática deve ser feito de fios de tons discretos.
Por exemplo, cinza, rosa claro, turquesa suave, azul claro, branco. Depois de escolher o estilo certo de chapéu, você precisa entender quais abreviações são usadas nas master classes e o que elas significam.
Por exemplo:
- P – laço.
- R – linha.
- LP – laço frontal.
- IP – laço purl.
- UB – diminuição.
- RP – adição.
- KrP – laço de borda.
- ND – laçada.
As master classes sobre tricô de chapéus volumosos permitem que você faça de forma independente um cocar de alta qualidade que atenderá a todos os requisitos da costureira.
Chapéu volumoso com lapela e tranças exuberantes
Recomenda-se que este estilo de chapéu seja tricotado com fios mistos, nos quais o teor de lã seja de até 50%. Isso ajudará a evitar o encolhimento do produto durante a lavagem. Se a costureira estiver acostumada a usar um certo tipo de tricô, então você pode comprar fio com mohair. A cor do chapéu pode ser qualquer, pois tudo depende das preferências pessoais da mulher e do estilo do seu guarda-roupa de inverno.
Para tricotar um cocar, você precisa pegar um fio com densidade de 100 g / 240 m, agulhas de tricô nº 3 e montar 80 pontos. Como padrão básico para a lapela, você pode tricotar um elástico 2x2. Tricotamos 13 cm de altura e fazemos 2 carreiras de LP. Nesse caso, a borda do chapéu ficará bem ajustada à testa enquanto você o usa. Antes de começar o padrão principal, você precisa adicionar mais 40 pontos no lugar do IP e mudar para as agulhas de tricô nº 5.
As ações posteriores devem corresponder ao seguinte esquema:
- 1-4 R: todos em tricô P.
- 5 R: Passe 4 pontos para uma agulha adicional e segure-os atrás do trabalho, 4 LP, tricote 4 pontos da agulha adicional e depois 4 LP novamente.
- 6-9 R: todos em tricô P.
- 10 R: 4 LP, 4 P em uma agulha adicional antes do trabalho, 4 LP, 4 P da agulha adicional tricotar LP.
O rapport consiste em 10 R, que são repetidos até que a altura desejada do produto seja atingida. Depois disso, você pode começar a UB em uma fileira com sobreposições.
Em seguida, o chapéu é tricotado de acordo com o seguinte padrão:
- 1 R: 4 pts deslizam para a agulha extra atrás do trabalho, 4 LP, deslizam os pts deslizados para a agulha esquerda, 2 juntos LP, 2 LP, 4 LP. Devem sobrar 110 P no trabalho.
- 2-4 R. P deve ser tricotado.
- 5 R: diminua P usando a mesma técnica de 1 R.
- 6-7 R: tricotar LP.
- 8 R: em cada 3ª trança, tricote 2 P juntos, sobrepondo. No trabalho 90 P. As tranças ficarão 3x3x3.
- 9 R: todos os pontos P.
- 10 R: 2 LP juntos, 6 LP.
- 11 R: tricotar LP.
- 12 R: 2 P juntos, 5 LP.
Na etapa final, resta conectar 13 e 14 R: todos P 2 juntos. Você precisa puxar a linha através dos P's restantes e apertar a parte superior do enfeite de cabeça finalizado.
Gorro volumoso com ponto meia
Você pode tricotar um cocar com qualquer fio, mas os mais populares são: caxemira, lã natural (angorá, mohair), fibra de bambu. Um gorro só pode ser tricotado em agulhas de tricô circulares ou retas, o que permite que o produto seja sem costura ou com costura. Até mesmo uma costureira iniciante pode tricotar um cocar usando o ponto meia.
Para isso você precisará de 100 g/350 m de fio e agulhas de tricô circulares nº 4.
Para tricotar uma touca de banho, você precisa seguir o seguinte procedimento:
- Monte 132 pontos e feche-os formando um círculo.
- Tricotar LP em círculo. A altura do produto deve estar entre 22-24 cm.
- Forme a coroa do cocar dividindo todos os P's em 4 fatias. Marque cada seção, composta por 33 pontos, com marcadores.
- O primeiro R da coroa + todos os R ímpares são tricotados da seguinte maneira: 1 LP, 2 P juntos atrás da parede traseira, LP até os últimos 2 P da cunha (1 deles deve ser removido e o segundo deve ser tricotado com a superfície frontal e passado pelo P sem ponto). Cada cunha é processada dessa maneira.
- O segundo R da coroa + todos os R pares são tricotados LP sem UB.
- Os últimos 3 pontos precisam ser puxados juntos com o fio de trabalho e presos no lado avesso do produto.
Um chapéu volumoso com agulhas de tricô para uma mulher (será possível tricotar um cocar durável e prático com fios com lantejoulas se as agulhas de tricô forem 2 a 3 unidades mais grossas que o fio) com mais de 55 anos não deve ser feito em cor ácida. Um gorro em tons pastéis ficará mais harmonioso.
Gorro de malha grossa
Até mesmo uma tricotadora iniciante pode fazer um cocar volumoso com tricô grosso em poucas horas. Mas para trabalhar com fios grossos, você precisa escolher as agulhas de tricô certas, que devem corresponder à espessura dos fios utilizados. Caso contrário, os laços podem ficar apertados demais.
Se você escolher agulhas muito grandes, o produto ficará solto e não manterá seu formato. Entre a variedade de padrões, podemos destacar o ponto meia, o elástico clássico (1x1), o ponto arroz e o ponto confusão. Muitas costureiras preferem decorar a frente do chapéu com tranças de tricô.
Um volumoso chapéu de malha para uma mulher (não é difícil tricotar um cocar quente com fios grossos de alta qualidade se você calcular corretamente o número de laçadas necessárias, bem como escolher uma master class adequada com uma descrição detalhada e um diagrama de ações) de qualquer idade pode ser decorado com um padrão de tranças reais.
Para o trabalho, é melhor comprar fio natural em novelo de 100 g / 40 m. Além disso, você precisará de agulhas de tricô circulares nº 10.
A seguinte master class será útil para mulheres cuja circunferência da cabeça esteja entre 54 e 56 cm.
Etapas do tricô:
- Monte 37 pontos e feche-os formando um círculo. Continue tricotando com o elástico inglês com dobra até atingir a altura desejada.
- O padrão do toucado consiste em um rapport (parte do padrão que é repetida periodicamente em largura/altura) em 6 pontos: 1 LP, 1 IP, 3 LP, 1 IP. Dessa forma você precisa tricotar 4 carreiras.
- 5 R: LP, IP. A agulha deve ser inserida no 4º R inferior no meio de 2 colunas (o segundo LP de acordo com o rapport) e puxar cuidadosamente 1 P. Tricotar 3 LP, inserir a agulha no mesmo lugar e puxar outro 1 P, 1 IP. Tricotar de maneira semelhante até o final do R.
- 6 R: LP, IP. Você deve transferir o P esticado sem ponto, tricotar 3 LP, transferir 1 P, 1 IP. Ações semelhantes são realizadas até o final de R.
- 7 R: 1 LP, 1 IP. O P e o LP esticados são desdobrados e tricotados juntos. Tricotar 1 LP, tricotar juntos o P esticado e o LP, 1 IP. As ações se repetem até o final de R.
- 8 R: tricotar o gorro de acordo com o padrão descrito no passo nº 2.
- De 9 a 12 R repita todas as ações descritas na master class de 5 a 8 R. Se a altura desejada do produto não for alcançada, as ações devem ser repetidas novamente.
- Eles estão iniciando a UB. Retire 1 LP, vire-o e tricote-o junto com IP. Em seguida, tricote juntos 2 LP. Novamente, o LP precisa ser desdobrado e vinculado ao IP. Ações semelhantes são realizadas até o final de R.
- Todos os P tricotam 2 LP. No último R você precisa apertar os P restantes, passando a linha de trabalho por eles.
Para fazer um chapéu que não seja apenas quente, mas também bonito e durável, você precisa comprar imediatamente a quantidade necessária de fio. Caso contrário, será difícil adivinhar a cor e a estrutura do fio mais tarde se o fio disponível não for suficiente para completar o enfeite de cabeça.
Chapéu Kubanka estiloso
O volumoso chapéu de inverno Kubanka é único porque fica igualmente bem em mulheres de todas as idades. Este acessório de cabeça cobre completamente a testa, as orelhas e a parte de trás da cabeça, mantendo você aquecido mesmo no clima mais frio.
Para tricotar uma peça discreta e quente em estilo clássico, você precisa comprar 100 g de fio cinza claro e 100 g de fio azul (acrílico + lã). Para o trabalho, você precisará de agulhas de tricô nº 6, um conjunto de agulhas de tricô de ponta dupla nº 6, resíduos de linha de cor contrastante, uma agulha grossa e alfinetes de segurança.
A primeira coisa que você precisa fazer é tricotar a coroa do futuro chapéu, seguindo um padrão claro de ações:
- Monte 31 pontos com fio residual de cor contrastante. As 2 primeiras carreiras devem ser tricotadas com a superfície frontal.
- Tricotamos com fio preparado em 5 dobras (3 fios de cor cinza claro e 2 azuis), deixando logo no início do tricô de 80 a 90 cm de fio para fazer uma costura perfeita. Para calcular corretamente a densidade do tricô, você precisa multiplicar o número total de P no padrão da trança pelo número de R. Você precisa tricotar um fragmento medindo 10x10 cm.
- R inicial: KrP, 7 IP, 2LP, 2IP, 18 LP, KrP.
Em seguida, você precisa tricotar de acordo com o padrão. O comprimento total do elemento deve ser de até 118 linhas. A linha de trabalho não é cortada.
É necessário desfazer todos os R's iniciais feitos com linha residual para costurar a coroa finalizada em um anel com um ponto tricô (laçada a laçada), usando o pedaço de fio não utilizado deixado no início.
A coroa do chapéu quente Kubanka é tricotada da seguinte maneira:
- Monte 60 pontos ao longo da borda superior da coroa usando agulhas de duas pontas, tricotando 1 ponto de cada trança. Separe 15 pontos em cada agulha para tricotar 3 carreiras em ponto meia.
- Em 4 R, faça UB: 3 LP, 2 P tricotados juntos com a superfície frontal. Ações semelhantes devem ser repetidas até o final da linha. As próximas 2 carreiras devem ser tricotadas sem UB.
- 7ª carreira: 3 LP, 2 P tricotados juntos em ponto meia (repita os passos até o final da carreira). Sem UB tricotar 8, 9 carreiras.
- 10 R: 1 LP, 2 P tricotados juntos em ponto meia. Tricotar o gorro da mesma maneira até o final da carreira. Com os 10 pontos restantes, você precisa tricotar mais 2 carreiras sem UB.
Na etapa final, resta cortar o fio de trabalho, deixando 10 cm, retirar o P aberto e puxar bem o produto. A linha é fixada com segurança no verso.
Gorro volumoso com dobra
Para o trabalho você precisará de agulhas de tricô circulares. O padrão pode ser qualquer coisa. Por exemplo, feixes, elásticos, tranças, favos de mel, losangos. Você também precisa preparar fio (100 g/500 m) e agulhas de tricô nº 5. O tamanho do chapéu finalizado é 54.
O padrão mais comum para um gorro é o canelado inglês, que é tricotado de acordo com o seguinte padrão:
- Monte um número ímpar de P's.
- 1 R: KrP é removido, 1 LP atrás da parede anterior, ND. O próximo P é removido, LP atrás da parede frontal, ND, 1 P é removido (o R inteiro é tricotado dessa maneira).
- 2 R: 1 KrP remover, ND, 1 P remover. Ambos os P's precisam ser tricotados com a superfície frontal.
Os passos descritos devem ser repetidos para obter um elástico inglês.
O processo de tricotar um gorro com dobra consiste em várias etapas.:
- Monte 70 pontos e feche formando um círculo.
- Tricotar 33-37 cm com elástico inglês para criar uma lapela.
- Continue tricotando o gorro com um elástico regular (4 cm): 1 LP, 1 IP. É preciso ter cuidado para garantir que o padrão não seja perturbado.
- Para formar a coroa, tricote 2 pontos juntos. A próxima carreira é tricotada da seguinte maneira: jogue o fio de trabalho atrás do P, remova 1 P sem tricotar, tricote os próximos 2 P em um. Desta forma, o gorro é tricotado até restarem 18 pontos.
Os P's restantes precisam ser puxados juntos com um fio de trabalho e presos na parte interna do toucado.
Turbante clássico volumoso para iniciantes
Ao calcular P, é necessário levar em consideração que a largura do produto deve estar dentro de 11 cm. Se você seguir esta master class, no final haverá 19 P. Você pode tricotar uma amostra do fio preparado, levando em consideração que o número final de P deve corresponder a 6 (+1).

O elástico é tricotado assim:
- 1 R: 1 IP, 2 LP. O P inteiro deve repetir a alternância de P.
- Este R + todos os outros R pares devem ser tricotados de acordo com o padrão.
- 3 R: 1 PL, 1 LP atrás da parede traseira e sem retirá-la da agulha de tricô, tricotar 1 LP atrás da parede frontal. A carreira inteira é tricotada de acordo com esse padrão.
- 5 R: todas as ações correspondem a 3 R.
Você deve obter um elástico de 4 cm. Em cada frente R você deve fazer 5 PR. Por exemplo, em 1 R após 2 LP (5 PR), em 3 R frontais – antes de LP e 1 IP (5 PR). Para garantir a expansão uniforme do produto, as opções de RP precisam ser alternadas.
Para evitar omissões, é recomendável fazer o PR antes do IP. O PR deve ser feito até que restem 6 IPs nas pistas externas. Em outras trilhas, eles param de fazer PRs quando 11 IPs foram formados (KrPs não são incluídos no cálculo).
De 5 a 6 cm do futuro turbante são tricotados sem PR, e só então passam para UB: no R da frente, tricotam-se 5 vezes 2 IP. Para evitar que o produto fique enviesado, todas as UBs devem ser colocadas por vez. Por exemplo, primeiro antes do LP e depois dele. O UB é feito até que reste 1 IP em cada trilha (exceto na trilha do meio, que deve ter 2 IPs).
Na fase final, os Ps são divididos em 10 pedaços. Cada metade é tricotada por 29 cm. As duas metades resultantes são colocadas transversalmente e as pontas são costuradas ao longo das bordas. Depois disso, o produto final pode ser usado.
Um chapéu volumoso é uma tendência inquestionável da moda de inverno, pois não é apenas prático, mas também universal, pois combina não apenas com meninas, mas também com mulheres adultas. Um chapéu bem escolhido permite corrigir o formato do seu rosto.
Master classes detalhadas e padrões permitem que você economize dinheiro na compra de um gorro quente pronto, já que você pode tricotar um item exclusivo para se proteger do vento e do frio.
Vídeo sobre tricô
Aula magistral sobre como tricotar um chapéu volumoso e moderno "Almond":